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terça-feira, 9 de agosto de 2022
O DEUS MISERICORDIOSO À ESPERA DA CONVERSÃO DOS CORAÇÕES REBELDES
CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR.Os 6:1-11
09.08.2022
Do blog JAMAIS DESISTA
Estamos fazendo nossa devocional de hoje no capítulo 6, de Oséias. Estamos na parte III. Como já dissemos, a palavra do Senhor foi pregada por ele nos tempos dos reis de Judá Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias; e, nos tempos do rei do norte, Jeroboão II (cerca de 786-746 a.C.), filho de Joás.
Em nossa leitura e reflexão, nos encontramos aqui:
Parte III - A MENSAGEM PROFÉTICA DE OSÉIAS (4.1-14.9); A. O processo, a guerra e o lamento (4.1-9.9).
1. Duas ações judiciais contra Israel (4.1-5.7) – já vimos.
2. A iminente derrota na guerra (5.8-8.14) – Estamos vendo.
Como já dissemos, Oséias chamou a nação para se preparar para o ataque que sofreriam devido o julgamento de Deus. A destruição de Samaria pela Assíria, em 722, cumpriu essas palavras no Antigo Testamento. As ordens para tocar a trombeta (5.8; 8.1) apresentam os chamados para a guerra que organizam esses capítulos e constituem o seu tema principal.
Esses capítulos nós dividimos, conforme a BEG, em quatro partes: a. A convocação para a derrota na guerra (5.8-15) – já vimos; b. A hipocrisia que resultou em derrota (6.1-7.2) – começaremos agora; c. Os líderes corruptos e as alianças que resultaram em derrota (7.3-16); e, d. A segunda convocação para a derrota na guerra (8.1-14).
b. A hipocrisia que resultou em derrota (6.1-7.2).
Até o segundo versículo, do próximo capítulo, estaremos vendo o arrependimento hipócrita resultou em derrota.
Esse é o arrependimento hipócrita que resulta em derrota. A menção do arrependimento como a solução para o julgamento divino levantou a questão do arrependimento hipócrita de Israel.
Esse cântico de arrependimento usa as imagens de 5.11-14, mas parece superficial em sua entonação (cf. 6.4). O Senhor respondeu a essa hipocrisia com um julgamento severo.
Enquanto os capítulos 4 e 5 começam com “ouvi”, este começa com um “vinde e tornemo-nos para o Senhor”. Talvez os sacerdotes tenham sido citados aqui como Israel o foi em 2.7.
O chamado para o retorno ao Senhor é uma das principais mensagens do livro (2.7; 3.5; 5.4,15). Os verdadeiros arrependimento e conversão deveriam trazer a reconciliação que pode incluir a cura e o cuidado das feridas (cf. Dt 32.39). As palavras que se seguem, todavia, indicam que esse arrependimento não foi genuíno.
O versículo de fato é muito bonito:
Vinde, e tornemos para o Senhor,
ü porque ele despedaçou
§ e nos sarará;
ü fez a ferida,
§ e no-la atará.
Ele é o Senhor que em sua soberania permite que sejamos despedaçados para correção e depois o mesmo que nos sarará; o Deus que faz em nós a ferida e o mesmo que nos atá para curar.
A quem devemos temer então? Ao diabo e aos seus anjos? Aos poderes das trevas e as forças ocultas?
Não! Devemos temer somente a Deus e dar-lhe glórias – Ap. 14.7 -, mas devemos ser sábios que nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra esses principados nas regiões celestes – Ef 6.11-13.
ü A quem devemos temer? Somente a Deus!
ü Contra quem devemos lutar? Contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
A hipocrisia fica evidente pelo fato de o povo ainda não reconhecer quão sérias haviam sido suas ofensas.
No entanto, Deus prometeu que nos ressuscitaria e nos levantaria novamente. Uma clara alusão ao ressuscitamento do Messias e de todos os que nele têm essa vívida esperança.
A BEG nos diz que a palavra hebraica significa "levantar"; uma forma parecida é traduzida por "despertai", em Is 26.19. Paulo, possivelmente, fez alusão a esse versículo em 1 Co 15.4, ao falar da ressurreição de Cristo Jesus.
Após isso é que poderíamos viver diante dele para sempre. (Veja o SI 16.11.) Uma esperança central de restauração era que a presença de Deus seria restaurada entre o seu povo (Jr 24.7; Ez 37.27).
É somente depois desse ressuscitamento e desse levantar que o desafio é feito para conhecermos e prosseguirmos em conhecer ao Senhor.
Esse segundo chamado (cf. 6.1) para conhecer e aceitar a aliança do Senhor com o coração e a vida é o centro da mensagem de Oséias (2.8,20; 4.1,6; 5.4; 6.6).
Na versão NVI, o mesmo versículo é traduzido da seguinte forma: Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.
Oséias emprega metáforas que comparam a confiabilidade de Deus aos recorrentes fenômenos da natureza. Ou seja, a certeza do nascer do sol para os vivos e a vinda das chuvas de primavera que regam a terra são eventos que estão intimamente atrelados à vida, dando-lhe suporte e a sustentando.
O verbo conhecer em Oséias se refere ao verbo hebraico yadha que, conforme à época não tinham o mesmo significado que conhecer, ginoskw, no grego. O conhecer da filosofia grega é mais abstrato, enquanto que o conhecer do hebraico é mais prático e experimental.[1]
ü yada: conhecer[2]
ü Original Word: יָדַע
ü Part of Speech: Verbo
ü Transliteration: yada
ü Phonetic Spelling: (yaw-dah')
ü Short Definition: conhecer, conhecimento.
Até ao verso 11, Deus responderá ao arrependimento hipócrita que estava acontecendo em Israel.
No verso quatro, Deus lamentou a qualidade transitória da aliança de amor de Israel e Judá, fazendo um contraste entre esse amor e a sua própria fidelidade (vs. 3) usando mais ilustrações da natureza. Enquanto Deus era o sol e a chuva serôdia, aqui eles eram a nuvem da manhã e o orvalho que logo passa, ou seja, não tinham raízes em si mesmos.
No verso cinco, Deus responde a pergunta do vs. 4. Deus usava os profetas para transmitir mensagens de advertência e julgamento. Como a luz do sol que a cada manhã dissipa as trevas, a justiça de Deus prossegue consistente e inevitavelmente (cf. SI 37.6), expondo os pecados dos que quebraram a aliança.
Deus estava requerendo deles conversão e arrependimento verdadeiros e não rituais e cerimonias ocas e vazias que serviam apenas para ilusão e engano do que para mostrar piedade e temor a Deus. A fidelidade à aliança - lealdade não rituais mecânicos -, era requerida do povo da aliança (veja SI 51; Mq 6.8).
Dos versos de 7 ao 10, Deus demonstrou a hipocrisia da nação ao apresentar rapidamente a lista de seus pecados. Esses versículos apresentam vários locais considerados de má fama nos dias de Oseias. Embora não saibamos os detalhes, o registro serve para incriminar toda a nação (vs. 10).
A BEG nos diz sobre o uso de Adão como referencia da transgressão que a alusão não está clara. Três possíveis referências são propostas:
(1) Adão como sendo o primeiro homem (Gn 3).
(2) Ou como sendo um local, a antiga cidade de Adã, próxima ao rio Jordão (Js 3.16), junto a Gileade, no vs. 8 e Siquém, no vs. 9. Essa é a tradução proposta pela NVI.
Com relação à Gileade, região montanhosa ao norte da Transjordânia, mas a palavra pode referir-se a uma cidade chamada Adã. Ela era considerada a cidade dos que praticavam a injustiça. Termo usado frequentemente nos Salmos para descrever os inimigos dos justos e do Senhor. Outra característica dela era o fato de estar manchada de sangue, talvez uma alusão aos cinquenta homens de Gileade envolvidos no assassinato de Pecaías (2Rs 15.25).
(3) Ou ainda, como sendo a humanidade. A doutrina da aliança de Deus com Adão baseia-se em fatores diferentes da interpretação dessa passagem: os elementos de uma aliança estavam presentes no relacionamento de Deus com Adão (Gn 1-3).
Independente delas, o fato é que eles haviam se portado aleivosamente contra o Senhor, ou seja, quebraram a aliança e foram infiéis.
Os sacerdotes que teriam a função de serem os representantes do povo diante de Deus ao intercederem por eles, aqui, no verso 9, são citados como hordas de salteadores que espreitam alguém na estrada de Siquém (importante centro religioso e político - Dt 27.4,12-14; Js 8.30; 20.7; 24.1,25; Jz 9; 1Rs 12.1,25) e ainda como aqueles que estariam cometendo outros crimes vergonhosos.
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Fonte:https://www.jamaisdesista.com.br/2015/06/oseias-61-11-conhecamos-e-prossigamos.html
quinta-feira, 4 de agosto de 2022
ÉFESO, A IGREJA DAS BOAS OBRAS QUE PRECISAVA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR. PARTE 2
04.08.2022
Do canal do pastor Irineu Messias, no You Tube
Por pr Irineu Messias
A reflexão de hoje é a  segunda parte da mensagem: ÉFESO, A IGREJA DAS BOAS OBRAS QUE PRECISAVA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR. Ap 2:1-7. Parte 2:https://www.youtube.com/watch?v=jDyRocYND6U
A
 igreja de Éfeso  era uma igreja em  que o Senhor identificou  sua boas 
obras, visto que Ele, como Deus Onisciente tudo vê aquilo que os olhos 
humanos não conseguem enxergar. Nessa igreja, o Senhor  viu as seguintes
 boas obras: a) paciência;b)perseverança; c) firmeza doutrinária e 
espiritual; d) não tolerava os maus; e não suportou os apóstolos 
mentirosos. 
Entretanto  Senhor Jesus fez saber àquela igreja, 
que nela havia  um defeito grave espiritual : Ela havia deixado o 
primeiro amor para com Ele. Ou seja, fazia tantas coisas boas; agia de 
modo firme, paciente e perseverante, mas não tinha o mesmo amor 
fervoroso dos dias primeiros de sua fé. Dessa atitude, os Efésios 
precisava se arrepender e voltar ao primeiro amor que havia abandonado, 
apesar de tantas boas obras no meio dela.
Era necessário lembrar,
 o dia e hora em que o esfriamento daquele sincero e forte amor , havia 
acabado. O  arrependimento era urgente,  para que o juízo dEle não 
recaísse sobre ela. Seu  defeito espiritual,  gravíssimo, tinha que ser 
 corrigido.   Se não o fizesse, alertou  o Senhor Jesus: "... virei a 
você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.(Ap 2:5c).
O 
conteúdo dessa carta à igreja de Éfeso é uma alerta para todos os  
cristão dos dias atuais. Deus não aceita que façamos boas obras, 
desprovidas  de um sincero amor por Ele.
Tudo tem que está baseado no nosso sincero e mais puro amor ao Senhor Jesus Cristo que com Seu profundo amor entregou a Sua vida no Calvário. Ele Ressuscitou e está à destra de Deus, Pai, nesse momento, intercedendo por todos que O serve com muito amor, paciência, perseverança e firmeza espiritual e doutrinária.
Quem
 servir a Deus à semelhança de ÉFESO, A IGREJA DAS BOAS OBRAS, precisa 
urgentemente  , como ela, voltar AO PRIMEIRO AMOR( Ap 2:1-7).
Que
 ao término desse vídeo você possa fazer uma autoanálise para descobrir 
 a necessidade de arrependimento sincero e urgente ,apesar das boas 
obras que porventura esteja fazendo para Deus.  
É
 necessário atender o conselho o do Senhor Jesus Cristo que diz: 
"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras
 obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu 
castiçal, se não te arrependeres." Ap 2:5.
Essa  mensagem  é um 
alerta e um chamado ao arrependimento sincero para que possamos  ser 
vencedores aqui , em Cristo, aqui e e por toda a Eternidade:
"Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." Ap 2:7.
Deus o abençoe,  
Pastor Irineu Messias*
*Pastor Irineu Messias de Araújo, é vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer no estado de Pernambuco, presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.
INSCREVA-SE NO CANAL DO @PASTOR IRINEU MESSIAS PARA ASSISTIR ESTE E OUTROS  VÍDEOS: https://bit.ly/2W7uTpY'
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Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=jDyRocYND6U
terça-feira, 26 de julho de 2022
Pastor acusa Igreja Universal de obrigá-lo a fazer vasectomia
26.07.2022
Do portal MICROSOFT START - MSN
O pastor Maurício dos Santos Bonfim abriu um processo contra a Igreja Universal em que a acusa de tê-lo obrigado a fazer uma vasectomia (procedimento cirúrgico que impede o homem ter filhos). Por causa disso, ele solicitou à Justiça que a instituição religiosa pague uma indenização de R$ 100 mil. As informações são do colunista Rogério Gentile, do UOL.
Na ação, Maurício afirmou que frequentou a igreja por cerca de 10 anos. Inclusive, foi o pastor responsável por três templos da cidade de São Vicente, no litoral sul de São Paulo.
O religioso afirmou que a Igreja Universal divulgava eventuais promoções para a realização da vasectomia. Caso alguém rejeitasse, era punido com, por exemplo, perda de benefícios, ajuda de custo e rebaixamento de cargo. “Passava a ser considerado como mau exemplo”, disse ele no processo.
Ainda segundo o pastor, a Igreja Universal exigia a realização do procedimento cirúrgico por uma questão econômica, já que ela “custeia a vida da família pastoral”. “O interessante para a Igreja é que a família pastoral se resuma ao homem, pastor, e a sua esposa, obreira”, completou.
Maurício relatou na ação que foi submetido a uma cirurgia “clandestina”, sem registro médico. Por isso, os advogados Icaro Couto e Luiza Fernandes, que o representam, disseram à Justiça que a instituição religiosa “retirou brutalmente a sua chance de ser pai e de construir uma família no sentido amplo”.
Explosão
O pastor ainda alegou no processo que foi expulso da Igreja Universal em novembro de 2020 por ter elogiado uma mulher. “Tal elogio foi caracterizado como um adultério.”
Por conta disso, ele e a sua esposa, Bianca Bonfim, tiveram de sair do apartamento onde moravam e também perderam o carro, pois ambos os bens eram custeados pela Igreja Universal. “Fomos obrigados a ligar para parentes distantes para não dormirmos na rua naquela noite”, relatou.
Foi nesse momento, de acordo com Maurício, que conseguiu “retirar a venda dos meus olhos” e percebeu que havia sido “induzido e coagido moralmente” a realizar a vasectomia. “A Universal me impediu de gerar vidas.”
Em sua defesa, a igreja relatou à Justiça que a acusação de Maurício é “mentirosa”. “Alegar que a entidade pratica, sob assédio moral, esterilização em massa, nada mais é que praticar a intolerância religiosa de forma velada, de alguém que não mais congrega dos mesmos preceitos religiosos e litúrgicos, e que não respeita a religião alheia”, acrescentou.
A Igreja Universal ainda afirmou que os pastores que têm filhos sabem das dificuldades de serem transferidos. “Quando os filhos estão em fase escolar, as mudanças devem ser programadas de modo a não prejudicar os estudos. Todos esses parâmetros são analisados individualmente por cada pastor/bispo com suas esposas. Mas, em nenhum momento, a entidade impõe qualquer tipo de condição para que seus ministros religiosos realizem a cirurgia de vasectomia.”
O caso ainda não foi julgado.
Procurada pela coluna de Rogério Gentile, a Igreja Universal afirmou por meio de nota que a acusação não é verdadeira pelo fato de que há mais de 3 mil filhos naturais de bispos e pastores.
“O que a Universal incentiva é o planejamento familiar, sempre debatido de forma responsável por cada casal — conforme está previsto em nossa Constituição Federal e na legislação brasileira.”
“Temos certeza de que este processo, movido por um ex-pastor que foi desligado do corpo eclesiástico da Igreja em razão de um grave descumprimento de regra de conduta, terá o mesmo destino de outros semelhantes, nos quais diferentes tribunais têm arquivado esse tipo de pedido absurdo. Neste caso, o processo sequer poderá ser julgado, pois já passou o prazo para que o ex-pastor entrasse com a ação”, afirmou o comunicado.
Leia mais:
Igreja Universal é acusada de impor vasectomia aos pastores
Bispo da Universal é condenado em Angola por forçar vasectomia em pastores
Universal é condenada por obrigar pastores a fazer vasectomia, diz jornal
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Fonte:Pastor acusa Igreja Universal de obrigá-lo a fazer vasectomia (msn.com)
quarta-feira, 13 de julho de 2022
O ensino teológico para nativos digitais
quinta-feira, 23 de junho de 2022
Budistas extremistas de Mianmar torturam cristãos arrancando unhas e dentes, diz ONU
23.06.2022
Do blog GOSPEL MAIS, 21.06.22
Por TIAGO CHAGAS
Relatórios de diversas entidades, incluindo a ONU, apontam que a situação das minorias religiosas de Mianmar, incluindo os cristãos, é de perseguição extrema, com sessões de tortura conduzidas por budistas extremistas que apoiam o golpe nacionalista-militar no país.
Tom Andrews, o relator especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos em Mianmar, disse em um relatório que “os ataques implacáveis da junta [nacionalista budista] contra as crianças ressaltam a depravação e a disposição dos generais de infligir imenso sofrimento a vítimas inocentes em sua tentativa de subjugar o povo de Mianmar”.
“Recebi informações sobre crianças que foram espancadas, esfaqueadas, queimadas com cigarros e submetidas a execuções simuladas, e que tiveram suas unhas e dentes arrancados durante longas sessões de interrogatório”, acrescentou o relator da ONU.
Nos últimos 16 meses, os militares mataram pelo menos 142 crianças em Mianmar, acrescentou o relatório assinado por Andrews: “Mais de 250 mil crianças foram deslocadas pelos ataques dos militares e mais de 1.400 foram detidas arbitrariamente. Pelo menos 61 crianças, incluindo várias com menos de 3 anos de idade, estão sendo mantidas como reféns. A ONU documentou a tortura de 142 crianças desde o golpe”.
Andrews alertou: “Os ataques da junta às crianças constituem crimes contra a humanidade e crimes de guerra. O líder da Junta, Min Aung Hlaing, e outros arquitetos da violência em Mianmar devem ser responsabilizados por seus crimes contra crianças”.
Outra entidade, a International Christian Concern (ICC) – dedicada a monitorar a perseguição religiosa a cristãos ao redor do mundo – também citou o caso de uma igreja católica que foi queimada no estado de Kayah pelo exército do país, chamado Tatmadaw.
A Igreja de São Mateus foi incendiada por soldados da junta na quarta-feira da semana passada, 15 de junho: “Este é um dos muitos ataques contra crentes cristãos desde a tomada militar do governo democraticamente eleito”, disse a ICC.
Em outro comunicado, a ICC afirma que o sofrimento imposto pelos budistas extremistas em Mianmar às crianças de minorias religiosas ao mesmo tempo em que destroem locais de culto “indica o desejo da junta de espalhar a religião budista e parar os cristãos que apoiam as forças de defesa locais contra o golpe”.
De acordo com informações do portal The Christian Post, Mianmar é o país do Sudeste Asiático que vive a mais longa Guerra Civil do mundo, que começou em 1948. O atual conflito entre os militares do país, os Tatmadaw, e as milícias de minorias étnicas aumentou após o golpe militar em 1º de fevereiro de 2021, já que as milícias étnicas são apoiadoras da democracia.
Os cristãos representam pouco mais de 7% da nação majoritariamente budista. Mas os cristãos são maioria no estado de Chin, que faz fronteira com a Índia, e no estado de Kachin, que faz fronteira com a China, e compõem uma parte substancial da população do estado de Kayah, que faz fronteira com a Tailândia.
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Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/budistas-mianmar-torturam-cristaos-unhas-dentes-155469.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email
quarta-feira, 22 de junho de 2022
“O casamento só vai bem a três: o marido, a mulher e Deus”, ensina pastor
22.06.2022
Do portal GUIAME,16.06.22
Por, LUANA NOVAES, GUIAME
O pastor Joel Engel ministrou sobre os princípios da vida a dois.
O que faz um casamento ser durável e feliz? O pastor Joel Engel ministrou sobre os princípios da vida a dois durante um culto de Santa Ceia nesta terça-feira (14). “Deus usa a analogia do casamento para simbolizar como deve ser a nossa comunhão com Ele. O homem representa Jesus e a mulher, a Igreja”, afirmou.
O pastor ensina que o casamento é um projeto de Deus — esta foi a primeira instituição criada e abençoada por Ele no Éden. “Por isso eu sempre falo que o casamento só vai bem a três: o marido, a mulher e Deus. E o trilho que leva a um casamento de sucesso é a Palavra de Deus.”
Ele lembra que o homem só se torna completo após o casamento. “Ele só pode ter uma visão completa da shekinah de Deus através do casamento. Sem sua esposa, ele é apenas metade”, diz.
Engel também alerta sobre o impacto de um casamento saudável na vida dos filhos: “A sua casa é a primeira igreja que seus filhos irão frequentar. A primeira pregação da sua vida é aquela feita na sua casa. Me mostre seus filhos e eu te digo que tipo de pai você é.”
Como ter um lar feliz?
A Bíblia aconselha os cristãos a não terem obscenidade, conversas tolas e nem gracejos imorais, mas, ao invés disso, ação de graças (Efésios 5:3-4). Por isso, ele oferece outro alerta aos pais.
“As crianças não vão ter um crescimento saudável em Deus se não ouvirem seus pais dizendo palavras de Deus. A nossa casa é uma igreja. E a mãe, que fica mais tempo em casa, é responsável pela vida espiritual e caráter da criança”, disse o pastor.
Em um aviso às esposas que cuidam do lar, Engel continuou: “Desligue a internet e pare de ter conversas tolas com as pessoas. Deixe sempre louvor no ambiente da sua casa.”
Joel Engel acredita também que há uma relação única entre o casamento e a prosperidade bíblica. “O homem começa a prosperar no momento em que a mulher entra em sua vida, e como consequência, vem os filhos”, observa.
Por outro lado, o pastor explica que a prosperidade não está vinculada a dinheiro. “Ser rico nem sempre é ser próspero. Há pessoas que têm bens materiais, mas não têm o verdadeiro tesouro.”
Ele então listou as 4 riquezas dadas por Deus ao homem: vida física (saúde), vida familiar (cônjuge e filhos), vida social (honra na sociedade) e vida espiritual (comunhão com Deus).
Para que um homem seja bem sucedido em todas estas áreas, é preciso ter ao seu lado aquela que vai ajudá-lo a cumprir a missão. “A mulher é 50% do homem. Um ministério dado ao homem não funciona sem sua esposa ao lado. Muitos ministérios não prosperam porque há falhas no casamento”, afirma.
Os deveres da mulher e do marido
A Bíblia ensina em Efésios 5:22-24: “Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.”
Em 1 Pedro 3:6, a Bíblia relata que Sara tinha tamanho respeito a Abraão que “lhe chamava senhor”. Engel então contextualiza: “Toda mulher que quer bater de frente com o marido — ele diz uma coisa, ela diz outra — quer ser mais valente do que ele. E dessa forma, não dá certo.”
O pastor lembra que quando a mulher é submissa ao marido, ela cumpre um mandamento. “Quando ela tenta disputar, medir forçar, gritar e reagir, ela não está sendo sábia. E a Bíblia diz que a mulher sábia edifica o lar”, afirma.
Outro postura importante para a mulher é a de incentivadora de seu marido. “Minha esposa é a pessoa que mais me coloca para cima. A forma como ela me olha, é como vou me ver também. A mulher tem esse poder. Se você vê um marido medroso, inseguro, de cabeça para baixo, pode saber que a mulher não está cumprindo seu dever.”
Se tratando dos deveres dos homens, Efésios 5:25-27 diz: “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.”
Para Engel, esta é uma chave. “Eu entendi que tinha que me sacrificar e me santificar por minha esposa”, disse. Que tipo de amor Deus exige dos maridos? “Como Cristo amou a igreja”, responde o pastor. “Se sacrifique por sua esposa e dê sua vida por ela.”
Ele continua: “Para cumprir o mandamento de amar sua esposa, você não precisa ser movido pelo que está sentindo. Você precisa demonstrar amor, e amor é ação, atividade e esforço. Mesmo que você não esteja se sentindo disposto a isso.”
Por fim, ele ensina que é preciso nos sujeitar uns aos outros, por temor a Cristo. Os homens, amando a sua mulher como a si mesmo, e as mulheres, tratando o marido com todo o respeito.
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Fonte:https://www.guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/o-casamento-so-vai-bem-tres-o-marido-mulher-e-deus-ensina-pastor.html