Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de março de 2023

Críticas à Hermenêutica de Schleiermacher: Uma Perspectiva Evangélica

11.03.2024
Postado por pr. Irineu Messias


Subjetividade do Intérprete

A hermenêutica de Schleiermacher enfatiza a importância da subjetividade do intérprete no processo de compreensão. Ele argumenta que a interpretação não é apenas uma questão de descobrir o significado original do texto, mas também de recriar esse significado para o intérprete.

Teólogos evangélicos ortodoxos reconhecem a importância da experiência e do contexto do intérprete na leitura da Bíblia. No entanto, eles argumentam que a ênfase de Schleiermacher na subjetividade pode levar a uma relativização da verdade bíblica.

Críticas:

Relativização da verdade: Se cada intérprete é livre para criar seu próprio significado do texto, então não há um significado objetivo e universal da Bíblia. Isso pode levar a uma fragmentação da fé e à perda da autoridade da Escritura.
Individualismo excessivo: A hermenêutica de Schleiermacher parece dar muita importância ao indivíduo e à sua experiência pessoal, em detrimento da tradição e da comunidade da fé.
Consequências:

Interpretações subjetivas: A ênfase na subjetividade do intérprete pode levar a interpretações bizarras e fantasiosas da Bíblia.
Perda da autoridade da Bíblia: Se cada intérprete é livre para criar seu próprio significado, a Bíblia perde sua autoridade como norma de fé e prática.
Proposta:

Teólogos evangélicos ortodoxos propõem um equilíbrio entre a subjetividade do intérprete e a objetividade do texto bíblico. A interpretação deve levar em consideração a experiência e o contexto do intérprete, mas também deve ser fiel ao significado original do texto e à tradição da Igreja.

Contexto Histórico-Cultural da Bíblia

Schleiermacher reconhece a importância do contexto histórico-cultural da Bíblia, mas não o considera um fator determinante na interpretação. Ele argumenta que o significado do texto é transcendente ao seu contexto histórico e cultural.



Críticas:

Ignorância do contexto: A hermenêutica de Schleiermacher parece ignorar o fato de que a Bíblia foi escrita em um contexto histórico e cultural específico. Isso pode levar a uma interpretação errônea do texto.
Perda da riqueza da Bíblia: Ao negar a importância do contexto histórico-cultural, Schleiermacher perde a oportunidade de explorar a riqueza e a profundidade da Bíblia.
Consequências:

Interpretações superficiais: A falta de atenção ao contexto histórico-cultural pode levar a interpretações superficiais da Bíblia.
Perda da relevância da Bíblia: Ao ignorar o contexto histórico-cultural, a hermenêutica de Schleiermacher pode tornar a Bíblia menos relevante para o mundo contemporâneo.
Proposta:

Teólogos evangélicos ortodoxos propõem que a interpretação bíblica deve levar em consideração o contexto histórico-cultural da Bíblia. Isso ajudará a entender melhor o significado original do texto e sua relevância para o mundo contemporâneo.

Conclusão

A hermenêutica de Schleiermacher oferece uma importante contribuição para a interpretação bíblica. No entanto, teólogos evangélicos ortodoxos identificam algumas críticas à sua hermenêutica. É importante manter um equilíbrio entre a subjetividade do intérprete e a objetividade do texto bíblico, bem como levar em consideração o contexto histórico-cultural da Bíblia.

Referências

Schleiermacher, Friedrich. Hermeneutics: The Handwritten Manuscripts. Translated by James Duke and Jack Forstman. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

Thiselton, Anthony C. The Hermeneutics of Doctrine. Grand Rapids: Eerdmans, 2015.
Wood, David R. W. The Theology of Friedrich Schleiermacher. London: T&T Clark, 2003.
Made with Clipchamp
****

Nenhum comentário:

Postar um comentário