Pesquisar este blog

sábado, 21 de dezembro de 2013

Maduros e dependentes

20.12.2013
Do portal VERBO DA VIDA, 12.12.13
Por Manoel /Dias

Existe uma medida de provisão para a nossa vida em Deus. A nossa caminhada cristã é como parar em um posto de gasolina e encher o tanque. Sabemos que sempre precisamos de Deus, pois Ele nos supre em cada área da nossa vida. Mas, se observarmos um carro veremos que ele só funciona se tiver combustível e, por isso, precisamos periodicamente abastecer o nosso carro. Em nossa vida cristã precisamos nos abastecer em Deus através da oração constantemente. Aprendendo a sermos totalmente dependentes de Deus.
Eu pergunto: Se fossemos calcular a nossa dependência de Deus pelo tempo de oração, como estaríamos?
Recentemente meu filho Petrus nasceu e vejo como uma criança é completamente dependente de nós para viver, principalmente da mãe.
Se atentarmos para a vida natural um dos nossos maiores anseios é crescer e ser independente dos pais, vivendo a nossa vida, fazendo as nossas próprias escolhas. Mas no mundo espiritual é diferente. Quanto mais você amadurece, mais você é dependente de Deus.
Não orar é um sintoma de “independência” e isso fere o sentimento de Jesus, porque Ele era totalmente dependente de Deus. Jesus cumpriu os 5 dons espirituais e se observarmos veremos que Ele sempre tinha espaços, períodos e tempo de oração. Muitas vezes, Jesus se afastava das multidões para estar só Ele e o Pai em intima comunhão.
Se analisarmos a nós mesmos e o nosso ministério precisamos nos avaliar se  estamos completamente dependentes ao Senhor em oração. A oração é o lugar onde Deus vai nos comunicar coisas, esse é de fato o ambiente onde as coisas acontecem individualmente, nele temos intima comunhão com o Pai.
Quanto mais maduro mais você se torna, mais dependente do Pai você se torna. Nunca vamos ficar independentes de Jesus. Quanto mais maduro mais dependente.
No natural as coisas são totalmente diferentes. Quanto mais maduros mais independentes.
O texto de II Crônicas 20 nos mostra a vitória de Josafá sobre Moabe e Amon. E esse é um exemplo de que devemos estar com os nossos olhos postos no Senhor sempre. Se caminharmos de acordo com a Palavra seremos cada vez mais dependentes.
A maturidade em Deus nos faz passar pelos momentos de pressão buscando a Deus e não as pessoas. Tem coisas que não estamos dependendo do Senhor, porque não estamos o buscando. Você pode ser maduro na doutrina, mas se não tiver vida de oração não irá muito longe.
A sua maturidade vai ser refletida pela sua vida de oração. Jesus era maduro e sempre dependente de Deus em oração. Ele vivia nesse âmbito de oração. No ambiente de oração protegemos muitas pessoas através das nossas orações e intercessões. Nós que estamos no ministério temos o dever de proteger as igrejas, escolas irmãos e ministros em oração.
Essa responsabilidade já é grande, mas irá aumentar em nós, porque estamos ficando mais maduros e nos tornando cada vez mais dependentes de Deus.
“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”. (Mateus 4.4)
Através da oração Deus nos comunica coisas expressas, frescas e as recebemos direto do Pai, palavras que same da sua boca diretamente para nós.
Eu aprecio muito esse texto de Mateus. Observe que ele está no presente. Ele se refere a palavra que procede, que sai da boca de Deus. Eu estou no ambiente de comunhão e o que o Senhor fala hoje me alimenta. Já percebeu que estamos em um mundo onde se consome muito comidas fast food? Ou seja, comidas rápidas, mas sem Sabor. Não existe nada melhor do que uma comida feita na hora, em casa, quentinha. O sabor é outro.
Existe um alimento espiritual fresco, para hoje vindo de Deus para sua vida, mas é a oração que nos torna aptos a usufruir desse alimento. Nós não vamos crescer e amadurecer mais, ao ponto de dizermos que não precisamos orar mais.
Quanto mais maduro, mais eu vou mergulhar e entender os caminhos da oração.
****

Nenhum comentário:

Postar um comentário