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quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A fé jovem de um homem velho

26.12.2013
Do BLOG DO IBRAIM, 17.12.13
Postado por Thiago Ibrahim

Numa tarde de domingo vou fazer uma visita ao senhor Israel, já de idade, sem muita vitalidade, mas com uma lucidez invejável. Um senhor de mais de 80 anos, já cansado pela vida, mas com um sorriso no rosto e uma alegria inexplicáveis. Dessa visita tirei algumas lições de vida, que compartilho aqui no blog com você querido leitor.

Amigo do meu falecido avô, desde que o conheço o senhor Israel professa uma fé que hoje consigo entender muito bem. Ele é um cristão na melhor definição da palavra. Uma vida devotada à igreja, vivendo o Reino e fazendo de sua fé em Jesus Cristo a única coisa que o sustenta, sua razão de viver. É assim que descreveria a fé desse senhor.

E hoje à tarde, em apenas 1 hora conversando com ele, pude perceber o que é chegar ao fim da vida tendo sua fé em Cristo firme como uma rocha. Conversamos, rimos e fizemos algo que ele gosta muito: cantamos. Sim, cantamos aquelas músicas sempre atuais dos velhos hinários cristãos, cheios de composições permeadas por experiências pessoais vividas com um Deus que se revela por meio da Bíblia. Me impressionei com a forma empolgada com a qual o senhor Israel cantava as canções que falavam da volta de Cristo. Cantava como se ela fosse acontecer a daqui a 2 horas. Só mesmo uma fé firmada na rocha pode fazer um homem ter tanta convicção.

Não foi a primeira vez que parei um tempinho pra cantar com ele, mas dessa vez foi diferente, refleti sobre vida cristã como nunca antes. E, em minhas reflexões, perguntei a mim mesmo se conseguiria chegar a essa idade, já no fim da vida, mantendo uma fé tão vital, um amor tão grande por Cristo e sua obra redentora na cruz.

Peço a Deus para que a minha fé seja sempre jovem e que eu nunca perca o brilho no olhar, tendo a certeza de que ela, a fé, foi o maior presente que recebi em toda a minha vida. Que Deus permita que todos os dias voltemos ao primeiro amor, aquele que é visto nos olhos cansados do senhor Israel quando canta os antigos hinos que marcaram sua trajetória na vida cristã.
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MEDITAÇÃO E REFLEXÃO:FRASES CRISTÃS

26.12.2013
Do portal FRASES CRISTÃS

Se o próprio Cristo só iniciou sua pregação depois de ter sido ungido, nenhum jovem deve pregar enquanto não tiver recebido a unção do Espírito Santo.
F B Meyer

Saio para pregar com dois objetivos em mente. Primeiro, que todas as pessoas deem sua vida a Cristo. Segundo, quer ninguém mais lhe entregue a vida ou não, estarei entregando-lhe a minha.
Jonathan Edwards

Nenhum homem tem o direito de levantar-se e pregar, se seu lar não estiver alinhado com a palavra de Deus.
Stephen Olford 

O verdadeiro fim da pregação é endireitar a vida dos homens e não entulhar as suas cabeças com especulação inútil.
Suzanna Wesley  

Quando há algo na Bíblia que as igrejas não gostam, elas o chamam de legalismo. Se Jesus tivesse pregado a mesma mensagem que os ministros de hoje pregam, Ele nunca teria sido crucificado.
Leonard Ravenhil 

A melhor maneira de desperdiçar seu púlpito é pregar seus próprios pensamentos em lugar dos pensamentos de Deus.
John Piper 

Se a religião em família recebesse a devida atenção e fosse praticada de modo adequado, penso que a pregação da palavra não seria o instrumento habitual para as conversões.
Richard Baxter 

Nem a eloquência, nem a profundidade de pensamento faz um verdadeiro grande pregador. Somente uma vida de oração e meditação fará dele um vaso pronto para o uso do Mestre e próprio para ser empregado na conversão de pecadores e na edificação dos santos.
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É NATAL!

26.12.2013
Do blog HOME GOSPEL BLOG, 24.12.13

 
No meio do agito do Natal, não podemos perder o foco do que significa o Natal. Digo a tradição natalina! Não a tradição consumista que acaba com as pessoas de forma que a noite de Natal muitas vezes ao invés de ser prazerosa é uma noite infeliz de tão cansado que o sujeito está do corre corre preparativo do evento Natal.

Natal não é a troca desenfreada de presentes quase que por obrigação.Natal não é encontrar com os amigos e parentes para confraternizar, isso deveria acontecer toda semana!Natal não é o feriado embora ele seja excelente pra quem rala o ano inteiro e quer dar umas férias para os seus pés.

Muitos são os que desejam "Boas Festas" aos seus amigos no período natalino. Talvez porque para eles o Natal não seja mais que isso! FESTA! FERIADO!

Segundo a Enciclopédia Católica, “o Natal não era considerado entre as primeiras festas da Igreja. Os primeiros indícios da festa provêm do Egito. Foi no século V que a Igreja Católica determinou que o nascimento de Jesus Cristo fosse celebrado no dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do Sol, isto porque não se conhecia ao certo o dia do nascimento de Cristo. Não se pode determinar com precisão até que ponto a data da festividade dependia da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o “Novo Sol.

A encarnação é Deus entrando no tempo fisicamente. É claro que existiram outros momentos em que Deus se encontrou com seres humanos na história: com Adão e Eva no Jardim, com Noé, com os patriarcas e Moisés, com Isaías no templo, e assim por diante. Ele apareceu a Israel no deserto, na nuvem e no fogo, por mais de quarenta anos. Sua glória desceu sobre o tabernáculo e no templo.

Mas isso são "teofanias" ("aparições" de Deus), não encarnações. Neles, Deus não se tornou carne para sempre, para morrer pelos pecados e ressuscitar para a glória. A encarnação é única!

A encarnação fez com que aquele que conhece todas as coisas (João 16:30 , 21:17) deva "crescer em sabedoria" (Lucas 2:52). Que o todo-suficiente (Atos 17:25) tenha fome e sede (Mat. 04:02 , João 19:28). Que o criador de tudo deve ser sem-teto (Mat. 8:20). Que o Senhor da vida deve sofrer e morrer. Que o próprio Deus em carne deva suportar afastamento de Deus, o Pai ( Mateus. 27:46 ).

A encarnação mostra que Jesus, o Filho de Deus, que conhece o fim desde o início (Is. 46:10), deve ver o seu plano eterno desdobrar pouco a pouco, a cada momento. Ele cresce desde a infância, a idade adulta, respondendo a eventos como eles acontecem. Uma vez ele se alegra, outra vez ele chora. De dia para dia, de hora em hora, o Deus imutável permanece mudança.

A encarnação significa que Deus que nos ama tanto, tão maravilhosamente, tão poderosamente, que ele entra no tempo em nosso favor e para nos salvar. Com o único propósito de providenciar salvação para nós.

Então, o Natal revela de uma forma maravilhosa que Deus age no tempo, bem como acima dele. Infelizmente, numa sociedade materialista e consumista, o tal Papai Noel é mais desejado do que Jesus de Nazaré, afinal de contas, ele é o cara que satisfaz os luxos e desejos de todos quantos lhes escrevem missivas recheadas de vaidades e cobiças. O espírito consumista e mercantilista do natal, bem como a ênfase no papai Noel, se contrapõe a mensagem do evangelho que anuncia que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho pra morrer por nós. Aliás, esta é a grande nova! Deus enviou seu filho em forma de Gente!

Sem sombra de dúvidas, sou absolutamente contra este “espírito mercantilista natalino”. No entanto, acredito que antes de qualquer posição, decisão ou dogmatização, quanto ao que fazer “do e no natal” devemos responder sinceramente pelo menos três indagações:

1. Será que existe alguma festividade ou festa no mundo que tenha o poder de convergir tanta gente em torno da família, do lar como o natal?

2. Em virtude do grande poder e influência que o natal exerce na sociedade ocidental será que não deveríamos aproveitar a oportunidade e anunciar a todos quanto pudermos que um “menino nos nasceu e um filho se nos deu”?

3. Seria inteligente de nossa parte desconsiderarmos o natal extinguindo-o definitivamente do “nosso” calendário em virtude do“espírito mercantilista natalino” que impera na nossa sociedade?

Apesar de não observarmos textos bíblicos que incentivem a celebração do natal, é perceptível em diversas passagens a importância do nascimento e encarnação do Filho de Deus. As escrituras, narram com efusão o nascimento do Messias. Se não bastasse isso, sem a sua vinda, não nos seria possível experimentarmos da salvação eterna e da vida vindoura. Portanto, comemorar o natal, (ainda que saibamos que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro) significa em outras palavras relembrar a toda a humanidade que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, pra que todo aquele que nele cresse não perecesse mais tivesse vida eterna.

O que podemos aproveitar como cristãos do Natal?

1. O natal nos oferece uma excelente oportunidade de evangelização. Vale a pena ressaltar que Jesus usou as festas judaicas como meio de evangelização.

2. O natal nos oferece uma excelente oportunidade de reconciliação e perdão. Repare quantas famílias se recompõem, quantos lares são reconstruídos, quantos pais se convertem aos filhos e quantos filhos se convertem aos pais.

3. O natal nos oferece uma excelente oportunidade de sermos solidários em uma terra de solitários. Tenho para mim que o natal pode nos auxiliar a lembrarmos que a vida deve ser menos solitária e mais solidária. Isso porque o natal nos aponta o desprendimento de Deus em dar o seu filho por amor a cada de um nós. O Nosso Deus se doou, se sacrificou e amou pensando exclusivamente no nosso bem estar e salvação eterna. Você já se deu conta que o natal é uma excelente oportunidade pra nos aproximarmos daqueles que ninguém se aproxima além de exercermos solidariedade com aqueles que precisam de amor e compaixão?

Conclusão

Acredito que como portadores da verdade eterna, devemos aproveitar toda e qualquer oportunidade pra semear na terra árida dos corações a semente da esperança. Jesus é esta semente! Ele é a vida eterna! O Filho de Deus, que nasceu, morreu e ressuscitou por cada um de nós. A missão de pregar o Evangelho nos foi dada, e com certeza, cada um de nós deve fazer do natal uma estratégia de proclamação e evangelização.

Fonte: Márcio Souza
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COMO IDENTIFICAR UMA SEITA

26.12.2013
Do blog  UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS, 24.12.13
Por Pr. Elias Ribas*

Conheça as cinco características comuns e marcantes das seitas

Uniao de Blogueiros EvangelicosExistem milhares de religiões neste mundo, e obviamente nem todas são certas. O próprio Jesus advertiu seus discípulos de que viriam falsos profetas usando Seu nome, e ensinando mentiras, para desviar as pessoas da verdade (Mt 24.24). O apóstolo Paulo também falou que existem pessoas de consciência cauterizada, que falam mentiras, e que são inspirados por espíritos enganadores (1ª Tm 4.1-2). Nós chamamos de seitas a essas religiões. Não estamos dizendo que todos os que pertencem a uma seita são desonestos ou mal intencionados. Existem muitas pessoas sinceras que caíram vítimas de falsos profetas. Para evitar que isto ocorra conosco, devemos ser capazes de distinguir os sinais característicos das seitas. Embora elas sejam muitas, possuem pelo menos cinco marcas em comum:
1. Elas têm outra fonte de autoridade além da Bíblia.

Enquanto que os cristãos admitem apenas a Bíblia como fonte de conhecimento verdadeiro de Deus, as seitas adotam outras fontes. Algumas forjaram seus próprios livros; outras aceitam revelações diretas da parte de Deus; outras aceitam a palavra de seus líderes como tendo autoridade divina. Outras falam ainda de novas revelações dadas por anjos, ou pelo próprio Jesus. E mesmo que ainda citem a Bíblia, ela tem autoridade inferior a estas revelações.
2. Elas acabam por diminuir a pessoa de Cristo.

Embora muitas seitas falem bem de Jesus Cristo, não o consideram como sendo verdadeiro Deus e verdadeiro homem, nem como sendo o único Salvador da humanidade. Reduzem-no a um homem bom, a um homem divinizado, a um espírito aperfeiçoado através de muitas encarnações, ou à mais uma manifestação diferente de Deus, igual a outros líderes religiosos como Buda ou Maomé. Freqüentemente, as seitas colocam outras pessoas no lugar de Cristo, a quem adoram e em quem confiam.
3. As seitas ensinam a salvação pelas obras.

Essa é uma característica universal de todas as seitas. Por acreditarem que o homem é intrinsecamente bom, pregam que ele pode acumular méritos e vir a merecer o perdão de Deus, através de suas boas obras praticadas neste mundo. Embora as seitas sejam muito diferentes em sua aparência externa, são iguais neste ponto. Algumas falam em fé, mas sempre entendem a fé como sendo um ato humano meritório. E nisto diferem radicalmente do ensino bíblico da salvação pela graça mediante a fé.
4. As seitas são exclusivistas quanto à salvação. 
Pregam que somente os membros do seu grupo religioso poderão se salvar. Enquanto que os cristãos reconhecem que a salvação é dada a qualquer um que arrependa-se dos seus pecados e creia em Jesus Cristo como Salvador (não importa a denominação religiosa), as seitas ensinam que não há salvação fora de sua comunidade.
5. As seitas se consideram o grupo fiel dos últimos tempos.

Elas ensinam que receberam algum tipo de ensino secreto que Deus havia guardado para os seus fiéis, perto do fim do mundo. É interessante que ao nos aproximarmos do fim do milênio, cresce o número de seitas afirmando que são o grupo fiel que Deus reservou para os últimos dias da humanidade.
Podemos e devemos ajudar as pessoas que caíram vítimas de alguma seita. Na carta de Tiago está escrito que devemos procurar ganhar aqueles que se desviaram da verdade (Tiago 5.19-20). Para isto, entretanto, é preciso que nós mesmos conheçamos profundamente nossa Bíblia bem como as doutrinas centrais do Cristianismo. Mais que isto, devemos ter uma vida de oração, em comunhão com Cristo, para recebermos dele poder e amor e moderação.
*Pr. Elias Ribas
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Fonte:http://www.ubeblogs.com.br/profiles/blogs/como-identificar-uma-seita-2

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Suportando a Perseguição

25.12.2013
Do blog UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS, 24.12.13

Uniao de Blogueiros EvangelicosSaiamos, pois, a ele [Jesus] fora do arraial, levando o seu vitupério." (Hb 13-1)

TODAS as exortações que nos são dadas para padecer-mos pacientemente pelo nome de Jesus Cristo e em defesa do Evangelho não terão efeito, se não nos sen­tirmos seguros da causa pela qual lutamos. Quando somos chamados a nos desfazer da vida, é absolutamente necessário saber em que base. Não podemos possuir a firmeza necessária, a menos que esteja fundamentada na certeza da fé.

É verdade que há pessoas que se expõem tolamente à morte, na defesa de algumas opiniões absurdas e devaneios concebidos pelo próprio cérebro, mas tal impetuosidade deve ser considerada mais como frenesi do que zelo cristão; e, de fato, não há firmeza nem bom senso naqueles que, em certo tipo de casualidade, se empolgam des­sa maneira. Mas embora isso ocorra, é somente numa boa causa que Deus nos reconhece como seus mártires. A morte é comum a todos, e os filhos de Deus são condenados à ignomínia c torturas exatamente como os criminosos o são; mas Deus faz a distinção entre eles, já que Ele não pode negar sua verdade. De nossa parte, exige-se que tenha­mos provas firmes e infalíveis da doutrina que defendemos; e, por conseguinte, como eu disse, não podemos ser racionalmente impres­sionados pela exortação-que recebemos para sofrer perseguição pelo Evangelho, se nenhuma certeza verdadeira de fé foi impressa em nosso coração. Arriscar a vida numa incerteza não é natural, e ainda que o fizéssemos, seria só precipitação e não coragem cristã. Numa palavra, nada que fazemos será aprovado por Deus, se não estiver­mos completamente persuadidos de que é para Ele e sua causa que sofremos perseguição e o mundo é nosso inimigo.

Quando falo de tal persuasão, não quero dizer meramente que temos de saber distinguir entre a verdadeira religião e os abusos ou loucuras dos homens, mas também que devemos estar inteira­mente persuadidos da vida divina e da coroa, que nos é prometida nos céus, depois que tivermos lutado aqui na terra. Entendamos que estes requisitos são necessários e não podem ser separados um do outro.

Por conseguinte, os pontos com os quais devemos começar são estes: Temos de saber bem qual é o nosso cristianismo, qual é a fé que temos de defender e seguir — qual é a regra que Deus nos deu; e, assim, temos de estar bem inteirados de tal instrução para que sejamos capazes de condenar com ousadia todas as falsidades, erros e superstições que Satanás introduziu para corromper a pura simplici­dade da doutrina de Deus.

Veremos agora o verdadeiro método de nos preparar para sofrer pelo Evangelho. Primeiramente, devemos estar nos beneficiando até aqui na escola de Deus quanto a estarmos decididos com relação à verdadeira religião e à doutrina que vamos defender. Temos de me­nosprezar todos os artifícios e imposturas de Satanás e todas as inven­ções humanas como coisas frívolas e carnais, já que corrompem a pureza cristã; nesse particular diferindo, como verdadeiros mártires de Cristo, das pessoas irracionais que sofrem por meras absurdidades. Em segundo lugar, assegurando-nos da boa causa, conseqüentemen­te, temos de ser inflamados para seguir a Deus aonde quer formos por Ele chamados. Sua Palavra tem de ter tal autoridade para conosco como ela merece, e, havendo-nos retirado deste mundo, temos de nos sentir arrebatados na busca da vida santificada.

Porém, é mais que estranho que, embora a luz de Deus esteja brilhando mais radiantemente que nunca, haja uma lamentável' falta de zelo. Em resumo, é impossível negar que é para nossa grande vergonha, para não dizer temível condenação, que conhecemos tão bem a verdade de Deus e temos tão pouca coragem em defendê-la.

Acima de tudo, quando olhamos para os mártires do passado, nos envergonhamos de nossa covardia! Em sua maioria não eram pessoas muito versadas nas Santas Escrituras para poderem disputar cm todos os assuntos. Eles sabiam que havia um Deus, a quem convinham adorar e servir; que haviam sido remidos pelo sangue de Jesus Cristo a fim de colocarem a confiança de salvação nEle e em sua graça; e que todas as invenções dos homens, sendo mera inutilidade e lixo. eles deviam condenar todas as idolatrias e superstições. Numa pala­vra, sua teologia era, em substância, esta: Há um Deus que criou todo o mundo e nos declarou sua vontade por Moisés e pelos profetas, e, finalmente, por Jesus Cristo e seus apóstolos; e temos um Redentor exclusivo, que nos comprou por seu sangue e por cuja graça espera­mos ser salvos. Todos os ídolos do mundo são amaldiçoados e mere­cem abominação.

Com um sistema abarcando nenhum outro ponto que não esses, eles foram corajosamente às chamas ou a qualquer outro tipo de morte. Não entravam de dois em dois ou de três em três, mas em tamanhos grupos, cujo número dos que caíram pelas mãos dos tira­nos é quase infinito.

O que então deve ser feito para inspirar nosso peito com a verda­deira coragem? Temos, em primeiro lugar, de considerar quão precio­sa é a confissão de nossa fé aos olhos de Deus. Pouco sabemos o quanto Deus preza isso, se nossa vida, que não é nada, é estimada mais altamente por nós. Quando isso se dá, manifestamos maravilho­so grau de estupidez. Não podemos salvar nossa vida às custas de nossa confissão sem reconhecermos que a mantemos em mais alta estima que a honra de Deus e a salvação de nossa alma.

Um pagão poderia dizer: "Foi coisa miserável salvar a vida dei­xando as únicas coisas que tornavam a vida desejável!" E, não obstante, tal indivíduo e outros como ele nunca souberam por que propósito os homens são colocados no mundo, e por que vivem aqui. Sabemos muito bem qual deve ser a principal meta de vida, isto é, glorificar a Deus, para que Ele seja nossa glória. Quando isso não é feito, ai de nós! Não podemos continuar vivendo por um único momento na terra sem amontoarmos outras maldições sobre nossas cabeças. Con­tudo, não estamos envergonhados de obter alguns dias para nos enlanguescer aqui embaixo, renunciando o Reino eterno ao nos se­pararmos dEle, por cuja energia somos sustentados em vida.

Mas como a perseguição sempre é severa e amarga, considere­mos: Como e por quais meios os cristãos podem se fortalecer com paciência, para resolutamente exporem a vida pela verdade de Deus. O texto que lemos em voz alta, quando corretamente compreendido, é suficiente para nos induzir a agirmos assim. O apóstolo diz: ''Saia­mos da cidade para o Senhor Jesus, levando seu vitupério". Em pri­meiro lugar, Ele nos lembra que, embora as espadas não sejam desembainhadas contra nós, nem o fogo aceso para nos queimar, não podemos ser verdadeiramente unidos ao Filho de Deus, enquanto estamos arraigados neste mundo. Portanto, um cristão, mesmo em repouso, sempre tem de ter um pé pronto a marchar para a batalha, e não só isso, mas tem de ter seus afetos retirados do mundo, ainda que o corpo esteja habitando aqui.

Enquanto isso, para consolar nossas enfermidades e mitigar a vexação e tristeza que a perseguição nos causa, é-nos oferecida uma boa recompensa. Sofrendo pela causa de Deus, estamos caminhando passo a passo após o Filho de Deus e o temos por nosso Guia. Fosse dito simplesmente que para sermos cristãos tivéssemos de corajosa­mente passar por todos os insultos do mundo, encontrar a morte em todo momento e da maneira que Deus se agradasse designar, tería­mos aparentemente algum pretexto para replicar. É um caminho des­conhecido para irmos na dúvida. Mas quando somos ordenados a seguir o Senhor Jesus, sua direção é muito boa e honrada para ser recusada.

Somos tão melindrosos quanto à disposição de suportar qualquer coisa? Então temos de renunciar a graça de Deus pela qual Ele nos chamou à esperança de salvação. Há duas coisas que não podem ser separadas — ser membro de Cristo e ser provado por muitas aflições.

Quem dera fosse realmente fácil, mesmo para Deus, nos coroar imediatamente sem exigir que sustentássemos qualquer combate. Mas assim como é seu prazer que Cristo reine em meio aos seus inimigos, assim também é sua vontade que nós, sendo colocados no meio de­les, soframos a opressão e violência que nos infligem até que "Ele nos liberte. Sei, de fato, que a carne esperneia quando deve ser levada a este ponto, mas não obstante a vontade de Deus tem de sobrepor-se.

Em tempos passados, muitas pessoas, para obter simples coroas de folhas, não recusavam o trabalho duro, a dor e a dificuldade. Até mesmo a morte não lhes era grande preço, e, ainda assim, cada um deles disputava uma corrida, não sabendo se iria ganhar ou perder o prêmio. Deus nos oferece a coroa imortal pela qual nos tornarmos participantes da sua glória. Ele não quer dizer que devemos lutar a esmo, mas todos temos a promessa do prêmio pelo qual nos empe­nhamos. Temos algum motivo para nos recusarmos a lutar? Achamos que foi dito em vão: "Se morremos com Jesus, também com ele vive­remos"? Nosso triunfo está preparado, e contudo fazemos tudo o que podemos para evitar o combate.

para não deixar meios sem serem empregados que sejam adequa­dos para nos estimular, Deus coloca diante de nós Promessas, de um lado, e Ameaças, do outro. Sentindo que as promessas não têm influ­ência suficiente, fortaleçamo-nos acrescentando as ameaças. É verda­de que devemos ser obstinados no extremo de não pôr mais fé nas promessas de Deus, quando o Senhor Jesus diz que Ele nos confessa­rá como seus diante de seu Pai, contanto que o confessemos diante dos homens.

Mas se Deus não pode nos alcançar por meios gentis, não deve­mos ser meros obstáculos se suas ameaças também falham? Jesus convoca todos aqueles que, por medo da morte temporal, negam a verdade, a comparecerem no tribunal de seu Pai, e diz que então o corpo e a alma serão entregues à perdição. Em outra passagem, Ele afirma que negará todos o que o tiverem negado diante dos homens. Estas palavras, se não somos completamente impérvios para sentir, bem que podem fazer nossos cabelos se levantarem enfim!

É em vão alegarmos que piedade deve nos ser mostrada, já que nossas naturezas são tão delicadas; pois é dito, pelo contrário, que Moisés, tendo buscado a Deus pela fé, foi fortalecido para não se entregar sob tentação. Portanto, quando somos flexíveis e fáceis de dobrar, é sinal manifesto. Não estou dizendo que não temos zelo, nem firmeza, mas que não sabemos nada de Deus ou de seu Reino.

Há dois pontos a considerar. O primeiro é que todo o Corpo da Igreja em geral sempre esteve, e até ao fim estará, sujeito a ser afligido pelos ímpios. Vendo como a Igreja de Deus é pisoteada nos dias atuais pelos orgulhosos indivíduos mundanos, como um late e outro morde, como torturam, como conspiram contra ela. como ela é assaltada inces­santemente por cães raivosos e bestas selvagens, não nos esqueçamos de que a mesma coisa foi feita em todos os tempos passados.

Enquanto isso, o assunto de suas aflições sempre foi afortunado. Em todos os eventos, Deus fez com que, embora fosse oprimida por muitas calamidades, ela nunca tenha sido completamente esmagada; como está escrito: "Os ímpios com todos os seus esforços não tiveram sucesso no que intentaram". O apóstolo Paulo se gloria no fato e mostra que este é o curso que Deus, em misericórdia, sempre toma. Ele diz:

"Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos" (2 Co 4.8-10).

Só menciono brevemente neste sermão para ir ao segundo ponto, que está mais a nosso propósito, que devemos tirar vantagem dos exemplos particulares dos mártires que foram antes de nós. Não são limitados a dois ou três, mas são, como diz o apóstolo, "uma tão grande nuvem". Com esta expressão, ele intima que o número é tão grande que deve ocupar toda nossa visão. Para não ser tedioso, men­cionarei somente os judeus, que foram perseguidos pela verdadeira religião, não apenas sob a tirania do rei Antioco, mas também um pouco depois da sua morte. Não podemos alegar que o número dos sofredores foi pequeno, pois formava um grande exército de márti­res. Não podemos dizer que consistia em profetas a quem Deus tinha separado das pessoas comuns, pois mulheres e criancinhas faziam parte do grupo. Não podemos dizer que eles escaparam por pouca coisa, porque foram torturados tão cruelmente quanto possível. Por conseguinte, ouvimos o que o apóstolo diz: "Uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressur­reição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espa­da; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra (Hb 11.35-38).

Comparemos agora o caso deles com o nosso. Se eles suportaram tais coisas pela verdade, que naquela época era tão obscura, o que devemos fazer com a luz que agora brilha? Deus nos fala claramente; a grande porta do Reino dos céus foi aberta, c Jesus Cristo nos chama para si mesmo, depois de ter descido até nós para que pudéssemos tê-lo presente diante dos olhos. Que repreensão nos seria suficiente para termos menos zelo para sofrer pelo Evangelho do que eles, que só tinham saudado as promessas de longe, que só tinham um peque­no postigo aberto para entrar no Reino de Deus e que só tinham um memorial e símbolo de Jesus Cristo? Estas coisas não podem ser ex­pressas em palavras como merecem, e, então, deixo cada um a pon­derar sobre elas consigo mesmo.

Em primeiro lugar, onde quer que esteja, o cristão tem de resol­ver, apesar dos perigos ou ameaças, andar em simplicidade como Deus ordenou. Que ele se guarde tanto quanto possa contra a voraci­dade dos lobos, mas que não seja com astúcia carnal. Acima de tudo, que ele coloque a vida nas mãos de Deus. Ele fez assim? Então, se acaso vier a cair nas mãos do inimigo, que ele saiba que Deus, tendo arranjado as coisas deste modo, se agrada de tê-lo como testemunha de seu Filho. Portanto, ele não tem meios de recuar sem quebrar a fé em Deus, a quem prometemos todo o dever na vida e na morte; Ele de quem somos e a quem pertencemos, ainda que não tenhamos feito nenhuma promessa.

Que seja mantido como ponto fixo entre todos os cristãos, que eles não devem considerar a vida mais preciosa do que o testemunho da verdade, já que Deus deseja ser glorificado assim. É em vão que Ele dá o nome de testemunhas (pois este é o significado da palavra mártir) a todos os que têm de responder perante os inimigos da fé? Aqui cada um não deve olhar para seu companheiro, pois Deus não honra a todos igualmente com a chamada. E como somos inclinados a olhar, devemos estar muito mais em guarda contra isso. Pedro, ten­do ouvido dos lábios de Jesus que na velhice seria levado para onde não quereria ir. perguntou o que aconteceria com seu companheiro João. Não há nenhum de nós que não teria prontamente feito a mes­ma pergunta, pois o pensamento que imediatamente nos vem é: Por que sofro em lugar dos outros? Pelo contrário. Jesus Cristo nos exorta — não só a todos em geral, mas a cada um em particular — a nos mantermos "'prontos", a fim de que conforme Ele for chamando este ou aquele, marchemos avante por nossa vez.

Expliquei acima quão pouco preparados estaremos para sofrer martírio, se não estivermos armados com as promessas divinas. Agora resta mostrar um pouco mais completamente quais são o propósito e o alvo destas promessas — não para especificar todos em detalhes, mas para mostrar o que Deus deseja que esperemos dEle a fim de que nos consolemos em nossas aflições. Considerando-se sumariamente, podemos citar três coisas. A primeira, é que já que nossa vida e morte estão em suas mãos, Ele nos preservará por seu poder, de modo que nem um fio de cabelo será arrancado de nossa cabeça sem a sua permissão. Portanto, os crentes devem se sentir seguros em quaisquer mãos que venham a cair, pois Deus não está despojado da tutela que Ele exerce sobre seu povo. Estivesse tal persuasão bem impressa em nosso coração, ficaríamos livres da maior parte das dúvidas e perple­xidades que nos atormentam e nos obstruem em nossos deveres.

Vemos tiranos livres; a esse respeito, parece-nos que Deus já não possui meio de nos salvar, e somos tentados a cuidar de nossos própri­os interesses, como se nada mais se esperasse dEle. Pelo contrário, sua providência, à medida que Ele a revela, deve ser considerada por nós como fortaleza inconquistável. Trabalhemos, então, para nos conscientizarmos da plena importância da expressão que nosso corpo está em suas mãos, que o criaram. Por isso. às vezes Ele libertou seu povo de maneira milagrosa e além de toda expectativa humana, como se deu a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha ardente; a Daniel, na cova dos leões; a Pedro, na prisão de Herodes, onde estava preso, acorrentado e rigorosamente guardado. Por estes exemplos, Ele quis testificar que Ele mantém nossos inimigos sob controle, embora possa não parecer, e que. quando quer, tem o poder de nos tirar dos grilhões da morte. Não que Ele sempre o faça, mas reservando a auto­ridade para si de dispor de nós para a vida e para a morte, Ele quer que nos sintamos completamente seguros de que Ele nos tem sob seu cui­dado. Qualquer tirano que nos tente e com qualquer fúria que se arroje contra nós. pertence a Ele somente ordenar nossa vida.

Se Ele permite que tiranos nos matem, não é porque nossa vida não lhe é querida, é em maior honra cem vezes mais do que merece. Sendo esse o caso, tendo declarado pela boca de Davi que a morte dos santos é preciosa aos seus olhos, Ele também diz pela boca de Isaías que a terra descobrirá o sangue que parece estar oculto. Que os inimigos do Evangelho, então, sejam tão pródigos quanto serão do sangue dos mártires, pois terão de prestar contas dele ate a última gota. Nos dias atuais, eles se viciam em derrisão orgulhosa, enquanto entregam os crentes às chamas; e depois de terem se banhado no sangue deles, ficam tão intoxicados desse sangue que consideram todos os assassinatos que cometem como mero esporte festivo. Mas se temos paciência para esperar, por fim Deus mostrará que não é em vão que Ele estimou nossa vida em tão alto valor. Nesse entretempo. não nos ofendamos por parecer confirmar o Evangelho, que em valor ultrapassa o céu e a terra.

Para ficarmos mais seguros de que Deus não nos abandona nas mãos dos tiranos, lembremo-nos da declaração de Jesus Cristo, quan­do disse que Ele mesmo é perseguido nos seus membros. Deus de fato tinha dito antes por Zacarias: "Aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho" (Zc 2.8). Mas aqui é dito com muito mais expressividade que. se sofrermos pelo Evangelho, é tanto quanto se o Filho de Deus estivesse sofrendo pessoalmente. Que saibamos que Jesus Cristo tem de se esquecer de si mesmo antes de deixar de pen­sar em nós, quando estamos em prisão ou em perigo de morte por sua causa. Que saibamos que Deus tomará no coração todas as afron­tas que os tiranos cometem contra nós, da mesma maneira como se tivessem cometido contra o próprio Filho.

Vamos agora ao segundo ponto que Deus nos declara em sua promessa para nossa consolação. É que Ele nos sustentará assim pelo poder do seu Espírito para que nossos inimigos, façam o que fizerem, mesmo com Satanás à cabeça, não obtenham vantagem sobre nós. E vemos como Ele mostra seus dons em tal emergência; pois a constân­cia invencível que encontramos nos mártires mostra abundante e for­mosamente que Deus trabalha poderosamente neles. Na perseguição. há duas coisas revoltantes para a carne: a vituperação c insulto dos homens e as torturas que o corpo sofre. Deus promete nos oferecer sua mão tão efetivamente, que superaremos ambas pela paciência. O que Ele nos diz. Ele confirma por fato. Tomemos este escudo para nos precaver de todos os medos pelos quais somos assaltados, e não restrinjamos a operação do Espírito Santo dentro de tais limites estrei­tos, como a supor que Ele não sobrepujará facilmente todas as cruel­dades dos homens. Disto tivemos, entre outros exemplos, um que é particularmente memorável. Um jovem que certa vez viveu aqui conosco, tendo sido preso na cidade de Tournay, seria condenado à guilhotina, desde que se retratasse, e se continuasse firme em seu propósito, seria queimado vivo! Quando perguntado o que pretendia fazer, simplesmente respondeu: "Aquele que me dará graça para mor­rer pacientemente por seu nome, sem dúvida me dará graça para suportar o fogo!"

Devemos tomar esta expressão, não como a de um homem mor­tal, mas como do Espírito Santo, para nos assegurarmos que Deus não é menos poderoso para nos fortalecer e nos tornar vitoriosos sobre as torturas, do que nos fazer submeter de boa vontade a uma morte mais suave. Além disso, vemos muitas vezes que firmeza Ele dá a malfeitores infelizes que sofrem por seus crimes. Não falo dos en­durecidos, mas dos que obtêm consolação da graça de Jesus Cristo, e, por esse meio, com corações tranqüilos, sofrem os castigos mais cru­éis que podem ser infligidos. Um belo exemplo é visto no ladrão que foi convertido à morte de nosso Senhor. Será que Deus, que assim ajuda poderosamente pobres criminosos quando suportam o castigo de suas más ações, estará tão ausente do seu povo, enquanto lutam pela causa santa, quanto a não lhes dar coragem invencível?

O terceiro ponto a considerar acerca das promessas de Deus aos seus mártires é o fruto que eles devem esperar por seus sofrimentos, e no fim, se for necessário, por suas mortes. Este fruto se manifestará depois de terem glorificado o seu nome, depois de terem edificado a Igreja pela constância, quando serão reunidos com o Senhor Jesus na sua glória eterna. Mas como falamos acima brevemente, é bastante aqui apenas lembrar. Que os crentes aprendam a erguer a cabeça para as coroas de glória e imortalidade para as quais Deus os convi­da, a fim de que assim eles não se sintam relutantes em deixar a vida presente por tal recompensa. Para que se sintam bem seguros desta bênção inestimável, que sempre tenham diante dos olhos a conformi­dade que eles têm a nosso Senhor Jesus Cristo. E exatamente como Ele que, pela repreensão da cruz, chegou à ressurreição gloriosa, vejam que a morte consiste em toda a nossa felicidade, alegria e triunfo!

 João Calvino
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Fonte:http://www.ubeblogs.com.br/profiles/blogs/suportando-a-persegui-o

Todas as casas com todas as luzes acesas

25.12.2013
Do portal ULTIMATO ON LINE,23.12.13
DEVOCIONAL DIÁRIA
Por Elben César

segunda-feira

E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus. Simão Pedro respondeu: — O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. [Mateus 16.15-16, NTLH]
A cidade estava em festa. O inverno e as chuvas haviam chegado e comemorava-se mais um aniversário de rededicação do templo, fato acontecido quase duzentos anos antes, na época de Judas Macabeus.
Todas as casas estavam com todas as luzes acesas. Por isso, a Festa da Dedicação era também chamada de Festa das Luzes. Jesus era um dos peregrinos presentes e um grupo de judeus o encontrou passeando pelo pátio do templo. Como eles não tinham uma posição certa a respeito de Jesus, não sabiam se ele era ou não era o Messias, resolveram enfrentar o problema reclamando: “Até quando você vai nos deixar na dúvida [ou em suspense, ou na incerteza]? Diga com franqueza: você é ou não é o Messias?” (Jo 10.24, NTLH).
Embora André (Jo 1.41), a mulher samaritana (Jo 4.26) e o cego de nascença (Jo 9.37) já soubessem que Jesus era o Messias, o Senhor, por causa do sentido político do título, não falava abertamente que o era. Para o povo, o Messias teria de ser muito mais um libertador do jugo romano do que do jugo da culpa e do poder do pecado. Todavia, Jesus respondeu: “Eu já lhes disse [que sou o Messias], mas vocês não creem” (Jo 10.25).
— Como Pedro, eu também confesso que Jesus é o Messias!
>> Retirado de Refeições Diárias com Jesus. Editora Ultimato.
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Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2013/12/23/autor/elben-cesar/todas-as-casas-com-todas-as-luzes-acesas/

Auto de Natal Nordestino

25.12.2013
Do portal ULTIMATO ON LINE, 20.12.13
Por  Euriano Sales*
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1. O PERCURSOR

Narrador: Essa história se passa no tempo de Herodes, ele era o cabra que mandava na cidade de Jerusalém. Nessa cidade havia um senhorzinho velhinho chamado Seu Zacarias. Ele era Sacerdote, uma espécie de padre ou pastor da igreja, e conforme o costume da época, ele estava responsável por tacar fogo no incenso do altar, e o povo tava tudo lá fora esperando isso acontecer pra começar a reza.
Zacarias era um senhor casado com a dona Isabel, e eles não tinham tido filhos, e numa altura daquela do campeonato, era impossível uma senhora como a dona Isabel ter um menino. Quando Zacarias se aproximou do altar, avistou um anjo que tinha um brilho medonho e falou para ele:
Anjo: Zacarias cabra véi, num tenha medo não, se achegue ande. Você e sua senhora vai ter um menino e o nome dele vai ser João. Esse menino vai lhe dar alegria demais homem, pense num menino bom pra você e pra Deus. Ele será um grande profeta e a missão dele vai ser de fazer o meio de campo pra chegada do Senhor.
Zacarias: Ôxe seu anjo, comé que pode um negócio desse? Eu já tô velhinho e minha senhora também.
Anjo: E tu tá duvidando é Zacarias? Homem duvide não, eu sou Gabriel, Arcanjo do Senhor, e só por causa dessa tua teimosia, vai ficar sem falar uma ruma de dia, e só vai voltar a falar quando esse menino nascer.
Narrador: O anjo se mandou e Zacarias na mesma hora ficou mudo, falava nadinha, nem um A, avalí um Ipsilone.
2. A ANUNCIAÇÃO
Narrador: Em uma outra cidade chamada Nazaré, vivia uma jovem virgem, bem bonitinha, que se chama Maria. Ela estava de casamento marcado com um cabra mais véi do que ela, chamado Zé.
O Zé era cabra bom, trabalhador, pense num carpinteiro de mão cheia, de armário de cozinha à guarda-roupa de casal ele fazia de tudo, e ainda era muito honesto, o Zé era um grande servo de Deus.
Certo dia, uns seis meses depois que Isabel embuchou, o mesmo anjo que foi dar o recado para Zacarias apareceu pra Maria também.
Anjo: Owww Maria, Bendita é tu entra as mulheres tudin do mundo. Tenha medo não, não se avexe, o Senhor Deus apontou o dedo dele pra tu e te escolheu para parir o fí Dele, que deverá ser chamado de Jesus.
Maria: Vixe seu Anjo… eu to prestes a casar com o Zé, comé que eu vou aparecer buchuda pra ele, comé que vou ter um menino sem nunca ter tido relação.
Anjo: Creia em Deus mulher.. Tua prima, dona Isabel, tu lembra dela? Pois é, ela bem velhinha embuchou, vá lá fazer uma visitinha, tu vai ver que Deus é o Deus do Impossível.
3. A VISITAÇÃO
Narrador: Não demorou muito Maria arrumou as trouxas e foi visitar Isabel. Chegando em Jerusalém foi até a casa da prima e do portão gritou por ela. Lá de dentro da cozinha Isabel ouve Maria e no mesmo instante o menino João começou a se balançar no bucho de Isabel, e ela sem nem saber que Maria tava prenha, gritou bem alto:
Isabel: Bendita é tu entre as mulher tudin, bendito é o menino que tu carrega no bucho Maria.
Mulher, eu mal ouvi tu me chamar, o Joãozin ficou numa alegria medonha aqui dentro, me chutou todinha. Que felicidade grande receber a mãe do meu Senhor.
Narrador: Depois que Maria ouviu o que a prima disse sem nem saber que ela estava prenha, desembestou a cantar um hino que dizia: Minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador. Depois disso Maria ainda ficou três meses com Isabel ajudando a prima nos afazeres da casa e depois foi embora.
4. O NASCIMENTO DE JOÃO
Narrador: Depois que se passou os nove meses Isabel pariu o menino. Pense num bebê forte e com saúde. Com oito dias de resguardo apareceu um monte de primo, prima, tio, cunhado, irmão… a família de Zacarias todinha foi visitar, e queria por que queria que Isabel chamasse o menino de Zacarias Filho, mas Isabel foi firme em dizer que ia se chamar João.
Esses parentes ficaram invocado com a teimosia de Isabel, mas ai Zacarias, ainda mudo, escreveu que ia ser João e ponto final. E foi só ele garantir isso, o homem desembestou a falar e glorificar a Deus.
Zacarias: Bendito seja Deus, que visitou e trouxe liberdade ao seu povo. E tu menino João, será profeta de Deus, que irá preparar o caminho do Messias.
5. O NASCIMENTO DE JESUS
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Narrador: Depois que o João nasceu e Maria voltou pra sua casa, José reparou que a sua noiva tava prenha, mas como José não sabia de nada pensou logo que tinha levado um chifre. Mas mesmo invocado ele se conteve e resolveu não botar boneco na rua, pois se o povo soubesse poderia apedrejar Maria, ai mesmo com raiva foi pra casa se deitar e acalmar o juízo. Foi nessa hora que o mesmo anjo que falou com Maria foi explicar a situação pra José.

Anjo: Zé, fí de Davi, não pense errado sobre Maria não homem. Pode se casar com ela, pois o menino que ela espera foi obra do Espírito Santo, Maria ainda é virgem. E preste atenção, quando esse menino nascer vocês devem colocar o nome dele de Jesus.
Narrador: Depois dessa noite José fez tudo como Deus quis, ele se casou com Maria e cuidou dela na gravidez.
Certo dia o imperador Augusto, uma espécie de presidente de Israel, fez um censo para contar a população do país. Esse censo é tipo aqueles que tem aqui no Brasil feito pelo IBGE. Mas a contagem tinha que ser feita na cidade que a pessoa nasceu, ai José teve que sair de Nazaré, com a Maria bem pertinho de parir, e foi para Belém. José colocou a mulher num jumentinho e foi andando, cerca de 150 quilômetros.
Quando se achegaram em Belém, a cidade tava lotada, as pensão tava tudo cheia, e Maria sentindo dor, e José procurando um canto, e Maria já na beira de parir em cima do jumento, ai José conseguiu um cantinho num curral, no meio das palhas, dos bois, e ali, naquele lugar sem luxo, riqueza e valores nasceu o Rei dos reis, Senhor dos senhores, só pra dar uma lição pra muita gente besta que não chega nem aos pés de Jesus.
6. ADORAÇÃO DOS PASTORES E MAGOS
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Narrador: Na mesma noite que Jesus nasceu, Deus resolveu ajuntar um povo pra ir visitá-lo, seria uma espécie de chá de fraldas do Nazareno.

Primeiro ele mandou um anjo se encontrar com uns pastores de ovelhas, homens simples e bons que não tinha maldade.
Anjo: Boa noite pastores, num tenha medo não, vim aqui pra dizer pra vocês que quase agora nasceu o Messias, o salvador do povo, e vocês deviam ir lá fazer uma visitinha… ele está em Belém num curral, deitado numa manjedoura.
Narrador: Os pastores nem pensaram muito, deixaram o rebanho dormindo e se mandaram para Belém. Foram seguindo o rastro deixado pelo anjo e chegaram bem direitinho no curral onde tava Jesus. Quando esses homens viram o menino ali, se jogaram no chão e adoram.
Mas eles não seriam os únicos convidados, haviam três reis magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, que conhecia tudo sobre astros e estrelas, e estava seguindo o rastro de uma estrela.
Eles sabiam que iria nascer um menino, muito importante nesse mundo e seria chamado o Rei dos Judeus. Essa estrela parou justamente em cima do lugar onde tava Jesus. Eles entraram, viram o menino ali e tiveram a certeza que ali estava o Rei tão esperado.
E como todo chá de fraldas tem que ter presente, cada um deu uma lembrancinha. Ao invés de chupeta deram ouro, ao invés de fralda deram incenso, e ainda deram até um pote de mirra como forma de agradecimento.
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*Autor: Euriano Sales. Ilustrações: Meg Banhos

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Fonte:http://ultimato.com.br/sites/paralelo10/2013/12/auto-de-natal-nordestino/