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quarta-feira, 5 de março de 2014

Congresso Conectare discute o uso de redes sociais por evangélicos

05.03.2014
Do portal GOSPEL PRIME, 07.01.14
Por Leiliane Roberta Lopes

O evento terá a participação de ministérios e profissionais que usam as redes para propagar a Palavra de Deus

De 9 a 11 de janeiro a Igreja Batista Candeias, em Fortaleza (CE), sediará o Conectare, um congresso cristão sobre redes sociais.
O evento terá como tema “Comunicação WEB Cristã” e durante os três dias os participantes e convidados discutirão sobre como utilizar os meios digitais para propagar a palavra de Deus.
Os temas tratados serão: “Redes Sociais: Influência das Mídias Sociais, crescimento e abrangência”; “Blogs, vlogs e Youtube: Criação, atuação e bom conteúdo”; “Internet: Influência, como temos usado as ferramentas que a internet oferece” e “Como a Igreja tem feito a diferença e o que mais podemos fazer”, além de outras discussões.
Diversos ministérios estarão participando do congresso, entre eles Eu Escolhi Esperar, Coisa de Crente, Sal e Luz, Na Igreja, Evangelho Urbano,  Profetirando, Magnata Ronnieli e Não Morda a Maçã.
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Fonte:http://noticias.gospelprime.com.br/congresso-conectare-fortaleza/

"O que é a doutrina da suficiência das Escrituras? O que significa que a Bíblia é suficiente?"

05.03.2014
Do portal GOT QUESTIONS


Resposta:A doutrina da suficiência das Escrituras é um princípio fundamental da fé cristã. Dizer que as Escrituras são suficientes significa que a Bíblia é tudo de que precisamos para nos equipar para uma vida de fé e serviço. Ela fornece uma apresentação clara da intenção de Deus em restaurar o relacionamento quebrado entre Ele e a humanidade através do Seu Filho Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina sobre a eleição, fé e salvação pela morte de Jesus na cruz e Sua ressurreição. Nenhum outro livro é necessário para que essa boa nova seja entendida, assim como nenhum outro livro é necessário para nos equipar a viver uma vida de fé.

Quando se usa a palavra "Escritura", os cristãos estão se referindo ao Antigo e ao Novo Testamentos. O apóstolo Paulo declarou que as Escrituras "podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:15-17). Se a Escritura é "inspirada por Deus", então ela não é uma obra da vontade humana. Apesar de ter sido escrita por homens, os "homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21). Nenhum livro escrito pelo homem é suficiente para nos equipar para toda boa obra; somente a Palavra de Deus pode fazer isso. Além disso, se as Escrituras são suficientes para nos equipar completamente, então nada mais é necessário.

Colossenses 2 discute os perigos que uma igreja enfrenta quando a suficiência das Escrituras é contestada ou quando a Escritura é mesclada com escritos não-bíblicos. Paulo advertiu a igreja de Colossos: "Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" (Colossenses 2:8). Judas é ainda mais direto: "Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre foi entregue aos santos" (Judas 1:3). Observe a frase "de uma vez para sempre". Isso deixa claro que não há outros escritos, independente de quão piedoso o pastor, teólogo ou igreja denominacional de onde venham, que devem ser vistos como iguais ou complementares da Palavra de Deus. A Bíblia contém tudo o que é necessário para que o crente possa compreender o caráter de Deus, a natureza do homem e as doutrinas do pecado, céu, inferno e salvação através de Jesus Cristo.

Talvez os versículos mais fortes sobre a questão da suficiência bíblica venham do livro de Salmos. No Salmo 19:7-14, Davi se alegra na Palavra de Deus, declarando que ela é perfeita, digna de confiança, certa, radiante, iluminada, verdadeira e inteiramente justa. Já que a Bíblia é "perfeita", então nada mais é necessário.

A suficiência da Escritura está sob ataque hoje em dia e, infelizmente, esse ataque com muita frequência vem de nossas próprias igrejas. Técnicas administrativas seculares, métodos de atrair multidões, entretenimento, revelações extra-bíblicas, misticismo e aconselhamento psicológico declaram que a Bíblia e seus preceitos não são adequados para a vida cristã. Entretanto, Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem" (João 10:27). Sua voz é tudo o que precisamos ouvir, e as Escrituras são a Sua voz, completa e absolutamente suficientes.

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O pão nosso de cada dia, dá-nos hoje

05.03.2014
Do portal VERBO DA VIDA, 09.01.14
Por Marcos Honório Jr.

Sou um entusiasta da vida de fé. Acredito mesmo na palavra que pregamos, creio mesmo que nossas palavras e confissões podem transformar ou transtornar nossa vida. Tenho certeza que a fé é não só, um estilo de vida, mas o melhor estilo de vida que existe.
Recentemente, ensinando em um Centro de Treinamento Bíblico RHEMA, me peguei dizendo algo que me surpreendeu. É curioso como essas coisas acontecem. É muito comum me pegar dizendo algo que tenho certeza que não foi a minha inteligência que gerou aquilo.
Eu disse: Muitos irmãos estão crendo para uma benção que os possibilitarão não crerem para mais nada. Chamo isso de fé de loteria esportiva. É como se os crentes colocassem toda a sua força para crer em uma solução, ou um desejo que faria com que eles não tivessem mais a necessidade de exercer fé. Eles dizem: se Deus quiser, aquele dinheiro sai, aí vai dar tudo certo, ou, acontecendo isto ou aquilo, não teremos mais problemas.
É exatamente assim que pensam aqueles que fazem uma fezinha na loteria, sonham com algo que os tirarão a necessidade de trabalhar e lutar todos os dias para ganharem a sua vida.
Mas, por quatro vezes, a Palavra de Deus afirma: o justo viverá da sua fé. A fé é para todo dia. Jesus nos ensinou isso na oração modelo, ao indicar que deveríamos crer para o pão daquele dia, confiar no Senhor hoje. Ele mesmo disse que basta a cada dia o seu próprio mal, por isso não devemos andar ansiosos com o amanhã, sobre o que vestir ou comer, pois o Pai celestial cuida de nós.
O mestre incentivou ainda, a não ajuntarmos tesouro na Terra e sim no céu. Indicando com isso que o nosso tesouro é aquilo que possui nosso coração. Fomos criados para dominar e possuir a terra, se ela se torna o nosso tesouro, então o dominador passou a dominado.
Jesus garantiu que todo o que pede, recebe; e que o Pai cuida de nós e sabe do que necessitamos, além de aquele que deixa tudo por amor dele, ganha a vida. Ele é nossa segurança e provisão, nosso porto seguro e lugar de descanso. Aliás, a Palavra garante que aqueles que creem, entram no descanso. Às vezes, algumas pessoas pensam que a vida de fé é dura e difícil, mas Deus disse que ela é de descanso e que podemos descansar em suas asas. Temos garantia de fardo suave e jugo leve. Viver pela fé não significa sofrimento e angústia, mas alegria.
Irmão, nunca chegará o dia em que não precisaremos crer ou o dia em que teremos estabilidade ou segurança tais, que nos possibilitem não exercer nossa fé. Pelo contrário, essa estabilidade é a fé. Por causa da obra da cruz fomos curados, redimidos, feitos prósperos e santos, mas sempre precisaremos crer nessas verdades e nos firmarmos nelas contra as astutas ciladas do diabo e as intempéries do dia a dia neste mundo.
Não defendo aqui uma vida sem planejamento, organização financeira e até bons investimentos, pois esse tipo de vida não é de fé, mas de relaxamento. Até mesmo essas atitudes serão sempre tomadas de acordo com a nossa fé. Para planejar é preciso crer que se chegará a algum lugar. Organizar finanças é se preparar para que chegue mais, e se você já fez algum investimento, sabe que é necessária uma boa dose de fé para colocar seu dinheiro em qualquer coisa.
É preciso entender que tudo que, aquele que foi justificado pela obra da cruz faz, é pela fé. Nos relacionamos  pela fé, congregamos pela fé, cantamos, oramos, pagamos nossas contas, cumprimos nossas obrigações sempre pela fé. Não temos licença para não usar fé em determinadas situações da vida.
Um dia, seremos glorificados, mas enquanto aquele que vem não chega, temos que nos firmar em fé e triunfar sobre as circunstâncias, tribulações e perseguições. Como temos aprendido, Deus é um Deus de fé e, soberanamente, não vai criar outra forma de chegarmos a Ele e às suas bênçãos que não seja a fé.
Portanto, busque em primeiro lugar o reino de Deus e toda a sua justiça e creia que o pão de hoje, de amanhã e depois já chegou.
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Fonte:http://verbodavida.org.br/blogs-gerais/eusouoqueabibliadiz/o-pao-nosso-de-cada-dia-da-nos-hoje/

A lei da semeadura

05.03.2014
Do portal GOSPEL PRIME
Por Sidnei Osvaldo Ferreira

A lei da semeaduraA lei da semeadura

A lei da semeadura

Introdução: A lei da semeadura segue a uma ordem natural da vida que foi estabelecida por Deus para todo o sempre: “Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão”. (Gn 8.22). Precisamos entender essa lei e observar atentamente a seus princípios, baseando-nos sempre no fato, de que podemos até escolher o que semeamos, mas sempre seremos obrigados a colher dos mesmos frutos.
                  I.            O princípio da atitude:
A – Semear exige iniciativa:
“Quem observa o vento, não semeará e o que atenta para as nuvens não colherá”. (Ec 11.4).
 B – Semear exige dedicação:
 “Pela manhã semeia a tua semente e à tarde não retenhas a tua mão, pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas”. (Ec 11.6).
 C - Semear exige perseverança:
“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.” (Gl 6.9).
              II.            O princípio do tempo:
 A – Existe um tempo de investimento:
“Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer produz muito fruto”. (Jo 12.24).
 B - Existe um tempo de sacrifício:
“Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão, quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes”. (Sl 126.5,6).
 C - Existe um tempo de recompensa:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu… tempo de semear e ceifar”. (Ec 3.1-2).
           III.            O princípio da compensação:

 A – A compensação depende da qualidade do terreno.
“… eis que o semeador saiu a semear. E outra caiu em boa terra, e deu fruto…”. (Mt 13. 3b;8a).
 B – A compensação depende da qualidade da semente:
“… aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”. (Gl 6.9).
 C - A compensação depende da proporcionalidade das sementes:
“Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará” (II Co 9.6).
 Conclusão: O Reino de Deus é um reino de legalidades, regido por princípios vigentes e irrevogáveis. De modo, que os frutos que ceifaremos no futuro dependem tão somente das sementes que estamos lançando no presente.
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Fonte:http://estudos.gospelprime.com.br/lei-semeadura/

Deus, Você e o Carnaval

05.03.2014
Do blog ROCHA FERIDA
Por Sillas Campos*


“Diz o tolo em seu coração: ‘Deus não existe’. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.” (Salmos 14:1-2)

A Bíblia ensina que quando nós, pecadores regenerados, nos aproximamos de Deus naturalmente, passamos a admirá-lo mais e mais! Passamos a valorizar a pessoa de Cristo, seu evangelho, sua morte na cruz por nossos pecados e o poder da sua ressurreição. Naturalmente, passamos a desejar a santificação de nossa mente, palavras e ações.

O salmo 14 revela o outro lado desta verdade: “A rebeldia contra Deus nos afasta dEle, nos corrompe e nos leva a cometer atos detestáveis!” Uma das provas disso é o carnaval! Assim como muitas de nossas festas, celebrações e baladas em geral!

A respeito do carnaval, qual a sua origem? As opiniões divergem. Alguns acham que ele é uma evolução e a sobrevivência do culto de ISIS (deusa babilônica). Outros defendem que sua origem encontra-se nas saturnais romanas. Antigas festas em honra a Saturno, que originalmente duravam um dia, mas o Imperador Augusto elevou-as para 3 dias. Sucessivamente foi estendida por uma semana. Naqueles dias, todas as diferenças sociais eram esquecidas e o povo olvidava suas mágoas na folia, que culminava no dia dedicado à deusa OPS, mulher de Saturna, deusa da abundância. Nesse período, o povo não impunha freio às suas próprias intemperanças.

Outros acreditam que nosso carnaval tem origem nas BACANAIS, festa do deus Baco, o deus do vinho, das orgias e bebedeiras da Mitologia Grega. Ou nos festejos em honra a DIONÍSIO, na Grécia, e até mesmo nas festas dos inocentes e dos doidos na Idade Média.

Uma coisa é certa: desde as mais antigas eras, os povos, dos mais bárbaros aos mais civilizados, sempre dedicaram um certo período do ano a manifestações de efêmera mas desenfreada loucura. Disso surgiu o Carnaval. Uma vez por ano, os homens experimentam a curiosa necessidade de abolir a própria personalidade para assumir outra, fictícia, praticar as mais extravagantes atividades e dizer, gracejando e rindo impunemente de tudo e de todos, tudo quanto não lhe é permitido comentar seriamente. Desse humano desejo de expansão e libertinagem tiveram origem as bacanais gregas e as saturnais romanas, das quais em linha reta descende o carnaval.

A grande verdade é uma só: esta é uma festa que não agrada a Deus! Ela é imoral! Anti-família! Anti-cristo! Até Danilo Gentily, que não defende os valores cristãos, critica o Carnaval, afirmando: o povo Brasileiro é muito burro! No ano passado, o governo contratou a cantora Daniela Mercury para realizar uma campanha para um carnaval melhor. No comercial ela dizia:

- Mulheres, quando forem pular carnaval…
Não usem chinelo, para não terem os pés machucados por um pisão.
Não levem bolsa, para não serem roubadas.
Não usem minissaia, para não abusarem de vocês.
Usem camisinha! Carnaval é alegria!!

Danilo comentou: quer dizer… lá fora tem um evento onde corro o risco de ser pisado, roubado, estuprado, contagiado pelo vírus da AIDS… você ainda quer que eu vá lá? Não vou não! Vou ficar em casa!

Danilo completa: ano passado, houve um progresso, o governo investiu uma nota com grandes artistas para pedir ao povo que não faça xixi na rua! “Que tipo de povo é este?”

A resposta bíblica é: este é um povo que não leva Deus a sério! Povo que despreza Sua Palavra e vive de forma tola. Como diz o Salmo 14: “ignoram a existência de Deus, corrompem-se e praticam atos detestáveis!”

Então, como o cristão verdadeiro deveria encarar a triste realidade do carnaval? Em primeiro lugar, devemos rejeitar, não participar, nem dar ibope para ele (via televisão). A bíblia diz:


“E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (Rom. 13:11-14)

Em segundo lugar, devemos avisar aos perdidos (parentes e amigos) que o carnaval não tem a aprovação de Deus! Mostrar-lhes que em Gálatas 5:19-21 Deus declara algo muito sério! Que os que se dão à prática das obras da carne: bebedeiras, orgias, prostituições e impurezas, não herdarão o Reino de Deus.

Que a verdadeira alegria se encontra no amor de Deus! Revelado na pessoa de Cristo!

Em I Coríntios 5:17 diz: “Se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo!” Em outras palavras:

-No mundo sem Deus… só tem coisas velhas! Bebedeira, glutonaria, palavrões, safadeza, piadas sujas, sensualidade, malícia, nudez, traições, brigas, divórcio, crianças abandonadas, mulheres mal-amadas, lares destruídos e uma sociedade decadente!

-Na igreja de Cristo… encontram-se coisas novas! Pecadores se arrependendo de seus pecados, humildemente confessando-os a Deus! Graciosamente recebendo o perdão, justificação, restauração, paz e alegria que só o Rei Jesus pode dar! Famílias restauradas! Alegria! Comunhão! Louvor e adoração a Deus!

Leitor, não troque o privilégio de estar buscando e agradando a Deus por uns dias de folia e besteirol. Se você está vivendo longe de Deus, através deste artigo, mais uma vez Ele lhe chama para rejeitar sua conformação com a cultura, dos homens sem Deus, e se voltar, com fé e arrependimento, para Jesus e seu evangelho! Sabendo que em breve, o mesmo Deus, o chamará para comparecer diante dele na eternidade. Lá, ao lado de Cristo, você será recebido com honras! Sem Cristo, você terá que explicar por que rejeitou Seu convite e preferiu um estilo de vida carnavalesco. Pense bem!

*Sillas Campos;
 Fonte: Jornal Diário, cidade de Tupã, S.P., 24/Fev/2014 Original: Deus, Você e o Carnaval


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Fonte:http://www.rochaferida.com/2014/02/deus-voce-e-o-carnaval.html

32 líderes cristãos lançam “Carta de Campina Grande”

05.03.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE

Na noite de encerramento do 16º Encontro para a Consciência Cristã, nesta terça-feira (04), todos os 32 preletores do evento lançaram um documento, a “Carta de Campina Grande”. Nele, os palestrantes reafirmam e reasseguram o seu compromisso com o genuíno Evangelho de Cristo, sua defesa e sua pregação por todo o Brasil e todo o mundo.


Leia o documento na íntegra:


CARTA DE CAMPINA GRANDE

Preletores do evento no momento de leitura da Carta de Campina GrandeNós, membros da igreja de Jesus Cristo, participantes do 16º Encontro para a Consciência Cristã, celebramos a comunhão que desfrutamos com o povo de Deus, unidos ao redor do evangelho de Cristo.

No início deste século e milênio a igreja evangélica brasileira tem enfrentado imensos desafios e inesperadas oportunidades. O crescimento numérico das denominações evangélicas tem sido notório, levando-nos à plena convicção de que o Deus Todo-Poderoso tem salvado um número incontável de pessoas para a glória do seu Nome. Entretanto, é possível constatar que uma parcela significativa do evangelicalismo brasileiro tem abandonado o compromisso com o evangelho ensinado por Cristo.

Lamentavelmente, um tipo crasso de religiosidade popular tem prevalecido na mídia e na proliferação de templos e denominações, causando escândalo para a fé cristã e distanciando as pessoas que mais necessitam do poder transformador do evangelho. Ao mesmo tempo, muitas igrejas têm se omitido no cumprimento da Grande Comissão, deixando-se influenciar por um avançado processo de secularização. Crescem por oferecer entretenimento e não por fazer discípulos radicalmente comprometidos com Cristo. Pensadores evangélicos antes consagrados à proclamação do evangelho da Salvação Eterna hoje pronunciam-se publicamente rompendo com as convicções que um dia defenderam. Os líderes já não são mais vistos como referências de espiritualidade e integridade, mas como embusteiros, que exploram a credulidade do povo, enriquecendo ilicitamente. Nesse cenário, muitas igrejas conservadoras, ainda que mantendo fidelidade às doutrinas evangélicas fundamentais, mantêm-se apáticas em relação ao desafio missionário e à tarefa de influenciar a sociedade como sal da terra e luz do mundo.

Por outro lado, vemos um país sucumbindo diante da corrupção sistêmica, da violência generalizada, da desagregação familiar, do abandono dos valores cristãos, da desigualdade social e de práticas ocultistas.

Diante dessa realidade, oramos por um avivamento espiritual em terras brasileiras. Não um avivamento de emocionalismo e misticismo, que não produz transformações duradouras, mas um que, como ocorreu em outros lugares e outros tempos, proporcionou a conversão verdadeira de milhares e até milhões de pessoas, chegando a mudar o rumo de nações. Para demonstrar nosso compromisso com o avivamento da igreja brasileira, nós declaramos juntos:

Nós cremos no Evangelho

O evangelho de Jesus Cristo é a boa notícia da salvação graciosa de Deus somente pela fé em Jesus Cristo. Nós não compactuamos com as grandes distorções da mensagem cristã, ensinadas por grupos que, em sua essência, exploram a credulidade do povo e buscam o enriquecimento ilícito em nome do evangelho. De acordo com as Escrituras, esses são lobos vorazes, mercadores da fé, charlatães. Sua existência não nos surpreende, pois, desde o início, Jesus e os apóstolos nos alertaram contra suas práticas.

O evangelho de Cristo exalta Deus que, em sua santidade, justiça e amor, oferece ao ser humano caído salvação através do sacrifício redentor de Cristo, o Messias prometido, o Filho de Deus. Afirmamos que ninguém pode ser justificado por suas obras, pois todos pecaram e distanciaram-se da glória de Deus. Somente pela fé em Cristo como Senhor e Salvador, o ser humano é salvo dos seus pecados e transformado em nova criatura.

Nós proclamamos o Evangelho

A missão principal da igreja é glorificar a Deus, proclamando o evangelho e fazendo discípulos de todas as nações.

Reconhecemos que a igreja foi chamada para proclamar o evangelho em sua inteireza, mas nos recusamos a vinculá-lo a ideologias políticas ou agendas de ambições pessoais. Cremos que o evangelho deve ser proclamado nos termos e ênfases do evangelho, não nas circunstâncias mutáveis da sociedade. Nós proclamamos o evangelho em sua totalidade, sem omitir seus aspectos essenciais como a justiça e a santidade de Deus, a culpa do ser humano, a salvação somente pela fé, a ressurreição dos mortos, o julgamento final, o céu e o inferno. Nós proclamamos o evangelho a todas as pessoas, independentemente de raça, nacionalidade, sexo, religião ou condição social. Cremos que todas as pessoas precisam ouvir o evangelho em sua própria língua e cultura, de forma contextualizada, que tenham a oportunidade de ser discipuladas e fazer discípulos, formando igrejas locais autóctones comprometidas com o pleno ensino do Reino de Deus, fazendo da proclamação do evangelho um estilo de vida.

Nós repudiamos mensagens que substituam o evangelho de Cristo por conteúdos humanistas de autoajuda, que promovam um misticismo desvinculado das Escrituras e transformem Deus em um negociador de bênçãos.

Nós defendemos o Evangelho

Desde os seus primórdios, o ensino de Cristo esteve sob o ataque de crenças e filosofias hostis à mensagem da salvação pela graça mediante a fé. Somos chamados a lutar diligentemente por essa fé que nos foi entregue de uma vez por todas, estando preparados para dar razão da esperança que existe em nós e vigiando contra lobos vorazes que não poupam o rebanho. A defesa da fé faz parte essencial da missão da igreja enquanto ela proclama o evangelho de Cristo. Nós rejeitamos o evangelho do relativismo pós-moderno, do ateísmo militante, do secularismo pragmático, do liberalismo teológico, das seitas e cultos, do nominalismo religioso, de todas as ideias e ideologias que se levantam contra ou pretendem substituir o evangelho de Cristo. Nós afirmamos nossa plena convicção na existência de Deus, em sua revelação objetiva e inerrante através das Escrituras, na singularidade de Cristo e na realidade da eternidade. Nós defendemos o evangelho com amor, sabedoria, compaixão e firmeza, sem qualquer contemporização, visando a conversão dos perdidos e a proteção daqueles que creem, na firme convicção de que o próprio Jesus edificará sua igreja e a portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Nós nos comprometemos a viver à luz do Evangelho

Mártires, reformadores, avivalistas através da história têm assumido o absoluto compromisso com o evangelho. O maior apelo para a veracidade do evangelho é o testemunho de vidas radicalmente comprometidas com ele. Nós nos comprometemos a viver de forma digna do evangelho de Cristo como indivíduos, discípulos, profissionais e cidadãos, recusando-nos a ceder ao materialismo, ao relativismo e à corrupção, aceitando carregar a cruz de Cristo como prioridade absoluta do testemunho do evangelho de Cristo. Como cidadãos do reino de Deus, assumimos o compromisso de, na dependência da graça de Cristo, viver o poder transformador do evangelho em todas as suas dimensões. Diante da corrupção generalizada e do relativismo moral na sociedade brasileira, nós estamos prontos para assumir as plenas implicações éticas e morais do evangelho, não somente na esfera da igreja, mas também da sociedade: educação, trabalho, política, economia, cultura.

Nós oramos pelo progresso do Evangelho

Público da 16ª Consciência CristãReconhecemos que, sem a intervenção soberana e sobrenatural de Deus, não veremos o verdadeiro progresso do evangelho. Esforços humanos produzem resultados humanos. Através da história, o evangelho tem impactado nações pelo poder do Espírito Santo. Embora o Brasil nunca tenha experimentado um avivamento espiritual de grandes proporções, nós nos comprometemos diante de Deus a orar por esse avivamento, na expectativa de uma transformação radical no curso de nossa nação através da igreja do Senhor, cheia do Espírito Santo, vivendo a plenitude do evangelho.

Nós nos unimos pelo Evangelho

Dizemos “não” a uma união que compromete a essência do evangelho de Cristo. Não cremos que todos os caminhos levam a Deus, pois Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Não cremos que todas as instituições ditas cristãs de fato seguem a Cristo, pois muitas afirmam o nome de Cristo sem conhecê-lo. Mas afirmamos sim nosso compromisso de unidade com todos aqueles que abraçam o evangelho de Cristo, como nos foi transmitido por Jesus e seus apóstolos. Ao mesmo tempo, reconhecemos que as verdades essenciais, comuns a todos os evangélicos herdeiros da Reforma, podem nos unir não institucionalmente, mas como corpo vivo de Cristo, que, na sua diversidade, cumpre a sua missão. Desejamos ser a resposta a oração de Cristo quando ele orou para que fôssemos um. Nós nos unimos pela proclamação do evangelho a todas as nações.

Assim, confiantes na graça de Deus, assumimos este compromisso diante de Deus e de seu povo para vermos em nossa nação brasileira um poderoso progresso do evangelho de Cristo.

Subscrevemos,

Pr. Euder Faber Guedes Ferreira (Coordenador do 16º Encontro para a Consciência Cristã) 
Pr. Jorge Noda (ILEST/PB) 
Pr. Renato Vargens (ICA/RJ) 
Dra. Norma Braga (IPB/RN) 
Pr. Paul Washer (Heart Cry/EUA) 
Pr. Hernandes Dias Lopes (IPB/ES) 
Dr. Russell Shedd (IB/SP) 
Pr. Augustus Nicodemus (IPB/SP) 
Pr. Ronaldo Lidório (IPB/AM) 
Dr. Heber Campos Jr. (IPB/SP) 
Pr. Jonas Madureira (IB/SP) 
Pb. Solano Portela Neto (IPB/SP) 
Prof. Adauto Lourenço (IPB/SP) 
Pr. Joide Miranda (MEI/MT) 
Pr. José Bernardo (AMME/SP) 
Pr. Geremias Couto (AD/RJ) 
Prof. Ricardo Marques (IBC/CE) 
Pr. Joaquim de Andrade (CREIA/SP) 
Miss. Gleydice Bernardes (ACEV/PB) 
Miss. Socorro Teles (IPB/PB) 
Pr. Robson Tavares (ICNV/PB) 
Pb. José Mário (IPB/PB) 
Pr. Luiz Vieira (ICNV/PB) 
Pr. Valter Vandilson (ICD/PB) 
Pr. José Américo (IB/PB) 
Pr. José Pontes (IN/PB) 
Miss. Joyce Clayton (Inglaterra) 
Profª. Janeide Andrade (OBPC/PB) 
Miss. Edna Miranda (MEI/MT) 
Miss. Rosali Melo (IC/PB) 
Dra. Paumarisa Vieira (IPB/PB) 
Pr. Weber Alves (ICES/PB) 
Jorn. Josué Sylvestre (AD/PR) 

Nota: 

O 16º Encontro para a Consciência Cristã começou na última quinta-feira (dia 27) e terminou ontem (dia 04), em Campina Grande (PB). A expectativa antes do evento era ter a visita de 70 mil pessoas.


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Fonte:http://www.ultimato.com.br/conteudo/32-lideres-cristaos-lancam-carta-de-campina-grande

"O que é a doutrina bíblica da iluminação?"

05.03.2014
Do portal GOT QUESTIONS


Resposta:Em termos simples, a iluminação no sentido espiritual é "ligar a luz" do entendimento em alguma área. Quando a iluminação divina lida com novos conhecimentos ou coisas futuras, nós a chamamos de "profecia". Quando a iluminação lida com a compreensão e aplicação do conhecimento já dado, nós a chamamos de "iluminação". Surge então a pergunta: "Como é que Deus ilumina as mentes daqueles que estudam a Sua Palavra?"

O nível mais básico de iluminação é o conhecimento do pecado; sem esse conhecimento, todo o resto é inútil. Salmo 18:28 diz: "Sim, tu acendes a minha candeia; o Senhor meu Deus alumia as minhas trevas." Salmo 119, o maior capítulo da Bíblia, é uma canção sobre a Palavra de Deus. O versículo 130 diz: "A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples." Este versículo estabelece o método básico da iluminação de Deus. Quando a Palavra de Deus entra no coração de uma pessoa, dá luz e entendimento. Por esta razão, somos repetidamente encorajados a estudá-la. Salmo 119:11 diz: "Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." Os versículos 98 e 99 dizem: "O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação."

O estudo regular da Palavra de Deus dá direção e compreensão nas questões da vida. Este é o primeiro método da iluminação de Deus e o ponto de partida para todos nós. No Salmo 119, encontramos também um outro tipo de iluminação de Deus. O versículo 18 diz: "Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei." Estas "coisas maravilhosas" não são novas revelações, mas coisas que foram escritas muito tempo antes e só agora compreendidas pelo leitor. Da mesma forma, o versículo 73 diz: "As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me entendimento para que aprenda os teus mandamentos." O apelo é por entendimento pessoal para aplicar as leis de Deus. Quinze vezes neste salmo, Deus é convidado a ensinar ou dar conhecimento de Suas leis.

Uma passagem que às vezes provoca controvérsia a respeito da iluminação é João 14:26: "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito." Jesus estava falando aos Seus discípulos no Cenáculo, dando-lhes as últimas instruções antes de Sua morte. Este grupo especial de homens seria responsável por espalhar as boas novas de Jesus Cristo para o mundo inteiro. Eles tinham passado três anos e meio com Ele, assistindo os Seus milagres e ouvindo os Seus ensinamentos. Ao repassar esses ensinamentos para o resto do mundo, eles precisariam da ajuda especial de Deus em lembrar-se com precisão. Jesus disse que o Espírito Santo os ensinaria e lembraria do que tinha sido dito para que pudessem corretamente transmitir a mensagem aos outros. Embora este versículo ensine que os apóstolos teriam ajuda divina em escrever os Evangelhos, ela não ensina que o Espírito faria o mesmo com todos os crentes.

Então, como funciona o trabalho da iluminação do Espírito Santo nos crentes? Efésios 1:17-18 nos diz que o Espírito dá sabedoria e revelação a respeito de Jesus Cristo e abre os olhos do entendimento para que possamos conhecer os propósitos de Deus em nossas vidas. Em 1 Coríntios 2:10-13, Deus revela os Seus planos para nós pelo Seu Espírito, o qual nos ensina as coisas espirituais. O contexto aqui aponta para a Palavra de Deus como aquilo que foi revelado. O Espírito de Deus sempre nos apontará para a Palavra de Deus para a nossa instrução. Como Jesus disse aos Seus discípulos em João 16:12-15, o Espírito simplesmente repete o que o Pai e o Filho já disseram. Esta repetição nos ajuda a lembrar e totalmente ouvir o que Deus já nos disse. Às vezes temos que ouvir coisas várias vezes para que possamos realmente "ouvi-las". É aí que o Espírito entra em cena.

Uma coisa que é às vezes negligenciada na discussão de iluminação é o seu propósito. Em ouvir alguns argumentos, parece que todo o propósito da iluminação é uma compreensão exata e acadêmica da Palavra de Deus. Não há dúvida de que Deus deseja que compreendamos corretamente o que Ele nos deu. As palavras têm significado, e devemos prestar atenção aos detalhes nessas palavras. No entanto, um entendimento acadêmico dos fatos não faz bem a ninguém se não houver uma aplicação de tais fatos.

Voltando ao Salmo 119, encontramos declarações sobre o propósito em conexão com os versículos de iluminação. "Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim meditarei nas tuas maravilhas" (v. 27); "Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei, e a observe de todo o meu coração" (v. 34); "Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos" (v. 125); "dá-me entendimento, para que eu viva" (v. 144). A iluminação sempre aponta para alguma ação. Por que Deus nos ajuda a entender a Sua Palavra? Para que possamos viver em sua luz. 1 João 1:6 nos desafia: “Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.” Podemos parafrasear esse versículo da seguinte maneira: "Se dissermos que temos sido iluminados, mas ainda andamos na escuridão, mentimos sobre a compreensão da Palavra de Deus." O Espírito de Deus, o qual nos ilumina a compreender a Palavra de Deus, pega esse conhecimento e nos ajuda a vivê-lo. Romanos 8:14 diz: "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." A iluminação do Espírito Santo em nossas vidas é uma confirmação de que somos realmente filhos de Deus.

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Fonte:http://www.gotquestions.org/Portugues/iluminacao-biblica.html