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sábado, 25 de julho de 2015

Jesus cura “do pecado” e porque o transexual não pode estar na cruz

25.07.2015
Do portal GOSPEL PRIME 
ARTIGOS
Por Eduardo Vasconcellos

Algumas pessoas atribuem um significado errôneo à cruz 

Jesus cura “do pecado” e porque o transexual não pode estar na cruz
É difícil ficar alheio ao que aconteceu no último fim de semana em SP. E, sobretudo, é mais difícil ainda não termos uma posição formada sobre esse assunto que vai e volta vem a tona com menos ou mais violência. Mas, entre todas as manifestações ou comentários possíveis, gostaria de me restringir à CRUZ, pois ela, além de ser um símbolo sagrado do cristão, tem um significado muito forte e vivo.
Mas algumas pessoas atribuem um significado errôneo à cruz, como se ela fosse o lugar de alguém que sofreu uma injustiça e por isso estivesse sendo crucificada. É o que acontece também com o termo bode expiatório. Embora ambos tenham um sentido teológico específico, quando usados como expressão cotidiana como “ele foi pego pra bode expiatório” ou “estão crucificando tal pessoa”, eles são transpostos de seu lugar original e perdem o seu significado.
Contudo, tanto o bode quanto o Cristo cumprem um papel na expiação do pecado. Foi na Cruz que Cristo reconciliou a humanidade com o seu criador – e isso não é pouca coisa. Foi ali que Ele se tornou maldito para nos redimir de nossos pecados diante de Deus. A cruz foi o lugar onde Cristo pagou a nossa dívida. Quando o profeta anunciou que “verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si” [Is 53:4 ] ele explicou também que “ao Senhor agradou moê-lo” [v.10] mas que “quando a sua alma se puser (pusesse) por expiação do pecado, verá (veria) a sua posteridade, (…) Ele verá (veria) o fruto do trabalho da sua alma, e ficará (ficaria) satisfeito” [ v. 10,11], e conclui dizendo: “ele levou sobre si o pecado de muitos” [v. 12]. Jesus morreu por toda a humanidade.
Apesar de o texto deixar em evidência o propósito redentor do Pai no martírio do Filho, em meio a essas palavras Isaias advertiu – “nós o reputávamos por aflito” [v. 4], como que antevendo o erro do homem em achar que Cristo foi crucificado por uma injustiça humana e não por uma determinação divina. Se podemos atribuir alguma injustiça é ao fato que Jesus carregou os nossos pecados e não os de si próprio, mas não à falta de bondade em Pilatos ou falta de justiça naquela geração de fariseus. A força da vontade divina, nesse sentido, é superior à ação humana.
Jesus morreu “pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”, cf 1 Jo 2.2, e sobre isto podemos fazer uma associação com o símbolo da Cruz, duas retas em direção ao infinito, uma unindo céu e terra, religando o homem a Deus, a outra, um horizonte sem fim, alcançando a todos os homens. Jesus restaura todo o pecador; nele todo pecado é curado.
Domingo passado, alguns manifestantes que se identificaram como cristãos foram à passeata e ergueram cartazes com a seguinte palavra de ordem: “Jesus cura a homofobia”. Sim, Jesus cura todo o pecado, já vimos, inclusive os cometidos no tempo da ignorância. Mas, será que quando lemos na Bíblia os textos que condenam o homossexualismo estamos sendo homofóbicos? A Escritura Sagrada declara que tais práticas são pecado, não as aprova e ainda adverte que quem as comete não herdará o Reino dos Céus. Se levarmos a sério essa acusação de que esse é um discurso homofóbico não restará outra alternativa que acusar a própria Bíblia de homofobia.
Sinceramente coloco em dúvida a confissão de fé desses manifestantes e do seu entendimento a respeito da fé cristã e da própria Bíblia. A mesma ensina que a Igreja é “coluna e firmeza da verdade” [1 Tm 3.15] e que ela instrui a andar convenientemente. Mesmo sabendo que há quem imagine ser possível a Igreja flexibilizar seus ensinamentos relativizando o conteúdo da mensagem de Deus, não há respaldo bíblico para tal exercício. A contextualização cultural sadia não descaracteriza a essência da mensagem, isto é, o pecado não deixará de ser pecado com o passar dos anos ou se mudar de região geográfica.
Nesse sentido, quero até levar esclarecimento para aqueles manifestantes quanto ao texto bíblico, pois na carta de Paulo aos Romanos, capítulo I, o apóstolo inclui os que “consentem aos que as fazem” [v.32], referindo-se especificamente àqueles que, conhecendo o juízo de Deus, não se posicionam corretamente quanto ao pecado. Sugiro que o leitor siga a partir do verso 27 e veja que Paulo esta afirmado que “homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”, e que essa recompensa não é outra senão a morte (v. 32).
Por outro lado, quero afirmar que o(a) transexual Viviany Beloboni não poderia  estar naquela cruz porque, com expliquei acima, ele(a) não foi injustiçado(a). Não foi alvo de injustiça alguma. Seu lugar ali é ilegítimo. Ele(a) teria o direito de estar ali se, como ensinou o apóstolo Paulo, subjugasse o seu corpo, reduzindo-o à servidão [1 Co 9.27], ou seja, se resistisse às concupiscências da sua carne, conforme o apóstolo explicou também aos Gálatas: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”. Caso Viviany, ao invés de espírito de sensualidade, levasse sobre seu corpo as marcas do Senhor Jesus [Gl 6.17], poderia bradar: Ninguém me moleste!
Todo cristão é chamado a carregar a sua cruz. Isso, além de simbólico, é sagrado. Diz respeito a sua relação íntima com Deus, sua entrega pessoal, sua renúncia às concupiscências dos olhos, às concupiscências da carne e à soberba da vida, a maneira como ele declara fidelidade ao seu Redentor.
Finalmente, Jesus disse que se não carregamos nossa cruz e o seguimos, não somos dignos dele [Mt 10.38] e não podemos ser seus discípulos [Lc 14.27]. Tão forte quanto é a mensagem de amor é a instrução sobre a renúncia a tal ponto que Jesus não hesita em declarar: “se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará” [Lc 9:23,24].
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Fonte:http://artigos.gospelprime.com.br/jesus-pecado-transexual-nao-cruz/

O MELHOR VÍDEO DE SALVAÇÃO QUE JÁ VI:Uma reflexão sobre a nossa vida futura!

25.07.2015
Do portal UNIÃO DE BLOGUEIROS,18.07.15


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Fonte:http://www.ubeblogs.com.br/video/o-melhor-v-deo-de-salva-o-que-j-vi?xg_source=activity

A oração do justo

25.07.2015
Do portal GOSPEL PRIME
Por Sidnei Osvaldo Ferreira

 “A oração do justo muito pode na sua eficácia” (Tg 5.16)  

A oração do justo
As escrituras sagradas nos ensinam bastante sobre o poder e a eficácia da oração, no entanto, aprendemos que não é qualquer oração que é realmente eficaz, nem muito menos a oração de qualquer um que é definitivamente poderosa, mas sim a oração de um cristão justificado mediante a fé no sacrifício vicário que nos proporciona a paz com Deus.
O justo possui a certeza de que a sua oração é tão preciosa para Deus que ultrapassa as barreiras do tempo e espaço, e ainda que lhe faltem palavras ele sabe que seus sussurros e suspiros assim como lágrimas e gemidos são interpretadas pelo Espírito Santo, e dessa forma elevada aos céus em cálice de ouro pelas mãos dos santos anjos, que as apresentam diante do Senhor como aroma suave e agradável.
A oração do justo além de ser ouvida nos céus, é atendida na terra e, sobretudo temida no inferno. Por essa razão cremos em milagres e desafiamos aquilo que muitos julgam improvável, pois bem sabemos que para o nosso Deus não há o impossível em todas as suas promessas. E uma de suas grandes promessas, é que os seus ouvidos estão abertos ao nosso clamor. Agora, se a oração de um só justo pode muito em seus efeitos, imagine… 
O que não acontece quando muitos justos se reúnem em oração.
 “Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.” (Salmo 34.15)
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Fonte:http://artigos.gospelprime.com.br/oracao-do-justo/

12 Passos de como Memorizar Versiculos da Bíblia!

25.07.2015
Do portal UNIVERSIDADE DA BÍBLIA, 18.05.15

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12 Passos de Como Memorizar Versículos da Bíblia


Há muitos benefícios em memorizar as Escrituras. Quando estiver em uma situação difícil, saber o que Deus disse pode ajudá-lo a superar qualquer obstáculo. 
Nos EUA existe até competições de memória da Bíblia nas quais você pode competir para ganhar US$ 100.000! Mas isto é apenas uma curiosidade, o mais importante é a transformação que a Palavra de Deus pode trazer pra sua vida e para o seu próximo.

Então, como decorar os versículos da Bíblia?
1- Vá para um lugar calmo, como o seu quarto, onde você não seja interrompido por outras pessoas. Sinta-se confortável. Escore algumas almofadas, se você preferir. O ideal é que não deve haver qualquer distração em potencial. Desligue o som e a TV e não atenda o telefone. Você precisa de concentração.
2- Peça a Deus para ajudá-lo a entender o que o versículo significa e ajudá-lo a ser capaz de vivê-lo em sua vida diária. A oração é muito poderosa, mas você nunca vai saber o quanto Deus trabalha em sua vida até que você vá a Ele diariamente com o que está lhe preocupando.
3- Memorize a referência. Diga o versículo em voz alta, incluindo a referência (por exemplo, João 3:16) uma vez no início e uma vez no final. Dessa forma, você vai memorizar a referência mais rapidamente.
4-Repita o versículo em voz alta. Varie a velocidade em que você recita. Concentre-se em pronunciar cada palavra claramente.
5-Concentre-se nas palavras-chave. Se você está memorizando João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”, as palavras-chave seriam “Deus”, “amou”, “mundo”, “Filho”, “todo aquele”, “crê”, “pereça”, “vida” e “eterna”. Agora junte-as falando o versículo inteiro.
6-Jogue um jogo de memória. Escreva o versículo em uma lousa. Certifique-se de que você pode ler o que escreveu. Leia o versículo algumas vezes, em seguida, apague 2 palavras de cada vez. Continue dizendo o versículo até que todas as palavras sejam apagadas. Se você for capaz de dizê-lo perfeitamente sem palavras no quadro, se dê os parabéns.
7-Repita esse passos diariamente. Recite versículos em sua cabeça enquanto você está no supermercado. Diga em voz alta enquanto você passeia com o cachorro. Quando você achar que decorou, recite-o para sua família e amigos!
8- Escreva-os em cartões com canetas coloridas. Cole-os em seu quarto em lugares que você frequente ou observa por mais tempo (sua cama, acima de seu interruptor de luz, em seu espelho do banheiro, etc.)
9-Estude versículos que lhe prometem uma boa memória como João 14:26, 1 João 2:20, 1 Coríntios 1:5, Provérbios 10:7, 1 Coríntios 2:16, Hebreus 8:10, Salmos 19
10- Para cada vez que você ler mentalmente, leia mais 5 vezes em voz alta.
11- Transfore o versículo em uma canção e cante-a sempre que puder
12- Se puder, faça o curso de Memorização da Bíblia – Memo Bible 3000. (Clique Aqui )

PS. Lembre-se de que Deus se preocupa mais com o quanto o seu coração reflete os versículos do que com o fato de você os memorizar; Ele não se importa tanto sobre quantos você memoriza, contanto que você siga a Sua Palavra.
Não se apresse. Não pronuncie de qualquer forma suas palavras. Pronuncie-as claramente e pense sobre elas.
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Fonte:http://www.universidadedabiblia.com.br/12-passos-de-como-memorizar-versiculos-da-biblia/

LIÇÕES BÍBLICAS nº 4: Pastores e diáconos

25.07.2015
Do portal UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS, 19.07.15
Por GENIVALDO TAVARES DE MELO 


EBD – SUBSÍDIO - LIÇÃO PARA O DIA 26/07/2015.

PONTOS A ESTUDAR:

I – QUEM DESEJA O EPISCOPADO.
II – QUALIFICAÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS PASTORES E DIÁCONOS.
III – O DIACONATO.
IV – SERVIÇO – RAZÃO DE SER DO MINISTÉRIO.

                                  Valorizar o que tem nas mãos e no coração

                                  

  
I – QUEM DESEJA O EPISCOPADO.

1.1       Excelente obra deseja.

Por algum motivo eu deixaria a relação entre episcopado e pastor meio de lado. Basta ler atentamente Ef. 4:11.

Gosto dessa expressão, episcopado, equivalente a presbítero ou bispo como a seguinte: “Excelente obra deseja”.

A diferença entre pastor e presbítero está na condição e forma de chamada. Consideremos o pedido de Paulo a Tito em 1:5 em relação a Ef. 4:11.


1.2 A chamada.

Em 1.1 excelente obra deseja e em 1.2 a chamada, portanto, está definida a diferença.

Não significa que “desejar”  represente uma pessoa oferecida.

Todos os pastores são presbíteros, mas, nem todos os presbíteros são pastores.  IPd. 5:1.

Ser pastor é ter uma chamada que reveste o seu presbitério tornando visível para a igreja mediante a atuação no governo dela.

A chamada não é uma invenção do homem; Deus chama e capacita. Atos 13.1-3.

Se alguém diz ter chamada, verifique com a igreja onde congrega se este é o pensamento do povo.  ICo 4:1. “Que os homens nos considerem...”.

1.3 O preparo.

A preparação do obreiro não substitui o dom.

Um homem preparado sem o dom não é sensível de forma suficiente para que possa alcançar os corações.

O dom não dispensa o preparo que melhora o desempenho e abrilhanta o ministério do obreiro, torna-o mais útil para o que foi chamado.


II QUALIFICAÇÓES E ATRIBUIÇÕES DOS PASTORES E DIÁCONOS.

2.1 Atribuição dos pastores.

Penso que uma das características que todos gostam de ver no seu pastor, é personalidade.  – Conjunto de características psicológicas que mostram o jeito de ser, de agir e a individualidade do past

Uma segunda característica igualmente importante é o pastor não derrapar nas próprias palavras. Todos querem perceber que a palavra na boca do pastor é sempre a verdade.

2.2 Qualificações espirituais e ministeriais.

O autor apresenta uma lista de qualificações que devem ser lidas com calma para que os alunos entendam.

Entre as qualificações o autor aponta para o conhecimento bíblico e podemos acrescentar que na medida do possível, o conhecimento seja universal.

Quando o evangelho teve inicio no Brasil, o país vivia muito abaixo da linha razoável de educação sendo, portanto, comum, ver-se pastores analfabetos, mas, cheios da graça do Senhor e de sabedoria.

O país cresceu e a maior parte da população passou a ter acesso ao curso superior, sendo, portanto, incompreensível que um pastor assuma o pastorado como deveria ser igualmente proibido alcançar cargos público como presidentes,  governadores, prefeitos e cargos nas assembleias.

2.3 Qualificações familiares.

Recomendo a leitura deste tópico com seus alunos, mas, recomendo também que antes de estabelecer juízo de valor sobre qualquer pastor por conta dos seus filhos, recomendo que considere o que disse o profeta e sacerdote Samuel ao resignar-se do cargo e o que disse sobre os filhos em comparação ao que faziam os filhos de Elí.

ISm 12:1-4 “(...) em nada nos defraudastes...”.
ISm. 2:29 “Por que dais “coices” contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares que ordenei na minha morada e honras a teus filhos mais do que a mim...”.  (HONRAS A TEUS FILHOS MAIS DO QUE A MIM).

Na atual conjuntura, há muitos pastores que tem filhos distanciados e isto não os impedem de continuar exercendo o ministério, porém, deve afastar os filhos rebeldes do convívio da igreja, mas, nunca da sua casa. Com amor se ganha.

Não posso deixar de comentar que há pastores que tem filhos afastados e rebeldes por verem seus pais sofrerem injustiças no ministério.  Isto não se pode esconder. Não se pode partir um bolo e impedir que todos da mesa participem dele, pelo menos um pedacinho.

Quanto a separar jovens solteiros para o ministério, principalmente se estes não exercem de fato o pastorado, fica muito estranho, já que nossa igreja sempre requereu do pastor, convivência familiar completa; que fosse casado.

Este tópico é polêmico e o professor precisa ter pulso para não entregar a sua aula para algum aluno contencioso.

2.4 Qualificações morais.

Muito rico este tópico e recomendo a leitura dividida com os alunos.

Pastor que bebe, endivida-se de maneira não justificada, trata moças e senhoras com malícia, cobiçoso, ganancioso e outros adjetivos não servem nem para ser porteiro da igreja.


III – O DIACONATO.


3.1 a 3.3 Os diáconos chamados e a qualificação.

Perceba-se que a igreja “primitiva” consolidou a nomeação de diáconos por necessidade de atendimento à mesa, ou seja, as necessidades dos membrados.

Entendo que a qualificação para ser crente, diácono ou pastor, devem ser as mesmas.

“Não entendo que o diácono seja ‘CONSAGRADO”  como alguns dizem.  A nomeação de diácono é local enquanto a igreja precisa e enquanto o nomeado permanecer fiel. Esta posição, não diminui em nada o ser diácono, salvo para aqueles que dão mais valor ao título que o próprio exercício da função.

Servir bem como diácono é gozar da confiança da igreja e do ministério que poderá abrir espaço para o bispado.


IV – SERVIÇO – RAZÃO DE SER DO MINISTÉRIO.

4.1-3 O exemplo do mestre, de Paulo e de Timóteo.

Por qual motivo homens deixam de tomar como exemplo a vida e o legado deixado pelo Senhor, por Paulo, Timóteo e dos demais pastores que com eles andaram.

Há pastores que ficam ricos, riquíssimos  à custa da benevolência do povo de Deus.

Nunca vendi uma agulha aproveitando-me dessa benevolência e até aqui, o Senhor tem me ajudado; filhos bem formados com vida confortável. Posso morrer tranquilo.

Certa feita fui convencido por uma pessoa,  gerente do banco que cuidava da minha conta à uma reunião no ginásio do Ibirapuera; era empresarial, mas, parecia um culto, com testemunho e ostentação de riquezas e conquistas. Percebi que havia muitos pastores nessa reunião que estimulava a venda de produtos em forma de pirâmide e nessa, muitos usavam a sua influência na igreja.
Quer ser ministro? Seja ministro da verdade e de verdade.

 Não se falou em mulher até aqui, por motivos óbvios sem que isto pareça desprezo à classe feminina que desde os dias de Cristo, sempre se mostrou muito útil ao ministério.
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Fonte:http://www.ubeblogs.net/2015/07/ebd-lc-4-pastores-e-diaconos.html

O que devo fazer para ter vitória constante sobre a minha velha natureza?

25.07.2015
Do portal UNIVERSIDADE DA BÍBLIA, 17.07.15

“Graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Coríntios 

“O que devo fazer para ter vitória constante sobre a minha velha natureza?”, perguntam muitos. Pois na prática diária muitas vezes se nota tão pouco dessa vida vitoriosa. Mas aqui é válida a pergunta:

Você crê que Jesus Cristo de fato morreu na cruz?

Em caso afirmativo, vale Romanos 6.6: “…sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos.”

No momento em que o inimigo procura nos provocar por meio de pessoas que ofendem, caluniam ou cometem outras injustiças, temos a oportunidade de provar que cremos no poder da morte de Jesus. Justamente numa ocasião assim é que o “estar crucificado com Cristo” se mostra como o segredo da vitória sobre tudo o que é negativo.

Deus providencia para que no dia-a-dia sejamos constantemente confrontados com o Crucificado. Por toda parte nos deparamos com a cruz. Se não tivéssemos provações, não haveria oportunidade de praticar a vitória de Jesus Cristo conquistada na cruz. Por esse motivo, deveríamos amar aqueles que nos machucam em nossos pontos mais sensíveis, pois em cada tentação temos a possibilidade de exclamar o que está escrito em 2 Coríntios 2.14:

“Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo.”

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Fonte:http://www.universidadedabiblia.com.br/o-que-devo-fazer-para-ter-vitoria-constante-sobre-a-minha-velha-natureza/

terça-feira, 21 de julho de 2015

Orando em situações difíceis

21.07.2015
21.07.2015
Do portal ULTIMATO ON LINE,19.07.15
DEVOCIONAL DIÁRIA
Por Martinho Lutero

domingo

Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então subiu ao templo do Senhor, abriu-a diante do Senhor e orou. (Isaías 37.14-15)

Este capítulo de Isaías contém uma história interessante sobre o rei Ezequias. Os assírios estavam atacando Jerusalém com um grande exército e começando a vencer. A situação parecia desesperadora. O rei Senaqueribe ridicularizou Ezequias sem misericórdia. Senaqueribe zombou da desgraça de Ezequias escrevendo uma carta repleta de insultos contra Deus para fazer o devoto rei perder toda a esperança. Em vez de perder a esperança, Ezequias foi para o templo, abriu a carta diante de Deus, prostrou-se com o rosto tocando o chão e fez uma oração fervorosa.

Aprender a orar quando há uma emergência ou quando alguma coisa está nos amedrontando requer muita disciplina. Em vez de orar, temos a tendência de nos torturar com ansiedade e preocupação. Pensamos apenas em como nos livrar do problema. Muitas vezes o Maligno nos engana quando a tentação ou o sofrimento começam, deixando a dúvida se a questão é espiritual ou física. Imediatamente ele entra sem pedir licença e nos deixa tão perturbados com relação ao problema que nos tornamos consumidos por ele. Neste sentido ele nos afasta da oração. Ele nos deixa tão confusos, que nem mesmo pensamos em orar. Quando, finalmente, começamos a orar, já nos torturamos quase até a morte. O Maligno sabe o que a oração pode realizar. É por isso que ele cria muitos obstáculos e a torna tão difícil para nós que nunca conseguimos parar para orar.

Com base nesta história registrada no livro de Isaías, nós devemos adquirir o hábito de ficar de joelhos e colocar as nossas necessidades diante de Deus no momento em que tivermos uma emergência ou ficarmos amedrontados. A oração é o melhor remédio que existe. Ela sempre funciona e nunca falha – basta fazer uso dela!

>> Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato.

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Fonte:http://ultimato.com.br/sites/devocional-diaria/2015/07/19/autor/martinho-lutero/orando-em-situacoes-dificeis/