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segunda-feira, 24 de abril de 2023

A contribuição da Teologia Bíblica na formação social e moral da sociedade moderna

24.04.2023
Editado por Irineu Messias

A teologia bíblica é um ramo da teologia que estuda a Bíblia e a evolução da revelação de Deus à humanidade. Ela busca e interpreta as Escrituras com a finalidade de entender a história progressiva da revelação de Deus e suas motivadas para a sociedade. A teologia bíblica é uma disciplina importante, pois fornece uma base sólida para a compreensão da Bíblia e sua sagrada para a vida moderna.

Ao longo dos séculos, a teologia bíblica tem desempenhado um papel fundamental na moldagem da sociedade e na formação da moral e dos valores humanos. Ela tem influenciado a arte, a literatura, a filosofia e a ética, e tem sido uma fonte de inspiração para muitos líderes religiosos e sociais. A teologia bíblica tem sido usada para defender a justiça social, os direitos humanos e a igualdade, e tem sido uma força motriz para a mudança social e política em muitas partes do mundo.

Neste artigo, vamos explorar a contribuição da teologia bíblica para a moldagem social e moral da sociedade moderna. Vamos analisar como a teologia bíblica tem sido usada para influenciar a cultura e a moralidade, e como ela tem sido aplicada em questões contemporâneas, como a justiça social, a igualdade de gênero, a ecologia e a ética empresarial. Vamos examinar os principais temas e conceitos da teologia bíblica e sua religião para a vida moderna, e vamos destacar algumas das principais figuras e movimentos que contribuíram para o desenvolvimento dessa disciplina ao longo dos séculos.

A importância da Teologia Bíblica na sociedade moderna

A teologia bíblica tem uma grande importância na sociedade moderna, pois ela contribui para a moldagem social e moral das pessoas. Através do estudo das Escrituras Sagradas, é possível refletir sobre questões que resultaram a sociedade e o mundo em que vivem, como a ética, a moral, a justiça, a paz, a liberdade, a igualdade, entre outras.

Moldando a moralidade individual

A teologia bíblica ajuda a moldar a moralidade individual, pois ela ensina os valores e princípios cristãos que devem ser seguidos pelos fiéis. Através da leitura da Bíblia, é possível aprender sobre o amor ao próximo, a humildade, a paciência, a arrogância, a honestidade, a fidelidade, entre outras virtudes que são importantes para a formação do caráter de cada pessoa.

Além disso, a teologia bíblica também ensina sobre a importância da oração, da meditação e do cultivo da espiritualidade, que são fundamentais para o fortalecimento da fé e da confiança em Deus.

Moldando a moralidade coletiva

A teologia bíblica também contribui para a moldagem da moralidade coletiva, pois ela ensina sobre a importância do amor ao próximo e da solidariedade. Através do estudo das Escrituras Sagradas, é possível aprender sobre a justiça social, a igualdade, a fraternidade, a paz e a harmonia entre os povos.

Além disso, a teologia bíblica também ensina sobre a importância da responsabilidade social, do cuidado com o meio ambiente e da promoção da dignidade humana. Ela nos lembra que somos todos irmãos e que devemos agir com amor e compaixão para com o próximo.
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terça-feira, 11 de abril de 2023

A importância dos evangélicos pentecostais na construção da religiosidade cristã brasileira, principalmente as Assembleias de Deus

11.04.2023

Editado por Irineu Messias*

Assembleia de Deus do Planalto Central, em Brasília/DF, presidida pelo pastor Rinaldo Alves dos Santos. Reunião de ministros evangélicos em um dos eventos da igreja, 2017

As Assembleias de Deus são uma denominação evangélica pentecostal que surgiu no Brasil no início do século XX. Desde então, essa igreja tem desempenhado um papel fundamental na construção da religiosidade cristã no país. Neste artigo, discutiremos a importância dos evangélicos pentecostais, com foco nas Assembleias de Deus, na formação da religiosidade brasileira.

Logotipo da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, presidida pelo pastor Robenildo Lins
Uma das principais contribuições dos evangélicos pentecostais foi a introdução de uma forma mais emotiva de culto. Antes da chegada dos pentecostais, uma religião no Brasil era dominada pelo catolicismo, que enfatizava a liturgia e a reverência ao clero. Os pentecostais trouxeram uma nova abordagem, que valorizou a participação ativa dos fiéis no culto, incluindo orações em línguas estranhas, e manifestações de cura divina. Esse estilo de culto mais emocional teve um grande apelo entre a população brasileira, especialmente entre os pobres e marginalizados.

Logotipo da Assembleia de Deus em Pernambuco, presidida pelo pastor Ailton José Alves 
Além disso, os evangélicos pentecostais tiveram um papel importante na promoção da alfabetização e educação em áreas remotas do país. Em muitas comunidades rurais, as Assembleias de Deus estabeleceram escolas para ensinar crianças a ler e escrever. Esse esforço educacional teve um impacto significativo no desenvolvimento dessas comunidades, ajudando a preparar uma nova geração de brasileiros para enfrentar os desafios do mundo moderno.

Outra contribuição importante dos evangélicos pentecostais foi a promoção da igualdade racial e social. No Brasil, uma religião sempre esteve ligada à estratificação social, com uma elite branca geralmente ocupando as posições mais altas na hierarquia da igreja. Os evangélicos pentecostais, no entanto, promoveram uma mensagem de igualdade e inclusão, acolhendo pessoas de todas as raças e classes sociais em suas igrejas. Isso teve um impacto significativo na construção de uma sociedade mais justa e democrática no país.

Logotipo da Assembleia de Deus em Abreu e Lima, Pernambuco. presidida pelo pastor José Roberto dos Santos
As Assembleias de Deus também foram pioneiras na utilização da mídia para evangelização. Através de programas de rádio e televisão, essa igreja alcançou milhões de pessoas em todo o Brasil e além. Isso ajudou a disseminar a mensagem do evangelho para uma audiência mais ampla, permitindo que pessoas em áreas remotas ou pacientes com deficiência tenham acesso à palavra de Deus.

Por fim, os evangélicos pentecostais, inclusive as Assembleias de Deus, tiveram um papel fundamental na construção da identidade religiosa brasileira. O pentecostalismo trouxe uma abordagem mais dinâmica e participativa para a religião, incentivando os fiéis a se envolverem mais profundamente com sua fé. Isso ajudou a criar uma comunidade religiosa unida, que compartilha valores e objetivos comuns.

Em resumo, os evangélicos pentecostais, especialmente as Assembleias de Deus, tiveram um impacto significativo na construção da religiosidade cristã no Brasil.

*Irineu Messias, é pastor e vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco.

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terça-feira, 28 de março de 2023

Em tempos de difíceis, é melhor confiar em Deus !

28.03.2023

Por pr Irineu Messias

Nesses tempos em que estamos vivendo, mais do que nunca, precisamos ter muita fé no Nosso Senhor  Jesus Cristo.

Ele deu a sua vida como  sacríficio vivo, perfeito e eterno,  para  que  possamos obter a fé salvadora que nos  pode  reconciliar com Deus, Nosso Pai Celestial.

No nosso canal, no YOUTUBE, vocês poderão assistir diversos vídeos.

Esses vídeos os orientarão a obter essa fé salvadora, mediante a explanação, o ensinamento a aplicação , na sua vida, da bendita Palavra de Deus.

Por isso inscreva-se no canal e passe, apartir de agora, a acompanhar todas mensagens bíblicas que poderão gerar muito mais fé em Deus e no Senhor Jesus Cristo, mediante a ação do Espírito Santo.

Deus lhes abençoe, 

Pr Irineu Messias

segunda-feira, 27 de março de 2023

Nesses tempos difíceis, precisamos confiar mais em Deus!

27.03.2023
 Por Irineu Messias


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Uma cidade incrédula, dois mensageiros e uma prostituta arrependida e cheia de fé

27.03.2023

Do blog JESUS CRISTO A ÚNICA ESPERANÇA, 16.08.2015

Por Pr Irineu Messias*

https://bethelbaptistmanheim.files.wordpress.com/2011/11/rahab-1.jpg

As Sagradas Escrituras, a  Bíblia Sagrada , além de nos revelar Deus, revela-nos também Seus atos de justiça e de misericórdia. Vemos este magnífico agir de Deus, do  primeiro livro,(Gênesis) até ao último(Apocalipse).
 http://www.reformation.org/en-rahab-and-spies.jpg

E não é diferente neste episódio do livro de Josué (Js cap. 2:1-23). Deus executa sua justiça sobre uma cidade incrédula, Jericó. Envia também dois mensageiros (espias), para reafirmar seus juízos àquele povo incrédulo e também para usar de misericórdia para com uma prostituta, Raabe, que aos olhos de muitos, talvez não merecesse a misericórdia divina. Os pensamentos de Deus, sempre serão diferentes dos nossos pensamentos.

Que possamos colher para nossas vidas, lições acerca da misericórdia divina. Mas devemos prestar bem atenção que o Deus de misericórdia, é também o Deus que executa sua justiça, pois é o Juiz de toda a Terra. (Sl 97.2).

Moisés morrera e agora Josué, seu sucessor tinha a tarefa de conduzir o povo à terra prometida. Após ouvir atentamente as recomendações  do Senhor Deus( Js 1:1-9). Uma de suas primeiras medidas,  foi sua decisão de enviar dois espias para a cidade de Jericó conhecidas por sua muralhas muito fortificadas.

Os dois espias que o texto sagrada, não revelam os nomes, corajosamente entraram na cidade. Lá entraram não apenas para  espiá-la,mas também para confirmar o juízo divino sobre ela. O Senhor Deus, através de Moisés,  dissera que as nações que habitavam àquela terra seriam lançadas fora de Sua presença, pela maldades delas(Deut. 9:4-6). 

Desta forma, podemos entender que aqueles espias estavam  cumprindo também  a ordem divina, tanto isso é verdade que Raabe assim se expressa“...Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor caiu sobre nós e que todos os moradores da terra(Jericó) se derretem  diante de vós”. (Js. 2: 8).

 

Raabe sabia que os israelitas iriam tomar sua cidade. Mas o surpreendente de tudo isso, é que, ao invés de  agir como os outros habitantes,  que estavam cheios de pavor  e muito amedrontados, ela assume uma atitude de fé. Ela demonstra conhecer o grande milagre da travessia do Mar Vermelho e a vitória do povo judeu contra dois reis poderosos: Seom e Ogue(Js.2.10). Declara por fim,  a grandiosidade e soberania do Senhor Deus: “...pois o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra”.Js.2:11.

Aquela mulher, cuja postura moral certamente era alvo de reprovação e desprezo, conseguiu ver mais longe,  a tal ponto  de seu nome está escrito na galeria dos heróis da fé relacionados na carta aos Hebreus:”Pela fé Raabe, a meretriz, tento acolhido em paz os espias, não pereceu com os incrédulos.”(Hb.11:31).
 
Sua vida de imoralidade sexual, não foi impedimento para ela pudesse reconhecer a majestade do Deus de Israel; mais que isso não a impediu de suplicar  pela salvação de  sua vida e a de seus familiares. Ela bem sabia que o Deus Todo-Poderoso que fizera aquele milagre no Mar Vermelho; que fez os israelitas triunfarem sobre aqueles reis poderosos, poderia livrá-la da destruição que viria sobre seus conterrâneos. 

Raabe, como os demais jericoenses, era desobediente; mas  a partir de então, não agiu como eles: teve medo,mas acreditou em Deus; estava apavorada, mas tomou a decisão de crer e suplicar a misericórdia do Senhor dos céus e que tem poder sobre toda a terra, inclusive na dela, Jericó.

Com esta nova postura espiritual, arriscou sua vida. Escondeu os espias, enfrentando assim,  a autoridade máxima de sua terra, o rei: “..Então o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti, e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. Porém aquela mulher  tomou os dois homens e os escondeu...”.(Js. 2:3,4a).

 http://www.ellenwhite.info/images/chapt-illus/PP/RH-FallOfJericho3.jpg

Existem momentos em nossas vidas que temos que fazer escolhas. Raabe viveu este momento. Ela escolheu ouvir o Deus dos céus ao invés de ouvir ao seu  rei, que logo, logo sofreria o castigo divino. Ademais  sempre será melhor agradar a Deus do que agradar aos homens. (Atos 4:19).

A Bíblia Sagrada traz valiosos ensinamentos para todos os homens. Mas é preciso dar crédito à sua mensagem. Raabe deu crédito à mensagem que aqueles dois mensageiros trazia. Eles não apenas estariam invadindo a cidade, mas aplicando castigo divino a ela. Jericó ela estava listada entre as nações que haviam praticados muitas maldades diante de Deus.(Deut. 9:4-6).

Contudo, em meio ao castigo,  Deus manifesta sua misericórdia a todo pecador que se arrepender: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois suas misericórdias não tem fim”. (Lam 3:22).

Que possamos agir como Raabe, reconhecer o poder de Deus; enxergar nEle Sua misericórdia, que opera na vida  de todos aqueles que se arrependem. 

Mas entendamos também que aqueles que servem a Deus deve estar preparados para anunciar suas verdades em qualquer que seja o lugar, mesmo que seja em lugar hostil ás verdades divinas, pois se Deus manda,  Ele se responsabiliza com os mensageiros, como guardou aqueles dois espias(mensageiros) na cidade de Jericó. 

Aprendemos neste episódio que Deus castiga os incrédulos, salva os que tem fé nEle, e livra Seus mensageiros.

Assim faz o Senhor Jesus com nossas vidas.Ele veio como o Mensageiro de Deus, Nosso Pai, para dizer a toda humanidade que Ele é o Salvador de todos o homens.Contudo, todos os homem precisam crê Nele como o Enviado do Deus Todo-Poderoso: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigênito,  para que todo aquele que nele crê não pereça,mas tenha a vida eterna”.(Jo. 3:16).

Todos nós precisamos crê no Senhor Jesus Cristo, assim como Raabe acreditou na mensagem de castigo divino para Jericó e de livramento,  que seria dado a ela e a todos seus familiares que estivessem sob o teto de sua casa. 

Deus também há de destruir este mundo, pois tal como a cidade de Jericó, cujos habitantes eram incrédulos e desobedientes, assim Deus trará juízo sobre aqueles que vivem em desobediência com a sua Palavra. 

Portanto, se quisermos ser salvo da justiça divina, precisamos crer no Senhor Jesus Cristo: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. (At. 16:31).

*Irineu Messias de Araujo, é evangélico, diácono da Igreja Assembleia de Deus, em Abreu e Lima, PE, é  casado com Tânia e  pai de Irineu Jr, Juliermis e Julyanny.

Nota: Na época em escrevi este artigo ainda era membro da Igreja Assembleia de Deus, em Abreu e Lima, PE e diácono da mesma. Hoje sou pastor da Igreja Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco.

terça-feira, 21 de março de 2023

POESIA: A misericórdia de Deus

21.03.2023

Editado por Irineu Messias

Deus é bondade e misericórdia,
Seu amor inunda a terra e o céu,
Enche o nosso coração de alegria,
E nos guia pelos caminhos seus.

Ele nos ama incondicionalmente,
E nos perdoa quando erramos,
Nos acolhe em Seu abraço quente,
E nos enche de amor e paz.

Ainda que a vida seja difícil,
E as provações sejam muitas,
Deus sempre nos estende a mão,
E nos conforta com Suas mãos.

Por isso, agradeço a Deus,
Por Sua bondade e misericórdia,
Que me sustenta e me conduz,
E me faz viver com alegria e esperança.

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quarta-feira, 15 de março de 2023

Críticas à Hermenêutica de Schleiermacher: Uma Perspectiva Evangélica

11.03.2024
Postado por pr. Irineu Messias


Subjetividade do Intérprete

A hermenêutica de Schleiermacher enfatiza a importância da subjetividade do intérprete no processo de compreensão. Ele argumenta que a interpretação não é apenas uma questão de descobrir o significado original do texto, mas também de recriar esse significado para o intérprete.

Teólogos evangélicos ortodoxos reconhecem a importância da experiência e do contexto do intérprete na leitura da Bíblia. No entanto, eles argumentam que a ênfase de Schleiermacher na subjetividade pode levar a uma relativização da verdade bíblica.

Críticas:

Relativização da verdade: Se cada intérprete é livre para criar seu próprio significado do texto, então não há um significado objetivo e universal da Bíblia. Isso pode levar a uma fragmentação da fé e à perda da autoridade da Escritura.
Individualismo excessivo: A hermenêutica de Schleiermacher parece dar muita importância ao indivíduo e à sua experiência pessoal, em detrimento da tradição e da comunidade da fé.
Consequências:

Interpretações subjetivas: A ênfase na subjetividade do intérprete pode levar a interpretações bizarras e fantasiosas da Bíblia.
Perda da autoridade da Bíblia: Se cada intérprete é livre para criar seu próprio significado, a Bíblia perde sua autoridade como norma de fé e prática.
Proposta:

Teólogos evangélicos ortodoxos propõem um equilíbrio entre a subjetividade do intérprete e a objetividade do texto bíblico. A interpretação deve levar em consideração a experiência e o contexto do intérprete, mas também deve ser fiel ao significado original do texto e à tradição da Igreja.

Contexto Histórico-Cultural da Bíblia

Schleiermacher reconhece a importância do contexto histórico-cultural da Bíblia, mas não o considera um fator determinante na interpretação. Ele argumenta que o significado do texto é transcendente ao seu contexto histórico e cultural.



Críticas:

Ignorância do contexto: A hermenêutica de Schleiermacher parece ignorar o fato de que a Bíblia foi escrita em um contexto histórico e cultural específico. Isso pode levar a uma interpretação errônea do texto.
Perda da riqueza da Bíblia: Ao negar a importância do contexto histórico-cultural, Schleiermacher perde a oportunidade de explorar a riqueza e a profundidade da Bíblia.
Consequências:

Interpretações superficiais: A falta de atenção ao contexto histórico-cultural pode levar a interpretações superficiais da Bíblia.
Perda da relevância da Bíblia: Ao ignorar o contexto histórico-cultural, a hermenêutica de Schleiermacher pode tornar a Bíblia menos relevante para o mundo contemporâneo.
Proposta:

Teólogos evangélicos ortodoxos propõem que a interpretação bíblica deve levar em consideração o contexto histórico-cultural da Bíblia. Isso ajudará a entender melhor o significado original do texto e sua relevância para o mundo contemporâneo.

Conclusão

A hermenêutica de Schleiermacher oferece uma importante contribuição para a interpretação bíblica. No entanto, teólogos evangélicos ortodoxos identificam algumas críticas à sua hermenêutica. É importante manter um equilíbrio entre a subjetividade do intérprete e a objetividade do texto bíblico, bem como levar em consideração o contexto histórico-cultural da Bíblia.

Referências

Schleiermacher, Friedrich. Hermeneutics: The Handwritten Manuscripts. Translated by James Duke and Jack Forstman. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Thiselton, Anthony C. The Hermeneutics of Doctrine. Grand Rapids: Eerdmans, 2015.
Wood, David R. W. The Theology of Friedrich Schleiermacher. London: T&T Clark, 2003.
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