Pesquisar este blog

sábado, 5 de abril de 2014

IRINEU DE LYON, O APOLOGISTA CRISTÃO CONTRA O AGNOSTICISMO

05.04.2014
Do blog Sepoangol World Ministries
Por  Vania DaSilva


Introdução 


Bispo de Lyon e Polemista Anti-Gnóstico - Diferentemente dos Apologistas do segundo século que procuraram fazer uma explanação e uma justificação racional do Cristianismo para as autoridades, os Polemistas empenharam-se por responder ao desafio dos falsos ensinos dos heréticos, condenando veemente esses ensinos e seus mestres. Apesar da maioria dos Apologistas viverem no Oriente, os grandes Polemistas vieram do Ocidente, sendo Irineu um dos primeiros. 

Enquanto os do Oriente usavam uma teologia especulativa dando mais atenção aos problemas metafísicos, os do Ocidente preocupavam-se mais com os desvios administrativos da Igreja, empenhando-se em formular uma resposta para os problemas desta esfera. 

Os apologistas convertidos do paganismo, preocupavam-se com a ameaça à segurança da Igreja, especialmente com a perseguição. Os polemistas que tinham uma formação cultural cristã, preocupavam-se com a heresia e suas ameaças no seio da Igreja. 


Seu Crescimento e Influência 


Nascido em Esmirna, na Ásia Menor (Turquia), no ano 130, em uma família cristã, Irineu era grego e foi influenciado pela pregação de Policarpo, bispo de Esmirna. Anos depois, Irineu mudou-se para Gália (atual sul da França), para a cidade de Lyon, onde foi um presbítero em substituição do bispo que havia sido martirizado em 177. 

Irineu também recebeu influência de Justino. Ele foi uma ponte entre a teologia grega e a latina, a qual iniciou com um de seus conteporâneos, Tertuliano. Enquanto Justino era primariamente um apologista, Irineu contribuiu na refutação contra heresias e exposição do Cristianismo Apostólico. Sua obra maior se desenvolveu no campo da literatura polêmica contra o gnosticismo. 


Os Ensinos Heréticos do Gnosticismo

O gnosticismo, a maior das ameaças filosóficas, chegou ao máximo de sua influência ao redor do ano 150. Suas raízes estão fincadas nos tempos do Novo Testamento. Paulo parece ter enfrentado uma forma incipiente de gnosticismo em sua carta aos Colossenses. A tradição cristã associou a origem do gnosticismo com Simão, o mago, a quem Pedro teve que repreender duramente (At 8.9-24). 


Irineu tornou-se o mais expoente escritor e defensor das Escrituras contra as Heresias Gnósticas na sua era. A palavra gnosticismo é um termo moderno que cobre uma variedade de seitas do segundo século que propagavam alguns erros em comum. O Gnosticismo era radicalmente diferente e contrário ao Cristianismo Ortodóxo. Cada grupo tinha seus próprios escritos. Alguns desses ensinamentos falsos eram: 

Crença em um Deus supremo o qual era totalmente remoto deste mundo.


Crença que o Deus supremo não tinha parte na criação, mas que este trabalho imperfeito foi realizado por uma deidade inferior à ele, identificando como o Deus do Velho Testamento.

Crença que a matéria era má, por isso o Deus supremo sendo espiritual e bom, não poderia criá-la.

Crença que entre o reino das trevas e o Deus supremo, existe uma hierarquia de seres divinos.Crença que o nosso corpo, sendo físico, é parte deste mundo, ele é mal; nossa alma é uma faísca divina que está presa ao corpo, ela é divina.

Crença que a salvação é o escape da alma deste corpo para o reino celestial.

Crença que para alcançar o Deus supremo é necessário que a alma ultrapasse o reino acima de nós, o qual é controlado pelas estrelas e pelos planetas.

Crença que a salvação vinha pelo conhecimento; gnosis (conhecimento).

A Grande Defesa do Teólogo Irineu


Em sua primeira obra, Adversus Haereses (Contra Heresias) escrita entre os anos 182 e 188, em Lyon, ele descreve a teologia da fé cristã em refutação aos ensinos heréticos gnósticos de Valentino e Marcion através das Escrituras. De muitos argumentos feitos por Irineu, três importantes podem ser ressaltadas: 

A diferença do sistema gnóstico. Ele descreve a natureza burlesca de muitas de suas crenças.


Os ensinamentos que os gnósticos diziam ter recebido secretamente dos apóstolos, Irineu os desafiava argumentando que se os apóstolos tivessem um ensinamento especial a declarar, eles o teriam confiado às suas próprias igrejas, as quais fundaram. Ele mostrava como as igrejas estabelecidas pelos apóstolos, e seus dirigentes, os quais eram apontados pelos mesmos e seus sucessores, cresciam em todo o império, e permaneciam até a data, ensinando a mesma doutrina.

Defesa do Novo Testamento como canônico, em vista que o gnosticismo não cria nele, e possuía outras escrituras. No tempo de Irineu, o Novo Testamento era aceito cerca de como temos agora: os Evangelhos, Atos, Cartas de Paulo e outras epístolas. A carta aos Hebreus, Apocalipse e algumas epístolas compuseram o Novo Testamento alguns anos na frente.
A sua obra é composta de cinco volumes é são assim caracterizadas: 


Livro I: Esboço histórico da seita gnóstica, apresentada em conjunto com uma declaração da fé cristã. Este volume é a melhor fonte de informação sobre os ensinos dos gnósticos. Era uma polêmica filosófica contra Valentino, o líder da corrente romana do gnosticismo.


Livro II: Crítica filosófica sobre o Gnosticismo. Nele, Irineu insiste na unidade de Deus em oposição a idéia herética da existência de um demiurgo distinto de Deus.

Livro III: Crítica bíblica sobre o Gnosticismo. Ele mostra como o Gnosticismo é rejeitado pela Bíblia e pela tradição mais significativa. Neste livro, Irineu dá ênfase à unidade da Igreja através da sucessão apostólica de líderes desde Cristo e de uma regra de fé.

Livro IV: Respostas ao Gnosticismo através das palavras de Cristo. Neste, Marcion, outro líder gnóstico, é condenado pela citação das palavras de Cristo que se opõem às suas propostas.

Livro V: Vindicação da ressurreição contra os argumentos gnósticos, os quais, segundo as idéias deles, reunia o corpo material mau com o espírito.

A Contribuição de Irineu à Igreja 

Foi necessário a habilidade intelectual, a força espiritual deste polemista e o desenvolvimento de uma regra de fé e um cânon da Bíblia pela Igreja para superar a ameaça desse movimento ao Cristianismo. Irineu através da sua defesa do Evangelho, foi o primeiro a declarar os quatro Evangelhos como canônicos, ensinar acerca do reino milenial de Cristo na terra, defender o episcopado (pastorado) e as tradições teológicas da verdadeira Igreja Ortodóxa. Ele também é chamado de “Pai dos Dógmas da Igreja”, por formular os princípios da teologia cristã e exposição do credo da Igreja. 


Não só Irineu, mas Polemistas como Tertuliano e Hipólito engajaram-se na controvérsia literária para refutar idéias gnósticas. Estes ensinos heréticos reapareceram, parcialmente, em doutrinas dos Paulicianos do século VII, dos Bogomilos dos séculos XI e XII, e dos Albingenses posteriores, no sul da França. 

Irineu em comparação com outros pais da igreja grega que lhe prescederam, era mais bíblico que filosófico. Ele foi o primeiro a escrever em sentido teológico para a Igreja. Segundo a história, ele foi martirizado em Lyon por volta do ano 200.

*****
Fonte:http://www.sepoangol.org/irineu.htm

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Qual a diferença entre uma cidade com igreja e uma cidade sem igreja?

02.04.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE, 01.04.14


É impossível

... Ser igreja sem Cristo.
... Olhar para Cristo sem depois olhar sensivelmente para os lados.
... Separar a missão da igreja de sua realidade urbana concreta.

A Bíblia está cheia de textos bíblicos que poderiam ser escolhidos como base para uma reflexão sobre os desafios da cidade à Igreja. Poderíamos falar do conflito campo versus cidade, tão presente no Antigo Testamento; falar sobre o ministério do apóstolo Paulo, conhecido como apóstolo das cidades; ou ainda, sobre a cidade de Deus, a Nova Jerusalém, fundada sob a justiça do Senhor em contraste com a cidade dos Homens, a Babilônia, símbolo do esforço criador do homem com suas grandezas e misérias.

Claro, não estamos dizendo, em hipótese alguma, que a igreja deve substituir a comunhão, a adoração, o ensino, a proclamação e o serviço aos crentes por outras esferas de atuação na sociedade. A boa notícia é que o próprio Deus, por meio do profeta Isaías, compartilhou seu sonho de cidade justa e santa. A “velha” Jerusalém deveria ser restaurada e reconstruída à luz da “nova” Jerusalém. O texto é Isaías 65.17-25, um clássico da ação urbana no Antigo Testamento.

Prateleira de hoje indica o estudo bíblico Que a Justiça Nasça Firme, como reflexão e instrumento para o ministério pastoral e testemunho das nossas igrejas na cidade.

Confira e espalhe esse estudo bíblico.
*****
Fonte:http://www.ultimato.com.br/conteudo/qual-a-diferenca-entre-uma-cidade-com-igreja-e-uma-cidade-sem-igreja

"Vinde a Mim"

02.04.2014
Do portal GOSPEL PRIME
Por Claudinho Santos*

Vinde a MimVinde a Mim
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. (Mt. 11:28).
O CONVITE
O convite de Jesus nunca foi cancelado, nem está suspenso, nem “off line”, não precisa de “reinicialização’. 

Este convite está perfeitamente “formatado’ para tratar, sarar as doenças cuidar dos problemas, salvar o oprimido e aliviar a dor de todos aqueles que estão cansados e sobrecarregados.

Ele é veloz em receber os famintos e necessitados de espírito. Seus braços estão sempre abertos para abraçar e conversar.

Não existe um programa que possa substituir este serviço, porque é um ato voluntário de amor da parte Dele. Nenhuma lógica de programação conseguirá alcançar sucesso de igual forma. Jesus não é decoreba. Ele está além da matemática, física ou demais lógicas. Jesus é além da razão.
Quanto mais o homem buscar por Este Descanso, menos cansado ele se sentirá e menos sacrifícios terá de fazer. Ele aprenderá que a saúde de sua alma precisará de armazenamento de paz.

Ora, por quê tanto sacrifício físico e mental em busca de outras pseudosoluções e incertezas? Digo, já experimentei, sei o que estou dizendo. Acredite, JESUS TEM PODER, POR ISSO VÁ ATÉ ELE E PARE DE SOFRER!

A solução está bem pertinho dizendo humildemente “VINDE A MIM E EU VOS ALIVIAREI”.
Porém, não será qualquer “grande homem” que ouvirá este chamado. É necessário descer e se humilhar para ouvir e aceitar o convite do Grande Rei. O homem se engana achando que é grande, mas só Deus é grande!! Ele se afasta do soberbo, mas se aproxima do humilde.
ESTÁ ESCRITO:
“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mt. 11:25).
Para entender o convite de alívio do Filho de Deus, é necessário se tornar pequenino. A estes foi revelada a simplicidade de compreender o poder de cura que há nesta “hospedagem” da alma. Ele está sempre ‘on line’ para prestar ajuda qualquer necessitado. A diferença é que esta ajuda não precisa “pagar”. Tudo já foi pago na Cruz! E existe uma “nuvem” eterna de força e glória sobre Ele para que esta sombra repouse sobre nós e jamais se afaste de nós.
Ele é o “servidor’ mais seguro e potente do universo, enviando ‘links’ de “conexão” sem fio (sem intermediários, seja imagem de escultura, seja homem) para todos os corações da terra. Com Jesus a linha é direta! O ‘acesso’ é rápido e eficiente. Só o pecado bloqueia este ‘link’, mas o sangue Dele pode desbloquear instantaneamente. E, você pode ser livre de verdade para falar com Ele (pela fé).
TESTEMUNHO DE FÉ
Vou contar um testemunho para ajudar você: há dez anos aproximadamente sofri um acidente no mar. Isto me fez perder o tímpano esquerdo e alteração na córnea esquerda também. Não ouvia os sons agudos. Como músico, não tenho vergonha de dizer que fiquei desesperado. A medicina me disse que seria necessário submeter-me a um procedimento cirúrgico, pois há um hospital que é referência mundial aqui no Brasil, na cidade de Ribeirão Preto, SP… Os médicos me disseram para ficar afastado de sons e ruídos por período indeterminado. Entrei em depressão e até fiquei hospitalizado várias vezes, pois houve reflexos físicos que enfraqueciam o meu corpo… 
Certa vez, num ato de fé (ou loucura como vêem alguns, não tem problema) me levantei daquela maca, retirei os soros e fugi do hospital… Entrei na primeira igreja que vi na mesma rua do hospital, fui me arrastando pelo corredor da igreja, até aquela irmã, que estava orando de joelhos perto do púlpito… Me aproximei dela, me ajoelhei também, ela achou estranho, pois eu estava mesmo com um aspecto assustador e ainda havia alguns esparadrapos que se destacavam pelo braço… Ela parou a oração, largou o microfone e chamou alguns diáconos. 
Eu ouvi um deles contestar… “Não tenha medo irmã, continue a oração! Outro deles amados indagou a diaconisa: “ora, nós não estávamos orando para que Deus enviasse todos aqueles que estivessem cansados e sobrecarregados? Ai está um deles!!”. Todos eles oraram com imposição de mãos sobre mim. Era reunião de oração e intercessão.
CONCLUSÃO
Resumindo, foi esta passagem bíblica que me deu forças para reagir às más notícias. Depois deste ato de fé, nunca mais voltei a qualquer hospital para alguma internação. Me senti extremamente leve. Passados uns 180 dias daquele acidente, meu tímpano foi reconstituído sem intervenção cirúrgica e, já estava ouvindo muito bem novamente. Voltei a tocar meus instrumentos de adoração com alegria e, voltei aos ensaios de minha equipe, voltei a pregar com a saúde que, PELA FÉ, Jesus me deu volta.
Estava pesado, não tinha forças para buscar, nem andar, mas pela misericórdia de Deus, alguém, sem me conhecer, orava por mim ali perto e ajudava o meu espirito a ouvir o convite do Rei: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”. (Mt. 11:29).

Jesus está esperando um ato de fé de você também. ‘Adicione’ a Jesus em seu “perfil” pessoal e de igual modo nas suas “redes” sanguíneas . Mas, não aceite apenas aquela amizade matemática de ostentação religiosa ou vaidade denominacional enganando-se a si mesmo. ELE NÃO É SÓ MAIS UM AMIGO. ELE É O REI DOS REIS!! O convite dele não é apenas curtir um evento, e, sim, amar você de verdade.

De forma sincera, relacione-se de verdade com Ele porque um dia este convite de amizade encerrará, quando ninguém mais poderá sentar-se à mesa do Cordeiro. E, pense nisto: não haverá “atalhos” para a Grande Ceia!

“Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.(Mt. 22:8)
REFLEXÃO

A carga tá pesada?

Reflita no que disse Jesus: “o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11:30)
Jesus está chamando… “Vinde a mim e eu aliviarei vocês”.

Então taí, convite lançado!!


Até a próxima!

Claudio SantosClaudinho Santos é Líder fundador do Movimento Adore Days no Brasil. Com 30 anos de vida cristã, Claudinho, além de pastor é músico, conferencista e conselheiro cristão. Coordenador e Voluntário das Missões Adore na Amazônia. Diretor da Escola de Missões Adore. Casado, pai de duas lindas princesas, Claudinho, como é mais conhecido, adota o método não tradicional da escrita para levar a verdade do evangelho aos amigos leitores.

****
Fonte:http://estudos.gospelprime.com.br/vinde-mim/

terça-feira, 1 de abril de 2014

A prosperidade bíblica e as aflições deste mundo

01.04.2014
Do blog BELVEREDE, 12.02.2011
Por Eliseu Antônio Gomes

O que é prosperidade bíblica?

É um equívocos pensar que a prosperidade bíblica seja apenas acúmulo de bens.

Existem muitas pessoas abastadas e perturbadas de muitas maneiras. Apesar das fortunas, elas não se sentem bem física e nem espiritualmente. Elas não têm estabilidade emocional, não têm paz de espírito, sofrem com doenças que a medicina não cura. Portanto, há milionários prósperos e milionários sem prosperidade. Segundo o conceito bíblico, são abastadas sem serem prósperas.

A salvação e a paz significam prosperidade. A prosperidade bíblica não significa apenas posse de riquezas. A prosperidade não é meramente o acúmulo de bens, é muito mais! A prosperidade bíblica se consiste em bem-estar espiritual, físico, emocional; é a situação de experimentar estabilidade completa. É ter Jesus.

Bênçãos e problemas

Conheci algumas pessoas que se dizem cristãs, mas entregues à derrota. Elas diziam se alegrar por viver em aflições nas esferas da saúde e das financeiras. Faziam erradamente um paralelo de seus problemas com as perseguições religiosas sofridas pelos apóstolos (situações diferentes, não são as mesmas coisas!).

Nos relatos bíblicos, quando Jesus encontrou famintos Ele fez multiplicação de pães e peixes, fez o milagre da pesca indicando onde lançar as redes (Marcos 6.34-48; João 21.6), e ao se encontrar com seguidores doentes os curou (Atos 10.38).

Cristo continua o mesmo hoje! O que parece ter mudado é a expectativa de algumas pessoas do meio cristão, que se apresentam como seguidoras de Jesus mas não o vêem como Ele era ao andar na terra e nem esperam que o poder emanado dEle se manifeste hoje. Mas, essa manifestação de poder é o que Ele deseja para nós, pois disse que os sinais seguirão aos que crêem (Marcos 16.15-19).

Me adiantando, caso alguém apareça dizendo que Jesus disse que no mundo teríamos aflições, chamo atenção que Ele também disse nessa mesma oportunidade para o aflito ter bom ânimo (coragem para enfrentar a aflição), porque Ele venceu o mundo. E prometeu estar conosco até a consumação dos séculos. Conferir: João 16:33; Mateus 28:20.

Ter prosperidade bíblica significa viver preguiçosamente? Não.

É claro que ninguém deve viver esperando multiplicação de pães dia após dia, querer viver de braços cruzados esperando assistência do céu, como se Deus fosse um empregado. O correto é batalhar e ganhar o pão de cada dia com o suor do rosto, porque Deus não tem compromisso com vagabundos (2ª Tessalonicenses 3.10).

Quando o cristão é esforçado, tem bom ânimo, trabalha honestamente para sobreviver, e mesmo assim a crise financeira se apresenta ruim demais em sua vida, aí é correto ele esperar com fé pela providência divina. Deus prospera o crente de bom ânimo!

Experimentar a prosperidade bíblica é questão de fé. Não é matéria para debate.

"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará"- Salmo 37.3-5.
  
E.A.G.

*****
Fonte:http://belverede.blogspot.com.br/2011/02/prosperidade-biblica-aflicoes-mundo.html

Orgulhoso demais para conhecer a Deus

01.04.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE, 31.03.14
DEVOCIONAL DIÁRIA
Por C.S.Lewis

segunda-feira

Os cristãos têm razão: o orgulho tem sido a principal causa da miséria em todas as nações e em todas as famílias, desde que o mundo é mundo.
Outros vícios podem até unir as pessoas. É possível ver companheirismo, descontração e cordialidade entre bêbados ou pessoas desonestas. Porém, o orgulho sempre significa inimizade — ele é inimizade. Inimizade não apenas entre seres humanos, mas contra Deus.

Em Deus, nos deparamos com algo incomparavelmente superior a nós, em todos os sentidos. A menos que você conheça a Deus dessa maneira — e, portanto, se reconheça como um nada em comparação a ele —, simplesmente não conhecerá a Deus. Uma pessoa orgulhosa está sempre olhando os outros de cima para baixo. É claro que, enquanto você estiver olhando para baixo, não terá como enxergar o que se encontra acima de você.

>> Retirado de Um Ano com C. S. Lewis, Editora Ultimato.
*****
Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2014/03/31/autor/c-s-lewis/orgulhoso-demais-para-conhecer-a-deus/

Todavia estou alegre

01.04.2014
Do blog BELVEREDE
Por Eliseu Antônio Gomes

Alegre-se em meio aos problemas

 "E não entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força" -  Neemias 8.10.

Neste mundo existem muitas aflições, passamos por diversas provações. É importante estar alegre.  A alegria do Senhor produz ânimo e o ânimo nos mantém firmes, animados vencemos as adversidades dessa vida.

A felicidade humana ocorre em conquecência de acontecimentos. Quando algo de bom acontece as pessoas se sentem felizes. Mas o sentimento de alegria do cristão não pode ser baseado em momentos de realizações de sonhos, quando as conquistas surgem. É preciso estar alegre sempre .A alegria espiritual está acima dos problemas desse mundo. "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência" - Tiago 1.2.

As crianças adoeceram? O automóvel enguiçou? O chefe negou a promoção? O conjuge está com mau-humor? Em todas as situações é preciso regozijar-se, mas é justamente essa sensação que mais facilmente se perde.  O coração que é morada de Jesus Cristo encontra forças para se manter equilibrado, pois a alegria do Senhor lhe dá forças enfrentar os problemas, com a esperança de vencê-los. 

O cristão é chamado para  "combater o bom combate da fé" (1ª Timóteo 6.12).

Possuindo alegria é possível não pensar em desistir, querer lutar em favor do casamento, conquistar o conjuge diariamente, ter a possibilidade de renovar-se a cada novo amanhecer.

Possuindo alegria, os problemas com filhos podem ser enfrentados de maneira a vencer as rebeliões e chegar a paz dentro do lar.

Possuindo alegria, existe disposição para lutar contra o cansaço e a doença, mesmo que pareça estar perdendo a briga.

Possuindo alegria, existe disposição para lutar contra os problemas financeiros, crer que será possível libertar-se das dívidas.

A alegria de ontem deve estar presente hoje. E a de hoje estar ativa amanhã.  "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." - " Filipenses 4.4. 

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado..."

Problemas! Mas, entretanto, porém e todavia...

... todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação" - Habacuque 3.17.

Habacuque manteve sua atitude de gratidão ao longo da vida. Este é o tipo de atitude que todo cristão precisa demonstrar ao Senhor.  Mesmo que nada de bom esteja acontecendo em sua vida, a árvore não dá frutos, a lavoura não produz colheitas, não há ovelhas e nem bois no campo, elegre-se.
  
Nos dias atuais, Habacuque poderia ter orado assim: "Ainda não há comida na geladeira, e não há dinheiro na conta, embora a doença se agrava, e as dores persistem, embora os meus filhos estão nas drogas, e minha esposa não gosta de mim, todavia eu me alegrarei no Senhor, eu estarei feliz em Deus meu Salvador ".

A  diferença entre a pessoa que é derrotado e a pessoa vitoriosa é a sua atitude no meio da adversidade. O cristão vitorioso que passa por adversidades sabe que Deus é a sua salvação, sabe que o fará andar acima de todos os problemas, como um vencedor. Veja o verso 19, Habacuque mantinha-se alegre porque sabia que não viveria em derrota, sabia que os problemas eram circunstanciais e que em breve tudo terminaria bem.

E.A.G.

Reflexão a partir do artigo de Tom Brown Ministries, intitulado Joy of the Lord.
*****
Fonte:http://belverede.blogspot.com.br/2011/08/todavia-estou-alegre.html

A Igreja dos sonhos de Jesus é uma Igreja que sabe adorar

01.04.2014
Do portal GOSPEL PRIME
Por Missionária Rosilvado

O tema da adoração tem sido cantado e pregado com muita frequência desde o inicio deste século. Muito se fala em adoração. Milhares de cd´s são gravados todos os anos e muitas canções compostas. Mas apesar toda essa efervescência, os crentes parecem está associando adoração apenas com música.
Em seu diálogo com a mulher samaritana, Jesus disse que estava chegando um tempo em que os verdadeiros adoradores adorariam o Pai em espirito e em verdade, e Ele acrescentou que são estes que o Pai está procurando. A palavra adoração no grego é proskuneo e significa precisamente se curvar para beijar a mão. Ou seja, a Bíblia ensina que adoração é rendida a Deus em reconhecimento da sua autoridade de Rei. Lucas nos informa acerca de um leproso que se aproximou de Jesus e o adorou. O cenário é de um homem sujo de lepra chegando perto de Jesus e lhe prestando revência curvando-se diante Dele. Lucas é enfático ao dizer que o leproso ‘o adorou dizendo: Mestre, se tu quiseres podes tornar-me limpo’. Aquele homem reconheceu Jesus como Rei poderoso e capaz de fazer maravilhas. A adoração se manifesta como expressão de humilhação e não na exposição de talentos. Ao adorar a Jesus, aquele leproso mostrou-se sujeito a vontade do Senhor. Ele disse “se quiseres”.
Embora seja possível adorarmos a Deus em meio a um grupo, não se pode adorar a Deus como grupo. A adoração envolve bem mais do que vozes bem entoadas. A adoração deve envolver o coração, a alma. Havia uma multidão andando junto com Jesus, mas o destaque foi dado a um leproso que ali jazia. Os evangelhos sempre mostram Jesus ondando o coração das pessoas e percebendo suas intenções. Não raro lemos nos evangelhos: “e Jesus vendo-lhes o coração e percebendo suas intenções disse…” Jesus viu as intenções da viúva pobre, viu a soberba e pretensão dos ricos que ofertaram antes dela. Jesus enfatizou na parábola do publicano e do fariseu a disposição humilde do publicano que era oposta a oração do fariseu. Ao sondar o coração da multidão que Lhe seguia Ele ainda parafraseou Isaías: “este povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de mim!” e também repreendeu seus seguidores ao afirmar: “porque me chamais Senhor e não fazeis o que eu mando?”.
Para Deus deve haver uma conexão direta do nosso coração com nossa boca e as nossas ações. (Inclusive para sermos salvos temos que crer com o coração e confessar com os lábios).
  
Já dissemos que na adoração nos rendemos a Deus reconhecendo-O como rei. Era costumeiro no antigo Oriente os servos de um rei ter suas orelhas furadas. Esse era um símbolo de que enquanto vivesse aquele servo seus ouvidos cativos à voz do rei, seu senhor. Em Roma, homens importantes eram chamados de dominus por seus servos. O termo dominus significa dominador. Então os servos alegavam que eram parte do domínio de seus donos. Nós somos chamados para sermos servos de Deus, precisamos viver nossas vidas sob o domínio de Deus e está pronto a cumprir sua vontade. Em todas as culturas, a adoração exige dos adoradores uma vida dentro da vontade do seu senhor. As adoradoras de Diana se prostituíam, os adoradores de Moloque sacrificavam seus filhos, os adoradores do sol entregavam coração ainda pulsando, enfim, cada adoração exige o cumprimento da vontade do ser adorado. Obviamente não quero comparar o Deus Todo Poderoso com os falsos deuses das culturas pagãs, o que quero é deixar claro que a adoração é algo que excede a música.
Adoradores e músicos nem sempre são as mesmas pessoas. A verdadeira adoração consiste muito mais numa atitude intima da alma do que na música entoada. Acredito que uma das mais profundas expressões de adoração da Bíblia seja aquela contida no salmo 103.1: “bendize ó minha alma ao Senhor e tudo o que há em mim, bendiga ao seu santo nome”. Adorar a Deus é muito mais do que simplesmente entrar na igreja e acompanhar o louvor que foi previamente escolhido para aquele momento. O coração deve estar totalmente envolvido na adoração e com isso não estou falando sobre a questão emotiva, mas na sinceridade e na retidão de quem adora. O salmista diz que sua alma bendiria ao Senhor e não apenas sua alma, mas tudo o que nele havia. Perceba que o salmista fala da sua alma e de todas as suas ações (tudo o que há em mim).
Ou seja, a adoração não é apenas um momento na vida do adorador, mas um estilo de vida que tem continuação dentro ou fora do templo. Ao dizer que o pai procura os verdadeiros adoradores, Jesus deixa claro que aos olhos do Pai, a adoração só tem valor quando é fruto de uma vida totalmente entregue e consagrada a Senhor. Nesta perspectiva, se faz necessário entender que a adoração não é movimento musical como alguns pensam. Os cristãos devem ver na adoração um estilo de vida.
A nossa adoração deve ser incondicional e rendida somente a Deus. Davi adorou a Deus quando seu filho morreu, Jó adorou a Deus quando todos os seus bens e família se foram e Habacuque disse que se alegraria em Deus quando todas as calamidades possíveis se levantassem contra ele. Essa é a adoração incondicional que Jesus espera da sua Igreja. O leproso não esperou ser curado para depois adorar a Jesus, ele adorou primeiro.
Infelizmente há dois tipos de pessoas que se multiplicam dentro das igrejas. O primeiro tipo é semelhante aos samaritanos: adoram a quem não conhecem . Jesus disse isso com todas as letras para a mulher samaritana. Adorar a quem não se conhece é uma ação nula em si mesma, pois a adoração a Deus não é por nenhuma outra razão senão pelo fato de Ele ser quem é! O segundo tipo pode ser comparado aos pagãos mencionados por Paulo em Romanos 1. São aqueles que tendo o conhecimento de Deus não O adoraram como Deus nem o serviram.
Jesus disse para a mulher samaritana que a hora tinha chagado quando os verdadeiros adoradores adorariam ao Pai aonde quer que estivessem e não apenas “neste monte ou em Jerusalém”. Adoração é a maior expressão de integridade e amor que um cristão deve render a Deus. Para Jesus a adoração não se centra num ritual especifico, mas numa vida inteira de rendição e exaltação do senhorio de Deus. O louvor só pode ser extraído dos lábios, mas a adoração não. Ela sai do coração regenerado, das ações diárias de uma pessoa que verdadeiramente teve um encontro com Deus.
*****
Fonte:http://estudos.gospelprime.com.br/a-igreja-dos-sonhos-de-jesus-e-uma-igreja-que-sabe-adorar/