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quarta-feira, 22 de abril de 2020

terça-feira, 14 de abril de 2020

TEOLOGIA LIBERAL: Victor Azevedo cometeu “grave heresia” ao negar a inspiração da Bíblia, diz Vargens

14.04.2020
Do blog GOSPEL MAIS, 12.04.2020
Por TIAGO CHAGAS

Victor Azevedo chocou a comunidade cristã ao externar sua visão bastante peculiar a respeito da importância e significado da Bíblia Sagrada. O pastor e coach declarou que as Escrituras só devem ser avaliadas como Palavra de Deus nos trechos em que há falas de Jesus, e diante da enorme repercussão, pastores e teólogos refutaram o pensamento, entendido como heresia.
Um dos que se manifestaram de maneira contundente foi o pastor e escritor Renato Vargens, um dos líderes do movimento Coalizão pelo Evangelho. Para o líder evangélico calvinista, Victor Azevedo ecoou “conceitos e valores absolutamente espúrios”.
“Victor Azevedo que já afirmou que cristãos são pequenos deuses […] relativizou as Escrituras afirmando ela não ser a Palavra de Deus. […] Ao contrário do Victor Azevedo os cristãos acreditam na Bíblia como sua única e exclusiva regra de fé. Em virtude disso não fundamentam aquilo que creem em experiências místicas, achismos ou interpretações equivocadas”, rebateu Vargens.
Um dos conceitos teológicos inegociáveis dos cristãos e igrejas oriundas da Reforma Protestante é que “as Escrituras são por definição a única Palavra de Deus escrita como também a única expressão verbal das verdades de Deus publicamente acessível, visível, e infalível no mundo”, enfatizou o pastor. “A Bíblia possui suprema autoridade em matéria de vida e doutrina; e somente ela é o árbitro de todas as controvérsias. Ela é a norma normanda e não a norma normata para todas as decisões de fé e vida. Se junta a isso o fato, de que a autoridade das Escrituras é superior à da Igreja, da tradição como também de qualquer estrutura hierárquica religiosa”, acrescentou.
O artigo de Renato Vargens, publicado em seu blog, pontua ainda que os homens de Deus que foram inspirados a realizar o movimento reformador “consideravam que somente as Escrituras possuíam a palavra final em matéria de fé e prática”.
“João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na Bíblia. Para o reformador francês a Bíblia era a Palavra de Deus. Calvino também afirmou que a Bíblia era o único escudo capaz de nos proteger do erro”, frisou o pastor. “Para o protestantismo a Bíblia é a revelação verbal de Deus. É Deus falando aos homens. É a voz do próprio Deus”, reiterou.
Vargens lembrou ainda em sua refutação a Victor Azevedo que “o apóstolo Paulo, ao escrever a sua 2ª epístola a Timóteo, afirmou que ‘toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra'”.
“Pedro em sua 2ª carta, explicou que os homens que escreveram as Escrituras foram ‘inspirados pelo Espírito Santo’, para que nenhuma parte dela fosse ‘produzida por vontade de homem algum’ ou pela ‘interpretação particular do profeta’”. Além disso, também vale a pena ressaltar a infalibilidade da Bíblia. A Bíblia não contém erros. Ela é correta em tudo o que declara, visto que Deus não mente ou erra. Tudo aquilo que nela está escrito é a mais pura verdade. Jesus disse que ‘a Escritura não pode ser anulada’, e que é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei”, destacou Renato Vargens.
Ao longo de sua reflexão, o escritor e teólogo contrapôs a relativização do jovem pastor e coach dizendo que “a Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado” e servindo como “o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado”.
“Nenhum credo, concílio ou indivíduo tem o poder de constranger a consciência do crente em Jesus contrariando aquilo que está exposto na Bíblia. […] Asseguro sem a menor sombra de dúvidas que todo o conteúdo das Escrituras foi inspirado pelo Senhor, o que nos dá plena convicção de que não existe nenhum equivoco em denominar a Bíblia como ‘a Palavra de Deus’. […] Não existe nenhum outro modo de se conhecer a Deus, superior ao estudo das Escrituras, como também, não existe nenhuma outra fonte de informação sobre Deus mais precisa, acurada e compreensiva que a Sua Palavra”, argumentou Vargens.
“Afirmo sem a menor sombra de dúvidas que Victor Azevedo ao negar a inspiração das Escrituras comete uma grave heresia teológica”, escreveu o pastor da Igreja Cristã da Aliança, finalizando com uma citação a Martinho Lutero: “A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém”.
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quinta-feira, 9 de abril de 2020

Maior estudo internacional já realizado comprova que não existem “genes gays” ue não existem “genes gays”

Do blog GOSPEL MAIS, 30.09.2109
Por TIAGO CHAGAS

Um estudo amplo, feito a partir de pesquisas internacionais, concluiu que não existem “genes gays” que induziriam as pessoas à homossexualidade, mas ao invés disso, uma série de outros fatores influenciam no comportamento sexual.

Segundo o maior estudo já realizado sobre genes ligados à orientação sexual, foi comprovado que pessoas que já tiveram ou têm parceiros do mesmo sexo são mais propensas a ter um ou mais de certos marcadores de DNA. Entretanto, mesmo todos os marcadores juntos, os pesquisadores concluíram que não poderiam prever se uma pessoa é gay, bissexual ou heterossexual a partir desses dados.

Em vez disso, centenas ou milhares de genes, cada um com pequenos efeitos, aparentemente influenciam o comportamento sexual, segundo informações do portal Science Mag. O artigo do estudo baseia-se nos resultados apresentados pela mesma equipe em uma reunião de 2018, e enfatiza que os marcadores genéticos não podem ser usados para prever o comportamento sexual.

Estudos de famílias e gêmeos sugerem há muito tempo que o  comportamento entre pessoas do mesmo sexo tem um componente genético. A partir dos anos 1990, os cientistas relataram tentativas de associar evidências genéticas à orientação sexual . Nos últimos anos, enormes conjuntos de dados com DNA de centenas de milhares de pessoas tornaram possíveis estudos muito mais poderosos.

Para explorar a genética por trás do comportamento sexual, uma equipe internacional co-liderada pelo geneticista Benjamin Neale do Broad Institute em Cambridge, Massachusetts, usou o UK Biobank, um estudo de saúde de longo prazo de 500 mil pessoas do Reino Unido. A equipe trabalhou com cientistas do comportamento e também consultou grupos de defesa de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e Queer (LGBTQ).

A equipe de Neale examinou marcadores de DNA e dados de pesquisas sobre comportamento sexual preenchidas por quase 409 mil participantes do UK Biobank e cerca de 69 mil clientes do 23andMe, uma entidade privada. Todos os participantes do estudo eram de ascendência européia.

As pesquisas britânicas do Biobank e 23andMe perguntaram: “Você já teve relações sexuais com alguém do mesmo sexo?”. A equipe encontrou cinco marcadores genéticos significativamente associados à resposta “sim” a essas perguntas. Dois marcadores foram compartilhados por homens e mulheres, dois eram específicos para homens e um foi encontrado apenas em mulheres.

Uma das variantes genéticas estava próxima dos genes associados à calvície masculina, sugerindo um vínculo com os hormônios sexuais, como a 

Quando os pesquisadores combinaram todas as variantes que mediram em todo o genoma, estimam que a genética pode explicar entre 8% e 25% do comportamento não-heterossexual . O resto, dizem eles, é explicado por influências ambientais, que podem variar de exposição a hormônios no útero a influências sociais mais tarde na vida. Essa informação passa a ser a admissão científica de que a sexualidade é influenciada pelo comportamento.

Mas os cinco marcadores de DNA encontrados explicaram menos de 1% desse comportamento, assim como outra análise que incluiu mais marcadores com efeitos menores. Assim como outras características comportamentais, como a personalidade, não existe um “gene gay” isolado, diz Andrea Ganna, membro da equipe Broad. Em vez disso, o comportamento sexual de pessoas atraídas pelo mesmo sexo parece ser influenciado por talvez centenas ou milhares de genes, cada um com pequenos efeitos.

Como os pesquisadores relataram no ano passado, eles também descobriram que as pessoas com esses marcadores estavam mais abertas a novas experiências, mais propensas a usar maconha e com maior risco de doenças mentais, como depressão.

Outros pesquisadores alertam que as descobertas são limitadas pelo fato de uma pessoa que teve uma única experiência do mesmo sexo ser considerada não-heterossexual. Ter apenas um desses encontros, por exemplo, pode refletir uma abertura a novas experiências, em vez de orientação sexual, diz Dean Hamer, geneticista aposentado do National Institutes of Health em Bethesda, Maryland. “Essas são descobertas fascinantes, mas na verdade não é um estudo sobre genes homossexuais”, diz Hamer, que em 1993 relatou ter encontrado uma área no cromossomo X que era mais comum em homens gays; essa região não foi encontrada no novo estudo. “Agora estou muito menos empolgado com a possibilidade de obter boas pistas biológicas” para a orientação sexual”, acrescentou.

Bailey gostaria que o Biobank do Reino Unido tivesse perguntado aos sujeitos por qual sexo eles se sentem mais atraídos, não apenas pelo comportamento (como o 23andMe fez). “Eles não tinham uma medida particularmente boa de orientação sexual”, concorda o biólogo evolucionista William Rice, da Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, que observa que essa pergunta também capturaria pessoas gays ou bissexuais que não agiram de acordo com suas atrações.

Ainda assim, ele acredita que o estudo trouxe maior compreensão sobre o assunto. “Uma grande parte da população” não é exclusivamente heterossexual, observou ele, acrescentando que essas pessoas “querem entender quem são e por que se sentem assim”.
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terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Piper diz que ideia de ‘vida sem arrependimentos’ é enganosa: ‘Jesus veio salvar pecadores’

03.12.2019
Do portal GOSPEL MAIS, 02.12.19

A ideia de uma “vida sem arrependimentos” é uma cilada, declarou o pastor John Piper, pois vai frontalmente contra o conceito pregado no Evangelho e sugere que os erros não precisam ser abandonados ou corrigidos.

A abordagem surgiu em função de uma pergunta feita a Piper por um seguidor dos materiais publicados pelo ministério Desiring God. O homem, de 72 anos, falou sobre seu próprio arrependimento sobre situações que viveu e questionou se o resultado da jornada era algo sobre o qual não deveria existir nenhum sentimento reticente.

“Posso relembrar muitas oportunidades que perdi na vida: viagens de missões que não participei, missionários que não apoiei, até oportunidades profissionais que não aproveitei e provavelmente deveria ter aproveitado, maneiras de melhor investir e resgatar meu tempo em todas as etapas do processo nesse caminho. […] É possível que um homem mais velho revise sua vida e conclua que errou com relação a fazer a vontade de Deus ao longo dos anos? Ou quem eu sou agora tem a vontade de Deus manifesta perfeitamente em todas as minhas decisões e, portanto, não devo me arrepender?”, perguntou.

O assunto mereceu uma extensa resposta do pastor no podcast Ask Pastor John. O líder cristão enfatizou que há diferentes aspectos a se considerar quando o sentimento de arrependimento surge, declarando que “é bom lembrar de nossos pecados e sentir arrependimento”.

“Uma vida sem arrependimentos é construída sobre uma miragem. Se você não vê pecados quando olha para a sua vida e não se arrepende deles, não está vendo a realidade. Você não está sentindo a realidade. Você está vendo uma miragem”, pontuou.

“Houve muitas atitudes, palavras, ações que não eram para a glória de Deus, mas egoístas, não amorosas, mas indiferentes, não da fé, mas do medo. Houve muitas coisas que saíam da sua boca que não foram projetadas para a edificação e muitos bons caminhos tomados com motivos defeituosos”, ilustrou Piper, observando que como apontado em I Timóteo 1:15, há situações que “aprofundam e intensificam nossa gratidão pela graça”.

“[O apóstolo] Paulo nunca esqueceu seu passado arrependido. Escrevendo próximo ao fim de sua vida, ele disse ‘esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior’. Isso foi um arrependimento, e ele nunca esqueceu”, ponderou John Piper.

Contra-mão

Muito da propaganda progressista que dita padrões e comportamentos é baseada numa ideia de que a vida deve ser vivida sem arrependimentos, e um exemplo citado pelo portal The Christian Post é o da escritora e coach Grace Bluerock, que publicou um artigo no The Huffington Post em 2017 sugerindo “10 maneiras de viver a vida sem arrependimentos”.

“Como ex-assistente social em cuidados paliativos, aprendi muito sobre arrependimento. Foi chocante quantos pacientes do hospício onde trabalhei chegaram ao fim de suas vidas desejando ter vivido de maneira diferente”, escreveu Grace Bluerock. “Nunca sabemos quanto tempo viveremos, por isso devemos fazer escolhas conscientes todos os dias para viver plenamente e aproveitar ao máximo cada experiência que temos”.

A lista – basicamente um enumerado de autoajuda – sugeria que os leitores garantissem que “seus entes queridos saibam que você os ama”; “Siga seus sonhos”; “Confie em seus instintos”; “Mantenha seu trabalho no trabalho”; “Assuma riscos”; “Leve a vida menos a sério”; “Transforme falhas em trampolins”; “Pratique o perdão”; “Seja você mesmo” e “Pratique a bondade”.

“Nossas vidas devem ser vividas plena e completamente, sem arrependimentos. Nunca sabemos quanto tempo temos, então vamos começar a viver uma vida livre de arrependimentos hoje e todos os dias”, encorajou a influenciadora.

Apesar da embalagem positiva, a ideia de confiar em si mesmo vai contra a Palavra de Deus: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras” –Jeremias 17:9,10.
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Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/john-piper-ideia-vida-sem-arrependimentos-enganosa-127190.html

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Há diferentes graus de punição no inferno para os diferentes pecados, alerta John Piper

18.11.2019
Do blog GOSPEL MAIS

A experiência do inferno não é a mesma para todos que para lá forem condenados. Essa é a constatação do pastor e teólogo John Piper a partir de textos bíblicos.

Em seu podcast, John Piper respondeu a uma pergunta sobre o assunto: “Todos são punidos da mesma maneira no inferno?”, questionou o ouvinte. O pastor, então, enfatizou que o sofrimento no inferno será “indizivelmente terrível” para todos que lá terminarem, mas algumas pessoas sofrerão ainda mais.

Elaborando sua resposta, Piper afirmou que o inferno é um lugar “sem nenhuma experiência de bem, sem visão de beleza, sem sons agradáveis, sem prazeres corporais, sem apetites gratificados, sem desejos satisfeitos, sem esperanças cumpridas”, e acrescentou: “Isso é para todo mundo”.

“Mas, embora o inferno seja inútil para todos os incrédulos, será pior para alguns”, disse, alegando que a Bíblia descreve “graus de sofrimento” porque alguns pecados são “mais hediondos, mais destrutivos, mais blasfemos do que outros”.

“Dizer que há graus de sofrimento não representa uma imagem clara para ninguém. Aqueles que brincam que preferem estar no inferno bebendo com seus amigos do que no céu com santos abafados são ignorantes da realidade de uma maneira aterrorizante. Não é engraçado. Eles não vão se divertir”, lamentou o pastor.

Em seguida, citou textos como Lucas 12:47, 48; Mateus 10:15; Mateus 11: 21, 22; Romanos 2: 4,5; Mateus 6:20, e elencou razões para apontar diferentes “fases de sofrimento”: “Vejo duas razões explícitas dadas pelas quais alguns sofrerão mais que outros. Então eu vejo três razões implícitas que derivam dessas duas explícitas […] Essas são as razões pelas quais alguns sofrerão mais que outros”, comentou.

Confira a lista de razões que o pastor enxerga para acreditar que há diferentes graus de sofrimento no inferno:

1. Quanto mais luz você tem, mais conhecimento você tem, mais verdade você tem, pior é o seu pecado e punição ao rejeitá-lo. Isso está aí nos textos;

2. Quanto mais bondade Deus lhe mostrar, não apenas em dar-lhe luz na verdade, mas em, por exemplo, dar-lhe muitos prazeres imerecidos nesta vida, mais dolorosa será sua incredulidade e pecado, e pior será sua punição. Inferno;

3. Se a rejeição de mais e mais luz e bondade piorar o sofrimento no inferno, deduzo que quanto mais dias você fizer isso, pior será. Em outras palavras, o tempo entra em cena. Dia após dia após dia, você continua rejeitando luz após luz após luz, bondade após bondade após bondade. Quanto mais isso durar, piores serão as coisas;

4. Existem tipos de pecados que são mais hediondos, mais destrutivos, mais blasfemos do que outros, de modo que não apenas a quantidade de pecados com o tempo piora as coisas, mas também o grau de feiura e horror, hediondez e blasfêmia também aumenta a sofrimento;

5. Em tudo isso, há um grau maior ou menor de destreza, arrogância – maior arrogância, maior desafio e insolência consciente e, portanto, um maior grau de punição.
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Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/graus-punicao-inferno-pastor-john-piper-126159.html

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Jovens que deixaram a Igreja não estão mais retornando e pastor faz alerta aos líderes

06.11.2019
Do blog GOSPELMAIS, 02.11.19

A realidade social do mundo atual não é a mesma do passado. Transformações culturais profundas, especialmente a partir das décadas de 60 e 70, alteraram o modo como a sociedade enxerga o relacionamento com Deus e consigo mesmo, e isso tem se provado nos jovens que deixam a Igreja de Cristo no início da vida, mas não retornam quando estão mais velhos.

Essa realidade foi constatada por uma pesquisa elaborada pelo Barna Group. O estudo incluiu pessoas de grupos nascidos entre 1965-1969, 1975-1979 e 1980-1984, apontando que a partir de 1970 houve uma mudança significativa no comportamento das pessoas.

Antes disso, a maioria dos jovens que deixavam a Igreja cedo retornavam depois de mais velhos. Segundo o pastor Ryan Burge, professor assistente de ciência política na Eastern Illinois University, isso ocorria porque “as pessoas se acalmam, têm filhos e voltam à igreja”.

Em uma geração onde a família e seus valores não são mais prioridades para muitas pessoas, assim como o ensino de algumas igrejas não é mais o mesmo, essa tendência de retorno à prática da fé se inverteu. Agora, segundo o estudo, os jovens que saem da Igreja tendem a não voltar mais para ela.

“Essa linha de tendência é completamente plana; essas pessoas não retornaram à igreja quando chegam aos 30 anos”, analisou Burge. “A marca registrada do ‘retorno à igreja’, da qual pastores e líderes religiosos têm se apoiado há décadas, pode estar desaparecendo”.

“Muitos pastores estão no púlpito no domingo e vêem cada vez menos membros de seus ex-grupos de jovens retornando aos bancos quando chegam aos 20 e 30 anos. Nenhuma igreja deve supor que essa parte crucial da população retornará à condição de membro ativo como seus pais fizeram”, destacou Burge.

O pastor então faz um alerta aos líderes cristãos, para que entendam melhor a atual geração, a fim de evitar a saída dos jovens do ambiente onde o ensino bíblico é fundamental para sustentar a caminhada cristã.

É possível também que nesse contexto, o ensino correto das Escrituras Bíblias, focado em uma doutrina cristocêntrica, mais profunda e não superficial – baseada em atrativos que priorizam mais experiências emocionais imediatas e não o relacionamento com Deus – seja um diferencial que precise ser resgatado.

“Os dados estão falando uma mensagem clara: as suposições que sustentaram o crescimento da igreja de duas décadas atrás não se aplicam mais”, disse o pastor, segundo informações do portal The Christian Post.

“Se as igrejas estão sentadas, apenas aguardando a chegada de todos os seus jovens quando chegarem aos 30 anos, é melhor que despertem. A inércia agora pode estar criando uma igreja que não tem um futuro forte”, conclui.
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Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/jovens-deixaram-igreja-nao-retornando-125129.html