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terça-feira, 1 de julho de 2014

Enfrentando Nossas Dúvidas

01.07.2014
Do blog ESTUDOS DA BÍBLIA
Por Dennis Allan

Injustiça, tristeza e calamidade estão ao nosso redor, frequentemente atingindo as nossas próprias vidas. Pessoas boas e até crianças inocentes sofrem de doenças graves. 

Acidentes e assaltos tiram vidas de jovens, apagando os planos de suas vidas promissoras. Traições por parte de outros causam danos enormes nas vidas de suas vítimas. Sem dúvida, o mundo está cheio de injustiça.

Devido à dor da vida terrestre, muitas pessoas duvidam da bondade de Deus e até negam a sua existência. Frequentemente ouvimos o triste comentário: “Eu não consigo acreditar num Deus que permitiria acontecer tal coisa”. Estas dúvidas, até crises de fé, são comuns.

Um bom exemplo que nos ensina como lidar com as nossas próprias dúvidas se encontra no Salmo 73. Antes de examinar a mensagem, observe a estrutura do Salmo. Duas expressões marcam transições importantes nos pensamentos de Asafe, o salmista. As palavras “Com efeito” iniciam os versículos 1 e 13. A expressão “Quanto a mim” aparece nos versículos 2 e 28.

“Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo” (1). Asafe começa com a sua crença fundamental sobre a bondade de Deus para com os justos. É isso que ele acreditava, e que queria afirmar neste Salmo. Deus cuida dos justos e os trata bem.

“Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés, pouco faltou para que se desviassem os meus passos” (2). Asafe queria acreditar na bondade de Deus, mas não foi fácil. Ele explica, dos versículos 2 a 12, os motivos de sua crise espiritual. Viu os perversos prosperando enquanto pessoas justas sofriam. Asafe quase desistiu. “Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência” (13). A conclusão de sua própria experiência contrariou totalmente a sua tese original (14). Asafe chegou ao fundo do poço e não viu motivo para servir a Deus.

Mas, espere aí! No versículo 2, ele usou as palavras quase e disse que pouco faltou. O que segurou Asafe para que não caísse totalmente da fé? A resposta vem nos versículos críticos deste Salmo: “Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos. Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim; até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles” (15-17). Observamos três fatos importantes nestes versículos:

(1) Asafe teve o bom senso de não expor as suas dúvidas aos mais fracos (15). A fé de incontáveis pessoas tem sido ameaçada por palavras irrefletidas de pessoas que parecem mais maduras. Devemos falar “unicamente a que for boa para edificação” (Efésios 4:29).

(2) Ele reconheceu as suas próprias limitações (16). Nós devemos abordar qualquer assunto que envolve as obras de Deus com humildade. Jamais compreenderemos todas as suas obras (Eclesiastes 8:17), e ele não tem obrigação de nos revelar tudo (Deuteronômio 29:29). Os pensamentos de Deus são muito superiores aos nossos (Isaías 55:9).

(3) Ele resolveu o seu problema de fé quando buscou ao Senhor (17). O problema não foi resolvido pela ciência, pela lógica, nem pela filosofia humana. Ele jamais resolveria suas dúvidas alimentando a amargura ou deixando se levar pelas suas emoções (21-22). Mesmo sendo incapazes de compreender toda a sabedoria de Deus, podemos aprender a confiar nele: “Quem mais tenho eu no céu? Não há outro...” (25; veja João 6:68). Quando Asafe olhou para a própria experiência de vida, ele quase perdeu a sua fé. Mas, quando pensou na perspectiva eterna de Deus, ele viu que a justiça prevaleceria (17-20,27).

“Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio” (28). Asafe enfrentou as suas dúvidas, achou as respostas necessárias em Deus, e restabeleceu a sua fé. De fato, é bom estar com Deus, porque ele “é bom para como . . . os de coração limpo” (1).
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Fonte:http://www.estudosdabiblia.net/jbd006.htm

CRESCIMENTO ESPIRITUAL: Continue produzindo frutos

01.07.2014
Do portal VERBO DA VIDA, 23.06.14
Por Jan Wriht
blog_dentro_mamaJan




“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.  (João 8.31-32)
Esse versículo o Senhor me ensinou anos atrás. Estou no Brasil há 30 anos e ainda está funcionando e vai funcionar eternamente. A Palavra de Deus não envelhece, ela é eterna. Todas as coisas podem passar, mas a palavra nunca passará.
É a verdade da palavra que vai nos libertar. Não é o que o homem pensa, é o que Deus está dizendo. O que está Escrito é o que Deus pensa, é a sua vontade. Você não pode tirar alguma coisa da palavra fora de contexto para fazer e provar a sua própria doutrina.
Deus está querendo que o povo volte seus olhos para a verdade da Sua Palavra. Graças a Deus pela existência do Rhema, porque Deus falou comigo e com Bud para irmos para o Rhema em 1980 e ficamos lá de 1981 até 1983.
Quando nós fomos para lá não conhecíamos ninguém para nos dar suporte. Quando concluímos o Rhema sabíamos que viríamos para o Brasil, mas não tínhamos ninguém para nos apoiar. Não se assuste se você passar a conhecer a verdade e os religiosos te mandarem embora.
Tem pessoas que dizem que o que cremos é heresia, porque a tradição de homens fala mais alto para essas pessoas. Isso é perigoso. Nós temos a palavra, Deus, o Espírito Santo e Jesus Cristo. Como podemos estar ensinando heresias?
Não importa o que o povo fala, permanece na Palavra e verdadeiramente serás um discípulo do Senhor.
“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.”  João 15. 5-6
Se você permanecer nEle, serás seu discípulo. Se não permanecer nEle secará e será lançado fora, mas se permanecerdes nEle, darás muitos frutos.
Se formos discípulos, a Bíblia diz que pediremos o que quisermos e será feito. Isso é para quem crer, para quem pensa como a palavra.  E você poderá pedir o que você quiser, porque certamente seu pedido será em linha com a palavra.
Precisamos permanecer na palavra. Não importa o que o povo diz, mas o que Deus nos diz.
O que a palavra diz sobre as suas circunstâncias? Sobre a doença que está em seu corpo? O que a palavra disse sobre seu casamento, seus filhos? Suas finanças?
Nós devemos falar em linha com a palavra. Deus nunca fala de maneira negativa sobre você, porque Ele pensa positivamente a seu respeito. Por isso, você precisa concordar com Ele. Você precisa cooperar com Ele. Cooperar é você permanecendo nEle e Ele permanecendo em você.
A Palavra vai libertar você!
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Fonte:http://verbodavida.org.br/budejan/budejan-colunistas/janwright-mensagens/permanecendo-no-senhor/

terça-feira, 17 de junho de 2014

O Salvador que sempre busca

16.06.2014
Do blog ESTUDOS DA BÍBLIA
Por Paul Earnhart 

“Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: ‘Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.’ Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:8-10).

Nesta segunda de três parábolas que Jesus usou para justificar sua graciosa busca de pecadores ele usa o mesmo argumento da vida ordinária que na parábola da Ovelha Perdida. “Qual é a mulher...?” Sabemos, ele diz, o que faria qualquer mulher que tenha perdido uma moeda de prata em sua casa. Ela esquadrinharia toda a casa, virando-a de pernas para o ar, até que encontrasse a moeda perdida.

É importante para nós, ao pensarmos nesta parábola, não imaginar que estamos lidando com alguma mulher rica, ou que a moeda é semelhante em valor às nossas modernas. A moeda perdida era um drachma grego, igual ao denarius romano, e equivalente a um dia de salário no mundo antigo (Mateus 20:1-2). Teria sido uma perda séria para o lar médio num mundo onde a existência era frequentemente da mão para a boca e uma moeda era a diferença entre a sobrevivência e o desespero. Justamente num tal lar Jesus tinha nascido e sido criado. Mesmo em nossa comparativa abundância há poucos de nós que não rebuscariam nossas casas diligentemente para encontrar uma soma de dinheiro equivalente a um dia de renda mal colocada, e que não se sentiria alegre e aliviado quando ela fosse recuperada.

Alguns têm especulado que a moeda perdida possa ter sido uma das dez moedas de prata costumeiramente dadas por um noivo como enfeite da testa para sua noiva. Tal moeda teria obviamente um valor sentimental, bem como prático. Sua perda se compararia à perda de um anel de noivado, que guarda simbolicamente dentro dele todas as promessas lembradas e a alegria de um casamento. Desta possibilidade podemos apenas dizer que nada na parábola proíbe dizer ou estabelecer isso.

O foco da Parábola da Moeda Perdida como o da Ovelha Perdida está na preocupação natural por coisas perdidas e a alegria de recuperá-las. Não há justificação para fazer alegoria desta história que, tomada como é, expõe o ponto de Jesus admiravelmente. Imaginações férteis têm visto a mulher (ou a casa) como um símbolo para a igreja; a lâmpada como uma figura da Palavra de Deus, e a varrição da casa como um sinal para a perturbadora obra do Espírito Santo. Como Buttrick observou, concernente a algum tratamento de Trench da parábola, “é uma alegoria que podemos alegremente ignorar”.

É perigoso forçar a interpretação de todos os pormenores desta parábola. Uma moeda inanimada, perdida devido a descuido ou infelicidade de outros, obviamente não simboliza perfeitamente um homem animado e de livre arbítrio. Apanhado no próprio erro sobre o qual ele adverte, Buttrick escreve extensamente sobre pessoas que são perdidas porque nasceram em circunstancias cruéis e não podem deixar de estar onde estão. Nada poderia estar mais longe da mente do Senhor. Ele está apelando para um arrependimento que, ainda que leve a misericórdia, exige inequívoca aceitação da responsabilidade pelas próprias transgressões (Lucas 13:3-5). Como pode alguém se afastar daquilo que não escolheu?

Esta parábola, como a anterior, não é apenas sobre a divina misericórdia mas sobre o desejo insaciável no coração de Deus por todo pecador, o sentido de perda que o faz buscar. Esta misericórdia é mais do que disponível, é apaixonada em sua determinação de recuperar cada pessoa cujo pecado lha tem negado. Francis Thompson retrata esta busca incessante em seu poema muito pessoal, O Caçador do Céu.

Dele fugi, noites e dias adentro;
Dele fugi, pelos arcos dos anos;
Dele fugi, pelos caminhos dos labirintos
De minha própria mente; e no meio de lágrimas
Dele me ocultei, e sob riso incessante.
Por sobre esperanças panorâmicas corri;
E lancei-me, precipitado,
Para baixo de titânicas trevas de temores abissais,
Para longe daqueles fortes Pés que seguiam, seguiam após mim.
Mas com desapressada perseguição,
E com inabalável ritmo,
Deliberada velocidade, majestosa urgência,
Eles marcavam os passos - e uma Voz insistia
Mais urgente que os Pés -
"Todas as coisas traem a ti, que traíste a Mim”.

Como Barclay observou, nenhum fariseu tinha jamais sonhado com um Deus como esse. Um que talvez fosse misericordioso para os bons que vinham implorar caminhos merecidos, mas certamente não alguém que fosse em busca dos indignos patifes da sociedade. Mas não havia nada nos modos de Jesus que os fariseus não pudessem ter antecipado se eles jamais tivessem verdadeiramente entendido o Deus do Velho Testamento, sobre o qual eles tinham durante tanto tempo caducado. Do jardim do Éden ao último apelo lamentoso dos profetas, ele tinha estado em incessante procura de seu povo perdido, ainda que triste seja seu estado, ainda que indiferente sua resposta. Diferente da mulher da parábola, Jesus nunca recuperará todos os que estão perdidos para ele, mas nunca será por falta de busca e procura.

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Fonte:http://estudosdabiblia.net/2005117.htm

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Você pode voltar para casa

16.06.2014
Do blog ESTUDOS DA BÍBLIA
Por  Paul Earnhart

Thomas Wolfe estava certo de uma maneira quando escreveu aquelas palavras memoráveis: “Você não pode voltar para casa novamente.” As coisas no plano material estão sempre mudando. As pessoas morrem. Prédios viram ruínas. Campos verdes são asfaltados. Mas ele estava errado no sentido maior. Nós podemos voltar à casa do nosso Pai celestial. Sempre se presume isso na parábola do filho pródigo. A ênfase da parábola é naquelas atitudes que nos fazem voltar a Deus, ou que nos afastam dele.
O pai do pródigo não interferiu para salvar seu filho das consequências da sua tolice. Ele o permitiu sentir cada derrota que as suas escolhas tolas lhe haviam trazido, com a esperança de que a experiência dura seria bem sucedida na hora que o conselho sábio havia falhado. Este tipo de amor não é fácil. É instintivo os pais pouparem seus filhos da dor. Mas é muito melhor uma dor temporária que uma agonia sem fim. No mesmo espírito, Deus sujeitou a criação à vaidade . . . na esperança (Romanos 8:20). Muitos pais hoje poderiam encontrar uma lição nesta história. O amor às vezes tem que ser duro. Você não pode mimar os filhos para terem caráter piedoso e amor. Apenas a piedade humilde dos pais expressa em disciplina paciente e sem vacilação oferece alguma esperança de ser bem sucedido.
Deus nos envia dificuldades quando nós nos afastamos dele? Talvez ele não precise, pois a nossa própria tolice parece trazer bastante miséria e dor por si só. Mas o amor de Deus é tanto que ele certamente não se esforçaria para afastar Manassés de sua orgia da idolatria, Deus o mandou a Babilônia nas correntes – amarrado pela sua própria rebeldia (2 Crônicas 33:10-13). Assim também com o pródigo. Com uma visão bem mais clara do seu pai e da casa do seu pai e com o coração partido pelo arrependimento, ele voltou resolutamente para casa. O que se foi com exigências de “me dê” agora volta implorando “me faça...”. Que diferença faz uma atitude!
A volta para casa
“E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou” (Lucas 15:20). A volta do filho pródigo aparentemente não pegou o pai de surpresa. Não porque ele pensava cinicamente com frequência, “Apenas espere, o tolo voltará aqui correndo com o rabo entre as pernas” mas porque teriam tido poucos dias nos quais ele não olhou ansiosamente pela estrada na qual com o coração partido ele havia visto a silhueta do seu filho se recuar pela última vez. Ele o avistou de longe porque estava procurando-o, esperando e ansiando por sua volta. O pai não ficou esperando com a dignidade ofendida. Correu a ele e o beijou repetidas vezes (veja Lucas 7:38, onde aparece o mesmo verbo grego). Não havia comentários sobre a sua aparência patética; não havia palavras críticas sobre a dor que a sua partida havia causado; nenhum sermão a respeito dos deveres dos bons filhos. Mesmo as palavras bem planejadas do menino ficaram incompletas pela interrupção do seu pai chamando pelo início de uma comemoração.
Que imagem de Deus é esta. Deus correrá, você pergunta? O filósofo antigo que observou que os grandes homens não correm tinha um sentido pervertido de grandeza. Grandes homens especialmente correm. Correm sem prestar atenção em nada além da necessidade dos outros. Correm com alegria e compaixão. E Deus, que é o maior de todos, corre para encontrar todos que vão ao seu encontro. Lembrem-se, “Deus amou o mundo de tal maneira....”
Deus não dá bronca, você diz? Sim, ele dá, mas apenas para aqueles que não estão já com os corações partidos com sua falta de merecimento pecaminosa. Para os verdadeiramente penitentes, não há crítica (Tiago 1:5), apenas misericórdia e encorajamento que alivia.
Acho seguro dizer que o pródigo que voltava ficou estonteado pela recepção do seu pai. Ele, sem dúvida, havia se preparado para o pior e nos seus sonhos mais otimistas não imaginava isso. Talvez pela primeira vez ele percebeu o quanto o seu pai o amava. Certamente nunca entrou na sua cabeça dizer “Isso será mais fácil do que pensei”. Apenas as pessoas que não sabem o que fizeram e o que merecem entreteriam um pensamento tão desonrado. Ele sabia. Ele sabia muito bem. E por esta razão não havia no lugar no seu coração lugar para qualquer outro sentimento, a não ser a gratidão incrédula pelo amor extravagante do seu pai.
E assim começou a festa. Que regozijo! Que exultação inexpressível! O anseio mais forte do pai havia se realizado. Nada lhe foi poupado. “porque este teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”.
Com que força Jesus revela o coração de Deus para com os pecadores nesta história simples porém comovente. Ele está dizendo que Deus cuida dos seus pródigos como nós cuidamos dos nossos. E somos levados a dizer, “Sim, Senhor, até mais—até muito mais.
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Fonte:http://estudosdabiblia.net/2005217.htm

QUANDO EU CHORAR COM LETRA ( Bruna Karla)

16.06.2014
Do Youtube,10.07.2012
Postado por Samara Sousa

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Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=Gdf2TFnOAJA

RARIDADE, por Anderson Freire

16.06.2014
Do Yotube,08.05.2014
Postador por Wiviane Soares

 
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Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=DDy-8k9enIM

Pós-modernidade: Viva melhor pois Deus não existe e a Bíblia é uma grande mentira!

16.06.2014
Do portal GNOTÍCIAS, 29.05.14
Por Silvio Costa 

Pós-modernidade: Viva melhor pois Deus não existe e a Bíblia é uma grande mentira!
Trocaram a verdade de Deus pela mentira… (Rm 1:25).
Afinal não é isso e muito mais que ouvimos todos os dias na sociedade que vivemos, não são esses os sussurros das mídias de entretenimento como novelas, filmes, seriados e reality shows? Na esfera política elaboram leis libertinas figurando uma sociedade lasciva, irreverente e cada dia mais distante de Deus. Não é esse o estilo de vida que a brilhante mente humana, evoluída e esclarecida alardeia em todos os segmentos do mundo em que habitamos? É a pós-modernidade que nos diz por todas as formas de comunicação em alto e bom som as seguintes premissas:
Invalide em você o cristianismo e sua mensagem, afinal você é inteligente demais para acreditar nessas “baboseiras milenares”.

Não frequente uma igreja, fique em casa, abandone a bíblia e torne-se ateu.

Se insistir em ser um cristão, que seja educado e nunca pregue esse Evangelho que confronte o que os fundamentalistas chamavam de pecado, fale só de amor e compreensão para qualquer vício ou prática.

Não se iluda com casamento, pois não existe mais; agora são parceiros e parceiras que necessariamente não precisam mais constituir uma família, agora o antigo padrão é substituído pela nova visão social.

Rompa os padrões do século XX e varie sexualmente com outro parceiro do mesmo gênero pra se relacionar.

Torne-se alcoólatra, chegue a dependente químico e para isso comece inalando maconha e aspirando fumaça de baseados que lhe farão sentir-se bem.

Seja uma ativista de minorias, faça protestos no congresso nacional, invada cultos para garantir seus direitos sexuais, fique nu em grandes eventos religiosos, discrimine os cristãos, chame-os de homofóbicos – e importante – faça-se de vítima que merece respeito e total aceitação por agir assim.

Priorize estudos, trabalho, pense só em você, ganhe muito dinheiro, faça fortuna e fique rico.

Seja superior, humilhe os outros, não leve desaforo pra casa, seja altivo e senhor de si mesmo.

Conte mentiras, engane, se envolva em trapaças e fraudes, aproveite-se do próximo.

Seja astuto, hipócrita, avarento, seja indecente e faça tudo pra conseguir o que quer.

Venda a alma se acreditar que tem uma e como recurso final obtenha o aclamado sucesso.

Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam (Rm 1:32).
Se você tem mais de 35 anos e é observador do mundo (tempo) em que vive, algumas coisas no campo comportamental e dos valores sociais devem inquietá-lo pela transformação e modificações radicais que ambos sofreram acentuadamente nos últimos 25 anos. Todo o grande conjunto de novidades trazido pela multiplicação da ciência, avanços tecnológicos, descobertas biomédicas, exploração espacial, globalização, economia de blocos e, sobretudo a manifestação da nova consciência da pós-modernidade (eu sugiro que você estude sobre esse termo “pós-modernidade” e seus fatores e conceitos históricos, filosóficos e sociológicos) fazem-nos ficar perplexos diante do que estão construindo para o futuro. Parece que inverteram tudo, é como se tudo agora fosse ao contrário de forma que o errado é certo e correto tornou-se incorreto.
O pós-modernismo se preocupa muito com o presente, onde muitas vezes ocorrem problemas porque, como ele seduz a massa, o indivíduo é “obrigado” a consumir, movido pelo domínio da sedução que o envolve. São grandes as quantidades de informações que o pós-modernismo traz, sendo que na maioria das vezes inúteis, pois os indivíduos tornaram-se passivos, dependentes da tecnologia e da mídia, inseguros e limitados em seus desejos, porque a mídia, a propaganda, a moda determina seus limites. Os “valores” são muitos, as variedades são diversas, para todos os gostos e vontades, e a ideia é realmente criar um mundo sem limites, e voltado para o prazer do consumo. Deste modo só o presente é importante, pois os valores são o que está acontecendo e não o que foi, ou melhor, o que já se passou. Não há diferenciação entre religião, política, ideologias, família, etc, o pós-modernista crê na realização pessoal, o neo-individualismo. O indivíduo se torna narcisista e é atingido pela dessusbstancialização, falta de identidade, onde tudo é descartado, o que prevalece é o modismo e as vontades de cada um.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos (Rm 1:22).
Não eduque mais seus filhos dando-lhes palmadas como reprimenda e menos ainda deferindo-lhe com amor algumas varadas como instrução conforme orientou o sábio. Descarte falar com eles sobre os ensinos claros das Escrituras sobre pureza sexual, a vileza da fornicação, a perdição dos vícios alcoólicos e dos entorpecentes, pois se assim proceder você será mais um “ultrapassado” que por certo será duramente criticado por alguns políticos, educadores, psicólogos e sociólogos de “mente aberta” e que sabem o que é melhor para a sua família e descendência. Na verdade família também carece ser redefinida nos “tempos áureos” que vivemos, pois os papéis biológicos e de composição da estrutura familiar constituída outrora por pai, mãe e filhos já não vale mais.
Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam (Rm 1:28).

Se você deseja mais pela Palavra de Deus te convido a uma leitura minuciosa de Romanos 1:18-32 que em minha opinião é um brado da justiça de Deus contra as 
impiedades do pensamento pós-moderno. Que Deus continue abençoando muito mais sua vida, creia no Senhor, leia e pratique a Palavra e seja muito feliz com Jesus
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Fonte:http://colunas.gospelmais.com.br/deus-nao-existe-biblia-e-uma-mentira-e-voce-precisa-ser-feliz_9545.html