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sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O colecionador de dias

03.01.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE, 02.01.14
DEVOCIONAL DIÁRIA
Por Elben César

quinta-feira
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. [Salmos 90.12]



Temos uma compulsão para colecionar. Não queremos nos desfazer daquelas coisas que fizeram, de alguma forma, parte do sentido que a vida nos teve num determinado momento. Uns têm sótãos cheios; outros, álbuns; outros, a garagem cheia de carros antigos.
Insegurança? Avareza? Espírito empoeirado? Não sei. Depende do papel que essas coisas desempenham em nossas vidas. Elas podem nos tornar avarentos, saudosistas, retrógrados ou sábios.
O salmista nos fala de um colecionador de dias. Pede a Deus que possa relacionar-se com seus dias de tal forma que eles o façam melhor à medida que o tempo passa. Como pode ser isso? O colecionador de dias pode ser um pródigo néscio: gasta tudo o que tem, sem priorizar importâncias e valores. Acaba trocando o importante pelo urgente. Ele nunca tem tempo para nada e sempre é surpreendido pelo relógio. E o que é pior: no final do ano, descobre que nada fez de importante.
Por outro lado, o colecionador de dias pode ser um sábio, quando conhece cada figurinha de sua coleção, bem como seu valor; quando aprende com as lições de seus dias, não precisando cair de novo no mesmo erro; quando aprende a viver cada dia como se fosse único; quando preza seus dias, mas sem avareza, sendo capaz de gastá-los também em folguedos.
O colecionador de dias é um sábio quando seu álbum não revela muitos espaços vazios ou uma capa cheia de inúteis duplicatas.
>> Retirado de Devocionais Para Todas as Estações. Editora Ultimato

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quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A CONVERSÃO DE UM PRESIDIÁRIO

02.01.2014
Do portal ENCONTRE A PAZ

Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.

Eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração
(Oséias 5:15 e 2:14).

O gerente de certa importante companhia vivia comodamente e desfrutava de uma boa reputação; por isso acreditava que não precisava depender de Deus.

Um dia o prenderam sob a acusação de ser o chefe de uma quadrilha que roubava carga da empresa na qual trabalhava. Ele foi fotografado junto aos furgões roubados e estas fotos foram divulgadas pelos meios de comunicação. Embora fosse inocente, ele se sentiu o mais miserável dos homens. Nenhum de seus amigos executivos o visitou no cárcere e, para piorar a situação, seu advogado de confiança estava de viagem.

Ali na prisão recebeu um calendário como este que você está lendo. Ele leu e foi desta maneira que o Senhor começou a trabalhar em seu coração. À noite outros prisioneiros cantavam hinos cristãos. Sem conhecer a letra deles, escutou tudo atentamente.

Quando o oficial do tribunal, na qual sua causa tramitava, foi falar com ele, o ex-gerente lhe contou sua necessidade espiritual. O oficial era cristão e lhe falou sobre a mensagem o evangelho: a morte, a ressurreição e o indescritível amor do Senhor Jesus Cristo. Ele então reconheceu que era um pecador, e se rendeu ao senhorio do Senhor Jesus Cristo. Alguns dias depois obteve sua liberdade, tanto da prisão quanto da condenação eterna devido à independência de Deus. Duplamente livre!
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Desculpas indesculpáveis

02.01.2014
Do blog ESTUDOS DA BÍBLIA
Por Paul Earnhart

Pode-se sentir a angústia da rejeição que passa através da parábola da Grande Ceia (Lucas 14:16-24). As desculpas oferecidas polidamente na última hora por aqueles hóspedes, havia muito convidados, são cheias de indiferença. Eles não são somente despreocupados com o esforço e a despesa sem sentido que sua recusa tardia causou ao seu solícito anfitrião, mas são insultuosos. Foi de uma flagrante desconsideração social da mais impensável qualidade, o tipo de coisa que um homem jamais faria no mundo de obrigações práticas. 

E, provavelmente de propósito, as respostas dos convidados relutantes, nesta parábola, estavam em forte contraste com o júbilo que deveria ter saudado os convites para a festa na qual os ouvintes de Jesus agora estão assentados. Tais desculpas teriam sido impensáveis. Convidado para a casa de um chefe fariseu! Permitido ombrear com os ricos e poderosos! Privilegiado para partilhar de uma festa de comida maravilhosa! Deve ter havido uma correria. Que honra! Que oportunidade! Esqueça a terra. Esqueça os bois. Esqueça a esposa! Mas naturalmente a festa do fariseu era do tipo que agradava ao gosto deles: prestígio e prazer.

Há duas abordagens possíveis para estas desculpas, nenhuma das quais é lisonjeira. 

Poderiam ter sido invenções deslavadas. Como tem sido freqüentemente sugerido, que homem compraria uma propriedade sem primeiro examiná-la? E que homem compraria uma parelha de bois sem antes experimentá-los para ver-lhes a robustez? E que homem consideraria uma festa maravilhosa como uma violação onerosa de seu dever para com sua nova noiva (Deuteronômio 24:5)?

Mas há outra possibilidade igualmente condenável, que achamos ser mais provável. Os três homens pretendiam verdadeiramente estar disponíveis para fazer estas coisas pelas quais pediram desculpas. O novo proprietário de terras pode bem ter desejado olhar novamente para sua propriedade para assegurar-se de que seu primeiro julgamento era acurado e planejar melhor sua utilização; ou talvez, como Nabucodonosor, ele simplesmente queria saborear sua aquisição (Daniel 4:28-30). O comprador das cinco juntas de bois não era pobre e a compra pode ter sido feita por um servo cujo julgamento da matéria ele agora queria verificar pondo-os a trabalhar, acrescentando sua riqueza. Negócios são negócios. E o noivo pode ter simplesmente preferido insultar seu amigo em vez de passar uma noite longe de sua nova esposa.

Não havia nada de ilícito com estas preocupações, mas também nenhuma delas tinha qualquer urgência. Elas valeram para revelar de modo convincente o que para estes homens era mais importante do que aquele que os tinha convidado para sua festa.

“Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos” (Lucas 14:21). Não é de admirar que o anfitrião da festa ficasse enraivecido. Seus supostos amigos tinham simulado grande interesse pelo seu convite, quando foi inicialmente emitido, mas finalmente, quando todas as dispendiosas preparações estavam feitas, eles não tinham tempo para isso. Que falta de consideração egoísta e insensível!

Mas o investimento do anfitrião desapontado não seria desperdiçado. Ele fez rapidamente arranjos para encher sua casa com as pessoas pobres e aflitas da cidade que, pela sua humilde posição, achariam um tal convite quase tão maravilhoso para ser verdadeiro.

“Depois lhe disse o servo: feito está como mandaste, e ainda há lugar. Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa” (Lucas 14:22-23). Quando aqueles convidados das ruas da cidade não foram suficientes para encher todos os assentos, os servos foram enviados para os arredores para convidar urgentemente pessoas a distância ainda maior da casa do anfitrião. Ele queria ter sua casa cheia! A única compulsão sugerida aqui é a persuasão necessária para sobrepujar o ceticismo de tais pessoas, para que cressem que estavam realmente sendo convidadas.

Os convidados que se desculpavam representavam as próprias pessoas a quem Jesus dirigia esta parábola: os arrogantes líderes religiosos do templo e da sinagoga que falavam demais do reino do céu e realmente não tinham nenhum interesse nele (João 6). Eles não cessavam de ser religiosos, mas toda a sua postura religiosa era apenas um subterfúgio para o orgulho e para o mundanismo.

Os pobres e inválidos da cidade provavelmente representavam aquele grande número de judeus cujos pecados e fracassos tinham-nos humilhado, tornando-os desesperados e desprotegidos. Aqueles das estradas e dos atalhos podem sugerir os gentios, um povo aparentemente muito longe de Deus, mas que haveria de se mostrar mais pronto a recebê-lo do que os judeus.

Bem-aventurados, na verdade, são aqueles que comem pão no reino de Deus (Lucas 14:15), mas ai do homem que pensa que se sentará à mesa não tendo amado o reino de Deus acima de todas as coisas.
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Confiança em Meio à Angústia

02.01.2014
Do portal ENCONTRE A PAZ

"Está alguém entre vós sofrendo, faça oração" (Tg 5.13).

O que é angústia? Muitos poderiam dar uma resposta bem pessoal e subjetiva a essa pergunta. Falando de modo geral, angústia é um sentimento que acompanha o homem desde seu nascimento até a morte em todas as situações da vida; a angústia é companheira do ser humano. A angústia é uma das mais fortes opressoras da humanidade, é um sentimento da alma que pode atacar na mesma medida tanto o rei como o mendigo. Angústia é uma emoção que pode ser abafada mas não desligada. O homem natural não pode se desviar nem escapar dela. Na verdade existiram e existem pessoas de caráter forte que, com sua determinação, se posicionam obstinadamente diante da angústia, mas elas também não conseguem vencê-la totalmente. Podemos tentar ignorar a angústia, mas não escaparemos de situações dolorosas.

O que a Bíblia diz sobre a angústia? Ela diz, por exemplo, que angústia e sofrimento podem se tornar visíveis. Gênesis 42.21 nos relata um exemplo disso quando os irmãos de José chegaram ao Egito para comprar cereal e se encontraram no palácio de José, e, não sabendo o que fazer disseram uns aos outros: "Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos..." A angústia, assim diz a Bíblia, não só paralisa a língua, mas também faz com que ela fale. Em Jó 7.11 ouvimos Jó dizer: "Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma". Mas angústia também faz com que até ímpios cheios de justiça própria se sintam perturbados. Bildade descreve o ímpio em Jó 18.11 dessa maneira: "Os assombros o espantarão de todos os lados, e o perseguirão a cada passo"

A Escritura também ensina que a angústia é mais forte do que a maior abastança. Zofar nos comunica isto em Jó 20.22: "Na plenitude da sua abastança, ver-se-á angustiado, toda a força da miséria virá sobre ele". Angústia também provoca trevas. Quando Isaías teve que anunciar uma punição sobre Israel, falou acerca das conseqüências desse juízo: "Bramam contra eles naquele dia, como o bramido do mar; se alguém olhar para a terra, eis que só há trevas e angústia, e a luz se escurece em densas nuvens" (Is 5.30). E em Isaías 8.22 o profeta tem que proclamar sobre o povo apóstata: "Olharão para a terra, eis aí angústia, escuridão, e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas".


Esses são exemplos negativos, mas também há exemplos positivos. No Salmo 119.143, Davi nos ensina que a palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia: "Sobre mim vieram tribulação e angústia, todavia os teus mandamentos são o meu prazer". A angústia está presente, mas a alegria na palavra de Deus é maior. Uma outra tradução diz: "Fiquei cercado por sofrimento e desespero, mas os teus mandamentos foram a minha grande alegria". O poder de Deus também sempre é maior do que a angústia: "Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salva" (Sl 138.7). Em Isaías 9.2 temos a promessa: "O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz". 

No Novo Testamento, Paulo confirma essa gloriosa verdade: "Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?... Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 8.35;38-39).

E o que disse o Senhor Jesus sobre a angústia? É muito esclarecedor e elucidativo observar que Ele nunca afirmou que neste mundo não haveria sofrimento. Na verdade, muitas vezes, se prega que ao se tornar cristão, a pessoa não terá mais tribulações ou tentações. Mas isso não é verdade. O próprio Senhor Jesus disse claramente: "No mundo passais por aflições..." (Jo 16.33) 

E então Ele acrescenta o glorioso ‘mas’: "mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". Em outras palavras: o mundo é o reino de Satanás, mas Minha vitória sobre esse mundo pode ser a sua vitória também, isto é, em Mim vocês têm a possibilidade de vencer a própria angústia. Essa é a posição de Jesus em relação à angústia!


Quem foi o primeiro homem que se defrontou com a angústia? Foi Adão, logo após cair em pecado. Antes da queda, Adão não conhecia esse sentimento. Contudo, depois do pecado ter entrado em sua vida, ele foi invadido pelo terrível sentimento de temor: "E chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo e me escondi" (Gn 3.9-10). De repente Adão e Eva tiveram medo de Deus, seu Criador, com o qual antes formavam uma unidade , uma harmonia perfeita! Antes de caírem em pecado, eles se alegravam quando Deus vinha ao jardim, mas agora, de repente, foram invadidos pelo medo. Que conseqüências devastadoras tem a sua desobediência até os dias de hoje!

Agora chegamos à pergunta mais importante: quem provou os mais profundos abismos da angústia em todos os tempos? Foi o homem Jesus Cristo no Jardim do Getsêmani. Ali Ele sofreu uma angústia tão grande que não fazemos a menor idéia do que possa ter sido passar pelo que Ele passou. Quando temos medo, quando não sabemos mais o que fazer, podemos olhar para Jesus e nos lembrar de que Sua tribulação ainda foi muito maior. Desse sentimento angustiante do nosso Senhor já lemos profeticamente no Salmo 22: "Não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima, e não há quem me acuda. Muitos touros me cercam, fortes touros de Basã me rodeiam. Contra mim abrem as bocas, como faz o leão que despedaça e ruge. Derramei-me como água, e todos os meus ossos se desconjuntaram; meu coração fez-se como cera, derreteu-se-me dentro de mim. Secou-se o meu vigor, como um caco de barro, e a língua se me apega ao céu da boca; assim me deitas no pó da morte" (vv. 11-16)

Essas palavras do Senhor sofredor descrevem a profundeza abismal e ilimitada que Jesus Cristo sofreu no Jardim do Getsêmani: a agonia da morte. Lucas 22.44 fala disso: "E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue, caindo sobre a terra". Ele lutou com a morte não só na cruz mas também no Getsêmani, pois ali Ele estava morrendo. Ali Ele estava em terríveis e pavorosas agonias de morte. Este fato é refletido nas palavras: "E, estando em agonia..." Ele se encontrava em agonia de morte porque Satanás estava a ponto de matá-lO. Satanás, o príncipe e dominador desse mundo, nessa ocasião, lutou pelo seu reino pois sabia muito bem que o Getsêmani era a última etapa antes do Calvário, e se Jesus alcançasse a cruz salvaria a humanidade. Por isso no Getsêmani, Satanás se lançou com todas as forças sobre o Cordeiro de Deus e tentou matá-lO. 

Ali Jesus estava à beira da morte; Ele lutou com a morte. Esse ataque à Sua vida e à Sua obra redentora provocou uma violenta e mortal angústia, uma verdadeira agonia de morte. Isso Ele suportou como homem e não como Deus, caso contrário Ele teria chamado legiões de anjos, e Satanás teria que retirar-se imediatamente. É uma grande mentira e uma ofensa à honra dizer que no Getsêmani Jesus teve medo da cruz. Aconteceu o contrário: Ele enfrentou a angústia de morrer no Getsêmani, de morrer antes da cruz, pelo que Seu sacrifício expiatório teria sido frustrado. 

Ele não teve medo da morte na cruz, pois Ele mesmo testificou de maneira bem clara: "Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai" (Jo 10.17-18). Jesus Cristo não quis morrer no Getsêmani, mas Ele estava morrendo, e isso O afligiu tanto que entrou em agonia e suou gotas de sangue. Jesus teve que experimentar as piores profundezas da angústia, o que significa que sofreu grande aflição. Isto deveria e pode nos ajudar e nos consolar em nossas angústias e tribulações.


Como podemos vencer nossas angústias? Depositando nossa confiança no Deus Todo-Poderoso. Como podemos fazer isso? Jesus já fez isso antes de nós e nos serve de exemplo. Em Hebreus 5.7 lemos algo maravilhoso a esse respeito: "Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade...". Aqui se trata do momento no Getsêmani, quando Jesus, em Sua ilimitada angústia, confiou no Deus Todo-Poderoso e O invocou em oração. Isto não é novidade para nós. Mas talvez precisamos aprender de maneira totalmente nova a aplicar isto também em nossas vidas. Jesus nos deixou o melhor exemplo de como confiar no Deus Todo-Poderoso em nossa angústia. Em Hebreus 2.18 está escrito de maneira tão consoladora: "Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados"

Com outras palavras: tendo sofrido e vencido e triunfado no Getsêmani, Ele também pode nos ajudar em nossos medos e angústias, e nos ajuda a vencê-los. Ele quer nos ensinar a orar com perseverança justamente nesses momentos. Ele próprio não viu outra maneira para sair da Sua angústia do que por meio de petições e súplicas. Quanto mais devemos nós também trilhar esse caminho para sair de todas as nossas angústias e apertos que nos surpreendem quase que diariamente. Tiago acentua muito esse aspecto quando diz: "Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores" (Tg 5.13). Será que não seria válido começarmos a considerar e interiorizar essa verdade de maneira totalmente nova em nossas vidas? Vamos começar a confiar nEle incondicionalmente em qualquer situação? Confiar significa orar, e orar significa confiar! Os seguintes exemplos da vida de Davi devem nos mostrar o quanto ele também acreditava nessa realidade:

– "Responde-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; na angústia me tens aliviado; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração" (Sl 4.1).
– "Na minha angústia invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus" (Sl 18.6).
– "Sendo assim, todo homem piedoso te fará súplicas" (Sl 32.6).
– "Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu coração" (Sl 61.2).
– "Não escondas o teu rosto do teu servo, pois estou atribulado" (Sl 69.17).
– "Em meio à tribulação invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga" (Sl 118.5).

Não são testemunhos maravilhosos? Davi creu que só havia uma escapatória na angústia: invocar o Senhor em perfeita confiança.


O que significa invocar o Senhor na angústia, orando? Essa pergunta é respondida pelas orações de Davi. Por exemplo, várias vezes aparece a expressão ‘clamar’: "Responde-me quando clamo, na minha angústia... gritei", "desde os confins da terra clamo por ti", "em meio à tribulação invoquei o Senhor". Percebemos que Davi pediu socorro ao céu. Aqui temos uma chave para sermos realmente libertos das angústias. Não se trata de simplesmente orar, mas temos de clamar e suplicar. Para compreender isso devemos também observar melhor as orações de nosso Senhor Jesus feitas ao Pai quando Ele se encontrava angustiado. 

Tomaremos como exemplo as Suas orações e Sua confiança no Deus Todo-Poderoso. Pois do ponto de vista bíblico, a expressão ‘invocar o Senhor‘ significa ainda muito mais. "Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade" (Hb 5.7). Quando se toma essa declaração literalmente, então chegamos irrefutavelmente à conclusão de que o Senhor, na verdade, gritou, clamou e até chorou de forma audível. Não sabemos a que distância os discípulos estavam do seu Senhor no Jardim do Getsêmani, mas eles devem ter dormido profundamente, pois aparentemente não ouviram a oração de Jesus. 

O que nosso Senhor padeceu ali nem conseguimos explicar nem entender a fundo, mas deve ter sido uma situação terrível. Em Lucas 22.44 está escrito: "E, estando em agonia, orava mais intensamente". Mas se queremos saber com mais precisão o que significa o que nosso Senhor "...ofereceu com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas" a Deus, então devemos nos dar ao trabalho de estudar essas orações. 

Algo interessante chama a nossa atenção, ou seja: exceto no texto já citado de Hebreus 5.7, em nenhum evangelho é dito que o Senhor começou a clamar ou a gritar nessa oração. Somente Lucas indica tal situação com a expressão "...e orava mais intensamente". Mateus descreveu o episódio da seguinte maneira: "Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai: Se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e, sim, como tu queres! Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: 

Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade!... Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras" (Mt 26.39;42 e 44). E Marcos escreve: "E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e, sim, o que tu queres!... Retirando-se de novo, orou repetindo as mesmas palavras... E veio pela terceira vez..." (Mc 14.35;36;39 e 41). Aqui vemos melhor o que a oração de nosso Senhor podia significar, pois duas cousas chamam a nossa atenção:

1. Jesus Cristo não pronunciou essa oração apenas uma vez, mas três vezes.

2. Ele orou três vezes, mas não deixou de submeter-se à perfeita vontade de Seu Pai cada vez que orou. Que profundo mistério está oculto nessas orações!

Nosso Senhor, portanto, orou três vezes. Se Hebreus 5.7 diz que o Senhor "nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas" então não se trata, em primeiro lugar, da forma de Sua oração. Não se trata da questão se o Senhor clamou e gritou de maneira pungente, e, sim, que o Senhor fez esta oração três vezes! Em outras palavras: Ele orou com persistência. Jesus Cristo se encontrava na maior angústia, e esta angústia O levou a orar. Mas essa oração não foi apenas um grito curto e isolado ao Pai. Não, Ele orou três vezes de maneira muito consciente e lúcida repetindo sempre as mesmas palavras. Depois da primeira oração, a Bíblia diz claramente: "Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo..." e depois da segunda vez: "E deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez...". " como seria bom se compreendêssemos isso para a nossa vida pessoal de oração!

Muitas vezes nos defrontamos com todo tipo de angústias e apertos, e o que fazemos então, quando somos tentados dessa maneira? No mesmo momento enviamos um fervoroso pedido de socorro ao céu. Mas assim que nos sentimos mais ou menos bem, seguimos novamente a rotina do dia. Não é de admirar se logo em seguida a mesma angústia nos surpreenda outra vez. A oração de nosso Senhor pronunciada conscientemente três vezes nos mostra de maneira bem clara que nós, se de fato queremos vencer as angústias que se repetem, não devemos apenas orar de vez em quando ao céu. Precisamos chegar ao ponto de levar uma vida de oração perseverante, regular. Somente assim nos tornamos filhos de Deus que conseguem lidar de maneira correta com suas angústias. Somente assim venceremos as nossas tribulações. Três testemunhos claros das Escrituras nos exortam a orar dessa maneira:

– "Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes" (Rm 12.12).
– "Perseverai na oração, vigiando com ações de graça" (Cl 4.2).
– "Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança..." (Ef 6.18).

Se a Bíblia diz em Hebreus 5.7 que a oração de Jesus foi ouvida e que Ele encontrou livramento da Sua angústia, então isso só aconteceu depois da Sua oração insistente e perseverante.


Mas ainda havia um outro ponto importante: nosso Senhor continuamente se entregava totalmente à vontade de Seu Pai: "E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e, sim, o que tu queres" (Mc 14.35-36). Não fazemos idéia de como isso é importante. Não apenas orando três vezes as mesmas palavras, mas, com isso, sempre se submetendo à vontade de seu Pai, Jesus demonstrou uma confiança tão grande que jamais haverá confiança maior. 

Foi algo grandioso, em Sua angústia, Ele ter se apresentado três vezes a fim de orar as mesmas palavras. Mas por Ele – por assim dizer no tom fundamental da sua oração – sempre voltar a Se submeter a Deus foi uma prova bem especial de Sua confiança no Seu Pai celestial. Ele sabia: Eu posso orar que este cálice passe de mim, mas se meu Pai celestial o quer de outra maneira, então eu aceito e me coloco totalmente em Suas mãos. Isso é confiança total no Deus Todo-Poderoso! Devemos ter isso em mente, pois apesar de irmos a Deus em oração, clamando e levando a Ele a nossa angústia, em última análise esperamos que Ele faça o que nós queremos. 

Reflitamos no que estava em jogo ali no Getsêmani: ou Ele morria ali mesmo, deixando de salvar a humanidade, ou Ele morria na cruz, como estava previsto, salvando a humanidade por tomar sobre Si a maldição do pecado. E embora a Sua obra redentora estivesse em jogo, Ele não fez a sua própria vontade, mas se submeteu totalmente à vontade de Seu Pai.

Você não quer se tornar uma pessoa assim, que aprenda a lidar com as suas angústias e a vencê-las? Então confie no Deus Todo-Poderoso, começando a levar uma vida de oração regular e perseverante. Mas nunca se esqueça de submeter-se totalmente à vontade do Senhor Jesus enquanto ora. Essa entrega, seja o que for, sempre deve ser expressa em cada oração que você faz. Se você segue esse caminho, você se tornará um cristão que, na verdade, ainda sente todas as angústias e apertos desse mundo, mas apesar disso permanece totalmente tranqüilo em tudo. Estará seguro nas mãos do Senhor, aconteça o que acontecer. 

O que Ele faz é sempre bom! "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (Jo 16.33). Essas são palavras do Senhor Jesus. Você crê nelas? Então viva de acordo com esta fé, confiando – justamente quando o medo quer se apoderar de suas emoções – no Deus Todo-Poderoso e invocando-O em oração! (Marcel Malgo - www.apaz.com.br)
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O homem a quem faltava uma coisa

02.01.2014
Do blog  ESTUDOS DA BÍBLIA
Por Gary Fisher

Havia um homem notável que um dia procurou Jesus para saber como poderia ir para o céu. Parecia um homem que ansiava por endireitar a vida com Deus. Embora tivesse levado uma vida de boa qualidade, dentro dos padrões morais e com decência e fosse um homem amável, ele percebeu que ainda lhe faltava alguma coisa. Ele reconheceu que Jesus poderia atender a essa necessidade e desejou muito melhorar.

Jesus disse ao homem que só lhe faltava uma coisa. Ele precisava vender tudo o que tinha, dar o rendimento aos pobres e segui-lo.”Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” (Marcos 10:22). É claro que o homem de fato queria ir para o céu, mas não estava disposto a pagar um preço tão alto. A reação desse homem à resposta de Jesus demonstra que Jesus tinha acertado no diagnóstico de seu problema. Sem dúvida ele amava os seus bens mais que a Deus; e ninguém pode ir para o céu sem amar a Deus acima de todas as coisas.

Reflita sobre alguns pontos importantes:  Os homens bons, sinceros, de boa moral e humildes se perderão se amarem qualquer coisa mais que a Deus. ‚ O amor não faz rodeios. Jesus amava o homem, mas lhe disse com franqueza o que precisava ouvir. ƒ Uma só coisa pode levar-nos à perdição, caso amemos isso mais que a Deus. „ Jesus mandaria que abríssemos mão do que? Será que amamos as nossas coisas mais que a Deus? (É fácil dizer que amamos a Deus mais que às nossas posses). Ou será que existe uma pessoa, um prazer, um alvo, um vício... que eu ame mais que a Deus? … 

Muitos se vão embora tristes. O evangelho é exigente. Jesus exortou os homens a calcular as despesas. Poucos de fato amam a Deus mais do que a tudo; por conseguinte, poucos realmente seguem a Cristo.
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Evangélicos preferem passar virada do ano na igreja

02.01.2014
Do portal GOSPEL PRIME, 01.01.14
Por  Leiliane Roberta Lopes

Inúmeras denominações realizam culto de réveillon, muitas delas oferecem ceia para os fiéis após a cerimônia  

Evangélicos preferem passar virada do ano na igrejaEvangélicos preferem passar virada do ano na igreja
Passar o réveillon na igreja é a opção preferida dos evangélicos segundo uma rápida enquete que realizamos na fanpage do Gospel Prime no último dia do ano.
Igrejas de diversas denominações realizam cultos especiais agradecendo à Deus pelo ano que se finda, e entregando o novo ano nas mãos do Criador.
Foi essa a escolha de Andressa Lemos que respondeu a enquete dizendo que passaria a virada do ano “no melhor lugar do mundo! Na casa do Senhor, de joelhos, aos pés do Salvador!”
Outros usuários da rede social fizeram a mesma escolha e boa parte deles vão acompanhados de sua família. “Na Igreja com meu esposo agradecendo a Deus pela família, saúde, amigos e por tudo que tens feito em nossas vida”, relatou Livyanne Aragão.
A segunda opção mais citada pelos internautas é passar a virada de ano com a família, viajando ou em suas próprias casas. Muitos, inclusive, até realizam pequenos cultos em suas casas.
Para o pastor Zwinglio Rodrigues não há regras para que as denominações promovam cultos especiais para réveillon. Como líder da pastor da Igreja Batista Viva, ele não realizou esse tipo de comemoração.
“Penso que cada igreja deve sentir-se a vontade para fazer o que achar melhor. Virada de ano com um culto congregacional não pode nem deve ser regra, nós, por exemplo, não tivemos culto.”
Em grandes ministérios, como por exemplo Igreja Renascer em Cristo e Ministério Internacional da Restauração, os cultos de virada fazem parte do calendário oficial das igrejas e é durante o culto de réveillon que os apóstolos entregam a palavra profética para o ano todo.
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SOCIÓLOGA ESCREVE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE A BLOGOSFERA EVANGÉLICA

02.01.2014
Do portal UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS, 09.11.13
Por  Valmir Nascimento com Wallace Sousa, para a UBE.

Juliana Cíntia Lima e Silva pesquisou sobre aspectos antropológicos dos blogs cristãos


Sob o título “Eu e o meu mouse serviremos ao Senhor: um olhar antropológico sobre a blogosfera evangélica” a socióloga Juliana Cíntia Lima e Silva defendeu no dia 16 de agosto deste ano, na Universidade Federal de Pernambuco, sua dissertação de mestrado do programa de Pós-Graduação em Antropologia, que teve como objetivo analisar o panorama da participação dos religiosos evangélicos na rede mundial de computadores por meio dos blogs, a fim de compreender “como a relação entre as tecnologias de comunicação e o campo religioso se insere em um contexto globalizado moderno”.

Ao justificar a escolha do tema de sua pesquisa, Juliana Cíntia escreve que ao estudar o ciberespaço viu-se “absorvida pela crônica da perda de uma essência que muito tempo dominou o cenário antropológico e fomentou definições clássicas do seu fazer”, que é exatamente o contato com o outro. 

Diante da imensidão do ciberespaço e da falta de impessoalidade a investigação acadêmica a deixava angustiada, afinal, como construir conhecimento antropológico lidando com um objeto que não é palpável e que se apresenta através da mediação de uma máquina, na solidão da sua intimidade?, ela pondera.


Tal angústia só foi apaziguada no dia 9 de fevereiro deste ano, ao participar do I Encontro Nacional de Blogueiros Evangélicos (ENBLOGUE), evento paralelo da XV Consciência Cristã na cidade de Campina Grande – PB, ao se encontrar com interlocutores reais, momento em que “aos textos dos blogs se somaram as falas de pessoas que eu podia ver, ouvir e tocar”, diz a pesquisadora. Antes disso, porém, Juliana recorda o momento de inquietação na escolha do objeto da pesquisa. Ela escreve:

“Mesmo me vendo perdida em meio às dúvidas e a um imenso mar de informações que pululavam na tela diante dos meus olhos comecei a me interessar pelas iniciativas mais individuais dos fiéis na rede. 

Eu ficava on-line e via de tudo, entrava em chats, olhava páginas institucionais de diversas Igrejas Evangélicas, olhava páginas defacebooktwitter e blogs de personalidades do meio evangélico, mas o que mais despertava meu interesse eram as páginas de pessoas que não circulam no meio midiático, mas que tem grande visibilidade no ciberespaço e que são citadas de página em página por seus blogs ou por sua colaboração em blogs e/ou sites

Esse meu interesse e a observação desses blogs me levaram a perceber que a maioria deles tinha um selo em comum que dizia: Blog cristão afiliado, União de Blogueiros Evangélicos

Na observação ainda desordenada das páginas de blogs do início da pesquisa eu encontrei a comunidade de Blogueiros Evangélicos que seria um dos elementos centrais deste trabalho”.

A partir daí Juliana utiliza como ponto de partida da sua pesquisa o trabalho realizado pela União de Blogueiros Evangélicos, ou simplesmente UBE Blogs, uma comunidade dedicada à blogosfera cristã brasileira e que tem como objetivo central dar suporte a todos e todas que tiverem interesse em manter um blog evangélico na internet. 

A socióloga também utilizou as observações feitas no I ENBLOGUE e a análise do material contido no livro Blogs Evangélicos: o impacto da mensagem cristã na internet, editado pela Visão Cristocêntrica Publicações. A pesquisa foi toda baseada no acompanhamento das atividades da UBE Blogs e dos Blogs da pesquisa durante o período de um ano e cinco meses sendo coletados textos e feito um trabalho de seleção e categorização de material e construção do perfil dos blogueiros estudados na pesquisa.

No capítulo três da dissertação Juliana destaca que “a realização do ENBLOGUE e o lançamento de um livro sobre blogs evangélicos é a oportunidade de ver como objetivamente os evangélicos lidam com o novo e o porquê do seu sucesso em se adaptar na contemporaneidade. 

De fato os evangélicos defendem um pensamento cristão tradicional, mas não estão engessados em estruturas tradicionais. Seu discurso e sua atuação se renovam e se adaptam de acordo com as situações e desafios que enfrentam. 

O ciberespaço, de um modo geral, pode ser um espaço propício para a atuação dos evangélicos e eles têm a disposição de incentivar seus fiéis a se lançarem neste universo de possibilidades”. 

Depois, ela destaca as abordagens feitas por todos os palestrantes do evento: Altair Germano, Carlos Roberto, Valmir Nascimento Milomem, Vinícius Pimentel, Norma Braga e Renato Vargens.
palestrantes do I ENBLOGUE
Na percepção da pesquisadora (que não é evangélica) “o I ENBLOGUE foi apenas uma pequena amostra do desenvolvimento e da rápida expansão da atuação evangélica no ciberespaço. Ele foi um demonstrativo não só dos interesses e das atividades empreendidas por eles, mas também uma grande oportunidade para compartilharem sua visão acerca do que são as novas tecnologias e a sua influência no cotidiano de todos. 

As tecnologias da informação se desenvolvem em ritmo acelerado e são uma realidade inescapável. Os evangélicos, por sua vez, têm utilizado o seu poder de adaptação para tirar bom proveito destas tecnologias. Este encontro com certeza é apenas o ponto de partida para uma maior mobilização da blogosfera cristã que já é uma realidade virtual muito mais abrangente”.
Na sequência, Juliana faz uma análise minuciosa do livro Blogs Evangélicos: o impacto da mensagem cristã na internet”:

“Com prefácio de Mauro Meister o livro “Blogs Evangélicos: o impacto da mensagem cristã na internet” é um projeto que conta com várias mãos de blogueiros e blogueiras evangélicas que se uniram num esforço para pensar sua atuação no ciberespaço, bem como, pensar a blogosfera cristã, de um modo mais geral, trazendo cada um seu estilo e suas contribuições em capítulos que abordam estes temas a partir de suas experiências pessoais e estilo de blogagem. 

O livro tem treze capítulos sendo o capítulo um e o capítulo oito de autoria do organizador da obra, o Presbítero Valmir Nascimento. Os demais capítulos são escritos cada um por um blogueiro e trazem diferentes abordagens e temáticas relacionadas à blogosfera evangélica. 


Valmir Nascimento
Nesta obra também podemos contar com uma entrevista com J. Richard e Nancy Pearcey falando um pouco sobre seus projetos e sobre algumas das temáticas que permeiam o livro, como tecnologia, atuação evangélica no ciberespaço e pensamento cristão frente aos desafios da contemporaneidade”.
“Além de ser um manifesto da blogosfera evangélica esta obra tem o objetivo de servir como um manual para aqueles que iniciaram seu blog evangélico há pouco tempo ou então aqueles que pretendem ter um blog evangélico, mas ainda se sentem inseguros acerca dos desafios a vencer para alcançar este objetivo. 

Este livro também pode ser utilizado pelos blogueiros evangélicos mais experientes como uma ferramenta para situar sua produção dentro da blogosfera evangélica e também para ter acesso ao que alguns dos blogueiros mais notáveis deste meio pensam a respeito da atividade que exercem no ciberespaço. 


Para mim o livro serviu como um indicativo de como a própria blogosfera vem refletindo sobre sua atuação no ciberespaço bem como sobre o futuro destas ações e o seu impacto para a comunidade evangélica. 

Esta obra é uma representação coletiva do que é a blogosfera e abrange sua diversidade a partir das diferenças na abordagem desta temática evidenciadas na pluralidade de autores”.
Em suas considerações finais Juliana assegura que “numa perspectiva mais coletiva a atuação evangélica no ciberespaço tem fomentado a interação entre indivíduos que, em maior ou menor grau, compartilham de um conjunto de crenças. A organização de comunidades como a UBE Blogs e outros tipos de interação que o ciberespaço tem promovido estimulam o fortalecimento de uma identidade evangélica em escala global favorecendo a formação de redes de cooperação e intercâmbio”.
Ela ainda defende o “entendimento do blog evangélico como uma ferramenta de circulação do carisma enquanto uma forma de expressão do sentimento religioso relacionada com a constituição do self e a materialização da experiência religiosa através de um discurso institucionalizado através do compartilhamento da palavra e do sentimento que pertença a uma comunidade de crentes”, e compreende o blog como um canal de vazão do sentimento religioso, uma ação discursiva do self expressa como sentimento objetivado através da escrita que é reconhecido através de uma audiência”.
Tal pesquisa acadêmica mostra a relevância da blogosfera evangélica dentro da contemporaneidade, não somente como uma prática pessoal a ser classificada como um hobbie ou atividade de menor importância, mas sim como uma conduta que espelha o padrão cultural vigente na sociedade (cibercultura) e que, por isso, requer a participação dos cristãos para que o evangelho seja anunciado e produza impacto na internet.
A União de Blogueiros Evangélicos se sente honrada em poder dar sua contribuição para uma obra desse porte, que possibilitou graduação em um importante projeto de mestrado, e também parabeniza a Msc. Juliana Cíntia Lima e Silva pela pesquisa realizada e por sua acurada compreensão do fenômeno da blogosfera evangélica.

Além disso, o presente trabalho laureia todos os blogueiros evangélicos que militam virtualmente para levar as boas novas de salvação àqueles que vagueiam perdidos nas ondas virtuais.

E você, também tem colocado seu mouse ao serviço do Senhor?
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