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sábado, 30 de janeiro de 2016

ARMINIANSIMO CLÁSSICO E WESLEYANO

30.01.2016
Do portal WIKIPÉDIA

Arminianismo clássico


O arminianismo clássico (às vezes chamado de arminianismo reformado) é o sistema teológico que foi apresentado por Jacó Armínio e mantido pelos remonstrantes;[5] sua influência serve como base para todos os sistemas arminianos. A lista de crenças é dado abaixo:

  • A depravação é total: Arminius declarou: "Neste estado [caído], o livre-arbítrio do homem para o verdadeiro bem não está apenas ferido, enfermo, inclinado, e enfraquecido; mas ele está também preso, destruído, e perdido. E os seus poderes não só estão debilitados e inúteis a menos que seja assistido pela graça, mas não tem poder algum exceto quando é animado pela graça divina."[6]

  • A expiação destina-se a todos: Jesus morreu para todas as pessoas, Jesus atrai todos a si mesmo, e todas as pessoas têm oportunidade de se salvarem pela fé.[7]

  • A morte de Jesus satisfaz a justiça de Deus: A penalidade pelos pecados dos eleitos é paga integralmente através da obra de Jesus na cruz. Assim, a expiação de Cristo é destinada a todos, mas requer a fé para ser efetuada. Arminius declarou que: "Justificação, quando usado para o ato de um juiz, também é exclusivamente a imputação da justiça através da misericórdia... ou esse homem é justificado diante de Deus... de acordo com o rigor da justiça sem qualquer perdão."[8] Stephen Ashby esclarece: "Arminius só considera duas maneiras possíveis em que o pecador pode ser justificado: (1) pela nossa adesão absoluta e perfeita à lei, ou (2) exclusivamente pela divina imputação da justiça de Cristo."[9]

  • A graça é resistível: Deus toma a iniciativa no processo de salvação e a sua graça vem a todas as pessoas. Esta graça (muitas vezes chamada de preveniente ou pré-graça regeneradora) age em todas as pessoas para convencê-las do Evangelho, chamá-las fortemente à salvação, e capacitar a possibilidade de uma fé sincera. Picirilli declarou que "realmente esta graça está tão próxima da regeneração que ela leva inevitavelmente a regeneração, a menos que, por fim seja resistida." [10] A oferta de salvação por graça não age irresistivelmente em um simples causa-efeito (i.e num método determinístico), mas sim de um modo de influência-e-resposta, que tanto pode ser livremente aceita e livremente negada.[11]

  • O homem tem livre arbítrio para responder ou resistir: O livre-arbítrio é limitado pela soberania de Deus, mas a soberania de Deus permite que todos os homens tenham a opção de aceitar o Evangelho de Jesus através da fé, simultaneamente, permite que todos os homens resistam.

  • A eleição é condicional: Arminius define eleição como "o decreto de Deus pelo qual, de Si mesmo, desde a eternidade, decretou justificar em Cristo, os crentes, e aceitá-los para a vida eterna."[12] Só Deus determina quem será salvo e a sua determinação é que todos os que crêem em Jesus através da fé sejam justificados. Segundo Arminius, "Deus a ninguém preza em Cristo, a menos que sejam enxertados nele pela fé".[12]
  • Deus predestina os eleitos a um futuro glorioso: A predestinação não é a predeterminação de quem irá crer, mas sim a predeterminação da herança futura do crente. Os eleitos são, portanto, predestinados a filiação pela adoção, glorificação, e vida eterna.[13]

  • A justiça de Cristo é imputada ao crente: A justificação é sola fide. Quando os indivíduos se arrependem e creem em Cristo (fé salvífica), eles são regenerados e trazidos a união com Cristo, pela qual a morte e a justiça de Cristo são imputados a eles, para sua justificação diante de Deus.[14]

  • A segurança eterna é também condicional: Todos os crentes têm plena certeza da salvação com a condição de que eles permaneçam em Cristo. A salvação é condicional a fé, portanto, a perseverança também é condicional.[15] A apostasia (desvio de Cristo) só é cometida por uma deliberada e proposital rejeição de Jesus e renúncia da fé.[16]

Os cinco artigos da remonstrância que os seguidores de Arminius formularam em 1610 o estado acima de crenças relativas (I) eleição condicional, (II) expiação ilimitada, (III) depravação total, (IV) depravação total e a graça resistível, e (V) possibilidade de apostasia. Note, entretanto, que o artigo quinto não nega completamente a perseverança dos santos, Arminius mesmo, disse que "nunca me ensinaram que um verdadeiro crente pode cair ... longe da fé ... ainda não vou esconder que há passagens de Escritura que parecem-me usar este aspecto, e as respostas a elas que me foi permitido ver, não são como a gentileza de aprovar-se em todos os pontos para o meu entendimento ".[17]Além disso, o texto dos artigos da Remonstrancia diz que nenhum crente pode ser arrancado da mão de Cristo, e à questão da apostasia, "a perda da salvação" é necessário mais estudos antes que pudesse ser ensinada com plena certeza.

As crenças básicas de Jacó Armínio e os remonstrances estão resumidos como tal pelo teólogo Stephen Ashby:

  1. Antes de ser chamado e capacitado, alguém é incapaz de crer... somente capaz de resistir.
  2. Depois de ter sido chamado e capacitado, mas antes da regeneração, alguém é capaz de crer... também capaz de resistir.
  3. Após alguém crer, Deus o regenera, alguém é capaz de continuar crendo... também capaz de resistir.
  4. Após resistir ao ponto de descrer, alguém é incapaz de acreditar... só capaz de resistir.[18]

Interpretação dos Cinco Pontos

O terceiro ponto sepulta qualquer pretensão de associar o arminianismo ao pelagianismo ou ao semipelagianismo. De fato, a doutrina de Armínio é perfeitamente compatível com a Depravação Total calvinista. Ou seja, em seu estado original o homem é herdeiro da natureza pecaminosa de Adão e totalmente incapaz, até mesmo, de desejar se aproximar de Deus. Nenhum homem nasce com o "livre-arbítrio", ou seja, com a capacidade de não resistir a Deus.
O quarto ponto demonstra claramente que é a graça preveniente que restaura no homem a sua capacidade de não resistir à Deus. Portanto, para Armínio, a salvação é pela graça somente e por meio da fé somente. Nesse sentido, os arminianos do coração concordam com os calvinistas no sentido de que a capacitação, por meio da graça, precede a fé, e que até mesmo a fé salvadora seja um dom de Deus. A diferença está na compreensão da operação dessa graça. Para os calvinistas, a graça é concedida apenas aos eleitos, que a ela não podem resistir. Para os arminianos, a expiação por meio de Jesus Cristo é universal e comunica essa graça preveniente a todos os homens; mas ela pode ser resistida. 

Assim como o pecado entrou no mundo pelo primeiro Adão, a graça foi concedida ao mundo por meio de Cristo, o segundo Adão (conforme Romanos 5:18João 1:9). Nesse sentido, os arminianos entendem que I Timóteo 4:10 aponta para duas salvações em Cristo: uma universal e uma especial para os que creem. A primeira corresponde à graça preveniente, concedida a todos os homens, que lhes restaura o arbítrio, ou seja, a capacidade de não resistir a Deus. Ela é distribuída a todos os homens porque Deus é amor (I João 4:8João 3:16) e deseja que todos os homens se salvem (I Timóteo 2:4II Pedro 3:9), conforme defendido no segundo ponto do arminianismo. A segunda é alcançada apenas pelos que não resistem à graça salvadora e creem em Cristo. Estes são os predestinados, segundo a visão arminiana de predestinação.

Portanto, embora a expressão "livre-arbítrio" seja comumente associada ao arminianismo, ela deve ser entendida como "arbítrio liberto" ou "vontade liberta" pela graça preveniente, convencedora, iluminadora e capacitante que torna possíveis o arrependimento e a fé. Sem a atuação da graça, nenhum homem teria livre-arbítrio.

Ao contrário dos calvinistas, os arminianos creem que essa graça preveniente, concedida a todos os homens, não é uma força irresistível, que leva o homem necessariamente à salvação. Para Armínio, tal graça irresistível violaria o caráter pessoal da relação entre Deus e o homem. Assim, todos os homens continuam a ter a capacidade de resistir à Deus, que já possuíam antes da operação da graça (conforme Atos 7:51Lucas 7:30Mateus 23:37). Portanto, a responsabilidade do homem em sua salvação consiste em não resistir ao Espírito Santo. Este é o coração do sinergismo arminiano, o qual difere radicalmente dos sinergismos pelagiano e semipelagiano.

No que tange à perseverança dos santos, os remonstrantes não se posicionaram, já que deixaram a questão em aberto.


Citações das obras de Arminius


Os textos a seguir transcritos, escritos pelo próprio Arminius, são úteis para demonstrar algumas de suas ideias.

…Mas em seu estado caído e pecaminoso, o homem não é capaz, de e por si mesmo, pensar, desejar, ou fazer aquilo que é realmente bom; mas é necessário que ele seja regenerado e renovado em seu intelecto, afeições ou vontade, e em todos os seus poderes, por Deus em Cristo através do Espírito Santo, para que ele possa ser capacitado corretamente a entender, avaliar, considerar, desejar, e executar o que quer que seja verdadeiramente bom. Quando ele é feito participante desta regeneração ou renovação, eu considero que, visto que ele está liberto do pecado, ele é capaz de pensar, desejar e fazer aquilo que é bom, todavia não sem a ajuda contínua da Graça Divina.

Com referência à Graça Divina, creio, (1.) É uma afeição imerecida pela qual Deus é amavelmente afetado em direção a um pecador miserável, e de acordo com a qual ele, em primeiro lugar, doa seu Filho, "para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna," e, depois, ele o justifica em Cristo Jesus e por sua causa, e o admite no direito de filhos, para salvação. (2.) É uma infusão (tanto no entendimento humano quanto na vontade e afeições,) de todos aqueles dons do Espírito Santo que pertencem à regeneração e renovação do homem - tais como a fé, a esperança, a caridade, etc.; pois, sem estes dons graciosos, o homem não é capaz de pensar, desejar, ou fazer qualquer coisa que seja boa. (3.) É aquela perpétua assistência e contínua ajuda do Espírito Santo, de acordo com a qual Ele age sobre o homem que já foi renovado e o excita ao bem, infundindo-lhe pensamentos salutares, inspirando-lhe com bons desejos, para que ele possa dessa forma verdadeiramente desejar tudo que seja bom; e de acordo com a qual Deus pode então desejar trabalhar junto com o homem, para que o homem possa executar o que ele deseja.

Desta maneira, eu atribuo à graça O COMEÇO, A CONTINUIDADE E A CONSUMAÇÃO DE TODO BEM, e a tal ponto eu estendo sua influência, que um homem, embora regenerado, de forma nenhuma pode conceber, desejar, nem fazer qualquer bem, nem resistir a qualquer tentação do mal, sem esta graça preveniente e excitante, seguinte e cooperante. Desta declaração claramente parecerá que de maneira nenhuma eu faço injustiça à graça, atribuindo, como é dito de mim, demais ao livre-arbítrio do homem. Pois toda a controvérsia se reduz à solução desta questão, "a graça de Deus é uma certa força irresistível"? Isto é, a controvérsia não diz respeito àquelas ações ou operações que possam ser atribuídas à graça, (pois eu reconheço e ensino muitas destas ações ou operações quanto qualquer um,) mas ela diz respeito unicamente ao modo de operação, se ela é irresistível ou não. A respeito da qual, creio, de acordo com as escrituras, que muitas pessoas resistem ao Espírito Santo e rejeitam a graça que é oferecida.

Arminianismo wesleyano
Ver artigo principal: Metodismo
Parte de uma série sobre
Metodismo
John Wesley clipped.png
John Wesley
 Portal do metodismo

John Wesley foi historicamente o advogado mais influente dos ensinos da soterologia arminiana. Wesley concordou com a vasta maioria daquilo que o próprio Arminius defendeu, mantendo doutrinas fortes, tais como as do pecado original, depravação total, eleição condicional, graça preveniente, expiação ilimitada e possibilidade de apostasia.
Wesley, porém, afastou-se do arminianismo clássico em três questões:

  • Expiação – A expiação para Wesley é um híbrido da teoria da substituição penal e da teoria governamental de Hugo Grócio, advogado e um dos Remonstrantes. Steven Harper expõe: "Wesley não colocou o elemento substitucionário dentro de uma armação legal …Preferencialmente [sua doutrina busca] trazer para dentro do próprio relacionamento a 'justiça' entre o amor de Deus pelas pessoas e a aversão de Deus ao pecado …isso não é a satisfação de uma demanda legal por justiça; assim, muito disso é um ato de reconciliação imediato."[19]

  • Possibilidade de apostasia – Wesley aceitou completamente a visão arminiana de que cristãos genuínos podem apostatar e perder sua salvação. Seu famoso sermão "A Call to Backsliders" demostra claramente isso. Harper resume da seguinte forma: "o ato de cometer pecado não é ele mesmo fundamento para perda da salvação … a perda da salvação está muito mais relacionada a experiências que são profundas e prolongadas. Wesley via dois caminhos principais que resultam em uma definitiva queda da graça: pecado não confessado e a atitude de apostasia."[20] Wesley discorda de Arminius, contudo, ao sustentar que tal apostasia não é final. Quando menciona aqueles que naufragaram em sua fé (1 Tim 1:19), Wesley argumenta que "não apenas um, ou cem, mas, estou convencido, muitos milhares … incontáveis são os exemplos … daqueles que tinham caído, mas que agora estão de pé"[21]

  • Perfeição cristã – Conforme o ensino de Wesley, cristãos podem alcançar um estado de perfeição prática. Isso significa uma falta de todo pecado voluntário, mediante a capacitação do Espírito Santo em sua vida. Perfeição cristã (ou santificação inteira), conforme Wesley, é "pureza de intenção; toda vida dedicada a Deus" e "a mente que estava em Cristo, nos capacita a andar como Cristo andou." Isso é "amar a Deus de todo o seu coração, e os outros como você mesmo".[22] Isso é 'uma restauração não apenas para favor, mas também para a imagem de Deus," nosso ser "encheu-se com a plenitude de Deus".[23] Wesley esclareceu que a perfeição cristã não implica perfeição física ou em uma infabilidade de julgamento. Para ele, significa que não devemos violar a longanimidade da vontade de Deus, por permanecer em transgressões involuntárias. A perfeição cristã coloca o sujeito sob a tentação, e por isso há a necessidade contínua de oração pelo perdão e santidade. Isso não é uma perfeição absoluta mas uma perfeição em amor. Além disso, Wesley nunca ensinou um salvação pela perfeição, mas preferiu dizer que "santidade perfeita é aceitável a Deus somente através de Jesus Cristo."[22]

Os Cinco Artigos da Remonstrância
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Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Arminianismo

HISTÓRIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS (BRASIL)

30.01.2016
Do portal WIKIPÉDIA



História

Assembleia de Deus
ClassificaçãoProtestante
OrientaçãoPentecostal
PolíticaEpiscopal e Congregacional
FundadorDaniel Berg e Gunnar Vingren
Origem1911 (105 anos) Belém, Pará
Site oficialwww.cgadb.org.br

A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos. A princípio, frequentaram a Igreja Batista, denominação a que ambos pertenciam nos Estados Unidos. Os missionários suecos traziam a doutrina do batismo no Espírito Santo, com a glossolalia — o falar em línguas espirituais (estranhas) — como a evidência de manifestações que já vinham ocorrendo em reuniões de oração nos Estados Unidos e também de forma isolada em outros países, principalmente naquelas que eram conduzidas por Charles Fox Parham, mas teve seu apogeu através de um de seus principais discípulos, um pastor leigo negro, chamado William Joseph Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, em 1906.[1]

A nova doutrina trouxe divergência. Enquanto um grupo aderiu, outro rejeitou. Assim, em duas assembleias distintas, conforme relatam as atas das sessões[2] , os adeptos do pentecostalismo foram desligados e, em 18 de junho de 1911[3] [4] , juntamente com os missionários estrangeiros, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que já era empregado pelo movimento de Los Angeles, mas sem qualquer vínculo administrativo com William Joseph Seymour. A partir de então, passaram a reunir-se na casa de Celina de Albuquerque. Mais tarde, em 18 de janeiro de 1918 a nova igreja, por sugestão de Gunnar Vingren, passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos, em 1914, em Hot Springs, Arkansas, mas, sem qualquer ligação institucional entre ambas as igrejas.

A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançando o Amazonas e propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegou ao Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, em 1924, para a então capital da República. Um fato que marcou a igreja naquele período foi a conversão através de um folheto evangelístico de Paulo Leivas Macalão, filho de um general e precursor do assim conhecido Ministério de Madureira.

A influência sueca teve forte peso na formação assembleiana brasileira, em razão da nacionalidade de seus fundadores, e porque à igreja pentecostal escandinava, principalmente a Igreja Filadélfia de Estocolmo, que, além de ter assumido nos anos seguintes o sustento de Gunnar Vingren e Daniel Berg, enviou outros missionários para dar suporte aos novos membros em seu papel de fazer crescer a nova Igreja. Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.
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Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus_(Brasil)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Jonas Madureira fala sobre o Cristão e o Trabalho

29.01.2016
Do blog VOLTEMOS AO EVANGELHO, 
Por Jonas Madureira*

Jonas-Madureira-Fala-Sobre-O-Cristianismo

Sebastian Traeger & Greg Gilbert no livro“O Evangelho no Trabalho”, da Editora Fiel, dizem: “Nós precisamos ser lembrados regularmente sobre como aplicar o evangelho em nosso trabalho.”

Trabalhar na igreja é melhor do que o trabalho “secular”? Vamos trabalhar no céu? Como evangelizar no trabalho? Jonas Madureira fala como integrar fé e trabalho, sobre a relação entre o cristão e o trabalho:


* Evangelho em Questão. Original: O cristão e o trabalho – Evangelho em Questão: 05.

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Fonte:http://voltemosaoevangelho.com/blog/2016/01/jonas-madureira-fala-sobre-o-cristao-e-o-trabalho/

Equívocos na educação dos filhos

29.01.2016
equívocos na educação dos filhos
A mãe é a grande responsável pela formação do caráter do filho, seguida pelo pai, como co-participante dessa grande tarefa. Por vezes, a mãe, investida da melhor das boas intenções comete equívocos na educação que poderão infelicitar sobremaneira o filho, a quem ama e deseja
ver feliz.

Um desses equívocos é assumir a vida e os gostos da criança. É ela que adoça o café ou o suco do filho; é ela que sabe do que ele gosta ou deixa de gostar.
É a mãe que responde quando alguém pergunta à criança se ela deseja isto ou aquilo.
É ela que escolhe roupas, calçados, conforme as cores e modelos que gosta, muitas vezes abafando os desejos do filho, quando este já tem idade para opinar.
E existem mães que criam seus filhos como se fossem mentalmente inválidos.
Embora não se duvide do amor que move essas atitudes, essas mães estão prejudicando sobremaneira a formação dos seus amores.
Isso porque a criança cresce sem se conhecer, porque a mãe é quem sabe tudo sobre ela. Na fase da adolescência, os conflitos aumentam pois agora o filho já não aceita mais ser guiado pela mãe, mas submete-se, sem critérios, ao grupo com o qual passa a conviver.
Daí, se veste como os da sua “tribo”, se comporta como o seu grupo estabelece, se caracteriza, enfim, como os demais. Não tem gosto próprio, pois a mãe sempre decidiu tudo por ele.
A criança, que desde cedo aprendeu a ser passiva em tudo, agora não consegue se desvencilhar dessa dependência perigosa. Esse tipo de educação gera jovens sem opinião própria, sempre preocupados com o que os outros pensam ou dizem deles. São jovens sem iniciativa, sem senso crítico, sem opinião própria, sem maturidade, que estão sempre esperando que alguém lhes diga o que fazer e do que devem gostar ou desgostar.
Infelizmente essas falhas na educação infelicitam em vez de formar homens e mulheres aptos para gerir as próprias vidas de forma lúcida e coerente.
É por essa razão que moças se deixam iludir  por promessas mirabolantes, como as feitas pelo maníaco do parque, que acenava com a possibilidade de fazê-las famosas, fotografando-as, nuas, no meio do mato.
Se essas moças tivessem discernimento e senso crítico, certamente não aceitariam tal convite, por ser destituído de fundamento.
Importante que mães e pais pensem com carinho a respeito da grande missão que lhes cabe como educadores e formadores de caracteres.
Importante se pensar em educar os filhos para que tenham autonomia no pensar e no agir, por si mesmos, e não sejam conduzidos como marionetes, sem direito a pensar nem assumir responsabilidades.
Importante que os pais atentem para essa questão e permitam que os filhos aprendam a se conhecer desde cedo. A fazer algo que os faça sentirem-se úteis e valorizados.
Muito embora se tente combater o trabalho infantil dentro do lar, como se pequenas tarefas fossem prejudicar a infância, os pais conscientes sabem que se hoje têm os pés firmes no chão, é porque seus pais lhes colocaram responsabilidades sobre os ombros.
Você que é mãe ou pai, e ama seus filhos, pense nisso e avalie até que ponto não está tomando para si a vida deles. E se perceber que está cometendo esse grande equívoco, não perca mais nenhum minuto. Corrija o passo e ofereça ao seu filho a bendita
oportunidade de crescer.

Autor desconhecido.
Colaborador: Jorge Kirchner

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Fonte:http://www.sitedopastor.com.br/equivocos-na-educacao-dos-filhos/

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Você desistiu de orar pela conversão daquela pessoa?

26.01.2016
Do blog VOLTEMOS AO EVANGELHO
Por Charles Leiter*

Você desistiu de orar pela conversão daquela pessoa? Sente que é impossível que ela seja convertida? Neste vídeo, Charles Leiter, nos lembra que toda conversão é impossível e nos convida a não cair no riso da incredulidade.


Transcrição

Agora, deixem-me perguntar uma coisa esta noite. Quem é a pessoa na sua vida que você acha ser impossível de ser convertida? Eu quero lhe dizer uma coisa: é impossível mesmo. 

É tão impossível para essa pessoas ser convertida quanto é impossível para uma mulher estéril de 90 anos ter um filho. É isso que Deus está lhe dizendo quando Ele chama todo cristão de Isaque. Ele diz, “Sim, você ri o riso da incredulidade porque é impossível que aquela pessoa seja convertida.” Mas o que Ele diz? Existe algo difícil demais para o Senhor? Especificamente em conexão com a conversão, o nascimento sobrenatural das pessoas. Ele quer que você lance mão disso. 

Há algo difícil demais para o Senhor? Eu estou lhe dizendo o seguinte, Deus diz “Eu estou dizendo que toda vez, toda vez que você vir um cristão, perceba isso, perceba isso.” Você quer rir o riso da incredulidade? Você se sente assim por dentro? “Isso nunca pode acontecer! É assim há muitos anos, Senhor!” “É impossível.” Sim, é impossível. Mas existe algo difícil demais para Deus? Amados, nós temos todo encorajamento para pedir a Deus pelo impossível. Bem, como eu posso saber que não estou pedindo demais de Deus? Como posso saber que essa pessoa é um dos eleitos? 

Quero dizer, como eu posso saber que não estou presumindo, sabe, e pedindo demais de Deus. Sabe, nós estávamos falando sobre isso no estudo bíblico de estudantes, e nós começamos a olhar nas Escrituras. E este pensamento veio a mim, “Eu não me lembro de nenhuma vez em que Deus culpou alguém por ter expectativas altas demais, ou esperar demais ou crer demais!” É justamente o contrário. “Oh vocês de pequena fé! Porque vocês duvidam?” “Por que não bateram mais no chão!” Você tem um filho ou uma filha que é impossível de ser convertido? Não somente peça que Deus os salve, peça a Deus que dê a ele uma esposa cristã, ou dê a ela um marido cristão. E faça dele um ministro do Evangelho ou uma mulher no campo missionário. 

Ele é capaz. Veja, Satanás quer que a gente ria o riso da incredulidade. Você vê isso muitas vezes na bíblia. Aqui está Acabe, depois de ter matado Nabote. Elias foi a ele. Ele diz, “No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão também o teu próprio sangue.” Ele disse isso a Acabe. O tempo passou. Acabe sobe a Ramote-Gileade. 

Quer atacá-la. O profeta Micaías diz “Se você para lá, você morrerá na batalha.” Bem, Acaque olha para isso e diz “Olha, eu prefiro confiar no velho Elias, eu sei que ele está certo.” Ele disse “Meu sangue vai ser lambido 30 milhas daqui.” “Não tem como esse cara estar certo. Eles não podem ambos estarem certos, é impossível.” “Eu vou à batalha.” E certo homem toma o seu arco, atirando a esmo. E simplesmente acontece de atingir entre as juntas da armadura e ele se move para o lado e sangra até a morte na carruagem. Ele morreu como Micaías disse. E eles levaram a carruagem 30 milhas de volta para Samaria para enterrá-lo e eles lavaram o sangue dele da carruagem perto daquele tanque em Samaria. Exatamente como Elías disse que aconteceria. É assim que é com Deus. Você ri o riso da incredulidade, Deus rirá por último. 

Nós sabemos como Paulo era como um Apóstolo. Você olha para Saulo, descendo pela estrada respirando ameaças e morte. Odiando cristãos. Segurando as vestes de Estevão… 

Você pode imaginar como é assistir à alguém ser apedrejado até a morte? Segurando as vestes de Estevão enquanto o apedrejavam até a morte. Se você dissesse para um cristão do primeiro século, você dissesse “Aquele cara vai ser a pessoa que mais amou a Jesus no mundo.” Ele vai escrever a maior parte do Novo Testamento, que você nem conhece. Ele teria rido. Se eu tivesse dito às famílias de muitos de vocês sentados aqui, esta noite. Se eu tivesse ido a eles um ano atrás, ou dois anos atrás, e dito “Você sabe o que ele vai estar fazendo? Ele vai estar nessa conferência. Ele será um cristão, cantando louvores a Deus, comparacendo aqui… 

Ele estará liberto das dorgas, livre do álcool, livre do vício de pornografia. Todas essas coisas serão verdade e ele estará sentado numa reunião cristã.” Eu sei de alguns ateus aqui. Eles eram ateus seis meses atrás, ou um ano atrás, ou dois anos atrás, e eles estão aqui esta noite, cantando louvores a Deus! Se você tivesse dito isso a sua família, eles teriam rido. Se eu tivesse dito isso a você, você teria rido. É impossível. Você diz, “Bem, a minha salvação não era impossível.” Então você não é um cristão. 

Ver o rosto de alguém que algumas semanas atrás era um filho do diabo. E o rosto deles está radiante com a alegria do Senhor. Quero dizer, isso é uma recompensa indescritível. Oh, nós estamos tão saturados de incredulidade! Eu estou tão saturado de incredulidade. Quanto “O que mais Ele pode dizer para você além do que Ele já disse?” O que mais Ele pode fazer por nós? Somos como os filhos de Israel de certos modos. Nós vemos um milagre após o outro e no dia seguinte você se sente como se nada jamais aconteceu na sua vida. Todo cristão é um emblema do fato de que Deus é mais poderoso do que todas as forças do inferno.


Nunca desista de orar pela salvação dos seus amados!

Aprenda mais sobre o assunto vendo a esse outro vídeo onde Don Johnson testemunha como Deus salvou seu filho mais velho que havia se rebelado aos 17 anos e nos incentiva a nunca desistir de orar pela salvação dos nossos amados.

Clique aqui para assistir ao vídeo:

Clique aqui para assistir ao vídeo

*Charles mora em Kirksville, Missouri, com sua esposa, Mona. Eles têm cinco filhos. Charles serviu como pastor auxiliar na Lake Road Chapel desde 1974 e é palestrante em conferências ao redor do mundo.
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Fontehttp://migre.me/sNUQT

Podemos Compreender a Bíblia se não Somos Experts? (parte 1/2)

26.01.2016
Do portal MINISTÉRIO FIEL, 25.01.16
Por Mez McConnell*
Pensamento Cristão

7-recomendacoes-para-ler-a-biblia

A Bíblia é um livro grande. Para muitas das pessoas com quem trabalhamos na periferia é um livro muito grande. Em suas páginas, encontramos muitos tipos diferentes de literatura: poesia, profecia, história, narrativa, epístolas e escritos apocalípticos. É pesado. Entendê-la corretamente não é fácil, mas certamente não é impossível. Não precisamos estudar em um seminário para abrir a Bíblia e entendê-la. Uma Bíblia aberta, na mão de um leitor ávido e cheio do Espírito, é algo poderoso.
Existem, no entanto, algumas armadilhas e ciladas a serem evitadas, e esta séria de dois artigos irá nos passar algumas dicas bem básicas. Então, o que devemos ter em mente enquanto pensamos em ler e ensinar a Bíblia em nossa periferia ou comunidade carente?
Evite ser superficial. Nós não podemos simplesmente ler o texto bíblico e pular direto para o que ele significa para nós. Precisamos fazer o trabalho duro de interpretação. A época e a cultura mudam e precisamos, então, entender o sentido original do texto ou podemos criar um grande problema. Imagine sua esposa se arrumando pela manhã e começa aquele típico papo de uma hora no banheiro, metade desse tempo arrumando o cabelo. “Como está?” – ela pergunta. Você responde: “Bem, minha querida está um pouco parecido com Cantares 4.1: ‘Os teus cabelos são como o rebanho de cabras’.” Não pare aí. O que você acha de Cantares 7.4b? “O teu nariz, como a torre do Líbano, que olha para Damasco”. Nenhum destes comentários vai receber muito amor. Mas, na cultura do Oriente Médio, quanto maior o nariz, maior a beleza e ser comparada com algo tão valioso como cabras era um enorme elogio! Nós temos que ter cuidado para não ler a Bíblia superficialmente ou podemos causar (sérios) problemas.
Não super-espiritualize a Bíblia. 1 Samuel 17 é o maior exemplo. Todos nós conhecemos a história. Enquanto o rei Saul e seu exército se acovardavam pelo medo, Davi entendeu o desafio de Golias como uma ofensa a Deus e seu povo. Armado com uma funda e cinco pedras lisas, Davi derrubou o gigante e o decapitou, selando seu destino como rei de Israel. Qual foi a aplicação que ouvi inúmeras vezes? Todos nós enfrentamos gigantes como Golias em nossas vidas. Quais são alguns dos nossos gigantes? Drogas, divórcio, dificuldades, morte e etc. Como podemos “derrotar esses gigantes como Davi fez?” E as cinco pedras lisas? O que elas representam? Que tal, nosso passado (vitórias passadas?), oração, prioridades (a reputação/glória de Deus), paixão e persistência? Apliquemos estes em nossas vidas e venceremos nossos próprios gigantes.
Qual é o problema com essa interpretação e aplicação? Bem, para começar, ela nos coloca no lugar de Davi. Ela nos coloca no centro da história. Ela nos transforma no herói. Mas nós não somos o herói. Davi é o herói. Se estivéssemos em algum lugar nessa história, estaríamos com o rei Saul e os israelitas acovardados pelo medo de Golias. Na verdade, somos nós que precisamos de um herói, um campeão, um Salvador. Então, Jesus é o verdadeiro herói nesse texto. Ele é o Filho de Davi, o herdeiro do trono de Davi (“Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.” –  Mateus 1.1. “Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o  Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;” – Lucas 1.32). Logo, o que temos aqui é na realidade uma sombra de Jesus, aquele que derrotou o verdadeiro gigante, a morte, quando enfrentou Satanás e morreu na cruz, a fim de que não mais vivêssemos em temor. Esse texto é sobre Jesus, não sobre nós. Tenha cuidado para não mega-espiritualizar a Bíblia em pequenos pontos sobre como devemos viver. A Bíblia não é sempre, nem em última instância, um livro sobre nós. Ela é um livro sobre Ele.
Tenha cuidado com a linguagem. Palavras mudam de significado. A palavra armário é um bom exemplo. Originalmente significava um lugar onde se guardava armas. Imaginem, então, quantas palavras variaram ou mudaram de significado em um livro que tem milhares de anos? 1 Coríntios 4.1, por exemplo, traz a tradução “despenseiros” ou ministros em algumas traduções da Bíblias, mas o significado literal é “escravo”. Paulo queria que seu legado fosse visto como nada mais do que o de um escravo. Isso é um pensamento (e uma tradução) muito mais forte que meramente um despenseiro ou um ministro quando pensamos no que essas palavras significam hoje.
História. Por que Pilatos permitiu que o judeus matassem Jesus quando sabia que ele era inocente? Ele certamente não era amigo do povo judeu? A história pode nos ajudar aqui. Está bem documentado que Pilatos odiava ter sido designado para Israel. Nós lemos em livros de história que, quando Pilatos chegou a seu posto, ele tentou forçar os judeus a adorar divindades pagãs. Mas ele acabou se vendo com uma grande revolta em suas mãos. Muitas pessoas perderam suas vidas antes que a ordem fosse restaurada. Seu chefe, o imperador, ficou com tanta raiva dele que ameaçou tirá-lo da função caso não conseguisse manter a paz. Então Pilatos fazia o que podia para manter os líderes judeus felizes e para impedir que ele perdesse seu emprego e seu status na sociedade.
A arte de interpretar a Bíblia é chamada “Hermenêutica”. E a Hermenêutica tem três meias-irmãs: autores, textos e leitores. Hermenêutica ruim acontece quando não levamos as três meias-irmãs para jantar ou favorecemos uma mais que a outra. Existe também um problema quando, ao chegarmos ao restaurante, não as sentarmos na ordem correta (esta ilustração parecia melhor dentro da minha cabeça, mas estou comprometido com ela agora!). Dessa maneira, criamos problemas ao abrirmos a Bíblia e a interpretamos de imediato somente para nós mesmos (os leitores). Nós devemos sempre começar com o autor original quando nos aproximamos do texto. Nosso trabalho é sempre descobrir o que aquele texto significou para as pessoas que primeiro escreveram e leram tais palavras. Então, e só então, podemos começar a aplicar a nós mesmos. Errar nesta ordem de interpretação pode ter consequências devastadoras para nosso entendimento da Palavra de Deus. Aqui seguem algumas diretrizes básicas para nos ajudar a estudar a Palavra de Deus:
1.Ore.
2. O que essa passagem diz? Leia três vezes (mínimo).
3. Ore.
4. Por que o autor diz isso aqui?
5. Ore.
6. Por que ele sequer diz isso?
7. Ore.
8. Como isso se encaixa na história da Bíblia como um todo? (Está antes ou depois da cruz, por exemplo?)
9. Ore.
10. O que os leitores originais entenderam ser o sentido do autor?
11. Ore
12. O que isso tem a ver conosco hoje?
13. Ore.
Algumas vezes uma aplicação aparece imediatamente. Anote-a e a visite mais tarde. Pode ser um pensamento brilhante, mas também pode não ter nada a ver com o texto. Reescrever a passagem em suas próprias palavras pode ser, algumas vezes, útil.
Mas, acima de todas as outras considerações, lembre-se que estamos nos aproximanado da Palavra Santa de Deus. Este não é um livro ordinário. Nós precisamos da ajuda do Espírito Santo e devemos sempre pedir que nos ajude a entender o que Deus nos diz por meio dela.
Continuaremos no próximo artigo.
*É pastor sênior da Niddrie Community Church, Edimburgo, Escócia. É fundador do 20schemes, um ministério voltado para edificar igrejas saudáveis centradas no evangelho para as comunidades mais pobres da Escócia. Nosso desejo de longo prazo.
Tradução: Fabio Luciano
Revisão: Vinícius Musselman Pimentel
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Fonte:http://ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/864/Podemos_Compreender_a_Biblia_se_nao_Somos_Experts_parte_1_2

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

O sofrimento que dá frutos

21.01.2016
Do portal ULTIMATO ON LINE
Por Victor dos Santos

"Os que semeiam com lágrimas colherão com alegria"

O sofrimento que dá frutosNinguém quer passar por tristezas, elas representam para nós o empecilho da nossa felicidade, mas não nos atentamos para quantos prazeres da vida são frutos de nossas tristezas. Por isso, a dor de hoje pode te conduzir a real alegria de amanhã.

Uma pessoa cheia de sonhos, desejosa em contar para os irmãos um futuro brilhante que lhe aconteceria, acaba se frustrando, ainda jovem ele enfrenta a dor da inveja causada pelos próprios irmãos que o jogam no nada, longe do seu pai e levado para o trabalho escravo por pessoas desconhecidas. Agora, esse jovem está longe da família, com a lembrança de seus irmãos trapaceiros, sem conhecer ninguém; escravo, sem afeto e com um futuro indefinido.

E o sonho dele aonde fica? Eu diria que a frustração – ou posso chamar de desprezo, dor, tristeza da vida – destruiu o sonho do jovem. Ele desejava ser o maior entre os irmãos, não de forma egoísta mas como exemplo de superação. A dor devastou isso, agora nem família ele tinha e trabalhava para sobreviver. Essa história é a de José, adiantando os fatos temos cenas de muito trabalho e, Deus o abençoava, diante de toda essa crise temos em José esperança em Deus que lhe entregará seu sonho. Terminando, José acabou se tornando o governador do Egito, tinha liberdade para liderar o maior país da época, além disso, foi quem salvou sua própria família da fome graças ao seu posto de liderança, perdoando os irmãos e os garantindo a vida e sobrevivência sem rancor (Cf. Gn 37-46).

E se José não fosse desprezado pelos irmãos? Se ele não fosse jogado no nada? Se ele não fosse escravo no Egito? Será que se tornaria o governador do Egito? O que sabemos é que toda a dor de José o conduziu a um caminho.

Foi difícil, caminho de choros, de NÃO, de solidão, tristezas, mas todo esse trajeto o levou a alegria completa. Ora, José se tornou o líder do governo, realizou seu sonho, ajudou sua família, foi justo e honesto, servia o Deus Pai que o guiava. Ele conseguiu a superação, tinha paz consigo mesmo, tanto que não condenou quem o maltratou, isso é a verdadeira alegria dentro de si! A história de José é um exemplo de que o inicio difícil não significa um final frustrado e que o sofrimento pode ser uma porta para o sucesso!

Sendo assim, podemos aprender que as tristezas de hoje não simbolizam o fim, não pense que as dores que você enfrenta agora é sua morte, por mais que doa, enfrente a dor, não pare de viver no sofrimento, porque isso te levará para alegria.

Se entregamos a nossa vida nas mãos de Deus, podemos confiar nele, por mais que erramos e a vida seja inconstante, nossa dependência no Pai e busca em fazer a sua vontade nos levará a um lugar de felicidade. Não deixe de sonhar, nem se entregue as dores, viva a cada dia na presença do Senhor, obedecendo a sua palavra e Ele irá ajudar em tudo que sua mão fizer.

“José foi para o Egito e sofreu horrivelmente. Sem dúvida, pediu para Deus que o ajudasse a fugir, mas não obteve ajuda alguma e permaneceu na escravidão. Apesar de todo o sofrimento, o caráter de José se aperfeiçoou e se fortaleceu através das provações, e ele acabou alcançando ao posto de primeiro ministro do Egito, salvando milhares de vidas. Se Deus não houvesse permitido que José sofresse tantos anos, talvez ele não se transformasse em um agente tão poderoso de justiça e cura espiritual” (Timothy Keller)

“Os que semeiam com lágrimas colherão com alegria” (Salmos 126.5)
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Fonte:https://artigos.gospelprime.com.br/o-sofrimento-que-da-frutos/