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sexta-feira, 18 de outubro de 2019

1 CorÍntios 12 e 14: OS DONS DE DEUS

20.10.2019
Do blog VOLTEMOS AO EVANGELHO
Por Israel Belo de Azevedo

1 Coríntios 12 e 14:  


1. INTRODUÇÃO
 
O tema dos dons espirituais tornou-se na história do Cristianismo num capítulo de discórdia. Em vários momentos da trajetória da Igreja, pessoas e grupos se desentenderam em relação aos "carismas" de Deus. Desde os coríntios, e não apenas agora, as igrejas têm se dividido em torno de duas visões antagônicas. Nas igrejas, uns se interessam pelo assunto e se incomodam com o fato de não saberem quais são seus dons ou como colocá-los em operação. Outros não têm o menor interesse pelo assunto, ao ponto de o apóstolo Paulo os chamar de "ignorantes" (1Coríntios 12.1) Há muitos cristãos que ignoram seus dons, porque nunca se interessaram por eles.
 
Entre os crentes que procuram viver a sua fé em Cristo, todos concordam que os dons existem e que Deus, pressupondo que a Igreja precisa deles para cumprir sua missão. O acordo pára aqui, porque uns acham (em Corinto, inclusive) que os dons devem ser buscados, com prioridade para os dons espetaculares (como curar e falar em línguas). Outros acham que os dons devem ser apenas buscados, mas sem qualquer priorização para qualquer tipo de manifestação.
 
Estamos diante de duas correntes clássicas: uma iluminista, que coloca toda as experiências humanas sob o foco da luz da razão. E à luz do enfoque racionalista, quem está doente deve procurar um médico, que fará o que for possível. À luz da fé, quem está doente deve orar pela cura e buscar um médico, deixando a Deus a decisão sobre como vai operar, se espetacularmente ou se cientificamente.
 
A segunda corrente é a neo-iluminista (conhecida como carismática ou pentecostal), que prefere para cada decisão uma luz direta e espetacular de Deus. Ele é sempre emoção; é sempre show; toca sempre a nossa pele. E à luz do enfoque emocionalista, quem está doente deve procurar alguém que tem o dom de curar espiritualmente. À luz da fé, quem está doente -- repito -- deve orar pela cura e buscar um médico, deixando a Deus decisão sobre como vai agir, se miraculosamente ou se por meio da medicina.
 
Diante destas tendências, o apóstolo Paulo nos apresenta uma teologia prática clara e desafiadora acerca dos dons.

2. O VALOR DOS DONS
 
A primeira verdade que o apóstolo Paulo destaca é que o tema dos dons espirituais é muito importante, porque é por meio deles que Cristo edifica a sua igreja e por deles que a igreja edifica o mundo.
 
Uma igreja sem dons é como um cadáver. A vida da igreja são os seus dons. É por isto que não é possível haver um crente sem dons. Não pode haver um crente sem que nele habite o Espírito Santo.
 
A igreja é uma comunidade de pessoas diferentes. O mistério de Deus, de que fala Paulo várias vezes, é fazer estas pessoas diferentes agirem segundo Seu conselho. A igreja é a família de Deus, composta, portanto, por pessoas diferentes (como na família humana). 
 
A igreja é um corpo onde Deus vive e através do qual ele opera. "Se você quer encontrar Deus no mundo de hoje, Seu endereço é "a igreja", (Ray Stedman) não apenas quando ela está reunida, mas quando os seus membros estão em ação, onde quer que vivam. A igreja não é apenas seus membros reunidos. Uma igreja não acontece nos seus encontros dominicais.
 
Neste sentido, ela é diferente de uma escola ou de uma fábrica. Uma escola é uma organização de pessoas reunidas. Uma fábrica é uma organização de pessoas reunidas. Uma igreja, não. Uma igreja é uma organização diferente, porque composta por pessoas verdadeiramente regeneradas pelo Espírito Santo para formar um corpo vivo, que vive e se desenvolve no mundo, não à parte dele, para alcançar os desamparados com o amor de Deus e com a vida que provém dEle.
 
Há muitas pessoas que não entenderam esta verdade e ficam contentes com um belo culto dominical. Se este culto não me capacitar a alcançar aqueles que Deus quer alcançar, este culto não terá valido absolutamente nada. A experiência de culto verdadeira é aquela que termina com a mesma oração de Isaías: "Senhor, envia-me". É para esta ida ao mundo que Deus capacita as pessoas com dons.
 
Precisamos ter uma convicção clara a este respeito, para não sermos levados de um lado para o outro, como acontece àqueles que, não seguindo a Deus, seguem os deuses do momento. Esta convicção, no entanto, não nos deve levar a anatematizar (12.3) os que pensam diferentemente de nós. Eu me refiro à tensão entre "tradicionais" e pentecostais ou neopentecostais, lembrando que a distinção é meramente didática, já que o neopentecostal de hoje será o pentecostal de amanhã. Também não devemos esquecer que boa parte de nossas diferenças são muito mais semânticas (em torno do significado de palavras) e muito menos existenciais (em torno do significado de vida). Aquilo que uns chamam de plenitude do Espírito Santo, outros chamam de segunda bênção ou batismo do Espírito Santo. Se vivemos de modo que o Espírito flua em nós, não importa o nome que venhamos a dar a esta manifestação. Se brigamos por causa dessas palavras, podemos estar certos que o Espírito Santo não está em nós...

3. A PLURALIDADE DOS DONS
 
Paulo prossegue lembrando que a igreja precisa de pessoas com dons diversos (cf. 12.29-30). Não há dons de primeira classe e dons de segunda, como não deveria haver cidadãos de primeira ou de segunda classe. O dom da profecia (exposição da Palavra de Deus como vinda mesma de Deus) não é superior ao dom da portaria, que tinha muito valor na igreja antiga e deve ter na nossa. (Como os cultos eram perseguidos, os porteiros cuidavam da segurança dos crentes reunidos. Hoje, como são poucas as pessoas que vêm a igreja, elas precisam ser recebidas de tal modo que queiram ficar).
 
Somos todos iguais, não importam as funções pelas quais exerçamos nossos dons. Aqueles dons considerados mais humildes são necessários. Se não fossem, Deus não os daria. Na vida de uma cidade, os garis são tão importantes quanto os poetas. Podemos ficar anos sem estes, mas nem um dia sem aqueles.
 
Por isto, não podemos pensar em nossa importância pessoal. [Como ensinou Barclay,] Sempre que começamos a pensar nela, pomos fim à possibilidade de fazer algo realmente importante para Cristo por meio da igreja.
 
Ninguém pode se achar o todo do corpo (12.27) e ninguém pode ser excluído dele. Nenhum de nós escolheu o dom que tem. Fomos escolhidos. Foi Deus quem os dispôs como quis (12.18). Onde está a nossa importância? Se tivermos esta convicção, na teoria e na prática, não nos permitiremos ser derrubados pela auto-exaltação. Há pregadores corroídos pelo cancro da vaidade. Há cantores corroídos pelo cancro da vaidade. Há corais corroídos pelo cancro da vaidade. Há professores da Escola Dominical corroídos pelo cancro da vaidade. Sabe qual o valor daquilo que fazem? Nenhum. Eles não edificam a Igreja, antes destroem-na e a si mesmos. Por isto, os que exercemos nossos dons devemos orar todos os dias para não sermos derrubados.
 
Nós precisamos de mais pessoas com mais dons, mas dons, não autodons, mas dons de Deus, colocados por Ele para edificar a igreja, que é sempre plural. Celebremos a Deus pela diversidade dos seus dons entre nós e para conosco.

4. A UNIVERSALIDADE DOS DONS
 
Ensina ainda o apóstolo que todo cristão tem um dom, pelo menos um.
 
Mesmo que você esteja sendo apenas um cristão de domingo e não precise de dons, você tem pelo menos um. Na manhã do dia 12 de outubro, enquanto nos dirigíamos para participar da festa da solidariedade na Cidade Batista (em Campo Grande, Rio de Janeiro), uma irmã se lamentou comigo por não ter nenhum dom. Então, eu lhe disse:
 
-- A senhora acordou de madrugada para vender sorvete e levantar recursos para a obra social das igrejas, sem nada em troca. Então, pelo menos um dom a senhora tem: o dom da misericórdia (conforme 1Coríntios 12.28) ou do socorro (conforme Romanos 12.8).  Possivelmente, a senhora tenha ainda outros dons.
Deus tem uma infinita variedade de dons para dar.
 
Em sua Primeira Carta aos Coríntios, Paulo arrola 13 dons (12.8-11, 28-30), assim apresentados:
 
1. dom da palavra da sabedoria (capacidade intelectual para agir sabiamente diante de situações específicas).
 
2. dom da palavra da ciência (capacidade espiritual de conhecer a Palavra de Deus e aplicá-la).
 
3. dom da fé (além da fé salvadora, é a disposição de viver pela fé, esperando em Deus nas mais diversas situações de vida, vivendo num modo fora dos padrões naturais).
4. dom da cura (física, emocional e espiritual).
 
5. dom do milagre (operação de obras poderosas de Deus).
 
6. dom do discernimento de espíritos (percepção dos falsos profetas, como ter um telefone com identificador de chamadas, que indica que número está ligando).
7. dom da profecia (exposição daquilo que Deus diz, apresentação da mente de Deus, interpretação do seu pensamento claramente aos ouvintes)
 
8. dom de falar em línguas (falar em línguas não-naturais, mas espirituais, provindas diretamente de Deus e não da aprendizagem ou do inconsciente humano).
 
9. dom de interpretar línguas (interpretar essas mesmas línguas, para a edificação dos ouvintes)
 
10. dom do apostolado (dom de fundar igrejas e mantê-las unidas na doutrina e na prática)
11. dom do ensino (exercido por mestres, cf. Efesios 4.11, por professores de Bíblias)
12. dom do socorro (ou misericórdia, cf. Romanos 12.8, ou da diaconia em geral, da ação social em geral)
 
13. dom do governo (ou presidência, cf. Romanos 12.8, na direção das igrejas ou de segmentos das igrejas).

Você não tem nenhum destes dons? Não se preocupe. O mesmo apóstolo acrescenta outros, em Romanos 12 e Efésios 4, num total de, pelo menos, 17 (que podem ser 18 ou 19, conforme a interpretação).

14. Dom do ministério (ou pastorado, cf. Efésios 4.11).
15. Dom da exortação.
16. Dom do repartir (suas posses) com os outros.
17. Dom da evangelização.


Você não tem nenhum destes dons? Não se preocupe.
Você pode completar a lista, porque as listas de Paulo foram formuladas conforme os exercícios que ele viu nas igrejas em função das necessidades delas.

5. A DESCOBERTA E DESENVOLVIMENTO DO DONS
 
A manifestação do dom é uma manifestação do Espírito. Não é algo normal, natural, nem nenhuma habilidade natural, como cantar ou pregar. Não basta saber cantar. Não basta saber pregar. A capacitação espiritual transforma estas habilidades em dons.
 
A manifestação do dom é, pois, um movimento carismático, mas não apenas carismático espetacular. Dom não é talento. Todas as pessoas têm talentos, mas nem todas têm carismas (dons espirituais). Se talento e carisma estiverem juntos, Deus fará proezas.
 
Cantar é uma habilidade natural; encorajar os outros, por meio do cântico, é um dom. Pregar é uma habilidade; deixar-se usar como a voz de Deus para os outros é um dom. Ensinar uma classe na Escola Dominical é uma habilidade natural; ensinar de modo a que as pessoas entendam e vivam a Palavra de Deus é um dom.
 
Há muitos talentos desperdiçados, porque não ungidos. Há muitos dons desperdiçados, porque não desenvolvidos.
 
Você quer descobrir quais são seus dons?

1. Ache que vale a pena viver pelo Espírito Santo.
 
2. Dedique tempo para a igreja.
 
3. Veja as necessidades (deixando-se tocar pelas carências dos outros). Se as necessidades lhe tocam, você está no caminho de descobrir seu dom. Há muitas necessidades em nossa igreja. Precisamos receber melhor as pessoas que nos procuram; logo, precisamos de mais gente na portaria, gente disposta e bem preparada. Precisamos dizer aos nossos vizinhos que nós existimos; logo, precisamos de mais gente na área da comunicação, incluindo aí o jornalismo, a publicidade e o marketing. Precisamos alcançar mais pessoas com o amor de Cristo, porque uma igreja vive para fazer discípulos, não para se divertir no culto; logo, precisamos de mais evangelistas, de mais visitadores. Precisamos fazer mais em muitas áreas, mas precisamos de gente com dons, dons descobertos e exercidos.
 
4. Busque os dons com zelo, -- vigor, força (14.1) -- e com a intenção de os usar para a edificação da igreja. Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja (14.12). Se você tiver um dom espetacular, subordine-o à ordem no culto coletivo. (Se, pois, toda a igreja se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos? -- 14.23)
 
5. Esqueça a sua importância pessoal. Enquanto você se importar com ela, você não descobrirá seu dom. O seu dom é para o proveito coletivo. O seu benefício direto é o benefício da comunidade (12.7).

6. CONCLUSÃO
O dom, para ser descoberto, exige compromisso com Deus.
 
O dom, para ser aperfeiçoado, exige compromisso com Deus.
 
O dom, para que não se torne motivo de vaidade, exige compromisso com Deus.
 
O dom se desenvolve no exercício. Deus o dá, mas não o dá já desenvolvido. Neste sentido, seu desenvolvimento se assemelha ao talento (habilidade natural). Mesmo sendo espiritual, o dom precisa ser aperfeiçoado.
 
Não tenha medo de ter consciência do seu dom. Esta consciência vai implicar em trabalho, mas valerá a pena, porque você não só estará sendo útil como estará crescendo em direção à maturidade e à santidade.
 
Não tenha medo de usar o seu dom. O uso vai lhe fazer uma pessoa cada vez mais controlada pelo Espírito Santo, mas vale a pena viver no sobrenatural. O natural não esgota a realidade humana. Viver pela razão não nos completa, porque é uma vida incompleta.
Não tenha medo de crescer. Não tenha medo de conhecer a Deus. Não tenha medo de ser santo.
 
Não ponha o seu dom acima de Cristo e seus valores. O uso dos dons espirituais é real, mas deve ser submetido a Cristo e aos valores éticos. Dom e ética não podem estar separados. Se alguém diz ter dom, mas não vive a moral de Cristo, certamente não o tem ou está se confundindo para sua própria destruição.
 
Não despreze a sua igreja. A verdadeira espiritualidade conduz o crente para dentro da igreja local, onde desenvolverá seu compromisso com o senhorio de Cristo.

Em tudo, vivamos segundo a recomendação do apóstolo Pedro. Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, má quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém. (1Pedro 4.11).
 
* Pregado na Igreja Batista Itacuruçá, em 22.10.2000 (manhã)
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Fonte:http://www.prazerdapalavra.com.br/mensagens/por-livros-da-biblia/novo-testamento/337-1-corintios/capitulo-12/208-1-corios-12-e-14-os-dons-de-deus

Por que um pastor deveria ficar muito tempo em uma igreja?

18.10.2019
Do blog VOLTEMOS AO EVANGELHO, 11.9.19.


Uma das implicações mais significativas de Hebreus 13.17 (prestar conta das almas) pela qual eu sou grato, é por aprender desde cedo no ministério que eu não tenho o direito de não gostar e me recusar a me importar com a alma de alguém que Deus me confiou. Isso é algo importante que devemos compreender como pastores, porque todos nós temos aqueles que nos desprezam em nossas congregações; aqueles que nos incomodam por algo que dissemos ou fizemos; pelo que daremos conta quando nos apresentarmos diante de Deus.

Enquanto você lê isso, alguns de vocês podem estar pensando que esse tipo de pessoa seja uma boa razão para ir embora e começar de novo, mas eu lhes digo que eles são, na realidade, uma boa razão para ficar e suportar. Por que essas pessoas difíceis são uma boa razão para ficar e suportar?

Observar a obra de Deus através do seu ministério de tal maneira que aqueles que uma vez o desprezaram, crescem até amar e apreciar você.

Eu me lembrei disso enquanto refletia sobre uma visita que fiz há vários anos, ao hospital, para ver uma senhora idosa que quase havia morrido, mas que estava começando a se recuperar lentamente. Ela era alguém que há anos me atacava publicamente e me caluniava na frente de toda a igreja. Não era minha maior fã. Embora as tensões tivessem se acalmado nos últimos anos, eu não esperava muita cordialidade dela.

Eu me sentei com essa mulher e tive uma visita muito encorajadora e agradável com ela. Ela foi calorosa, gentil e graciosa comigo. Ela me elogiou por cuidar dela e da igreja tão bem ao longo dos anos. Então comecei a procurar atentamente pela “câmera oculta” que havia sido implantada, ela chegou a me abraçar quando eu saí. Quando ela faleceu alguns anos depois, preguei em seu funeral pois ela havia me pedido isso.

Incapaz de explicar humanamente tudo o que eu tinha experimentado naquele dia, Deus me lembrou de uma das maiores alegrias de permanecer e suportar essas pessoas. À medida que suportamos as críticas, reclamações e ataques verbais, e tentamos amar e cuidar das almas daqueles que nos atacam, Deus em sua graça pode nos permitir eventualmente conquistá-los.

Que poderoso testemunho do poder de Deus operando em seu pastor e ovelhas quando ele faz isso. Essa não foi a primeira vez que Deus me permitiu experimentar isso e posso definitivamente dizer que é uma das maiores alegrias que experimento agora no ministério pastoral com minha congregação.

Pastores, permaneçam firmes nas coisas que vocês sabem ser verdadeiras e corretas. Amem aqueles que amam vocês assim como aqueles que não os amam – pelo menos agora. Portanto, não se surpreenda quando você acordar um dia (daqui a alguns anos) e descobrir que um membro da igreja que esteve frio por anos, de repente, se aqueceu.
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Fonte:https://voltemosaoevangelho.com/blog/2019/09/por-que-um-pastor-deveria-ficar-muito-tempo-em-uma-igreja/

terça-feira, 15 de outubro de 2019

A resposta insatisfatória da reencarnação

15.10.2019
Do portal CHAMADA
Por
Lothar Gassmann

“... o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo.” (Hebreus 9.27)

https://www.chamada.com.br/assets/images/somente-jesus/somente-jesus42.jpg

“Somos novamente reencarnados” é a afirmação das religiões do Extremo Oriente (hinduísmo e budismo), bem como de correntes esotéricas que surgiram no Ocidente (teosofia, antroposofia e Nova Era), diante da questão: “O que acontece após a morte?”. Apesar de haver determinadas variações entre os vários sistemas, a ideia central é a mesma: a pessoa morre, mas uma parte espiritual invisível permanece viva e em algum momento recebe um novo corpo terreno.

O hinduísmo afirma que podemos reencarnar inclusive em algum animal, enquanto os sistemas influenciados pela concepção ocidental rejeitam essa ideia. Para eles a pessoa, no futuro, sempre retorna ao mundo na forma humana e em condição melhor ou pior do que era a anterior, dependendo do carma que ela desenvolve. Carma é a lei que determina o seu destino, ou seja, a soma das boas ou más ações que são comparadas ao fim de sua vida e – dependendo da direção que aponta o fiel da balança – definirá a sua próxima existência. Assim, de acordo com essa concepção, em caso de saldo positivo de boas obras, por exemplo, na minha próxima vinda ao mundo serei um príncipe ou comerciante, enquanto muitas más ações na próxima vida resultariam num pedinte ou numa criança com necessidades especiais.

Essa concepção de reencarnação conta que haverá outra vida após a morte. Ela parece dar esperança à pessoa de que há uma continuidade. Mesmo assim, essa esperança não é brilhante nem alegre, mas opressora e amedrontadora, pois sempre haverá a pergunta: minhas ações são suficientes para permitir uma posição melhor – ou elas me condenam a uma existência infeliz? Por quanto tempo essa “roda de renascimentos” continuará girando? Quando finalmente haverá um final?

    Desde sua raiz, a crença da reencarnação constitui uma doutrina pessimista.

Tais pensamentos ocupam a pessoa que crê na reincorporação. Não é de admirar que essa religião do Extremo Oriente é considerada uma maldição, levando a pessoa a se esforçar desesperadamente por meio de boas ações para dela se livrar. Apenas pensadores ocidentais da atualidade, como G. E. Lessing e Rudolf Steiner, tentaram lhe atribuir um sentido positivo (por exemplo, reencarnação como “possibilidade para aprender mais”). Essa ideia, porém, soa um tanto artificial, pois de que vale “aprender mais” se, na próxima existência, a pessoa não consegue mais lembrar aquilo que já aprendeu? Desde sua raiz, a crença da reencarnação constitui uma doutrina pessimista – e essa raiz não consegue ser totalmente escondida, mesmo com todas as reinterpretações.

Em Gênesis 8.21 lemos: “... por causa do homem, pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância”. E em Romanos 3.10 consta: “Não há nenhum justo, nem um sequer”. A própria salvação por meio da reencarnação e do carma é uma ilusão. A pessoa nunca conseguirá chegar ao seu alvo. Ela entra em desespero. Desse modo, essa concepção – assim como a resposta “Tudo acaba com a morte!” – não consegue proporcionar esperança nem faz qualquer sentido.

Além disso, ela não conhece qualquer responsabilidade, pois o sofrimento do indivíduo lhe é acrescentado a partir do carma da reencarnação anterior. De acordo com essa ideia, a própria pessoa é culpada, por exemplo, por ter que viver pedindo esmolas ou por ser consumida pela lepra. A indescritível miséria nas ruas da Índia fala mais sobre as consequências da doutrina da reencarnação e do carma do que qualquer discussão teórica!

Assim, essa doutrina também não consegue dar uma resposta satisfatória para a pergunta: “O que acontece após a morte?”. Assim, no próximo texto consultaremos a Bíblia sobre isso. Oremos:
    Senhor, abre os olhos aos que estão aprisionados pelas doutrinas da salvação própria, para que eles reconheçam e aceitem a tua maravilhosa obra redentora no Gólgota. Amém.

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Fonte:https://www.chamada.com.br/assets/images/somente-jesus/somente-jesus42.jpg

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Reflexão Cristã: Coringa, um filme genial e perturbador

8.10.2019
Do blog VOLTEMOS AO EVANGELHO,7.10.19
Por  Joel Bueche Lopes


Tenho dificuldades em encontrar um título para este post. O novo filme do Coringa é daqueles que levamos para casa, dormimos com ele e acordamos com ele. Ou melhor, ele é que vai para casa connosco, dorme e acorda connosco. Vou tentar não dar spoilers.
A crítica divide-se entre extremos, mas é compreensível. É um filme pesado, denso, dark, perturbador, já explico em poucas palavras porquê. A interpretação de Joaquin Phoenix é genial, a banda sonora é de outro mundo e a fotografia em todos os aspetos é perfeita. O filme prende do início até ao fim, há críticos que apontam repetitividade e excesso em algumas cenas, mas acho que esse excesso funciona bem na medida em que nos quer fazer infrutiferamente avançar naquilo que é perturbador mas não pode ser evitado, faz parte porque é a realidade.
E esse é um dos pontos que podemos sentir até à nossa alma: a realidade crua e fria da natureza humana e da sociedade. O filme é niilista, existencialista, é uma espiral descendente e assustadora do caos, tanto do Coringa quanto de Gotham, tanto do indivíduo quanto do coletivo.
Coringa, Arthur Fleck, no início cuida exaustivamente da mãe, tem um trabalho como palhaço, mas aquilo que era uma estabilidade a caminhar sob a corda bamba, torna-se gradativamente numa queda vertiginosa de circunstâncias aliadas às perturbações mentais já presentes que terminam com ações hediondas destituídas de qualquer senso de certo e errado, de tristeza ou remorso. E isto reconhecemos no último Coringa que tivemos em “The Dark Knight”. (Não vou dar detalhes para não dar spoiler).
A própria Gotham já no início não está bem, mas deterioria-se a uma velocidade vertiginosa também e Coringa acaba por ser o símbolo que se torna inspiração para a maldade na cidade. Ao mesmo tempo podemos dizer que mesmo daqueles que esperávamos alguma bondade não encontramos. E este é o ponto perturbador do filme: não existe bondade no filme, não existe esperança, não há beleza, não há um herói, não há redenção. Não há um motivo pela qual ter uma cara feliz (“Put on a happy face”, frase que surge no filme), não há motivo pelo qual ser Happy (apelido que a mãe de Coringa lhe dá).
Temos um vilão que cria empatia nos habitantes revoltados com o sistema presente em Gotham e cria empatia com os espectadores da sala de cinema. O contexto, as circunstâncias, a educação levam Coringa a se tornar quem é, não sabemos o que sentir quanto a Coringa, a relativização do mal que ele apregoa é o que a personagem e a sua história e contexto nos fazem sentir em relação a ele. Somos sedutora e subtilmente levados a entrar na mente de Coringa.
A única ponta, quase invisível, de esperança e redenção que surge no filme é o pequeno Bruce Wayne (futuro Batman), a personagem em volta de quem, em escassos minutos, é apresentada inocência. A esperança só é associada a ele porque temos noção de em quem ele se tornará, caso contrário passar-nos-ia completamente ao lado.
Este filme não retrata a vitória do bem contra o mal, nem sequer a luta existente entre eles, mas o mal como um beco sem saída, onde todos são vítimas e perpetradores do mal. E de facto essa é a triste e crua realidade da humanidade sem um Redentor. É por isso que eu não tenho problema com este tipo de filmes, muito pelo contrário, é uma apologia da Depravação Radical, embora creia na Graça Comum, na imagem de Deus no homem e na transformação que o Herói dos heróis pode produzir no indivíduo e no coletivo, mas esse é exatamente o ponto: sem uma intervenção externa da Graça Comum e da Graça Salvífica, todos somos Coringa, todos estamos em Gotham e nem sequer há uma noção de certo e errado. Não há absolutos. O mal e o bem são relativizados. O mal é um total beco sem saída. Todos se tornam vítimas e perpetradores do mal.
Artisticamente e filosoficamente o filme é excelente, por retratar esta realidade tão bem. Podia ter diálogos melhores, mas posso dizer que é um filme genial. É um filme genialmente feio, retrata coisas feias e faz-nos sentir coisas feias, mas isso não é necessariamente mau, pelo contrário, é curativo, pois leva-nos ao anseio por beleza, por esperança, por salvação, por redenção, por paz, por harmonia, por bondade e esse é o caminho que nos leva à fonte da beleza, esperança, salvação, redenção, paz, harmonia e bondade – o Deus Triúno, Pai, Filho e Espírito Santo, que nos pode tirar do beco sem saída do mal, aquele que de facto coloca em nós um rosto genuinamente feliz.

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segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mulher deixa de ser homossexual após 30 anos achando que havia nascido assim

29.09.2019
Do blog GOSPEL MAIS, 

O testemunho de vida de Wanda Jo Taylor é mais um entre milhares que reforçam o  maior estudo já realizado no mundo publicado recentemente, que afirma não exigir um “gene gay”, o que significa, em outras palavras, que ninguém nasce homossexual, mas sim que a atração sexual pelo mesmo sexo é uma aquisição comportamental oriunda de fatores externos ao indivíduo.

Assim como  muitos homossexuais, Wanda pensou que já havia nascido gay. Desde quando pequena, sua mãe identificou características típicas do comportamento masculino. “Eu sabia que ela era uma moleca, mas todo mundo disse que a deixasse em paz, que ao crescer ela pararia com isso”, disse ela.

Aos 18 anos, Wanda se assumiu homossexual. “Eu comecei a dizer ao mundo inteiro que eu era gay e estava orgulhosa, e vivi minha vida da maneira que queria viver”, disse Wanda Jo em um vídeo da CBN News. “Fiz a minha vontade, [tudo] o que queria fazer”.

Ao longo de 30 anos, Wanda se relacionou com várias mulheres e vivenciou até violência física. “Você está lutando e sem confiança, o ciúme, a inveja, o drama daquele estilo de vida em que eu estava é muito difícil”, disse ela. “Eu estava procurando amor em todos os lugares errados. Era isso que eu estava procurando”.

Socialmente Wanda parecia uma pessoa bem resolvida, descolada, mas emocional e psicologicamente ela estava arrasada, pois sabia que havia algo errado em sua vida, até que também se afundou nas drogas. “Eu estava cansada. Eu estava tão cansado que não sabia o que fazer”, disse ela.

Homossexual: a transformação

Felizmente, Wanda teve uma educação cristã. Ela se lembrou de quando era pequena e frequentava a escola dominical. Em um momento de desespero, a Palavra de Deus veio ao seu coração e lhe tocou profundamente.

“Eu estava destruída. Meu Deus, eu estava destruída. Eu estava cansada de quase tudo. Fui para casa, ajoelhei-me, gritei a Deus e disse: Deus, tire isso de mim. Jesus, me ajude. E Ele o fez, num piscar de olhos, num piscar de olhos”, disse ela, se referindo ao abuso de drogas.

Para a surpresa de Wanda, quando retornou à igreja ainda como gay assumida, ela foi recebida com alegria. “Eu estava na igreja, estava indo lá em meus ternos masculinos. Eles me amavam. Veja, eles me aceitaram, uma perdida e pecadora como eu era, uma homossexual”, disse ela.

“Eles estavam me tratando com tanto amor e me falando a verdade, a Palavra. E agora eu estava colocando essa Palavra em meu coração”, destacou. Finalmente, Wanda conseguiu ler a Bíblia novamente, e caiu em uma passagem onde Deus falou diretamente com ela.

“Abri minha Bíblia, e estava em Isaías 43:18 e 19. E diz: ‘Não se lembre das coisas anteriores, nem considere as coisas antigas. Deus disse: ‘Eis que faço uma coisa nova, e uma coisa nova brotará para a frente, não a conhecereis? Farei uma estrada no deserto e um rio no deserto’”, disse ela.

Wanda contou que leu repetidas vezes a mesma passagem, até perceber que era o próprio Deus falando ao seu coração, ao ponto de enxergar o texto bíblico voltado especificamente para ela.

“Quando eu li pela terceira vez, Ele disse: ‘Não lembre das coisas anteriores, todas as coisas gays e nem considere as coisas antigas, as drogas e o crack e tudo isso, e prostituta se prostituindo e fornicando, cometendo adultério, mentindo e trapaceando, aquelas coisas”, disse ela.

Atualmente Wanda testemunha a sua transformação para milhares de pessoas, algo que ela considera um verdadeiro milagre.

“Eu sou exatamente como o primeiro milagre de Jesus, transformando água em vinho. A velha Wanda Jo era a água e a nova Wanda Jo é o vinho. Eu sou um milagre, aleluia! Eu sou um milagre para mim. Ele levou o desejo embora. Não desejo mais mulheres. Ele levou esse desejo embora”, conclui.
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quarta-feira, 18 de setembro de 2019

4 dicas para revitalizar uma igreja

18.09.2019
Do blog VOLTEMOS AO EVANGELHO, 02.08.19
Por Alexander Stahlhoefer*


Revitalizar uma igreja não é uma questão de estética, mas de coração. Há que pense que revitalizar é passar uma tinta nova na fachada ou arrumar algumas coisas quebradas no templo. Porém você não precisa do templo mais bonito, luxuoso, confortável, acessível, hi-tech ou cult, para que sua igreja seja revitalizada. Revitalizar também não significa mudar alguns aspectos estéticos do culto. De nada vai adiantar ter o louvor mais contemporâneo ou o melhor pianista clássico na sua Igreja se o louvor não for coerente com o ensino bíblico e não fluir do coração da congregação reunida.
Revitalizar é em sua essência obra do Espirito Santo trazendo vida nova para dentro de uma congregação espiritualmente estagnada ou decadente. E talvez aqui você vá discordar de mim e dizer: “mas minha igreja não está morta para ter que ser revitalizada!”. Espero que realmente ela não esteja morta e se este for o seu caso, as dicas terão valor mesmo assim. Agora o meu ponto é que cada vez mais igrejas estão estagnadas. Nos Estados Unidos as pesquisas mostram que 80% das Igrejas estão estagnadas no crescimento numérico de membros. Talvez a realidade brasileira não seja a mesma, não temos os dados assim precisos. Porém percebemos que a estagnação espiritual, que tolhe o crescimento numérico, também acomete igrejas por aqui. Não nos enganemos com falas do tipo “crescimento numérico não prova nada, importa é a qualidade teológica”. Algumas congregações correm o risco de deixar de existir se não tomarem consciência da necessidade de deixarem o verdadeiro Evangelho da graça do nosso Senhor Jesus Cristo ser o centro das suas congregações, de modo que vidas sejam acrescentadas ao seu rol de membros, como lemos dos relatos de Atos dos Apóstolos.
Novamente eu imagino que alguns balancem a cabeça em negação e digam “mas eu sou fiel ao ensino bíblico e o evangelho que prego é puro”. Eu acredito em você, mas talvez você preciso se questionar sobre o que está acontecendo com a saúde da sua igreja. Se a fé vem pelo ouvir da Palavra (Rm 10.13-15) e esta palavra precisa ser exposta de forma compreensível e clara, ela precisa endereçar os ídolos, pecados e vícios dos nossos dias e precisa falar para o coração das pessoas. Por isto, eu acredito que muito mais igrejas necessitem de revitalização, para que consigam pregar o evangelho genuíno para dentro das culturas e corações brasileiros produzindo a verdadeira transformação interior que só a Palavra de Deus produz.
Mas atenção! Não estou aqui advogando que há um modelo perfeito de  ser igreja. Acompanho amigos pastores cujas igrejas cantam à capela e usam liturgia clássica, mas que pregam para a mente e o coração do homem pós-moderno (sem se render ou se vender à esta cosmovisão específica), outros que usam vestes litúrgicas e muitos elementos tradicionais, mas transitam no universo da cultura pop, sem com isso se render à midiatização do evangelho. Outros pastoreiam igrejas pintadas de preto, com muitas luzes, mas cantam hinos da reforma e pregam expositivamente a Bíblia toda. Revitalizar, como eu disse no começo, não é mudar a forma de fazer cultos, é deixar Deus mudar o coração da sua igreja por meio da sua Palavra.
Por isso a revitalização começa de dentro pra fora. Deixo algumas dicas que aprendi na caminhada própria e também vendo outros amigos.
1. Ore! Ore pela igreja em primeiro lugar. Ore também por cada membro individualmente. Ore por cada atividade. Ore pela cidade, pelo bairro, pelas ruas. Ed Stetzer recomenda que você faça caminhadas de oração, para conhecer o bairro, as pessoas e os motivos de oração da sua vizinhança ao mesmo tempo em que já caminha orando por elas. Confesso que muitas vezes fui relutante quanto à oração. Como ativista que sou, via o tempo de oração como um tempo que poderia ser melhor empregado com atividades. Então orava menos para “fazer” mais. O resultado foi que eu fiz menos e orei menos. Ou seja, colhi frustração. E aqui cabe um testemunho pessoal. Não foi uma só vez em que eu orei nome por nome do rol de membros e surpreendentemente alguém me ligou para abrir o coração, seja para se dispor na obra, ou para pedir ajuda com algo. Se você for ativista, como eu, deixo a dica: ore ao Senhor da obra, a maioria das coisas que você quer fazer, só Deus pode!
2. Pregue a Palavra toda. Não são as tua ideias que farão a diferença. Há quem acredite que tudo se resolverá com boas ideias. Igreja não é startup, embora você possa aprender muito com elas, pois a graça comum também se manifesta neste ambiente de alta criatividade. Mas não é sua criatividade que fará a Igreja ser renovada. Também não é o seu estilo de liderança que fará a diferença. Aprender a não ser autoritário ou relapso é importante e ajuda você a não jogar tudo fora. Mas não é um questão de estilo ou de atitudes de líder. Não é tua capacidade de oratória. Tudo isso pode ser útil. Mas é o agir do Espírito por meio da Palavra que convence as pessoas do que Deus quer fazer! Em minha experiência todas as mudanças positivas que ocorreram na igreja foram resultado da exposição da Palavra. Pessoas que precisavam se reconciliar foram convencidas na Palavra desta necessidade. Lideranças que esqueceram da importância unidade da Igreja para que pudéssemos avançar no testemunho e na missão, entenderam na Palavra que precisavam deixar de lado seus projetos individuais em favor do que a Igreja como um todo estava decidida a fazer. A Palavra é um divisor de águas, alguns não concordaram com ela e deixarão a comunidade. Só podemos lamentar as perdas no caminho, mas Palavra de Deus permanece e faz a sua obra.
3. Tenha paciência. As coisas não serão fáceis. Um amigo meu que também está revitalizando uma igreja costuma comparar a igreja a um navio. Se ela tiver uma estrutura muito pesada, muitas tradições, muitas lideranças fortes, ela é como um navio transatlântico que levará muito tempo para mudar de curso. Agora se sua igreja for menor, mais flexível e mais aberta à mudanças, ela está mais para um bote, que pode mudar de direção rapidamente. Porém, geralmente as mudanças não ocorrem do dia pra noite. Você precisa de tempo. E vai precisar saber esperar. Thom Rainer diz que você precisa ter paciência estratégica. Implemente uma mudança de cada vez. Veja os resultados das mudanças. Talvez você tenha que dar um passo para trás antes de dar dois ou três para frente. Revitalizar não é algo para quem tem pressa.
4. Celebre as vitórias. Não espere até você ter uma igreja com 400 membros para celebrar, pois pode ser que isso nem aconteça! Celebre cada novo convertido, cada batismo, cada líder que assume uma tarefa. Celebre com a Igreja e mostre que Deus está agindo no meio dela e por meio dela! Celebre no culto principal, pois ali é o lugar da assembléia da congregação, onde juntos vocês adoram a Deus. Cada vitória é testemunho do agir do Senhor e precisa ser motivo de gratidão e louvor a Deus. Celebre também em grupos menores ou individualmente, quando alguém que passou por lutas interiores tem conseguido dar passos rumo à maturidade. Além de você ensinar às pessoas a darem graças a Deus em todo tempo, estará mostrando à Igreja que o Senhor não cessa de fazer sua obra.

*Alexander Stahlhoefer, pastor na Missão Evangélica União Cristã em Concórdia/SC desde 2018. Anteriormente pastoreou em Timbó/SC (2009-2012) e foi pregador em diversas igrejas na região de Nürnberg, Alemanha (2012-2017). Doutorando em Teologia pela Universidade de Erlangen, Alemanha.
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segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Assembleia de Deus Ebenézer/PE: Culto de gratidão a Deus pelo aniversário do pastor Irineu Messias

09.09.2019


A Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, presidida pelo pastor José Lins, realizou no sábado, 07 de setembro, culto de gratidão a Deus, pelo aniversário do pastor Irineu Messias de Araújo. O culto ocorreu simultaneamente a celebração da Santa Ceia do Senhor. Pastor Irineu Messias, faz parte da Diretoria da Igreja e dirige a congregação de Jardim Brasil V, no bairro de Aguazinha, em Olinda,Pernambuco.

Pastor José Lins, presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco

Presidiram a cerimônia da Santa Ceia e culto festivo, os  pastores José Lins Ramos, presidente e o vice-presidente Robenildo Lins Ramos. Participaram do evento, evangelistas, presbíteros,diáconos e auxiliares de trabalhos além de outras lideranças dos vários trabalhos da Igreja, na cidade de Olinda, Paulista e Abreu e Lima.

Pastor Robenildo Lins, vice-presidente da Ebenézer, durante a ministração da Santa Ceia do Senhor,celebrada também no dia 07 de setembro.

O reverendo Irineu Messias, acompanhado de sua esposa, a missionária Tânia Passos Araujo, estavam bastante emocionados e felizes pelas bênçãos de Deus pelo enorme carinho de toda Igreja Ebenézer

Evangelista Erivan Verçoza.
Evangelista Leonildo, dirigente da congregação em Maranguape 2, em Paulista/PE.

Evangelista Teófilo, Dirigente da Congregação em Jardim Atlântico, em Olinda /PE


Presbítero Júnior, da Congregação em Caetés II, em Abreu e Lima, foi preletor da noite.

Evangelista Jessé, da Congregação em Caetés II, Abreu Lima.

Evangelista Almir, do templo-sede, em Olinda

Missionária Tânia Araujo, esposa do pastor Irineu Messias


Pastor Irineu Messias, agradecendo a Deus  por mais um ano de vida. Agradeceu também a todo Ministério Ebenézer pela homenagem.
O reverendo Messias, agradece o grande apoio de sua esposa, Mss. Tânia  ao seu ministério na Congregação de Brasil 5, Aguazinha, em Olinda.


Missionária Edileusa Ramos, esposa do pastor-presidente, José Lins Ramos.

Pastor Robenildo Lins, vice-presidente da Ebenézer.

Pastor José Lins Ramos, presidente da Ebenézer.


O casal Araujo recebendo a oração do Ministério e de toda a Igreja.








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