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quarta-feira, 5 de março de 2014

Deus, Você e o Carnaval

05.03.2014
Do blog ROCHA FERIDA
Por Sillas Campos*


“Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe’. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.” (Salmos 14:1-2)

A Bíblia ensina que quando nós, pecadores regenerados, nos aproximamos de Deus naturalmente, passamos a admirá-lo mais e mais! Passamos a valorizar a pessoa de Cristo, seu evangelho, sua morte na cruz por nossos pecados e o poder da sua ressurreição. Naturalmente, passamos a desejar a santificação de nossa mente, palavras e ações.

O salmo 14 revela o outro lado desta verdade: “A rebeldia contra Deus nos afasta dEle, nos corrompe e nos leva a cometer atos detestáveis!” Uma das provas disso é o carnaval! Assim como muitas de nossas festas, celebrações e baladas em geral!

A respeito do carnaval, qual a sua origem? As opiniões divergem. Alguns acham que ele é uma evolução e a sobrevivência do culto de ISIS (deusa babilônica). Outros defendem que sua origem encontra-se nas saturnais romanas. Antigas festas em honra a Saturno, que originalmente duravam um dia, mas o Imperador Augusto elevou-as para 3 dias. Sucessivamente foi estendida por uma semana. Naqueles dias, todas as diferenças sociais eram esquecidas e o povo olvidava suas mágoas na folia, que culminava no dia dedicado à deusa OPS, mulher de Saturna, deusa da abundância. Nesse período, o povo não impunha freio às suas próprias intemperanças.

Outros acreditam que nosso carnaval tem origem nas BACANAIS, festa do deus Baco, o deus do vinho, das orgias e bebedeiras da Mitologia Grega. Ou nos festejos em honra a DIONÍSIO, na Grécia, e até mesmo nas festas dos inocentes e dos doidos na Idade Média.

Uma coisa é certa: desde as mais antigas eras, os povos, dos mais bárbaros aos mais civilizados, sempre dedicaram um certo período do ano a manifestações de efêmera mas desenfreada loucura. Disso surgiu o Carnaval. Uma vez por ano, os homens experimentam a curiosa necessidade de abolir a própria personalidade para assumir outra, fictícia, praticar as mais extravagantes atividades e dizer, gracejando e rindo impunemente de tudo e de todos, tudo quanto não lhe é permitido comentar seriamente. Desse humano desejo de expansão e libertinagem tiveram origem as bacanais gregas e as saturnais romanas, das quais em linha reta descende o carnaval.

A grande verdade é uma só: esta é uma festa que não agrada a Deus! Ela é imoral! Anti-família! Anti-cristo! Até Danilo Gentily, que não defende os valores cristãos, critica o Carnaval, afirmando: o povo Brasileiro é muito burro! No ano passado, o governo contratou a cantora Daniela Mercury para realizar uma campanha para um carnaval melhor. No comercial ela dizia:

- Mulheres, quando forem pular carnaval…
Não usem chinelo, para não terem os pés machucados por um pisão.
Não levem bolsa, para não serem roubadas.
Não usem minissaia, para não abusarem de vocês.
Usem camisinha! Carnaval é alegria!!

Danilo comentou: quer dizer… lá fora tem um evento onde corro o risco de ser pisado, roubado, estuprado, contagiado pelo vírus da AIDS… você ainda quer que eu vá lá? Não vou não! Vou ficar em casa!

Danilo completa: ano passado, houve um progresso, o governo investiu uma nota com grandes artistas para pedir ao povo que não faça xixi na rua! “Que tipo de povo é este?”

A resposta bíblica é: este é um povo que não leva Deus a sério! Povo que despreza Sua Palavra e vive de forma tola. Como diz o Salmo 14: “ignoram a existência de Deus, corrompem-se e praticam atos detestáveis!”

Então, como o cristão verdadeiro deveria encarar a triste realidade do carnaval? Em primeiro lugar, devemos rejeitar, não participar, nem dar ibope para ele (via televisão). A bíblia diz:


“E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (Rom. 13:11-14)

Em segundo lugar, devemos avisar aos perdidos (parentes e amigos) que o carnaval não tem a aprovação de Deus! Mostrar-lhes que em Gálatas 5:19-21 Deus declara algo muito sério! Que os que se dão à prática das obras da carne: bebedeiras, orgias, prostituições e impurezas, não herdarão o Reino de Deus.

Que a verdadeira alegria se encontra no amor de Deus! Revelado na pessoa de Cristo!

Em I Coríntios 5:17 diz: “Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo!” Em outras palavras:

-No mundo sem Deus… só tem coisas velhas! Bebedeira, glutonaria, palavrões, safadeza, piadas sujas, sensualidade, malícia, nudez, traições, brigas, divórcio, crianças abandonadas, mulheres mal-amadas, lares destruídos e uma sociedade decadente!

-Na igreja de Cristo… encontram-se coisas novas! Pecadores se arrependendo de seus pecados, humildemente confessando-os a Deus! Graciosamente recebendo o perdão, justificação, restauração, paz e alegria que só o Rei Jesus pode dar! Famílias restauradas! Alegria! Comunhão! Louvor e adoração a Deus!

Leitor, não troque o privilégio de estar buscando e agradando a Deus por uns dias de folia e besteirol. Se você está vivendo longe de Deus, através deste artigo, mais uma vez Ele lhe chama para rejeitar sua conformação com a cultura, dos homens sem Deus, e se voltar, com fé e arrependimento, para Jesus e seu evangelho! Sabendo que em breve, o mesmo Deus, o chamará para comparecer diante dele na eternidade. Lá, ao lado de Cristo, você será recebido com honras! Sem Cristo, você terá que explicar por que rejeitou Seu convite e preferiu um estilo de vida carnavalesco. Pense bem!

*Sillas Campos;
 Fonte: Jornal Diário, cidade de Tupã, S.P., 24/Fev/2014 Original: Deus, Você e o Carnaval


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Fonte:http://www.rochaferida.com/2014/02/deus-voce-e-o-carnaval.html

32 líderes cristãos lançam “Carta de Campina Grande”

05.03.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE

Na noite de encerramento do 16º Encontro para a Consciência Cristã, nesta terça-feira (04), todos os 32 preletores do evento lançaram um documento, a “Carta de Campina Grande”. Nele, os palestrantes reafirmam e reasseguram o seu compromisso com o genuíno Evangelho de Cristo, sua defesa e sua pregação por todo o Brasil e todo o mundo.


Leia o documento na íntegra:


CARTA DE CAMPINA GRANDE

Preletores do evento no momento de leitura da Carta de Campina GrandeNós, membros da igreja de Jesus Cristo, participantes do 16º Encontro para a Consciência Cristã, celebramos a comunhão que desfrutamos com o povo de Deus, unidos ao redor do evangelho de Cristo.

No início deste século e milênio a igreja evangélica brasileira tem enfrentado imensos desafios e inesperadas oportunidades. O crescimento numérico das denominações evangélicas tem sido notório, levando-nos à plena convicção de que o Deus Todo-Poderoso tem salvado um número incontável de pessoas para a glória do seu Nome. Entretanto, é possível constatar que uma parcela significativa do evangelicalismo brasileiro tem abandonado o compromisso com o evangelho ensinado por Cristo.

Lamentavelmente, um tipo crasso de religiosidade popular tem prevalecido na mídia e na proliferação de templos e denominações, causando escândalo para a fé cristã e distanciando as pessoas que mais necessitam do poder transformador do evangelho. Ao mesmo tempo, muitas igrejas têm se omitido no cumprimento da Grande Comissão, deixando-se influenciar por um avançado processo de secularização. Crescem por oferecer entretenimento e não por fazer discípulos radicalmente comprometidos com Cristo. Pensadores evangélicos antes consagrados à proclamação do evangelho da Salvação Eterna hoje pronunciam-se publicamente rompendo com as convicções que um dia defenderam. Os líderes já não são mais vistos como referências de espiritualidade e integridade, mas como embusteiros, que exploram a credulidade do povo, enriquecendo ilicitamente. Nesse cenário, muitas igrejas conservadoras, ainda que mantendo fidelidade às doutrinas evangélicas fundamentais, mantêm-se apáticas em relação ao desafio missionário e à tarefa de influenciar a sociedade como sal da terra e luz do mundo.

Por outro lado, vemos um país sucumbindo diante da corrupção sistêmica, da violência generalizada, da desagregação familiar, do abandono dos valores cristãos, da desigualdade social e de práticas ocultistas.

Diante dessa realidade, oramos por um avivamento espiritual em terras brasileiras. Não um avivamento de emocionalismo e misticismo, que não produz transformações duradouras, mas um que, como ocorreu em outros lugares e outros tempos, proporcionou a conversão verdadeira de milhares e até milhões de pessoas, chegando a mudar o rumo de nações. Para demonstrar nosso compromisso com o avivamento da igreja brasileira, nós declaramos juntos:

Nós cremos no Evangelho

O evangelho de Jesus Cristo é a boa notícia da salvação graciosa de Deus somente pela fé em Jesus Cristo. Nós não compactuamos com as grandes distorções da mensagem cristã, ensinadas por grupos que, em sua essência, exploram a credulidade do povo e buscam o enriquecimento ilícito em nome do evangelho. De acordo com as Escrituras, esses são lobos vorazes, mercadores da fé, charlatães. Sua existência não nos surpreende, pois, desde o início, Jesus e os apóstolos nos alertaram contra suas práticas.

O evangelho de Cristo exalta Deus que, em sua santidade, justiça e amor, oferece ao ser humano caído salvação através do sacrifício redentor de Cristo, o Messias prometido, o Filho de Deus. Afirmamos que ninguém pode ser justificado por suas obras, pois todos pecaram e distanciaram-se da glória de Deus. Somente pela fé em Cristo como Senhor e Salvador, o ser humano é salvo dos seus pecados e transformado em nova criatura.

Nós proclamamos o Evangelho

A missão principal da igreja é glorificar a Deus, proclamando o evangelho e fazendo discípulos de todas as nações.

Reconhecemos que a igreja foi chamada para proclamar o evangelho em sua inteireza, mas nos recusamos a vinculá-lo a ideologias políticas ou agendas de ambições pessoais. Cremos que o evangelho deve ser proclamado nos termos e ênfases do evangelho, não nas circunstâncias mutáveis da sociedade. Nós proclamamos o evangelho em sua totalidade, sem omitir seus aspectos essenciais como a justiça e a santidade de Deus, a culpa do ser humano, a salvação somente pela fé, a ressurreição dos mortos, o julgamento final, o céu e o inferno. Nós proclamamos o evangelho a todas as pessoas, independentemente de raça, nacionalidade, sexo, religião ou condição social. Cremos que todas as pessoas precisam ouvir o evangelho em sua própria língua e cultura, de forma contextualizada, que tenham a oportunidade de ser discipuladas e fazer discípulos, formando igrejas locais autóctones comprometidas com o pleno ensino do Reino de Deus, fazendo da proclamação do evangelho um estilo de vida.

Nós repudiamos mensagens que substituam o evangelho de Cristo por conteúdos humanistas de autoajuda, que promovam um misticismo desvinculado das Escrituras e transformem Deus em um negociador de bênçãos.

Nós defendemos o Evangelho

Desde os seus primórdios, o ensino de Cristo esteve sob o ataque de crenças e filosofias hostis à mensagem da salvação pela graça mediante a fé. Somos chamados a lutar diligentemente por essa fé que nos foi entregue de uma vez por todas, estando preparados para dar razão da esperança que existe em nós e vigiando contra lobos vorazes que não poupam o rebanho. A defesa da fé faz parte essencial da missão da igreja enquanto ela proclama o evangelho de Cristo. Nós rejeitamos o evangelho do relativismo pós-moderno, do ateísmo militante, do secularismo pragmático, do liberalismo teológico, das seitas e cultos, do nominalismo religioso, de todas as ideias e ideologias que se levantam contra ou pretendem substituir o evangelho de Cristo. Nós afirmamos nossa plena convicção na existência de Deus, em sua revelação objetiva e inerrante através das Escrituras, na singularidade de Cristo e na realidade da eternidade. Nós defendemos o evangelho com amor, sabedoria, compaixão e firmeza, sem qualquer contemporização, visando a conversão dos perdidos e a proteção daqueles que creem, na firme convicção de que o próprio Jesus edificará sua igreja e a portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Nós nos comprometemos a viver à luz do Evangelho

Mártires, reformadores, avivalistas através da história têm assumido o absoluto compromisso com o evangelho. O maior apelo para a veracidade do evangelho é o testemunho de vidas radicalmente comprometidas com ele. Nós nos comprometemos a viver de forma digna do evangelho de Cristo como indivíduos, discípulos, profissionais e cidadãos, recusando-nos a ceder ao materialismo, ao relativismo e à corrupção, aceitando carregar a cruz de Cristo como prioridade absoluta do testemunho do evangelho de Cristo. Como cidadãos do reino de Deus, assumimos o compromisso de, na dependência da graça de Cristo, viver o poder transformador do evangelho em todas as suas dimensões. Diante da corrupção generalizada e do relativismo moral na sociedade brasileira, nós estamos prontos para assumir as plenas implicações éticas e morais do evangelho, não somente na esfera da igreja, mas também da sociedade: educação, trabalho, política, economia, cultura.

Nós oramos pelo progresso do Evangelho

Público da 16ª Consciência CristãReconhecemos que, sem a intervenção soberana e sobrenatural de Deus, não veremos o verdadeiro progresso do evangelho. Esforços humanos produzem resultados humanos. Através da história, o evangelho tem impactado nações pelo poder do Espírito Santo. Embora o Brasil nunca tenha experimentado um avivamento espiritual de grandes proporções, nós nos comprometemos diante de Deus a orar por esse avivamento, na expectativa de uma transformação radical no curso de nossa nação através da igreja do Senhor, cheia do Espírito Santo, vivendo a plenitude do evangelho.

Nós nos unimos pelo Evangelho

Dizemos “não” a uma união que compromete a essência do evangelho de Cristo. Não cremos que todos os caminhos levam a Deus, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Não cremos que todas as instituições ditas cristãs de fato seguem a Cristo, pois muitas afirmam o nome de Cristo sem conhecê-lo. Mas afirmamos sim nosso compromisso de unidade com todos aqueles que abraçam o evangelho de Cristo, como nos foi transmitido por Jesus e seus apóstolos. Ao mesmo tempo, reconhecemos que as verdades essenciais, comuns a todos os evangélicos herdeiros da Reforma, podem nos unir não institucionalmente, mas como corpo vivo de Cristo, que, na sua diversidade, cumpre a sua missão. Desejamos ser a resposta a oração de Cristo quando ele orou para que fôssemos um. Nós nos unimos pela proclamação do evangelho a todas as nações.

Assim, confiantes na graça de Deus, assumimos este compromisso diante de Deus e de seu povo para vermos em nossa nação brasileira um poderoso progresso do evangelho de Cristo.

Subscrevemos,

Pr. Euder Faber Guedes Ferreira (Coordenador do 16º Encontro para a Consciência Cristã) 
Pr. Jorge Noda (ILEST/PB) 
Pr. Renato Vargens (ICA/RJ) 
Dra. Norma Braga (IPB/RN) 
Pr. Paul Washer (Heart Cry/EUA) 
Pr. Hernandes Dias Lopes (IPB/ES) 
Dr. Russell Shedd (IB/SP) 
Pr. Augustus Nicodemus (IPB/SP) 
Pr. Ronaldo Lidório (IPB/AM) 
Dr. Heber Campos Jr. (IPB/SP) 
Pr. Jonas Madureira (IB/SP) 
Pb. Solano Portela Neto (IPB/SP) 
Prof. Adauto Lourenço (IPB/SP) 
Pr. Joide Miranda (MEI/MT) 
Pr. José Bernardo (AMME/SP) 
Pr. Geremias Couto (AD/RJ) 
Prof. Ricardo Marques (IBC/CE) 
Pr. Joaquim de Andrade (CREIA/SP) 
Miss. Gleydice Bernardes (ACEV/PB) 
Miss. Socorro Teles (IPB/PB) 
Pr. Robson Tavares (ICNV/PB) 
Pb. José Mário (IPB/PB) 
Pr. Luiz Vieira (ICNV/PB) 
Pr. Valter Vandilson (ICD/PB) 
Pr. José Américo (IB/PB) 
Pr. José Pontes (IN/PB) 
Miss. Joyce Clayton (Inglaterra) 
Profª. Janeide Andrade (OBPC/PB) 
Miss. Edna Miranda (MEI/MT) 
Miss. Rosali Melo (IC/PB) 
Dra. Paumarisa Vieira (IPB/PB) 
Pr. Weber Alves (ICES/PB) 
Jorn. Josué Sylvestre (AD/PR) 

Nota: 

O 16º Encontro para a Consciência Cristã começou na última quinta-feira (dia 27) e terminou ontem (dia 04), em Campina Grande (PB). A expectativa antes do evento era ter a visita de 70 mil pessoas.


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Fonte:http://www.ultimato.com.br/conteudo/32-lideres-cristaos-lancam-carta-de-campina-grande

"O que é a doutrina bíblica da iluminação?"

05.03.2014
Do portal GOT QUESTIONS


Resposta:Em termos simples, a iluminação no sentido espiritual é "ligar a luz" do entendimento em alguma área. Quando a iluminação divina lida com novos conhecimentos ou coisas futuras, nós a chamamos de "profecia". Quando a iluminação lida com a compreensão e aplicação do conhecimento já dado, nós a chamamos de "iluminação". Surge então a pergunta: "Como é que Deus ilumina as mentes daqueles que estudam a Sua Palavra?"

O nível mais básico de iluminação é o conhecimento do pecado; sem esse conhecimento, todo o resto é inútil. Salmo 18:28 diz: "Sim, tu acendes a minha candeia; o Senhor meu Deus alumia as minhas trevas." Salmo 119, o maior capítulo da Bíblia, é uma canção sobre a Palavra de Deus. O versículo 130 diz: "A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples." Este versículo estabelece o método básico da iluminação de Deus. Quando a Palavra de Deus entra no coração de uma pessoa, dá luz e entendimento. Por esta razão, somos repetidamente encorajados a estudá-la. Salmo 119:11 diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." Os versículos 98 e 99 dizem: "O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação."

O estudo regular da Palavra de Deus dá direção e compreensão nas questões da vida. Este é o primeiro método da iluminação de Deus e o ponto de partida para todos nós. No Salmo 119, encontramos também um outro tipo de iluminação de Deus. O versículo 18 diz: "Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei." Estas "coisas maravilhosas" não são novas revelações, mas coisas que foram escritas muito tempo antes e só agora compreendidas pelo leitor. Da mesma forma, o versículo 73 diz: "As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para que aprenda os teus mandamentos." O apelo é por entendimento pessoal para aplicar as leis de Deus. Quinze vezes neste salmo, Deus é convidado a ensinar ou dar conhecimento de Suas leis.

Uma passagem que às vezes provoca controvérsia a respeito da iluminação é João 14:26: "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." Jesus estava falando aos Seus discípulos no Cenáculo, dando-lhes as últimas instruções antes de Sua morte. Este grupo especial de homens seria responsável por espalhar as boas novas de Jesus Cristo para o mundo inteiro. Eles tinham passado três anos e meio com Ele, assistindo os Seus milagres e ouvindo os Seus ensinamentos. Ao repassar esses ensinamentos para o resto do mundo, eles precisariam da ajuda especial de Deus em lembrar-se com precisão. Jesus disse que o Espírito Santo os ensinaria e lembraria do que tinha sido dito para que pudessem corretamente transmitir a mensagem aos outros. Embora este versículo ensine que os apóstolos teriam ajuda divina em escrever os Evangelhos, ela não ensina que o Espírito faria o mesmo com todos os crentes.

Então, como funciona o trabalho da iluminação do Espírito Santo nos crentes? Efésios 1:17-18 nos diz que o Espírito dá sabedoria e revelação a respeito de Jesus Cristo e abre os olhos do entendimento para que possamos conhecer os propósitos de Deus em nossas vidas. Em 1 Coríntios 2:10-13, Deus revela os Seus planos para nós pelo Seu Espírito, o qual nos ensina as coisas espirituais. O contexto aqui aponta para a Palavra de Deus como aquilo que foi revelado. O Espírito de Deus sempre nos apontará para a Palavra de Deus para a nossa instrução. Como Jesus disse aos Seus discípulos em João 16:12-15, o Espírito simplesmente repete o que o Pai e o Filho já disseram. Esta repetição nos ajuda a lembrar e totalmente ouvir o que Deus já nos disse. Às vezes temos que ouvir coisas várias vezes para que possamos realmente "ouvi-las". É aí que o Espírito entra em cena.

Uma coisa que é às vezes negligenciada na discussão de iluminação é o seu propósito. Em ouvir alguns argumentos, parece que todo o propósito da iluminação é uma compreensão exata e acadêmica da Palavra de Deus. Não há dúvida de que Deus deseja que compreendamos corretamente o que Ele nos deu. As palavras têm significado, e devemos prestar atenção aos detalhes nessas palavras. No entanto, um entendimento acadêmico dos fatos não faz bem a ninguém se não houver uma aplicação de tais fatos.

Voltando ao Salmo 119, encontramos declarações sobre o propósito em conexão com os versículos de iluminação. "Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim meditarei nas tuas maravilhas" (v. 27); "Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei, e a observe de todo o meu coração" (v. 34); "Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos" (v. 125); "dá-me entendimento, para que eu viva" (v. 144). A iluminação sempre aponta para alguma ação. Por que Deus nos ajuda a entender a Sua Palavra? Para que possamos viver em sua luz. 1 João 1:6 nos desafia: “Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.” Podemos parafrasear esse versículo da seguinte maneira: "Se dissermos que temos sido iluminados, mas ainda andamos na escuridão, mentimos sobre a compreensão da Palavra de Deus." O Espírito de Deus, o qual nos ilumina a compreender a Palavra de Deus, pega esse conhecimento e nos ajuda a vivê-lo. Romanos 8:14 diz: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." A iluminação do Espírito Santo em nossas vidas é uma confirmação de que somos realmente filhos de Deus.

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Fonte:http://www.gotquestions.org/Portugues/iluminacao-biblica.html

A natureza do inferno

05.03.2014
Do portal GOSPEL PRIME
PorMissionário Rosivaldo

A natureza do infernoA natureza do inferno
O inferno é uma realidade mesmo que você não creia!
A Bíblia não se ocupa em discorrer sobre a anatomia do inferno como alguns autores contemporâneos se arriscam a fazer em nome de uma suposta divina revelação, mas se propõe a nos ensinar sobre sua realidade e suas mais relevantes características. O inferno não é um mito criado pelos escritores bíblicos, é antes, um lugar e estado de sofrimento ininterrupto e pleno sob o qual padecerá todos quantos não forem regenerados pelo sacrifício vicário de Cristo.
Antes de iniciarmos uma reflexão ou debate mais profundo acerca deste momentoso tema, se faz necessário introduzirmos algumas idéias de grande relevância. Primeiro, é necessário que os leitores da Bíblia compreendam que há uma larga diferença entre o que a Bíblia diz e o que ela revela com o que diz. Por exemplo, a Bíblia diz que Elias orou sete vezes, pela sétima seu servo viu uma pequena nuvem, com isso Elias parou de orar e entendeu que suas petições haviam sido atendidas. Ao contrario do que muitos dizem sobre o misticismo do número sete, Elias ensina-nos com sua experiência que devemos orar com perseverança até recebermos as respostas que almejamos de Deus.
Em outro texto não muito distante desse, o autor de 2 Reis nos dirá que o arrogante general da Síria Naamã, foi purificado de sua lepra após mergulhar sete vezes no rio Jordão. Lendo o texto de 2 Reis 5 por inteiro, veremos que Naamã rejeitou a principio as palavras de Elizeu, mas dissuadido de sua posição orgulhosa, obedeceu as palavras do profeta. Este episódio interpretado hermeneuticamente, diz-nos que há milagres recebidos pela obediência, ou seja, quando abrimos mão de qualquer orgulho e resolvemos obedecer às palavras de Deus, podemos ser restaurados. Essa é a lição do texto. Essa passagem bíblica de modo nenhum objetiva revelar um suposto poder advindo do número sete.
Assim também a Bíblia procede em outras passagens e em outras temáticas. A Bíblia chama Jesus de cordeiro, mas não devemos esperar encontrar no céu o Salvador em forma de cabrito. Ao chamar Jesus de cordeiro a Bíblia identifica-o com a natureza do seu sacrifício tal como os cordeiros que eram sacrificados no templo. Em outro texto a Bíblia diz-nos que o povo de Israel sairia em paz e seria guiado em paz e por onde passasse as árvores dos bosques lhes bateria palmas. Obviamente, essa afirmação não é literal. O significado desse texto é que a fidelidade de Israel faria com que aonde ele chegasse fosse reverenciado pelos demais povos e favorecido pela natureza.

Dada essa palavra, voltemos ao tema deste capítulo.

A Bíblia, em especial o Novo Testamento, fala largamente sobre a existência do inferno defendendo sua realidade e até definindo em termos gerais sua natureza. Para iniciarmos uma reflexão sobre o inferno precisamos dizer que as versões bíblicas em língua portuguesa não chamam de inferno apenas o lugar e estado para onde irão os condenados conjuntamente com os demônios; chama também de inferno a morada de todos os mortos e ainda denomina como inferno o estado de minimização de poder que os demônios sofreram quando abandonaram seu ministério angelical no céu. Entretanto, o texto sagrado grego atribui outros termos aos que nossas versões chamam de inferno. Há três palavras diferentes com significados distintos, discorreremos sobre cada uma delas e examinaremos vários textos no afã de encontrar os melhores sentidos para o tema em pauta.
Sei que até aqui a compreensão do leitor pode não ter ainda alcançado a linha de raciocínio proposta. Para clarearmos propomos alguns exemplos:
Em Mateus 5. 22 lemos: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.” (grifo meu).
Nesse texto a palavra traduzida como inferno é Geena e para o significado que comumente empregamos é a mais correta “Geena” ou “Geena de fogo” traduz-se como inferno, isto é, o lugar da punição futura por causa das características semelhantes que envolvem ambas as coisas. Foi uma palavra que Jesus usou diversas vezes em seus discursos para explicar com pertinência a natureza cruel e humilhante do lugar para onde os ímpios serão sentenciados por toda a eternidade.
Historicamente falando, Geena nomeava, originalmente, o vale de Hinnon, ao sul de Jerusalém. Nos tempos veterotestámentarios, quando o paganismo invadiu as práticas de culto do povo israelita, iniciou-se a prática pagã de sacrifícios humanos. No lugar chamado de “vale de Hinnon” havia uma saliência usada como altar. Diz-se que ali muitos pais seguravam seus filhos pelos pés e perfurava-lhes o pescoço; enquanto os demais participantes daqueles cultos tocavam seus tambores atrás daqueles adoradores de Moloque, ensurdecendo desse modo os pais.
O barulho produzido pelos tamboristas era tão alto que os pais eram impedidos de ouvir os gritos e choros de seus filhos. É sabido que com o passar do tempo, o vale que talvez pertencesse a uma família de sobrenome HINNON tornou-se o depósito e incinerador do lixo de Jerusalém. Lançavam-se ali cadáveres de animais para serem consumidos pelo fogo, aos quais se acrescentava enxofre para ajudar na queima.
Também se lançava ali cadáveres de criminosos executados, considerados imerecedores de um sepultamento decente num túmulo memorial. O relato dos evangelhos revela que após a morte de Jesus por crucificação, José de Arimateia pediu a Pilatos permissão para remover e sepultar o seu corpo. Isso ocorreu porque Jesus foi assassinado como um malfeitor aos olhos das autoridades civis e religiosas da época. Caso José de Arimateia não houvesse recebido permissão para remover e sepultar o corpo de Jesus, as autoridades intencionavam jogar seu corpo na Geena, isto é, no aterro sanitário de Jerusalém.
Quando os cadáveres caiam no fogo, eram consumidos por ele, mas, quando os cadáveres caiam sobre uma saliência da ravina funda, sua carne em putrefação ficava infestada de vermes, que não morriam até terem consumido as partes carnais, deixando somente os esqueletos. Pela determinação do rei Josias em seus dias nenhum animal ou criatura humana viva deveria se lançado na Geena para serem queimados vivos ou atormentados.
Geena é uma comparação adequada para descrever o perverso e sua situação futura. Geena então não é em si mesma o inferno, mas é a mais clara metáfora para ele. A seguir veremos que não foi debalde que Jesus utilizou-se dessa palavra para falar do destino eterno dos impenitentes.
Dada esta explicação tratemos sobre a natureza do inferno. Preciso voltar a dizer que há uma larga diferença entre o a Bíblia diz e o que ela quer revelar com o que está expresso. Sempre que o Novo Testamento trata sobre o inferno, ele se utiliza de termos como fogo, choro, ranger de dentes, lugar onde o bicho nunca morre e trevas espessas essa linguagem visa alcançar a compreensão humana para a realidade sofredora do inferno. Os termos mencionados não devem ser entendidos como literais, mas sim como figurados por algumas questões lógicas e óbvias.

FOGO

A maior ação provocada pelo fogo é alterar a forma natural das coisas. Ao usar a figura do fogo para descrever o inferno, Jesus dá-nos a entender que o homem que for condenado será destituído de todas as características das quais se orgulha, como: beleza, sensualidade, aparência desejável ou pujança.
Jesus se utilizou da linguagem da Geena como vimos estudando na introdução deste capítulo, para invocar a natureza sofredora do lugar para onde irão os que perecerem sem Deus. A figura do Geena retrata humilhação uma vez que somente os desonrados eram jogados lá. O inferno é sem dúvida, um lugar e estado de humilhação eterna. O inferno traça um claro contraste com a vida na terra.
No mundo os que criam suas próprias regras e não se submetem aos parâmetros divinos parecem ser os que mais se destacam com honra. O inferno é um lugar em que não há nenhum espaço para se criar nenhuma regra que seja aparentemente interessante. É lugar de desonra, solidão, indignidade e reclusão perpétua.
Outra imagem representada pela Geena é a ideia de morte. Morte não é apenas a ausência de vida, morte é a inaptidão para participar de qualquer obra útil. No inferno não há vida ativa, só existência agonizante. Isso dá-nos a ideia de impotência. Os corpos lançados na Geena exalavam odor repugnante para os demais, por isso, ninguém apreciava estar lá. No contexto empregado por Cristo em que Geena é o símbolo da perdição, os perdidos condenados sofrerão o abandono e a solidão eterna, sem ninguém para compartilhar suas dores ou entreter.
A figura do fogo trás a mente um elemento que destrói, que machuca e que altera a forma original das coisas. Assim como os mais belos, luxuosos e caros objetos são destruídos e reduzidos à cinzas pela ação do fogo, o estilo de vida fútil carregado de prazer pecaminoso será completamente extirpado no inferno.

CHORO

Chorar é o modo como expressamos nossa dor, frustrações, angústias e agonias. Obviamente não haverá no inferno o choro literal, por uma questão bastante lógica: o liquido expelido no choro adentra ao organismo humano pelo banho, ingestão de água ou de outros líquidos. No inferno não se espera que exista água, logo o choro será inexistente. Entretanto, é claro que quando Jesus mencionou o inferno como um lugar de choro, ele estava falando de um estado em que as emoções estão extremamente aguçadas a ponto de o sofrimento ser intenso ao máximo. Um sentimento de remorso por ter usado inconvenientemente as oportunidades que teve; uma convicção plena de não ter mais saída ou solução de se inverter aquele estado.
O sofrimento experimentado no inferno deverá ser inexprimível, pois os que ali estiverem cativos reconhecerão a justiça de Deus que pune com seu máximo rigor. Atrevo-me a conjecturar que os que estiverem sendo punidos não odiarão a Deus nem ao Diabo, mas odiarão a si mesmos por terem resistido a Deus e dado ao Diabo o governo de suas vidas. Isso lhes corroerá a consciência que não será apagada por toda a eternidade.

RANGER DE DENTES

Esta expressão equivale a ideia de dor ou agonia. Quando alguém vem a ranger os dentes a dor é no mínimo insuportável. Tal como as expressões anteriores, essa também é figurada para explicar sensações agonizantes. Defendo que seja uma expressão figurativa pelo fato irrefutável que as almas não têm as mesmas estruturas corporais que temos aqui, enquanto residimos no corpo.
Para desempenhar atividades ligadas a alimentação, se faz necessário a presença e uso da arcada dentária, o que é absolutamente dispensável aos corpos espirituais dos que forem para as regiões infernais. Principalmente por essa razão, o termo “ranger os dentes” foi usado por Cristo para traduzir a ideia de sofrimento incontrolável. Sim é neste sentido que o Senhor empregou a expressão e é justamente esse sofrimento incontrolável que as almas impenitentes padecerão eternamente.

LUGAR ONDE O BICHO NUNCA MORRE

Acredito ser desnecessário empreender alguma explicação sobre os termos em pauta, visto que eles também são termos peculiares da associação entre o lugar de tormentos eternos e a figura da Geena. Mas vou arriscar uma breve nota sobre o assunto. Pelo termo “lugar onde o bicho nunca morre” entende-se como sendo um lugar de desconforto extremo.
Sabe-se que um lugar propício para os bichos ou vermes é um ambiente de muita e contínua sujeira. Esse tipo de ambiente é o retrato nítido de um lugar de desconforto, um recinto assim é inadequado para alguém se sentir bem. Um ambiente desses é extremamente impróprio para a existência humana. No uso dessas comparações Jesus enfatiza a realidade degradante e desconfortável da habitação eterna dos que perecerem.

ENXOFRE E LAGO DE FOGO

Como vimos na introdução deste capítulo, era posto enxofre para facilitar a queima do lixo e higienização dos demais elementos fétidos que jaziam no incinerador de Jerusalém. O uso desse mineral (o enxofre) nos textos que falam sobre o inferno é usado unicamente objetivando chamar a atenção para a figura que Cristo insistentemente invocou em seus discursos quando tratou sobre a realidade eterna dos impenitentes que receberão a ira divina com todo o seu rigor após terem passado pelo juízo de Deus.
Essa mesma figura surge novamente em Apocalipse 20.14,15/21.8. Nos textos de Apocalipse Lago de fogo pode ser interpretado como um estado da alma, que pela sua distância de Deus e do gozo celestial padece a segunda morte.
Outra interpretação cabível nestes textos é a plena inatividade dos elementos morte e inferno. A ideia de que no inferno haverá enxofre reside no fato de que Jesus intencionava associar o papel no enxofre na Geena à presença de outros elementos com igual potencial de fomentar a atividade sofredora do inferno, ou seja, na Geena o enxofre servia principalmente para intensificar a queima e com isso garantir que se cumprisse o objetivo daquele aterro sanitário.
Em outras palavras, ao usar a figura do enxofre para abordar a pena eterna dos impenitentes, Jesus queria afirmar que a todo o sofrimento prefigurado no fogo, no choro, no ranger de dentes, etc. seria acrescido outros fatores que intensificará ainda mais toda dor e todo sofrimento.
Outras figuras emergem das páginas das Escrituras sobre a punição eterna dos condenados. Por exemplo, Jesus falou do inferno como sendo um lugar de trevas espessas , caracterizando-o como um calabouço ou lugar de tortura.

A REALIDADE DO INFERNO

Sei que não posso encerrar todo o sentido do tema, mas gostaria de chamar a atenção do leitor para alguns textos e interpretá-los de modo que revelem a natureza real desse lugar de tormentos perpétuos.
Segundo o texto de Lucas 16.23, o inferno é um lugar de plena consciência. O texto destaca algumas verdades e esclarece algumas questões como: recordações da vida que levou na terra, arrependimento pelas obras erradas que foram cultivadas, afetividade ainda aguçada, desejo de uma nova chance. As pessoas que forem viver sua eternidade no inferno terão que conviver eternamente com essa dura realidade.
O inferno é, segundo Mateus 18.9 um lugar onde os sentidos estarão aguçados para perceberem e viverem sofrimentos invisíveis e indeléveis pela eternidade. Talvez aqui surja uma questão: como os sentidos estarão aguçados se serão as almas e não os corpos que padecerão no inferno? Na verdade muitos textos no Novo Testamento sugerem ou declaram que no último Dia haverá uma ressurreição de todos os mortos, absolvidos e condenados.
Esse argumento tem apoio bíblico: “não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo .” Perceba que todos ressuscitarão. Essa ressurreição é universal e ao que parece envolve duas áreas: física e espiritual. Assim como os ressurretos santos receberão corpos como o dos anjos para gozarem dos prazeres eternos, obviamente os mortos perversos receberão algum tipo de corpo ressurreto no qual serão atormentados para sempre.

QUEM É CANDIDATO AO INFERNO?

• Os que fazem pouco caso de Deus – Sl 9.17;
• Os adúlteros – Pv. 5.5;
• Aqueles que fazem de suas vidas uma existência inútil para Deus – Mt. 3.12;
• Os que se recusam se arrepender de seus delitos contra Deus – Mt. 11.23;
• Aqueles cuja pregação não condiz com a vida que levam – Mt. 23.15,23;
• Todos aqueles que insistem em não perdoar aos que lhe fazem mal – Mt. 18. 34-35;
• Os egoístas que não se importam com as dores alheias – Mt. 25. 31-46;
• Aqueles que preferem viver pelos padrões que Deus despreza – Ap. 21.8;

ADVERTÊNCIAS AOS QUE NÃO QUEREM IR PRA O INFERNO:

1) É melhor abri mão de coisas importantes, necessárias e insubstituíveis do que abri mão de coisas eternas – Mt. 5.29-30;
2) Procuremos fazer a vontade de Deus ainda que ela seja muito difícil e ainda que para vivê-la tenhamos que sofrer – Mt. 7.13-14;
3) (MÃO) Se as nossas ações desagradam a Deus, é melhor que abramos mão delas, pois é melhor deixar de satisfazer a si mesmo do que ser condenado ao inferno; (PÉS) se os lugares para onde costumamos ir, nos fazem ser desagradáveis a Deus, é melhor que deixemos esse hábito, pois é melhor perder hábitos que gostamos do que ganhar ingressos para o inferno; (OLHOS) se as coisas em que nossa atenção se foca, não agradam a Deus, é melhor que mudemos nosso foco, pois é melhor não se interessar pelo que a maioria das pessoas se interessa do que ser igual a todo mundo e mesmo assim ser condenado ao inferno – Marcos 9.43-48;

TÁRTARO

Já em 2 Pedro 2.4-10a diz: “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios; e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente; e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles), é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo, especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo.(grifo meu).
Vejamos este mesmo texto na Bíblia de Jerusalém:
“Com efeito, se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas lançou-os nos abismos tenebrosos do Tártaro, onde estão guardados à espera do Julgamento, nem poupou o mundo antigo, mas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios, preservou apenas oito pessoas, entre as quais Noé, o arauto da justiça, e se, como exemplo do que havia de sobrevir aos ímpios, condenou à destruição as cidades de Sodoma e de Gomorra, reduzindo-as a cinzas, enquanto livrou o justo Ló, deprimido com o comportamento dissoluto daqueles perversos porque esse justo, que morava entre eles, afligia diariamente a sua alma justa com as obras iníquas que via e ouvia —, é certamente porque o Senhor sabe libertar os piedosos da tentação e reservar os injustos sob castigo à espera do dia do Julgamento, sobretudo aqueles que seguem a carne, entregando-se a paixões imundas, e que desprezam a autoridade do Senhor”. (grifo do autor).
Um texto bem parecido aparece em Judas 6:
“aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia.”
Então, devemos acreditar que exista um inferno para os demônios e outro para os homens ímpios? Ou devemos aceitar que os demônios estão todos presos? Ou ainda que existam demônios piores que outros e que por isso alguns estão presos e outros soltos?
A versão da Bíblia de Jerusalém é bem mais clara e por isso lança uma melhor percepção da mensagem que este texto quer enfatizar. Mas o que vem a ser o Tártaro? Ora a compreensão desta palavra exige que retrocedamos a Grécia antiga e revejamos sua mitologia, onde Tártaro era o nome que os antigos usavam para descrever o que eles chamavam de ‘o abismo mais profundo do inferno. ’

o Dicionário de Mitologia Grega e Romana assim se refere a tártaro: “o Tártaro, cujo nome não é senão uma displicente onomatopeia representava, no centro da terra, a prisão dos rejeitados. ” Ao empregar este termo, Pedro estava destacando a rejeição de Deus pelos demônios. A palavra usada pelo tradutor é inferno enquanto que no grego original é tártaro que na cultura e compreensão dos gregos era o abismo mais profundo do inferno, enquanto para os judeus era o mesmo que a Geena.
Não seria sensato, pensar que a expressão de Pedro “os entregou a abismos de trevas” significa a condenação dos demônios ao inferno, uma vez que em seguida o apóstolo diz: “reservando-os para juízo”. A sentença não pode preceder ao julgamento. Mas o texto deixa claro que “entregar os demônios a abismos de trevas” foi o modo como Deus quis “reservá-los para o juízo”. Dessa forma, ao entregá-los a abismos, Deus minimizou seu poder, limitou sua atuação e reduziu as atribuições do querubim ungido que lhe fora outorgado quando, no princípio foi criado.
Nós sabemos que tanto no texto referido em 2 Pedro como em Judas 6 o tempo da condenação é presente, mostrando com isso que eles já estão presos o que bem sabemos que não é verdade, não literalmente. Os textos em análises deixam-nos a seguinte mensagem: que os anjos que pecaram foram sentenciados ao juízo, destituídos do poder que tinham e expulsos do seu domicílio.
O leitor pode dizer que os demônios atuam com tanta eficiência no tempo presente que não tem como duvidar que eles tenham poder. Mas devemos dizer que o poder deles fora minimizado por Deus. Pois a palavra “algemas” que aparece em Judas 6 sugere que há uma prisão em que estão, enquanto que a palavra “guardado” no grego é tereo (τηρεω) palavra comumente usada em forma de metáfora significando “manter alguém no estado no qual ele está”. Ora eles estão mantidos atuantes, porém em escala minimizada de poder. É o mesmo caso que surge em Apocalipse 20 onde nos assegura o texto que satanás foi preso.
E nós, amilenistas, acreditamos que satanás está verdadeiramente preso. Mas isso pode parecer ilógico, insano. Como satanás estaria preso se a cada dia que passa seu domínio cruel aumenta sobre o mundo? O autor do Apocalipse foi cuidadoso quando esclareceu que satanás fora preso “para que não mais enganasse as nações”. Neste sentido ele está aprisionado. Para esta finalidade ele está inoperante .
Concluímos então que em se referindo aos demônios, o tártaro é a diminuição das forças satânicas no período entre as duas vindas de Cristo a terra. O sentido grego dessa palavra também abrange a rejeição punitiva para os maus e castigo para os ímpios, todavia os autores bíblicos optaram por não se utilizaram deste termo para se referirem à pessoas, deixando claro, com isso, que há distinção entre o inferno dos homens que é o lugar de punição eterna e o tártaro dos demônios que é muito mais um estado do que propriamente um lugar.

HADES OU SHEOL

Bem estes vocábulos são por demais difíceis de interpretar. A depender do contexto, o significado pode variar muito. Sheol é um termo hebraico usado tipicamente para designar sepultura, mas há outras designações no Velho Testamento para essa palavra. A mesma regra de variação na interpretação vale para o vocábulo grego hades presente em algumas passagens do Novo Testamento. Essas palavras surgem em vários textos trazendo consigo significados distintos e variados. Vejamos abaixo alguns exemplos.

Sheol como sepultura

Em salmos 139.8: “Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo {sheol}, lá estás também;” Neste texto o significado mais cabível seria sepultura, uma vez que o autor está falando de instâncias físicas, de lugares distantes ou próximos onde a mão divina o guiaria e sustentaria. Esse argumento pode ser mais bem aceito quando notamos que os demais lugares mencionados pelo salmista são todos físicos. Ele fala do céu, mares, ambientes escuros e claros.
Em salmos 49.14 lemos: ”Como ovelhas são postos no {sheol}; a morte é o seu pastor; eles descem diretamente para a cova, onde a sua formosura se consome; a sepultura é o lugar em que habitam”. Do mesmo modo que o texto anterior, aqui sheol também quer dizer sepultura. Isso é visto claramente na comparação que o salmista faz entre o homem e a ovelha mostrando que a morte é uma consequência inevitável da existência de todo ser vivo racional ou não.
Sheol como lugar de punição e condenação eterna
No salmo 9.17, volta a aparecer o termo sheol, desta vez para designar o lugar onde os ímpios e aqueles que fazem pouco caso de Deus perecerão eternamente, ou seja, o lugar para onde os ímpios são enviados para castigo. O texto diz: “Os perversos serão lançados no {sheol}, e todas as nações que se esquecem de Deus.” Vê-se aqui um indubitável exemplo de castigo e punição. Percebe-se aqui que a causa da ida destes indivíduos e nações para o sheol é o fato de eles serem ímpios e se esquecerem de Deus, por isso serão castigados.
Outra vez a palavra sheol surge expressando uma promessa de punição para o povo impenitente. Desta feita em Oséias 13.14: “Eu os redimirei do poder do {sheol}; eu os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as suas pragas? Onde está, ó sepultura, a sua destruição?”
“As duas primeiras frases são perguntas retóricas que exigem uma resposta negativa: “Eu os remirei do poder do {sheol}? Não. “Eu os resgatarei da morte? Não. As duas frases seguintes chamam a morte e o inferno para lançarem seu poder contra Israel.”

Sheol como hipérbole representando desesperança ou consequências funestas
Em Jonas 2.1,2 a mesma palavra aparece trazendo um sentido diferente: “Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao SENHOR, seu Deus, e disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do {sheol}, gritei, e tu me ouviste a voz.” Aqui a lógica do contexto não nos deixa entender outra coisa senão que o profeta está usando de hipérbole para designar a impossibilidade de voltar a viver. Um homem numa situação como a que Jonas esteve, deve naturalmente duvidar da possibilidade de voltar à existência.
O sheol de Jonas pode ser traduzido como o abismo da desesperança e da angústia. Não acho que seja correto relacionar este abismo ou sheol com o abismo das profundidades do mar, uma vez que o profeta não pôde determinar à quantos metros estava dentro do mar. Outra coisa é que em determinadas épocas do ano, baleias e peixes de grande porte, escolhem as águas mais rasas para acasalar e desovar.
Em provérbios 7.27 o texto bíblico se expressa com essas palavras: “A sua casa é caminho para o {sheol} e desce para as câmaras da morte.” Esse texto traduz sheol por sepultura na versão Almeida Revista e Atualizada, contudo pelo contexto implícito nos parece melhor interpretar sheol por consequências funestas. Desse modo o texto ganharia o seguinte significado: “a casa da mulher adúltera é caminho que conduz às consequências funestas por isso pode conduzir a morte.” Talvez essa seja a melhor tradução para o texto em foco.
Sheol tem conotação de mau caminho, perdição e engano em Provérbios 5.5: “Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem ao {sheol}.”
O hades como habitação ou estado de todos os mortos condenados e salvos.
Outra citação pertinente ao assunto em relevância é Atos 2.27 onde em seu discurso Pedro recorre a um dos salmos messiânicos de Davi: “porque não deixarás a minha alma no HADES, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção”. Essa citação é referente a Jesus. Algumas escolas teológicas defendem que o hades ou sheol é o lugar para onde irão apenas os que morrerem sem Deus.
Entretanto aqui o texto deduz-nos que Jesus ao morrer foi ao hades, como um morto qualquer, mas não permaneceu lá porque seu corpo não viu corrupção, ou seja, não experimentou decomposição. Claro que essa questão é estritamente dependente do texto que se está consultando. Neste de Atos, o autor usa Hades com conotação de sepultura, neste sentido, todos, incondicionalmente irão para o mesmo lugar. Mas o texto quer dizer basicamente que Deus não permitiria que o corpo de Jesus permanecesse separado de seu espírito.

Hades como lugar de tormentos eternos

Em Lucas 16 Jesus conta a parábola do rico e de Lázaro, um mendigo que vivia na mesma cidade do homem rico. Jesus falou sobre a vida que estes seres financeiramente antagônicos viviam e por fim falou sobre suas mortes e o destino que suas almas tomaram. O versículo 23 traduz hades para inferno. Lá o texto expõe elementos como fogo e tormento, levando-nos a entender que aqui o hades é uma figura da eterna punição dos homens maus.
Concluímos, pois entendendo que na leitura da Bíblia nas versões em português se faz necessário uma análise para a palavra inferno. Entendemos também que o inferno é uma realidade expressa na Bíblia de modo a fazer-nos entender a essência da sua natureza para que vivamos uma vida que nos livre de tê-lo como nosso destino eterno.
Tradicionalmente as igrejas cristãs que ainda conservam uma visão ortodoxa da interpretação bíblica defendem a inexistência daquilo que algumas seitas denominam de ‘sono da alma’ e sustentam a doutrina da lucidez da alma após a morte e da instantânea posse do antegozo que os salvos passam a experimentar imediatamente após sua entrada na eternidade (morte). É deveras salutar continuar honrando essas doutrinas, uma vez que elas apresentam bons argumentos e firme respaldo bíblico. Embora tenhamos tratado a questão do inferno de forma bastante analítica ao levantar um pano de fundo histórico e uma hermenêutica pouco ortodoxa, conservamos o desejo de jamais e de nenhum modo adulterar a inerrante, inspirada, eterna e absoluta Palavra de Deus, sem a qual nenhuma base é sólida e nenhuma autoridade é sustentável.
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Fonte:http://estudos.gospelprime.com.br/natureza-inferno/

10 homens com quem uma mulher cristã não deve casar-se

06.03.2014
Do blog GOSPEL HOME BLOG, 03.03.14


Minha esposa e eu criamos quatro filhas – sem espingardas em casa! – e três delas já se casaram. Nós amamos nossos genros, e é óbvio que Deus escolheu a dedo cada um deles para combinar com os temperamentos e personalidades das nossas filhas.

Eu sempre achei que Deus gosta de agir como “casamenteiro”. Se Ele pôde fazer isso por minhas filhas, Ele pode fazer por você.

Hoje, eu conheço muitas amigas solteiras que gostariam bastante de encontrar o homem certo. Algumas me dizem que as opções são escassas em suas igrejas, então, estão se aventurado no mundo. Outras desistem em desespero, imaginando se ainda resta algum cristão decente por aí. Elas começam a questionar se deveriam baixar seus padrões para encontrar um par.

Meu conselho permanece: não se conforme com menos que o melhor de Deus. Muitas cristãs têm terminado com um Ismael porque a impaciência as empurrou para um casamento infeliz. Por favor, aceite meu conselho paternal: você está muito melhor solteira do que com o cara errado!

Falando de “homens errados”, aqui estão os 10 tipos principais de homens que você deveria evitar ao procurar por um marido:

1. O incrédulo. Por favor, escreva 2 Coríntios 6.14 em um post-it e cole-o em seu computador do trabalho. O texto diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”.. Essa não é uma regra religiosa antiquada. É a Palavra de Deus para você hoje.

Não permita que o charme, o visual ou sucesso financeiro de um homem (ou a disposição dele de ir à igreja com você) te leve a comprometer o que você sabe que é certo. “Namoro missionário” nunca é uma estratégia sábia. Se o rapaz não é um cristão regenerado, risque-o da sua lista. Ele não é o certo para você. Ainda estou para encontrar uma mulher cristã que não se arrependeu de casar-se com um incrédulo.

2. O mentiroso. Se você descobrir que o homem com quem você namora tem mentido sobre o passado, ou que está sempre cobrindo seus rastros para esconder segredos de você, fuja para a saída mais próxima. Casamento deve ser construído sobre um fundamento de confiança. Se ele não pode ser confiável, termine agora antes que ele te engane com uma decepção ainda maior.

3. O playboy. Eu queria poder dizer que se você encontra um cara legal na igreja, pode assumir que ele vive em pureza sexual. Mas esse não é o caso hoje. Tenho ouvido histórias tenebrosas sobre solteiros que servem na equipe de música no domingo, mas agem como Casanovas durante a semana. Se você se casa com alguém que estava dormindo por aí antes do seu casamento, pode ter certeza de que ele estará dormindo por aí depois do casamento.

4. O museu. Há muitos cristãos firmes que experimentaram o fracasso sentimental de anos atrás. Desde então, eles vêm experimentando a restauração do Espírito Santo e, agora, desejam relacionar-se novamente. Nessa segunda chance podem ser muitos felizes. Mas qualquer homem que não deixe o passado para trás não tratará você com responsabilidade.

5. O viciado. Homens de igreja que têm vícios com álcool ou drogas aprendem a esconder seus problemas – mas você não quer esperar até sua lua-de-mel para descobrir que ele é um bebum. Nunca se case com um homem que se recusa a pedir ajuda por seu vício. Insista que ele consiga ajuda profissional e afaste-se. E não entre em um relacionamento codependente em que ele afirma que precisa de você para ficar sóbrio. Você não pode consertá-lo.

6. O vagal. Eu tenho uma amiga que percebeu depois de casar-se com o namorado que ele não tinha planos de arrumar um emprego fixo. Ele tinha elaborado uma ótima estratégia: ele ficaria em casa o dia todo e jogaria videogame, enquanto sua esposa trabalhadora labutava e pagava todas as contas. O apóstolo Paulo disse aos tessalonicenses: “Se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Ts 3.10) A mesma regra aplica-se aqui: se um homem não quer trabalhar, não merece casar com você.

7. O narcisista. Eu sinceramente espero que você encontre um rapaz que é bonito. Mas, seja cuidadosa: se seu namorado gasta seis horas por dia na academia e regularmente posta fotos de seus bíceps no Facebook, você tem um problema. Não se apaixone por um cara egocêntrico.  Ele pode ser bonito, mas um homem que está apaixonado pela aparência e por suas próprias necessidades jamais conseguirá te amar sacrificialmente, como Cristo ama a igreja (Ef 5.25). O homem que está sempre se olhando no espelho nunca perceberá você.

8. O abusador. Homens com tendências abusivas não conseguem controlar sua raiva quando a situação esquenta. Se o rapaz que você namora tem a tendência de perder as estribeiras, seja com você ou com outros, não fique tentada a racionalizar seu comportamento. Ele tem um problema e, se você se casar com ela, terá de navegar por esse campo minado todos os dias evitando desencadear outra explosão. Homens irritados machucam mulheres – verbal e, às vezes, fisicamente. Procure um homem que seja gentil.

9. O crianção. Pode chamar-me de antiquado, mas eu suspeito de alguém de 35 anos que vive com seus pais. Se sua mãe ainda está fazendo a comida, a limpeza e passando as roupas dele, pode ter certeza de que ele está parado no tempo. Você está pedindo por problemas se acha que pode ser esposa de um cara que não cresceu. Recue e, como amiga, encoraje-o a encontrar um mentor que possa ajudá-lo a amadurecer.

10. O controlador. Alguns cristãos pensam que casamento se trata de superioridade masculina. Eles podem citar a Escritura e soar super-espirituais, mas, por trás da fachada de autoridade há profunda insegurança e orgulho que pode transformar-se em abuso espiritual. Primeira Pedro 3.7 manda que os maridos tratem suas esposas como semelhantes. Se o homem com quem você namora te rebaixa, faz comentários degradantes sobre mulheres ou parece esmagar seus dons espirituais, recue agora. O poder lhe subiu à cabeça. Mulheres que casam controladores religiosos frequentemente terminam em um pesadelo de depressão.

Se você é uma mulher de Deus, não venda sua primogenitura espiritual casando-se com um rapaz que não merece você. A melhor decisão que você pode tomar na vida é esperar por um homem que se entregou a Jesus.

Fonte: Bereianos
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Fonte:http://gospelhomeblog.blogspot.com.br/2014/03/10-homens-com-quem-uma-mulher-crista.html

Baldes cheios de lágrimas

05.03.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE
Por Elben César

quarta-feira

Agora, ricos, escutem! Chorem e gritem pelas desgraças que vocês vão sofrer. (Tg 5.1)
Tiago se sente na obrigação de avisar: uma carga enorme de angústias, calamidades, desgraças, desventuras e misérias está para chegar aos ricos. Naturalmente, não é para todos os ricos. Esse pacote vem para os ricos que enriqueceram de maneira duvidosa, criminosa ou injusta. Para os ricos que não pagam salários justos nem no dia certo. Para os ricos que mentem, brigam e matam. Para os ricos que deixam os Lázaros da vida tirando restos de comida de suas latas de lixo. Para os ricos que exploram a terra e danificam a criação de Deus. Para os ricos latifundiários e acumuladores de dinheiro (Is 5.8). Para os ricos sovinas do tipo de Nabal, incapazes de socorrer um grupo de errantes que está passando necessidade (1Sm 25.10-11). Para os ricos corruptos do tipo do rei Acabe, que calunia e manda matar o vizinho de seu palácio só para ficar com a plantação de uvas dele (1Rs 21.14).
Para os ricos do tipo daquele rico da parábola de Natã, que tomou a ovelha de estimação do vizinho pobre para dar de comer ao seu próprio hóspede (2Sm 12.2-4). Para os ricos que não têm a menor consciência social e que dizem em seu íntimo que os pobres não são problema deles. Para os ricos que se ajoelham diante do cifrão e prestam culto a ele.
Especialmente a estes, Tiago recomenda: chorem em altos brados, gemam, gritem, lamentem, rompam em prantos. Não depois, mas agora. Esse choro seria apenas uma antecipação do choro escatológico. Na paráfrase de Eugene Peterson, a fraseologia é mais provocativa: “Preparem baldes para as lágrimas que irão derramar”.
A palavra de Tiago não é original. Poucos anos antes dele, o próprio Jesus Cristo mandou chorar: “Ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa. Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome. Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar” (Lc 6.24-25).
– Se sou rico, esta é a hora de me autoexaminar e chorar, se preciso for!

>> Retirado de Refeições Diárias com os Discípulos. Editora Ultimato.
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Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2014/03/05/autor/elben-cesar/baldes-cheios-de-lagrimas/