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segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Seguindo a direção do Espírito

01.09.2014
Do blog VERBO DA VIDA, 06.06.14
Por GUTO EMERY

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“A vontade de Deus em responder as nossas orações é maior do que a nossa vontade de orar”. Smith Wigglesworth

Tem uma passagem em João 4 em que Jesus fala da verdadeira adoração,  Ele revela algumas coisas da vida daquela mulher samaritana.
 
E no versículo 23 diz: “Vem a hora,de fato, já chegou em que os verdadeiros adoradores, adorarão ao Pai em espírito e em verdade…”
 
Esse é o tempo de o adorarmos em espírito e em verdade.
 
Lembro-me que no paraquedismo, quando eu saltava,  recebia algumas instruções e uma delas  era atentar para a biruta que nos guiava na direção certa do vento. Quando não tinha uma biruta tínhamos que detectar de alguma maneira a direção do vento. Como, por exemplo, observando a inclinação das árvores, a fumaça, o levantar da poeira. Era necessário estar atento a esses instrumentos para saltar na hora certa.
 
Muitas vezes, no momento de oração precisamos ver a direção para onde o vento do Espírito está nos conduzindo. Afinal, oração não tem nada a ver com os nossos com sentimentos. Por isso, às vezes,  é necessário fazer o que não estamos com vontade de fazer, mas fazemos porque cremos no poder da oração.
 
Essa passagem de João mostra que Jesus não tinha preconceito, e por isso, Ele se aproximou dessa mulher para ajudá-la. Jesus a levou para uma dimensão em que ela entendesse que agora para aproximar-se de Deus era necessário um coração envolvido.
 
Irmãos, vamos buscar o fluir de Deus nos momentos de oração,  fica atento as direções do Espírito. É possível você vê situações na sua vida que não tem mais saída no natural.

 Às vezes, a  gente não tem o que fazer fisicamente, mas espiritualmente sim e para isso é necessário o controle da nossa mente, porque nela não tem saída, não vemos solução, mas controlar a mente vai determinar o sucesso para receber as direções do espírito.
 
As situações naturais em si nos carregam de preocupações, mas precisamos nos munir de uma força espiritual que tomara conta da situação nos dando a direção necessária.
 
Já somos ministros da Palavra Revelada, as pessoas vão nos criticar se fizermos alguma coisa ou não.  Mas sabemos que o mais importante é praticarmos a Palavra, ou seja, praticarmos o que já sabemos.
 
Portanto, em momentos de pressão, sorria! Deixe Deus agir!
 
É melhor você se acostumar a dar risadas do que estar chorando.

 A alegria do Senhor é a nossa força. A benção e o poder está em conseguir as coisas de Deus na alegria, não em tristeza ou angústia, mas na alegria.  Viva em paz com o senhor e com os irmãos. Siga as direções do Espírito, o vento está soprando.
 
*Trecho da ministração na Oração no Centro de Operações do MVV nessa manhã
 
* Guto Emery é o presidente do Ministério Verbo da Vida
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Fonte:http://verbodavida.org.br/ministerio/ministerio-colunistas/diretoria-gutoemery/seguindo-a-direcao-do-espirito/

Escravidão do pecado

01.09.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE, 25.08.14
Por John Sttot
 
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O pecado não somente separa; ele escraviza. Além de nos afastar de Deus, ele também nos mantém cativos.
 
Consideraremos agora a “internalidade” do pecado. Mais do que uma atitude ou hábito visível, o pecado revela uma profunda e arraigada corrupção em nosso interior. Na verdade, os pecados que cometemos são manifestações exteriores e visíveis de uma enfermidade interior e invisível, são os sintomas de uma doença moral. Jesus empregou a metáfora da árvore e seus frutos para explicá-lo. Ele disse que o tipo de fruto produzido pela árvore (uma figueira ou videira) e sua condição (boa ou má) dependem da natureza e da saúde da árvore. Da mesma forma, “a boca fala do que está cheio o coração”.
 
Essa declaração de Jesus contradiz muitos reformadores e revolucionários sociais modernos. Certamente a maneira como fomos educados, o ambiente em que fomos criados, o sistema político e econômico sob o qual vivemos exercem uma influência (boa ou má) sobre nós. Além do mais, deveríamos lutar por justiça, liberdade e pelo bem-estar de todos os homens. Entretanto, Jesus não atribuiu a nenhuma dessas coisas os males da sociedade humana, e sim à própria natureza, ou “coração”, do homem. Vejamos o que ele diz:
Porque de dentro, do coração dos homens é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.
(Marcos 7.21-23)
O Antigo Testamento já ensinava essa verdade. Como coloca Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” A Bíblia está repleta de referências a essa infecção da natureza humana que chamamos de “pecado original”. Trata-se de uma tendência ou predisposição egoísta, que herdamos de nossos pais, e que está profundamente arraigada em nossa personalidade humana e se manifesta milhares de vezes, de maneira repulsiva. Paulo chamou-a de “carne”, e nos deixou uma lista de suas “obras”, ou consequências.
Ora, as obras da carne são conhecidas, e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas.
(Gálatas 5.19-21)
Como o pecado é uma corrupção interna da natureza humana, ele nos mantém escravizados. Não são alguns atos ou hábitos que nos escravizam, mas sim a infecção maligna de onde eles procedem. Muitas vezes, no Novo Testamento, somos descritos como “escravos”. Podemos nos ofender com isso, mas é a pura verdade. Jesus provocou a indignação de certos fariseus quando disse a eles: “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
 
Eles retrucaram: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?”
 
Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo: Todo o que comete pecado é escravo do pecado”.
 
Por várias vezes, em suas epístolas, Paulo descreve a servidão humilhante imposta a nós pelo pecado:
 
Porque, outrora escravos do pecado…
Entre os quais nós também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos. 
Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres.
(Romanos 6.17; Efésios 2.3; Tito 3.3)
Tiago nos dá um exemplo de nossa falta de autocontrole quando menciona a dificuldade que temos em refrear a língua. Em um capítulo bastante conhecido, repleto de metáforas, ele diz que se alguém “não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o seu corpo”. Ele destaca que “a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas”. A sua influência se espalha como o fogo; ela é “mundo de iniquidade” e está carregada de “veneno mortífero”. Podemos domar todos os tipos de feras e pássaros, ele acrescenta, “a língua, porém, ninguém consegue domar”.
 (Tiago 3.1-12)
 
Sabemos disso muito bem. Todos nós temos ideais elevados, mas vontade fraca. Queremos viver uma vida abnegada, mas estamos acorrentados ao nosso egoísmo. Embora possamos nos gabar de que somos livres, na realidade não somos outra coisa senão escravos. Devemos nos aproximar de Deus com lágrimas e dizer:
Não posso, Senhor,
não há nada que eu possa fazer,
nenhuma batalha em minha vida
que eu possa realmente vencer.
Mas agora venho lhe dizer
o quanto eu lutei e falhei,
em minha história tão humana
de fraquezas e futilidades.
(Studdert Kennedy)
Regras de conduta não resolvem o nosso problema; não podemos cumpri-las. Mesmo que Deus nos diga claramente para não fazer alguma coisa, continuaremos fazendo até o final dos tempos.
 
Sermões também não adiantam; o que nós precisamos é de um Salvador. Mudar nossa mente através da educação não é suficiente, precisamos de uma mudança de coração. O homem descobriu o segredo da força física e o poder da reação nuclear. Agora ele precisa do poder espiritual para libertar-se de si mesmo e ajudá-lo a conquistar e controlar o seu eu; um poder que dê a ele um caráter moral à altura de suas conquistas científicas.
 
– Fonte: Cristianismo Básico. Stott, John, página 99-102.
– Imagem: freeimages.com/photo/1226063

Nota:
Durante o mês de agosto, publicaremos neste blog trechos do clássico Cristianismo Básico, de John Stott. Assim, o leitor poderá conhecer ou relembrar o que tem de melhor no livro. Leia o texto abaixo e os próximos que virão.
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Fonte:http://ultimato.com.br/sites/john-stott/2014/08/25/escravidao-do-pecado/

A vida de oração de Jesus

01.09.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE,06.2012

“Eu e o Pai somos um”, disse Jesus aos judeus no Pórtico de Salomão (Jo 10.30). Apesar da completa intimidade com o Pai, Jesus era um homem de oração? A resposta, a mais explícita possível, é da lavra daquele que escreveu a Epístola aos Hebreus: “Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em alta voz e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus” (Hb 5.7).

Só no último dia de vida (a sexta-feira começava na noite de quinta-feira), Jesus orou três vezes: no Cenáculo, no Getsêmani e no Calvário. Na sala ampla e mobiliada, ele orou pelos discípulos e por aqueles que creriam nele (Jo 17.20). No Getsêmani, Jesus orou por ele mesmo: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice” (Mt 26.39). Na cruz, das sete palavras ali proferidas, três foram orações: a primeira, em favor daqueles que o crucificavam (“Pai, perdoa-lhes”); as outras duas, em favor dele mesmo (“Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” e “Pai, nas tuas mãos entrego meu Espírito!”).
 
Além das orações feitas na cruz, o Evangelho de Lucas menciona a vida de oração de Jesus em cinco passagens:
 
5.16 -- Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava.
6.12 -- Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
9.18 -- Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos.
9.28 -- Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.
11.1 -- Certo dia Jesus estava orando em um determinado lugar.
 
A esta lista, deve-se acrescentar a passagem de Marcos 1.35: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”.
 
Não se diz que Jesus orava naqueles horários rígidos de oração, pela manhã, ao meio-dia e à tarde (Sl 55.17; Dn 6.10). Ele orava mais durante a noite do que durante o dia, mais nas montanhas do que em outro lugar. Uma coisa é certa: as orações do Senhor não eram rotineiras e cheias de vãs repetições.
 
Influenciado pela vida de oração de Jesus, um dos discípulos lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou os discípulos dele” (Lc 11.1). Foi nessa ocasião que Jesus ofereceu o modelo universal da oração dominical e discorreu sobre a perseverança na oração e sobre a boa vontade de Deus em nos ouvir e responder (Lc 11.2-13).
 
Há uma relação das orações de Jesus com os acontecimentos anteriores ou posteriores que o envolviam, como se pode ver nos textos que as seguem ou antecedem.
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Fonte:http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/336/a-vida-de-oracao-de-jesus

O estado do nosso arsenal determina nosso desempenho na luta

01.09.2014
Do portal GOSPEL PRIME
ESTUDOS
Por Rosivaldo Silva Santos
 
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo”. (Salmos 46:9).
 
O salmo 46.9 diz que Deus põe fim a guerra e para fazer isso Ele quebra o arco, corta a lança e queima os carros no fogo, em outras palavras, Deus compromete o estado e a integridade do arsenal do adversário. O estado do arsenal é fundamental na guerra. Se o inimigo perde sua capacidade de ataque contra nós por ter seu arsenal comprometido, nós também perdemos nossa capacidade de atacá-lo e defender-nos dele quando o nosso próprio arsenal não está em perfeito estado.
 
Quem ousa ir a guerra com suas armas em estado comprometido, está fadado a perecer na batalha. As armas são os instrumentos que garantem nosso desempenho na luta. Um soldado romano experiente, jamais ousaria sair à peleja com sua couraça perfurada ou com seu escudo quebrado. O bom estado das nossas armas é crucial para quem quer entrar e sair à guerra.
 
Uma espada cega na mão de um hábil soldado lhe será de grande valia, mas só nos primeiros momentos da batalha. A arma bem afiada, bem cuidada e bem manuseada é a maior garantia de vitória que um guerreiro tem na luta. Um arsenal bem cuidado e em perfeito estado, além de conceder um bom desempenho ao soldado, lhe possibilita cansar menos. Um golpe com uma espada cega machuca, mas um golpe com uma espada afiada mata. Ou seja, uma espada cega, vai exigir mais esforço e, consequentemente demandará mais cansaço. A espada de Jesus Cristo estava bem afiada, com apenas três golpes Ele venceu Satanás e o pôs pra correr.
 
Imagine um hábil soldado com seu escudo rachado, sua habilidade não lhe servirá de defesa. Imagine uma couraça desgastada ou um capacete quebrado, o mal estado do arsenal colocará o soldado em desvantagem diante de seus adversários.
 
Não basta ter o arsenal completo, é fundamental estar completo e em perfeito estado para uso. Paulo fala sobre escudo, couraça, capacete, espada, sandálias e cinturão. O mal estado de qualquer um destes itens compromete o desempenho na batalha. Uma couraça rachada compromete a região do coração e a retaguarda. A Bíblia usa a metáfora da couraça para identificar a utilidade da justiça e da integridade na vida de um cristão. Este é um item intimamente ligado ao caráter ou vida moral do cristão.
 
Um cristão que não valoriza uma vida justa e correta aos padrões bíblicos compromete sua salvação: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus ”. O mau caráter também causa escândalos ao reino de Deus. Quem pensa que está vencendo a luta contra o reino das trevas por ter muitos talentos ou porque ora muito ou ler muito a Bíblia, mas não zela pelo seu caráter não sabe que está mais à serviço do diabo do que à serviço de Deus. O anticristianismo é tão danoso quanto o subcristianismo, embora seja difícil para a maioria dos cristãos enxergar essa realidade.
 
Deus sabe que nosso arsenal é fraco e perecível por isso nos oferece o seu, Ele diz: “tomai toda a armadura de Deus”.
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Fonte:http://estudos.gospelprime.com.br/estado-arsenal-determina-desempenho-luta/

MÚSICA GOSPEL: DVD QUARTETO GILEADE

01.09.2014
Do canal YOUTUBE GOSPELsocialCLUBE
Postado em 28.08.14



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Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=ArTpMAcSivo

Dize-me com quem andas…

01.09.2014
Do portal ULTIMATO ON LINE,
Por Luis Alberto Díaz Argüello*

 
Base bíblica: Provérbios 4.14-27
Meditação diária
 
Seg – PV 17:17
Ter – PV 18:24
Qua – 27:6
Qui – 27:9
Sex – 27:17
Sab – 25:17-20
Dom – 26:18-19
 
Introdução 
 
Talvez você já tenha participado de uma brincadeira muito engraçada chamada “corrida sobre três pernas”. Con­siste em amarrar duas pessoas pelas pernas (a perna direita de uma amarrada à perna es­querda da outra), lado a lado, voltadas para a mesma direção. O objetivo é conseguir atra­vessar a linha de chegada no menor tempo possível. Isto requer sincronismo, agilidade e equilíbrio. Mas, para tornar o jogo mais interessante, os pares podem ser amarrados com os corpos voltados para direções opos­tas. Dada a partida, o que se vê é uma grande confusão!
 
Podemos comparar o relacionamento de amizade com uma corri­da de três pernas. Os amigos podem olhar para a mesma direção e cor­rer segundo a palavra de Deus, em passadas harmoniosas à Sua vontade. Mas também podem correr na direção oposta à vontade de Deus, e acon­tecer o que Paulo afirma: “As más companhias estragam os bons costumes” (1Co 15.33 NTLH).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1. Níveis de amizade
 
As quatro palavras hebraicas que o livro de Provérbios usa para des­crever os vários níveis de amizade são:
 
 
 
1.1 Colega (rea’): é um termo abrangente e geral (Pv 12.26);
1.2 Vizinho (shoken): aquele que mora perto (Pv 27.10);
1.3 Amigo (‘ohev): aquele que ama, amigo íntimo (Pv 18.24);
1.4 Melhor amigo (‘aluph): aquele que alcança o maior nível de con­fiança e intimidade (Pv 16.28).
 
2. Características de um bom amigo
 
Todos nós queremos ter amigos verdadeiros, aqueles com quem podemos contar em todos os momentos. Há algumas características que devemos procurar no possível amigo.
 
2.1 Fiel (mais que um irmão – Pv 18.24);
2.2 Constante (provado nas horas de crise Pv 17.17);
2.3 Presente (na angústia e na crise – Pv 27.10; 17.17);
2.4 Honesto (por meio da sua honestidade e firmeza – Pv 27.5-6);
2.5 Leal (guarda segredos – Pv 25.9);
2.6 Não é influenciado por riqueza nem pobreza (Pv 14.20-21);
2.7 Estimulador (provoca crescimento espiritual) – (Pv 27.17);
2.8 Sábio (aconselha sabiamente) – (Pv 27.9; 12.26).
3. Perigos na amizade 
 
Será que aquele jovem tão expansivo, alegre, criativo pode vir a ser um bom amigo? Se você identificar algumas das atitudes abaixo, fique alerta. É sinal de perigo na amizade!
 
3.1 Falsidade (Pv 14.20-21);
3.2 Superficialidade (Pv 18.24);
3.3 Bajulação (Pv 28.23; 27.5-6);
3.4 Difamação (Pv 16.28; 17.9);
3.5 Traição (Pv 2.17; 16.29).
 
4. Como escolher um amigo 
 

 Não é fácil escolher um amigo. Ele será aquele com quem compartilharemos sonhos, pro­blemas, momentos felizes, mas também frustrações e inseguranças. O que evitar e o que procurar naquele que queremos como amigo?
 
1.1 Evitar…
 
• o que anda por maus caminhos (Pv 1.10-15);
• o violento (Pv 22.24-25);
• os libertinos (Pv 23.20);
• os perversos (Pv 23.17);
• os rebeldes (Pv 24.21);
• o que semeia contenda entre os irmãos (Pv 6.16-19).
 
1.2 Procurar…
 
• aquele que socorre em tempo de adversidade (Pv 17.17);
• aquele que persevera com você mesmo na pobreza (Pv 18.24);
• aquele que é sábio (Pv 12.26; 27.9);
• aquele que cumpre a palavra dada (Pv 18.24; 27.10);
• aquele que provoca melhorias em seu caráter por meio de críticas sinceras (Pv 27.17; 24.26).
 
(Adaptado do material não publicado “Provérbios”, do Pr. David J. Merkh – SBPV)
 
Conclusăo
 
Lemos em Atos 4.13: “Ao verem a intrepidez de Pedro e João,… reconheceram que haviam estado com Jesus”.
 
Os discípulos se tornaram parecidos com Jesus porque passaram muito tempo com Ele, ouviram Seus ensinamentos e “andaram na corrida de três pernas” na mesma direção, e por isso seguiram Seu exemplo.
 
Nós também adquiriremos o caráter de Jesus quando andarmos na mesma direção que Ele anda, passarmos mais tempo em Sua companhia, ouvindo o que Ele tem a nos dizer por meio da Palavra, e falando com Ele por meio da oração. Será que as pessoas ao olharem para nós percebem que andamos na companhia de Jesus?
 
*Autor da Lição: Luis Alberto Díaz Argüello

>> Estudo publicado originalmente pela 
Editora Cristã Evangélica, na revista “Vivendo uma vida de qualidade”, da série Jovens. Usado com permissão.
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Fonte:http://ultimato.com.br/sites/estudos-biblicos/assunto/vida-crista/dize-me-com-quem-andas/

terça-feira, 19 de agosto de 2014

AS SETES DISPENSAÇÕES DIVINA: A LEI DO DISPENSACIONALISMO

19.08.2014
Do portal PALAVRA PRUDENTE
Por Pr. Davis W. Huckabee

ESTUDOS EM HERMENÊUTICA BÍBLICA

Ou, Leis Básicas de Interpretação da Bíblia

A palavra "dispensação" deriva-se de um termo latino que significa "administração" ou "gerência", e se refere ao método divino de lidar com a humanidade e de administrar a verdade em diferentes períodos de tempo. Ninguém consegue ler as Escrituras sem ver que Deus tem lidado com o homem em algumas épocas diferentemente do que Ele lidou em outras. O motivo disso é que há várias dispensações no modo como Deus lida com a humanidade. Estamos agora vivendo no que é comumente chamado "a Dispensação da Graça", embora não seja um termo bem escolhido. Pela confissão da maioria das pessoas que são sãs no plano da salvação, Deus sempre lidou em graça com o homem, começando no Jardim do Éden imediatamente depois que Adão e Eva caíram. "A Dispensação da Igreja" é uma terminologia mais adequada para a nossa era atual, pois é mediante as igrejas do Senhor que Deus está presentemente lidando com a humanidade.

Quanto ao número de dispensações em que se divide a história sacra, o número mais comumente sugerido é sete, com cinco dessas já passadas, uma na qual estamos agora vivendo, e mais uma que está ainda no futuro. J. R. Graves, em sua obra consideravelmente volumosa sobre esse assunto (que aproveitaria a todos os cristãos ler), faz as seguintes observações sobre essas sete dispensações.

"Ocorre-me que essas foram indicadas ou preditas pelas divisões do tempo. O tempo que ele designou para si para ajustar a habitação do homem ele dividiu em sete períodos, que ele chamou de sete dias. Cada um marcava uma fase, ou passo, na grandiosa realização, e o último marcava a consumação de tudo, e foi designado como um dia de comemoração através do descanso. Esses dias eram sete, que é a divisão divina do tempo. Observe como o número sete está presente em todas as Escrituras Sagradas [Aí, o Dr. Graves faz uma lista de quase cinqüenta vezes em que o número sete aparece de modo significativo nas Escrituras]" Todos eles apontam para as Sete Dispensações, ou Eras, que Cristo designou para terminar sua obra, e o grandioso e eterno Sabatismo com que sua obra conclui. O que chamamos de tempo é aquele período designado por Cristo para a realização de sua obra, e é dividido em eras, anos, meses, semanas, dias, horas; e, quando a obra de Cristo se completar, o tempo não existirá mais, mas se perderá numa eternidade sem limite". " The Seven Dispensations (As Sete Dispensações), pp. 165, 166.

A palavra "dispensação" só aparece cinco vezes nas Escrituras em português, a saber, 1 Coríntios 9:17; Efésios 1:10; 3:2; 3:9; Colossenses 1:25. Nesses lugares a palavra grega oikonomia parece ter de preferência o significa de "mordomia", ou "a gerenciamento de uma casa", como a mesma palavra grega significa em suas outras aparições em Lucas 16:2, 3, 4. No entanto, a palavra grega aion, que aparece no Novo Testamento um pouco mais de cem vezes, e é geralmente traduzida "mundo", "eternamente" ou "sempre", é aceita comumente com o sentido de "era", "época" ou "dispensação".

As seguintes Escrituras mostram que há só esta era atual e outra que virá, restando apenas essas duas eras antes do cumprimento de todas as coisas no grande programa de Deus. "E, se qualquer disseralguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século (grego aion = época) nem no futuro (literalmente, "nem no vindouro")". (Mateus 12:32) "Que não haja de receber muito mais neste mundo (gregokairos = tempo), e na idade vindoura (grego aion = época) a vida eterna". (Lucas 18:30) "Acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século (grego aion = época), mas também no vindouro (de novo, literalmente "o vindouro")". (Efésios 1:21) Aí se vê uma era ou dispensação presente e uma que está para vir.

Mas como tudo isso entra na correta interpretação da Bíblia" Deve-se considerar esse assunto, pois algumas coisas das Escrituras estão ligadas somente à determinada dispensação, e se tentarmos interpretá-las em referência a outra, o resultado será muita confusão. Algumas coisas são aplicáveis a todas as eras, pois elas são princípios eternos de verdade e justiça. Assim, por exemplo, os princípios apresentados no Decálogo ou Dez Mandamentos, embora tivessem sido registrados pela primeira vez na dispensação mosaica, são de tal verdade moral obrigatória que estão em vigor em todas as eras da história do homem. Está implícito em Romanos 2:14-15 que essas leis sempre estiveram escritas no coração humano, até mesmo antes que tivessem sido escritas em pedra no monte Sinai. Ninguém pode anulá-las sob a alegação de que não pertencem à presente dispensação sem grande prejuízo sendo feito a toda moralidade, e sendo a ordem moral praticamente destruída. Ninguém viola a lei moral com impunidade, embora haja alguns ultradispensacionalistas que afirmem que essas leis não estão mais em vigor para ninguém, a não ser para os judeus.

Sem entrar num estudo de todas essas dispensações, e descrevê-las nos mínimos detalhes, só gostaríamos de observar que três ou quatro delas nos interessam no presente assunto. Havia muitas coisas expostas sob a Dispensação Representativa, por exemplo, que eram para instruir e preparar a nação de Israel para reconhecer seu Messias quando Ele entrasse em cena. Conseqüentemente, essas coisas deixaram de existir, no que se refere à obrigação de praticá-las, quando o Filho do Homem veio e as cumpriu. As pessoas hoje não mais precisam praticá-las, e seu principal valor hoje está em que elas evidenciam que Deus havia predito e prenunciado a vinda de Seu Filho de modo que os homens estivessem sem desculpas por sua negligência de reconhecê-Lo e recebê-Lo.

A morte do Ministério Representativo foi revelada quando se rasgou o grande véu, que separava o Santo Lugar do Santíssimo Lugar no momento da morte de Jesus, Marcos 15:37-38. Sobre isso há uma referência em Hebreus 10:18-20: "Ora, onde  remissão destes, não  mais oblação pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,". (Hebreus 10:18-20) O véu tipificava o corpo de Jesus.

Essa e numerosas outras Escrituras nos proíbem de fazer uma prática de coisas representativas em nossa forma de adoração hoje, pois elas estavam limitadas ao período de tempo que terminou com a morte de Cristo. Contudo, multidões, e até mesmo denominações inteiras, ainda hoje incorporam algumas das coisas da dispensação representativa em sua adoração nesta dispensação da igreja, o que só acaba mostrando a grande importância de considerar as divisões e limitações dispensacionais em nossas interpretações das Escrituras.

De novo, alguns são culpados de tentar transferir para essa dispensação coisas que tinham uma aplicação puramente judaica. Há muitas coisas que foram ordenadas a Israel exclusivamente de um modo nacional, mas que são às vezes aplicadas aos crentes hoje, como se ainda estivessem em vigor. Para citar apenas uma ilustração. Muitas pessoas, julgando pelos costumes modernos, tentam aplicar Deuteronômio 22:5 para as mulheres de hoje. Esse versículo diz: "Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus". (Deuteronômio 22:5) Supõe-se erroneamente que Deus está aí ditando moda, e não só isso, mas Ele quer que essa moda seja adaptada à moderna moda americana. O uso dessa passagem é muitas vezes um pretexto para judiar diretamente das mulheres por vestirem conjunto de calças, e isso apesar do fato de que calças são muitas vezes mais decentes do que alguns estilos de vestidos, e daí, mais apropriadas. Mas o fato é que, em nenhuma parte das Escrituras Deus dita moda. Em vez disso, Ele manda que conformamos ao que é considerado culturalmente decente. Em algumas culturas o que é considerado roupa de mulher, pode ser considerado roupa de homem em outra. Em alguns países tais como a Escócia e a Grécia, saias escocesas, ou roupas como saias escocesas, são roupas de homens, enquanto em outros países, roupas como do tipo calça são usadas mais por mulheres do que por homens. Mas o uso muitíssimo comum desse texto na pregação evidencia uma arrogância que tentaria adaptar todas as pessoas aos costumes ocidentais modernos.

Como dissemos antes, não há evidência de que ou aqui ou em outro lugar, Deus tenha alguma vez ditado moda. O mais provável é que esse texto tenha a ver com o costume homossexual de homens e mulheres transvestirem (usando roupas do sexo oposto), que é uma questão moral, e Deus muitas vezes lida com questões morais nas Escrituras. Isso seria uma exposição deliberada da rebelião de alguém contra a manifesta vontade de Deus com relação à masculinidade e feminilidade. No entanto, a questão não é a aparência exterior, mas a atitude interior do coração.

Os que repreendem as mulheres pelo modo como elas se vestem usam Deuteronômio 22:5. É evidente que eles estão sendo incoerentes e hipócritas quando consideramos que tais pregadores jamais usam qualquer outro versículo nesse capítulo em sua pregação. É extremamente duvidoso que se possa achar algum pregador que não seja culpado de violar Deuteronômio 22:11, que diz: "Não te vestirás de diversos estofos de lã e linho juntamente". E em nossa época, há um número grande de moças que não são virgens quando se casam, mas que nunca souberam de um líder batista liderando o apedrejamento das tais. Mas veja o dever dos líderes de assumir a liderança nisso em Deuteronômio 22:13-21. E o capítulo é cheio de numerosas outras coisas que os pregadores modernos não obedecem, de modo que de novo dizemos, que é incoerente e hipócrita pegar o versículo 5 e usá-lo para açoitar membros de igrejas e, ao mesmo tempo, ignorar todos os outros versículos.

Essa questão não envolve só o capítulo 22, pois todas as divisões de capítulos e versículos foram feitas pelo homem, e há muitas outras coisas em Deuteronômio que devem ser aplicadas na prática diária se 22:5 é aplicável. Há na verdade algumas coisas em Deuteronômio que são apropriadas, pois nosso Senhor Jesus citou desse Livro mais vezes do que qualquer outro, e Ele próprio cumpriu o que foi predito em 18:15, 18-19. Mas muitas das leis desse Livro eram leis puramente nacionais, só para Israel, e não se deve aplicá-las de outro modo.

Tentar obrigar os santos do Novo Testamento a guardar as leis nacionais, dietéticas e cerimoniais do Velho Testamento envolve a incapacidade de reconhecer a Lei do Dispensacionalismo, e invariavelmente trará confusão e tenderá ao legalismo.

Muitos que afirmam ser dispensacionalistas são realmente ultradispensacionalistas, e em vez de manejarem "bem a palavra da verdade", como eles afirmam fazer, eles são culpados de bagunçarem a Palavra, transformando-a numa salada. Ninguém tem desculpa para fazer isso. Apesar disso, é verdade que há considerações dispensacionais que devem entrar em nossa interpretação das Escrituras, e ninguém pode ser totalmente correto em suas opiniões se ele não levar isso em consideração.

Autor: Davis W. Huckabee
Tradução: Júlio Severo
Revisão e Edição: Joy E Gardner e Calvin G Gardner
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br 

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Fonte:http://www.palavraprudente.com.br/estudos/dw_huckabee/hermeneutica/cap12.html