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terça-feira, 29 de setembro de 2020

O colapso da interlocução entre os evangélicos

29.09.2020
Do portal ULTIMATO ON LINE, 23.09.2020
Por Antonio Carlos Costa*
 
Há cristãos que não sabem mais o que fazer com a sua identificação com o movimento evangélico. Sofrem por estar associados a algo que os envergonha, do qual querem se manter distantes, num contexto de colapso da interlocução com os próprios evangélicos. 

Do ponto de vista das figuras públicas que falam em nome do movimento protestante brasileiro, não se sentem representados por quase ninguém. 
 
Quem são?
 
1. Eles não se consideram nem de esquerda nem de direita. Querem produção sustentável de riqueza e justiça social. Julgam que pensar apenas com categorias do século 19 não funciona no século 21. Estão fartos da tentativa de se negar fatos a fim de sujeitar a realidade à ideologia política;
 
2. Eles não se consideram nem conservadores nem progressistas. Não querem o engessamento ético, nem o relativismo moral; 
 
3. Eles creem que a missão principal da igreja é a pregação do evangelho, cujo produto final é uma comunidade cristã comprometida com a justiça social;
 
4. Eles não dão apoio acrítico e efusivo a nenhum político profissional. São radicalmente contra a igreja oferecer base institucional de sustentação política a quem quer que seja;
 
5. Eles não esperam que não cristãos se comportem como cristãos. Portanto, pregam o evangelho em vez de pregar moralidade; 
 
6. Eles abominam a falta de cortesia no trato dos cristãos com os não cristãos que divergem dos valores do cristianismo. Julgam que estar do lado da verdade não justifica a estupidez;
 
7. Eles não veem incompatibilidade entre fé e ciência. Estão prontos para sujeitar o que creem à evidência empírica e racional; 
 
8. Eles amam os momentos de adoração na igreja, mas anelam pela transcendência litúrgica associada à pregação bíblica, clara, franca, educada, consistente, lógica, no poder do Espírito Santo; 
 
9. Eles interagem com a cultura. Veem a graça de Deus na produção cultural não cristã. Portanto, acolhem com prazer e gratidão a arte produzida do lado de fora da igreja; 
 
10. Eles não são necessariamente abstêmios; 
 
11. Eles não toleram coronelismo na igreja. Querem transparência, liberdade de expressão e prestação de contas; 
 
12. Eles são defensores ardorosos da democracia. Jamais votariam em quem demonstra estar aberto a negociar liberdades civis e políticas e garantias constitucionais; 
 
13. Eles veem o compromisso com a causa dos direitos humanos como traço da verdadeira espiritualidade; 
 
14. Eles não são liberais em teologia. Creem na inspiração das Escrituras; 
 
15. Eles acreditam em transformações históricas, mas não aguardam para essa vida o que sabem que somente terão na vida vindoura; 
 
16. Eles se angustiam com o estado da igreja. Sabem que há áreas cinzentas. Nem tudo é preto e branco. Entre aqueles dos quais discordam identificam irmãos na fé, cujas contradições morais e intelectuais os deixam perplexos; 
 
17. Eles sabem que também precisam de reforma. Sofrem com suas próprias incoerências e anelam por ser melhores representantes de Cristo; 
 
18. Eles buscam simetria no compromisso ético. Procuram harmonizar ética privada com espírito público; 
 
19. Eles acreditam no poder da oração, da manifestação pública e do exemplo de vida; 
 
20. Eles sujeitam Adam Smith, Karl Marx, Engels, Gramsci, Hayke, Mises, Keynes, Nietzsche, Freud, Foucault, à autoridade de Cristo, ao qual devotam sua lealdade maior. 

Julgo que esse setor da igreja é o menos compreendido pelos meios de comunicação e mundo acadêmico, e pelo próprio movimento evangélico, que o quer arrastar para um dos lados das disputas política, cultural e espiritual. 
 
A ele pertenço.

*Antonio Carlos Costa é teólogo, jornalista e ativista social. Plantador da Igreja Presbiteriana da Barra (Rio de Janeiro) e fundador da ONG Rio de Paz.

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Fonte:https://www.ultimato.com.br/conteudo/o-colapso-da-interlocucao-entre-os-evangelicos

Entendendo a frase “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e […] animais. Arrependo-me de havê-los feito”

29.09.2020

Do blog UNIVERSIDADE DA BÍBLIA, 28.09.2020


É verdade, sem sombra de dúvida, que Deus em sua onisciência sabe todas as coisas por antecipação, e nada que acontece o apanha de surpresa. No entanto, é erro inferir disso que o Senhor não pode ter emoções nem deve reagir de acordo com a depravação voluntária de suas criaturas. As Escrituras jamais o apresentam como um Ser impassível, incapaz de demonstrar tristeza ou ira, mas, bem ao contrário, o Senhor é um Deus que se preocupa, demonstra interesse e ama até os filhos de Adão mais ingratos, os que mais zombaram de suas promessas graciosas e tripudiaram sobre sua misericórdia.

As profundezas da corrupção em que a raça humana havia mergulhado nos dias de Noé eram revoltantes demais diante do Senhor, do Deus de justiça e santidade, pelo que o Todo-Poderoso reagiu com ira perante esses excessos segundo a exigência de sua pureza. Ele lamentou ter criado uma geração tão abominável de pervertidos morais, em que se haviam convertido os seres humanos antediluvianos. “Então se arrependeu o Senhor” (heb. wayyinnāḥem, niphal de nāḥam) certamente é antropomórfico (ou antropopático), visto que serve para comunicar a reação de Deus em face do pecado, mediante uma analogia com o ser humano (assim como quando a Bíblia se refere a Deus como tendo mãos, olhos, ou boca, como se ele dispusesse de um corpo físico dotado de órgãos).

É claro que, diante do inesperado, do que não se aguarda, é impossível verificar a surpresa num ser onisciente; todavia, sua resposta à humanidade envolveu um ajuste necessário à mudança que se verificou na atitude dos seres humanos para com Deus, a quem abandonaram. Visto que os seres humanos teimosamente rejeitaram ao Senhor e dele escarneceram à vontade, foi necessário que Deus os desprezasse. Qualquer alteração na atitude do povo para com o Todo-Poderoso requeria uma mudança correspondente na atitude de Deus para com a humanidade, mudança que se expressa pela palavra hebraica niḥam (“arrepender-se”, “sentir muita tristeza por causa de”, “mudar de ideia a respeito de”).

De modo semelhante, no tempo de Jonas, está registrado a respeito de Deus que ele se arrependeu (niḥam) do julgamento que ameaçara trazer sobre a cidade de Nínive, visto haver o Senhor observado o arrependimento sincero e ardoroso dos ninivitas depois de o profeta haver pregado a eles. A mudança de atitude deles para com eles Senhor fez com que o Todo-Poderoso mudasse sua atitude para com eles. Portanto, para enorme desgosto de Jonas, Deus permitiu que quarenta dias passassem e cancelou a destruição que ameaçara trazer-lhes. Isso demonstra que o Senhor pode mudar sua reação, deixando de lado a severidade para tratar do ser humano com graça e misericórdia, desde que as pessoas se acheguem em arrependimento e súplica.

No entanto, quando estão envolvidos propósitos de alguma aliança que Deus celebrou com seu povo, o Senhor verdadeiramente é incapaz de arrepender-se — como Balaão salientou em Números 23.19: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?” O contexto diz respeito ao propósito firme de Deus de abençoar a Israel, a despeito de todas as maquinações do rei Balaque, de Moabe, que tentou subornar Balaão para que este lançasse uma maldição sobre a nação hebraica. Nessa situação, o Senhor verdadeiramente é incapaz de arrepender-se.

No que diz respeito a pássaros e animais, o contexto de Gênesis 6.7 nada diz quanto a terem desagradado ou irado a Deus; por isso não se justifica que se interprete o propósito do julgamento como estando igualmente dirigido a eles, como se pertencessem à raça depravada dos homens. Era apenas uma consequência inevitável do dilúvio vindouro: ele deveria destruir não só a humanidade, mas também toda a criação animal que vivesse no ambiente do homem. O pronome “os” refere-se na verdade aos homens (heb. hā’ādām) — ou a raça humana — e não às várias espécies de aves e bestas que conviviam com a humanidade. Na verdade, a solicitude de Deus quanto à sobrevivência de todas as espécies de aves e animais expressou-se em sua ordem a Noé para que preservasse pelo menos um casal de todas as formas de vida, para que se propagassem.

Fonte: Enciclopédia de Temas Bíblicos
Respostas às principais dúvidas, dificuldades e “contradições” da bíblia
Gleason Archer
Editora : Vida – pgs: 71-72
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domingo, 20 de setembro de 2020

Baixe My Bible e leve a palavra de Deus sempre em seu Android

 20.09.2020

Do blog TECHTUDO, 10.01.2001

A Bíblia Sagrada é um dos livros mais famosos do mundo, lido por milhões de pessoas em diferentes épocas. Já existem versões portáteis da bíblia, para que os fiéis possam carregá-la mais confortavelmente para qualquer lugar. Agora, graças à tecnologia, a Bíblia está disponível também no formato digital.

My Bible é um aplicativo grátis para Android que, ao ser instalado, acrescenta ao aparelho os textos contidos no livro sagrado. Com ele você poderá a Bíblia para qualquer lugar e visualizá-la na tela do seu aparelho sempre que precisar de um momento de conforto e paz.

My Bible é compatível com todas as versões de Android, permitindo que qualquer pessoa que possua o aparelho tenha acesso às palavras sagradas gratuitamente. O aplicativo possui ainda recursos que permitem que o usuário marque seus versos preferidos ou procure por trechos específicos.

Também é possível compartilhar e propagar as palavras da Bíblia com seus amigos, selecionando versos específicos com My Bible e enviando para outras pessoas. My Bible possui também um recurso de rolagem automática, que facilita a leitura e garante que a página esteja sempre totalmente visível na tela do Android.

Instalação

Para instalar My Bible em seu aparelho e carregar a Bíblia Sagrada sempre com você, basta clicar em "Baixar", no início desta página e, na página que se abrir, em "Instalar". Em seguida, escolha a melhor forma de instalação (Via sincronização com o site, Fast Web Installer ou QR Code) e dê sequência ao processo.

Clique aqui e baixe no seu celular, pelo Play Store

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Fonte:https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/my-bible.html

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

MOMENTO COM DEUS #4: CUIDADO!MEDITE E NÃO SE AFASTE DA PALAVRA DE DEUS!

07.09.2020
Do canal do Pr Irineu Messias, no You Tube,06.09.2020
Postado por Pr Irineu Messias

 

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Fonte:https://youtu.be/caYcBrFwSgM