Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2024

O que deveria ser diferente em um casamento cristão?

02.04.2024

Do blog GOT QUESTIONS


A principal diferença entre um casamento cristão e um casamento não-cristão é que Cristo é o centro do casamento. Quando duas pessoas estão unidas em Cristo, o seu objectivo é crescer na semelhança de Cristo ao longo da vida do casamento. Os não-cristãos podem ter muitos objetivos para o seu casamento, mas a semelhança com Cristo não é um deles. Isto não quer dizer que todos os cristãos, quando se casam, comecem imediatamente a trabalhar para atingir este objetivo. Muitos jovens cristãos nem percebem que esse é realmente o objetivo, mas a presença do Espírito Santo dentro de cada um deles trabalha com eles, amadurecendo cada um para que o objetivo da semelhança com Cristo se torne cada vez mais claro para eles. Quando ambos os parceiros fazem do tornar-se mais semelhante a Cristo o seu objectivo individual, um casamento cristão forte e vibrante começa a tomar forma.

Um casamento cristão começa com a compreensão de que a Bíblia dá uma descrição clara dos papéis de marido e mulher – encontrados principalmente em Efésios 5 – e um compromisso de cumprir esses papéis. O marido deve assumir a liderança no lar (Efésios 5:23-26). Esta liderança não deve ser ditatorial, condescendente ou paternalista para com a esposa, mas deve estar de acordo com o exemplo de Cristo liderando a igreja. Cristo amou a igreja (Seu povo) com compaixão, misericórdia, perdão, respeito e abnegação. Da mesma forma, os maridos devem amar suas esposas.

As esposas devem submeter-se aos seus maridos “como ao Senhor” (Efésios 5:22), não porque devam ser subservientes a eles, mas porque ambos, marido e mulher, devem “sujeitar-se um ao outro por reverência a Cristo” (Efésios 5:21) e porque deve haver uma estrutura de autoridade dentro do lar, com Cristo à frente (Efésios 5:23-24). O respeito é um elemento-chave do desejo de submissão; as esposas devem respeitar seus maridos assim como os maridos devem amar suas esposas (Efésios 5:33). Amor mútuo, respeito e submissão são a pedra angular de um casamento cristão. Construídos sobre estes três princípios, tanto o marido como a mulher crescerão na semelhança de Cristo, crescendo juntos e não separados, à medida que cada um amadurece na piedade.

Outro componente chave num casamento cristão é o altruísmo, conforme descrito em Filipenses 2:3-4. O princípio da humildade descrito nestes versículos é crucial para um casamento cristão forte. Tanto o marido como a mulher devem considerar as necessidades do parceiro antes das suas próprias, o que exige um altruísmo que só é possível pelo poder do Espírito Santo que habita neles. A humildade e o altruísmo não são naturais da natureza humana decaída. São características que somente o Espírito de Deus pode produzir, nutrir e aperfeiçoar em nós. É por isso que os casamentos cristãos fortes são caracterizados pelas disciplinas espirituais – estudo da Bíblia, memorização das Escrituras, oração e meditação nas coisas de Deus. Quando ambos os parceiros praticam essas disciplinas, cada um fica fortalecido e amadurecido, o que naturalmente fortalece e amadurece o casamento.

ARTIGOS RELACIONADOS:

*****

Fonte:https://www.gotquestions.org/Christian-marriage.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário