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quinta-feira, 3 de março de 2022

A vida humana está acima das ideologias; oremos pela paz na Rússia e Ucrânia

 03.02.2022

Do portal  gospel GUIAME.COM.BR,25.02.2022

(Foto: Freepik)

Quando Deus decidiu criar a humanidade, o seu objetivo foi nos dar a chance de construir uma sociedade que refletisse com perfeição os seus princípios, sendo como uma espécie de reprodução direta das maravilhas do Céu, na Terra.

Mas, infelizmente não fizemos bom uso do livre-arbítrio e permitimos que o mal, até então desconhecido do ser humano, nos contaminasse como resultado da desobediência ao Senhor. Nos tornamos vulneráveis à influência maligna de satanás, pecando contra Deus reiteradamente.

A desobediência humana tornou o mal uma realidade presente em nosso meio, através dos muitos pecados que passaram a surgir. Por causa disso, a Bíblia chega a dizer que Deus se arrependeu (expressão usada para a compreensão humana sobre o profundo sentimento de tristeza e decepção) de ter nos criado, dado o volume de coisas ruins que o ser humano passou a praticar.

"O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração", diz o verso de Gênesis, 6:5.

A guerra entre povos e nações é, sem dúvida, a maior expressão da queda humana perante o mal. Nesse aspecto, quando a enxergamos pela perspectiva espiritual, não importam lados políticos e ideológicos, pois a sua natureza é, por si só é, um indicativo de pecado, visto que nenhuma guerra foi originada pela vontade de Deus, senão pelas atitudes humanas.

A passagem de Tiago 4:1-2, por exemplo, nos dá uma explicação bastante contundente sobre esses conflitos. Diz o texto: 

"De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis."

A origem das guerras está no abandono humano da sua inteira dependência de Deus ("...porque não pedis"), bem como dos seus propósitos para a humanidade, em função dos "deleites" que nada mais são do que os frutos da cobiça, inveja e ganância.

Em maior ou menor grau, portanto, direta ou indiretamente, todas as guerras têm a sua raiz no pecado. Felizmente, porém, quis o Senhor derramar sobre a humanidade a sua graça e misericórdia imerecidas, criando um plano de salvação mediante o sacrifício do seu próprio filho, Jesus Cristo.

Como cristãos, portanto, devemos nos colocar em oração pelas vidas em nações como Rússia e Ucrânia, envolvidas em mais uma entre tantas guerras já travadas pela humanidade. Oremos, pois, para que a verdade sobre o evangelho de Cristo prevaleça na mente dos homens e mulheres que provocam essas lutas.

Que o Senhor traga aos seus corações a verdade de que, bem-aventurados são "os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9), assim como a de "quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado" (Gênesis 9:6).

Este deve ser o nosso clamor agora, amanhã e sempre, até que o futuro Reino de Cristo se estabeleça e possamos todos viver em harmonia, na presença do Senhor e por toda a eternidade. Esta é a minha oração.

Marisa Lobo é psicóloga, especialista em Direitos Humanos, presidente do movimento Pró-Mulher e autora dos livros "Por que as pessoas Mentem?", "A Ideologia de Gênero na Educação" e "Famílias em Perigo".

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Fonte: https://guiame.com.br/colunistas/marisa-lobo/vida-humana-esta-acima-das-ideologias-oremos-pela-paz-na-russia-e-ucrania.html

quarta-feira, 2 de março de 2022

"Entrai pela porta estreita". Mt 7:13-14


01.03.2022
Do canal do pastor Irineu Messias, no You Tube 
 
 
A Reflexão do hoje é: "Entrai pela porta estreita". Mateus 7:13-14:https://youtu.be/eE6rKZAkA0k 
 
Qual a porta você vai escolher para entrar na eternidade? A porta estreita ou a porta larga? 
 
Qual o caminho você está trilhando agora? O caminho estreito ou o caminho espaçoso? 
 
Aceite o conselho do Senhor Jesus Cristo: "Entrai pela estreita " 
 
Ouça esse conselho do Senhor Jesus enquanto a porta estreita ainda está aberta! 
 
Deus te abençoe, 
 
Pastor Irineu Messias 
 
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Se ainda não é inscrito no canal, inscreva-se agora. 🙏🙂🙏 
 
Nota: 
 
O Budismo surgiu, na Índia, no século 5, antes da Era Cristã( 5 a.C). 
 
O Xintoísmo surgiu no século XIV, no Japão.
 
* Irineu Messias, é pastor e vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, presidida pelo pastor Robenildo Lins.
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Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=eE6rKZAkA0k

terça-feira, 1 de março de 2022

O Big Bang, o Universo Eterno e o Criacionismo — Parte 1

01.03.2022

Do  portal CPADNEWS, 26.02.2020

Por pastor César Moisés*

No último dia 17 de março, a comunidade científica foi “sacudida” por uma descoberta que teria “comprovado” uma vertente, ou “fase”, da teoria do Big Bang, a chamada hipótese inflacionária. O achado consistia de “ondas gravitacionais” que, na expressão de alguns cientistas, são classificadas como “marcas” inequívocas de que o Universo foi mesmo gerado há 13,72 bilhões de anos. Apesar da excitação que esse tipo de descoberta provoca, o físico brasileiro Marcelo Gleiser, em sua coluna na Folha On-Line, afirma que, assim “Como toda nova descoberta científica, esta também precisa passar pelo escrutínio da comunidade e ser confirmada por outros experimentos” (Ecos da Criação). Infelizmente, pouco mais de três meses depois, parece que tudo não passou de alarme falso e houve uma precipitação em divulgar o “achado”.* 

É o que informa o mesmo cientista em sua coluna no dia de hoje (A Sedução da fama). A que se respeitar a naturalidade da euforia inicial, principalmente se se considerar que os primeiros sinais desse tipo foram detectados, involuntariamente, há 50 anos, pelos radioastrônomos, Arno Penzias e Robert Wilson que, segundo Stephen Hawking, eram “dois físicos americanos dos Bell Telephone Laboratories, em Nova Jersey” que “estavam testando um ultra-sensível detetor de microondas (microondas são como ondas de luz, porém, com frequência da ordem de apenas dez bilhões de ondas por segundo). Penzias e Wilson ficaram preocupados quando descobriram que seu detetor estava registrando mais ruído do que deveria. 

O ruído não parecia vir de qualquer  direção particular. Primeiro descobriram dejetos de aves no aparelho e pesquisaram outros possíveis defeitos, mas logo desistiram. Sabiam que qualquer ruído interior da atmosfera seria mais forte se o detetor não estivesse apontado diretamente, do que quando estivesse, porque os raios de luz atravessam muito mais atmosfera quando recebidos próximo do horizonte, do que quando recebidos diretamente do além. O ruído extra era o mesmo em qualquer direção que o detetor apontasse; portanto, deveria vir de fora da atmosfera. Era também o mesmo de dia ou à noite, e durante todo o ano, ainda que a Terra estivesse em rotação sobre seu eixo e percorrendo sua órbita em torno do Sol. Isto demonstrava que a radiação deveria vir de além do sistema solar e, mais ainda, de além da galáxia, ou variaria quando do movimento da Terra apontasse o detetor para diferentes direções” (Uma Breve História do Tempo, pp.69-70).

 

Por causa desse “achado”, Penzias e Wilson, ganharam em 1978, o Prêmio Nobel de Física. A demora se deu pelo fato de que a associação dos sinais detectados com a teoria do Big Bang só “foram interpretados mais tarde como resquícios de uma fase extremamente quente do Universo”, diz o físico brasileiro Mário Novello em sua obra Do Big Bang ao Universo Eterno (p.21). O que poucos sabem é que, como relata o jornalista Francisco Neves, em um dos textos de apoio à obra Poeira das Estrelas, de Marcelo Gleiser, apesar de a descoberta acidental dos dois físicos fornecer sustentação experimental à teoria, “Georg Gamow, Ralph Alpher e Robert Hermann, que em 1948 haviam apresentado o modelo teórico do Big Bang — no qual a existência de uma radiação cósmica de fundo era postulada —, sequer foram mencionados pelos laureados pelo trabalho” (p.155). 

É constrangedor que isso tenha ocorrido no meio acadêmico, pois os dois radioastrônomos não descobriram nada, eles apenas tiveram a “sorte” de constatar — acidentalmente, observe-se —, o que Gamow, Alpher e Hermann postularam três décadas antes. Infelizmente, conhecimento e titulação não significam necessariamente que a pessoa tenha caráter e civilidade. Patifarias à parte, o fato é que o achado de março é mais uma confirmação de um tipo de postulação teórica que teve início há pouco mais de noventa anos. Apesar de toda a hostilidade existente entre religiosos e cientistas, é “quase irônico”, diz Gleiser, “que o primeiro a propor um modelo científico da origem do universo fosse ao mesmo tempo padre e cosmólogo” (Ibid., p.141). 

Foi o que aconteceu em 1930 quando o padre belga, Georges Lemaître, que além de teólogo, era físico, propôs o chamado “Átomo Primordial”. A despeito dessa informação de Marcelo Gleiser, o matemático canadense John Byl, afirma que “Edgar Allan Poe, que se tornou mais famoso por seus contos, foi o primeiro a sugerir que o universo teve origem numa gigantesca explosão” (Deus e Cosmos, p.70). Byl informa que no “pequeno livro Eureka, publicado em 1848, Poe descreve como o universo foi criado por Deus, a partir do nada, como uma partícula primordial explosiva”. A explicação da hipótese de Poe, é que “Inicialmente a matéria explodiu movimentando-se em todas as direções. Na medida em que o universo se expandia, a gravidade gradualmente induziu os átomos a se condensarem, formando assim as estrelas e planetas. Eventualmente, em algum tempo no futuro, a ação da gravidade fará que pare a expansão, e então começará a contração. O cosmos finalmente retornará ao seu estado inicial, um pequeno ponto, tempo na qual ele desaparecerá” (Ibid.).   

Mas o destaque ao nome de Lemaître não se dá por ter sido, ou não, o primeiro a propor uma teoria do início do universo. Segundo o físico Lawrence Krauss, a proposta do padre belga foi fundamental para a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, daí a sua importância. Isso porque, apesar de ainda no início de 1916 o famoso físico ter completado a elaboração de uma nova teoria da gravitação, e não apenas isso, pois era igualmente “uma nova teoria do espaço e do tempo também”, pois, “foi a primeira teoria científica que explicou não apenas como os objetos se movem através do espaço, mas também como o próprio Universo pode se desenvolver”, como Krauss explica, havia “um percalço” na teoria. “Quando Einstein começou a aplicar sua teoria para descrever o Universo como um todo, ficou claro que ela não descrevia o Universo em que vivíamos” (Um universo que veio do nada, p.18). 

Isso porque, como diz Krauss, para a “comunidade científica de 1917, o Universo era estático e contínuo, e consistia em uma única galáxia, a Via Láctea, rodeada por um espaço vasto, infinito, escuro e vazio. Isso descreve o que você veria ao olhar para o céu, a olho nu ou com um pequeno telescópio, e na época havia poucos motivos para suspeitar do contrário” (Ibid., pp.18-19). Em outras palavras, “a teoria da Relatividade Geral de Einstein não pare[cia] consistente com a imagem [estática] que se tinha do Universo”, levando-o a inserir uma modificação em suas equações, o termo cosmológico ou, como diz Gleiser, “pressão negativa” (O fim da Terra e do Céu, p.284), que ele posteriormente classificou como “o maior erro de sua vida”. Krauss afirma que por “ser apenas o acréscimo de uma constante às equações, agora é convencional chamar esse termo de constante cosmológica” (Ibid., p.71). Em termos mais claros, apesar de Einstein ter intuído, mas não apenas isso, pois segundo Krauss, sua teoria também “teve a ver com a observação” (p.19), pelo fato de esta não coadunar com o que se pensava acerca do universo naquele contexto histórico, sua teoria teve de ser ajustada — erradamente —, para que pudesse ser ao menos postulada.

Surpreendentemente, informa-nos Krauss, em “1927, antes de obter o segundo doutorado, Lemaître resolveu as equações de Einstein da teoria da Relatividade Geral e demonstrou que ela prevê um Universo não imutável e que, de fato, sugere que o Universo em que vivemos está em expansão. A ideia parecia tão chocante que o próprio Einstein a contestou com a declaração: ‘Sua matemática está correta, mas sua física é abominável’” (Ibid., pp.21-22). Ignorando tal oposição, “Lemaître seguiu adiante e, em 1930, propôs que o Universo em expansão na verdade teve início como um ponto infinitesimal, que ele chamou de ‘Átomo Primordial’, e que esse início representava, talvez numa alusão ao Gênesis, um ‘Dia sem Ontem’” (Ibid., p.22). Apesar disso, segundo Gleiser, “Lemaître foi o primeiro a admitir que o seu modelo era mais uma visão mítico-científica que uma descrição matemática da origem do universo. Algumas de suas ideias, porém, foram incrivelmente proféticas. 

Por exemplo, ele sugeriu que as desintegrações radiativas do núcleo primordial deveriam deixar ‘fósseis’, formas de radiação espalhadas pelo cosmo. Essa radiação, conhecida como radiação cósmica de fundo, foi encontrada em 1965!” (Poeira das Estrelas, p.143). Justamente os sinais que os radioastrônomos detectaram de forma acidental. Antes ainda de prosseguir, é preciso observar que a proposição de Lemaître coincide com a descoberta do americano Edwin Hubble que, no final da década de 20, “demonstrou que as galáxias se afastam umas das outras a velocidades que aumentam proporcionalmente à sua distância” (Ibid., p.140). Tais exemplos ilustram, concretamente, a tese defendida por Thomas Kuhn a respeito do papel de uma teoria que acaba tornando-se um paradigma, isto é, uma “revolução científica” (A estrutura das revoluções científicas, p.122). Houve muita resistência até que a física einsteiniana substituísse a newtoniana**, pois a “emergência de novas teorias é geralmente precedida por um período de insegurança profissional, pronunciada, pois exige a destruição em larga escala de paradigmas e grandes alterações nos problemas e técnicas da ciência normal” (Ibid., p.95). Na verdade, a insegurança da ciência existente no momento em dar respostas, aponta para um “fracasso das regras existentes” que, por sua vez, “é o prelúdio para uma busca de novas regras” (Ibid.). 

Evidentemente que não há possibilidade, e também necessidade, de neste espaço se recontar “a história do universo, geralmente aceita, de acordo com o que é conhecido como ‘modelo da grande explosão térmica’” (Uma Breve História do Tempo, p.164). Mesmo porque, para isso, teríamos de passar por lances históricos que envolvem nomes como os do físico austríaco Christian Doppler, bem como o de Henrietta Swan Leavitt, Vesto Slipher e Milton Humason que, em 1842, 1908, 1912 e 1929, respectivamente, fizeram descobertas que proporcionaram as condições para que o conhecimento a respeito do referido modelo viesse à tona, ou “confirmaram”, retroativamente, aspectos da futura hipótese (Um universo que veio do nada, pp.18-52). 

Na realidade, todas as observações dessas personagens, contrariavam a ideia que se tinha na época, ou seja, que o universo era “essencialmente constante no tempo” (O universo numa casca de noz, p.71) e, por conseguinte, eterno. Um exemplo emblemático de resistência a essas “inovações” data de 1948 quando, três cientistas, Fred Hoyle, Herman Bondi e Thomas Gold, no lugar de “supor que a expansão cósmica leva a uma origem num momento do passado, sugeriram que o universo sempre foi o mesmo: segundo eles, o cosmo não só é essencialmente o mesmo em todo o espaço, como havia sugerido Einstein com seu princípio cosmológico***, mas também no tempo” (Poeira das Estrelas, p.144). Tal ideia ficou conhecida “como ‘princípio cosmológico perfeito’, segundo o qual o cosmo é e sempre foi essencialmente o mesmo no tempo e no espaço”. 

Gleiser informa que com essa alternativa, em “termos filosóficos, voltamos à noção pré-socrática do ser, imutável e fundamental” (Ibid.). Evidentemente que o trio possuía “argumentos científicos” para apresentar tal proposta. Diante de objeções como a descoberta de que as galáxias estão em recessão, um desses argumentos, “aparentemente uma heresia científica”, diz Gleiser era que “para acomodar a expansão cósmica, basta supor que a energia total do universo não seja conservada” (Ibid.). Contudo, conforme informa o físico brasileiro, “em meados da década de 1960 ficou claro que esse modelo, conhecido como ‘modelo padrão’, está incorreto: não podia explicar de forma simples e convincente a existência da radiação cósmica de fundo” (Ibid., p.145).

Para se ter uma ideia da força do “modelo padrão”, em 1955, nada menos que Stephen Hawking, à época um pré-adolescente de apenas 12 anos cujo apelido no colégio era “Einstein”, revela, em sua autobiografia, que “tinha seis ou sete amigos próximos” com os quais travava “longas conversas e discussões a respeito de tudo, desde modelos controlados por rádio até religião, parapsicologia e física”. Ele diz, porém, que com o seu grupo, “Uma das coisas sobre as quais [falava] era a origem do universo e se foi necessário um Deus para criá-lo e levá-lo adiante. Eu ouvira falar que a luz das galáxias distantes tendia para a extremidade vermelha do espectro e que isso devia indicar que o universo estava se expandindo. (A tendência para o azul teria significado que estava se contraindo.) 

Mas eu tinha certeza, de que deveria haver alguma razão para o desvio para o vermelho. Um universo essencialmente imutável e eterno parecia muito mais natural. Talvez a luz ficasse apenas cansada, e mais vermelha, em seu caminho até nós, especulei” (Minha breve história, p.32). Contudo, Hawking informa que dois anos depois de iniciar seu ph.D., percebeu que estava errado, ou seja, diante das evidências, ficou claro que o “modelo da grande explosão térmica”, proposto no final da década de 1940, era mais exequível por concordar com as observações. Marcelo Gleiser diz que tal “modelo, que o próprio Hoyle zombeteiramente chamou de ‘modelo do Big Bang’, pressupõe exatamente o oposto do modelo padrão: o cosmo teve, sim, uma origem, há bilhões de anos” (Poeira das Estrelas, p.145). O fato é que, conforme informa-nos Hawking, a “grande questão em cosmologia no início da década de 1960 era se o universo tinha um princípio”. 

Muitos cientistas instintivamente se opunham a essa ideia e, como consequência, à teoria do Big Bang, porque sentiam que estabelecer um ponto inicial da criação levaria a ciência a um impasse. Seria necessário apelar para a religião e a mão de Deus para determinar como o universo tinha começado” (Minha breve história, p.69). Como já foi dito, o embate se concentrou em dois modelos, um na teoria do estado estacionário e o outro, na chamada hipótese inflacionária. Uma vez que o primeiro vinha, diante das observações, cada vez mais perdendo a sua força, diz Mário Novello, citando uma fala de um debate informal no apêndice I de sua obra, na qual o debatedor afirma que “o modelo inflacionário apresentou uma proposta simples e que possui consequências passíveis de observação — e, como tal, está dentro do esquema convencional da ciência”. 

O mesmo debatedor reconhece que “a história da física, como qualquer tipo de história, é feita por aqueles que detêm o poder”. Assim, apesar de se atribuir “a Alan Guth a ideia original” do modelo inflacionário, é possível pensar que “vários outros cientistas apresentaram antes dele trabalhos semelhantes, como Alexey Starobinsky, Katsuito Sato e outros” (Do Big Bang ao Universo Eterno, p.114). 

Como a história da cosmologia pende para o nome de Alan Guth na discussão da formação da teoria do Big Bang, vale a pena deter-se um pouco mais em sua proposta. Antes, porém, é importante observar que, a despeito do crescente interesse em torno da proposta do Big Bang (pois a “hipótese de um universo que começou extremamente quente e foi se resfriando à medida em que se expandia está de acordo com todas as evidências observáveis que temos atualmente”), é preciso reconhecer que, a despeito disso, mesmo essa hipótese “deixa inúmeras perguntas sem resposta” (Uma Breve História do Tempo, p.171). “Estranhamente”, as quatro questões “sem respostas” estão apenas na edição antiga da excelente obra de Hawking. 

Na nova edição do livro, escrita com Leonard Mlodinow e lançada em 2005, além de o título ter sido ligeiramente modificado — Uma nova história do tempo —, tais indagações simplesmente não aparecem. O detalhe curioso é que elas ainda não foram respondidas. É preciso, antes de prosseguir, ressaltar duas outras questões: A primeira é que, conforme explica Mário Novello, “o cenário descoberto pelo matemático [e físico] russo Alexander Friedmann, que descreve um Universo dinâmico, em expansão, como um processo evolutivo, permitiu vislumbrar um território novo” (Do Big Bang ao Universo Eterno, p.23). Como já foi dito, a despeito de não haver espaço aqui para se recontar a história do Big Bang, torna-se interessante destacar alguns nomes e aqui parece prudente falar desse russo, Alexander Alexandrovich Friedmann (1888-1925), que teve importância capital na formação dessa cosmologia. 

Enquanto Lemaître desenvolveu a posição de Einstein mostrando que, contrariamente ao que defendia o cientista alemão de origem judaica, o modelo cosmológico apresentado por ele implicava em um universo dinâmico, Friedmann, diz Novello, no final dos anos 20, “submeteu à publicação na revista alemã Zeitschrift fur Physisk uma análise da questão cosmológica distinta daquela contida na solução original proposta pelo fundador da cosmologia moderna” (Ibid., p.35). De acordo com Novello, a “principal novidade consistia em tratar a questão como um processo dinâmico, no qual contrariamente ao modelo de Einstein, exibia-se uma evolução do Universo, uma dependência temporal de suas propriedades mais fundamentais e, em particular, de sua geometria. 

No entanto, o apriorismo de um Universo estático — a famosa hipótese introduzida por Einstein em seu primeiro modelo cosmológico — mostrou-se tão fortemente reacionário que conseguiu evitar, por mais de um ano, a publicação do trabalho de Friedmann” (Ibid.). Prescindindo de muita explicação pode-se citar que, de acordo com a cosmologia de Friedmann, há três possíveis modelos e destinos do Universo: “um universo supercrítico [com] geometria fechada [que] acaba entrando em colapso [‘Big Crunch’]; um universo crítico [com] geometria plana [que] continuará sua expansão indefinidamente; [e] um universo subcrítico [com] geometria aberta [que] também continuará sua expansão indefinidamente” (O fim da Terra e do Céu, p.290). “Fechando” o círculo histórico, basta dizer que Georg Gamow, trabalhou com Friedmann até sua morte em 1925.

A segunda questão é que existem vários modelos de Big Bang ou, como chama Marcelo Gleiser, “universos de escrivaninhas” que “foram descobertos nos anos de 1920 e 1930, baseados em soluções das equações de Einstein com diferentes distribuições de matéria” (Ibid., p.286). Apesar de o próprio Gleiser dizer que Alan Guth, atualmente lotado no “Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desenvolveu originalmente a teoria que prevê que a geometria do Universo deve ser plana, conhecida como ‘teoria do universo inflacionário’”, é preciso observar que, segundo o mesmo autor, “Ideias que se aproximavam da solução de Guth já existiam no final dos anos 1970, mas ninguém as havia aplicado dentro do contexto relevante e com a mesma elegância e clareza” (Ibid., p.332). 

Tal é possível pelo fato de que, como explica Mário Novello, a “geometria de Friedmann admite como fonte — via equações da relatividade geral — um fluido perfeito. Essa configuração de distribuição da matéria é caracterizada, [...] pela densidade de energia (representada pela letra E) e pela pressão (representada pela letra P). Entre elas existe em geral uma equação de estado que relaciona as duas quantidades, a saber: P = s E” (Do Big Bang ao Universo Eterno, p.129). “Assim”, finaliza o mesmo autor, “para cada valor possível da constante s, temos um dado tipo de fluido perfeito. Como, na maior parte dos fluidos conhecidos, s assume valores entre 0 e 1, existe uma grande quantidade de configurações materiais. Cada uma dessas configurações corresponde a uma dada geometria possuindo um correspondente big bang. Claro que somente um desses valores teria sido efetivamente realizado na natureza. 

Como não sabemos com precisão qual foi ele, todas as possibilidades devem ser entendidas como geometrias possíveis, isto é, possíveis universos, cada qual gerando seu correspondente big bang” (Ibid.). O ponto a destacar é que o “artigo de Guth apareceu em 1981 e foi rapidamente seguido por variações propostas por Andrei Linde (hoje na Universidade de Stanford) e, independentemente, por Andreas Albrecht (hoje na Universidade da Califórnia, em Davis) e Paul Steinhardt (hoje na Universidade de Princeton)” (O fim da Terra e do Céu, pp.332-33). Assim, desde quando o trabalho pioneiro de Guth veio a público, informa Gleiser, “dezenas de cenários alternativos foram propostos — alguns por este autor — pressupondo receitas diferentes para a sopa primordial de partículas, mas obtendo basicamente os mesmos resultados, após um número maior ou menor de aproximações, mais ou menos elegantes”. 

O que está se afirmando, é que o modelo inflacionário, ou seja, a “inflação em cosmologia é ainda uma ideia em busca de uma teoria”, pois “boa parte do debate atual entre cosmólogos é se um ou outro modelo é melhor ou mais ‘natural’” (Ibid., p.333). Após explicar toda a problemática, Gleiser informa que “qualquer que seja a física pré-inflacionária (supercordas ou outra), ela está codificada no ínflaton**** e suas interações; o modelo do Big Bang é o que vem depois da inflação. Em outras palavras, a inflação reinventou o Big Bang. Não foi à toa que Alan Guth deu o subtítulo ‘The quest for a new theory of cosmic origins’ [A busca por uma nova teoria da origem do cosmo] a seu livro de divulgação científica sobre a cosmologia inflacionária” (Ibid., p.345).

A aceitabilidade da proposta de Guth se deu por sua capacidade de responder a um dois principais problemas do modelo cosmológico do Big Bang. Trata-se do problema do horizonte que, explica Gleiser, é uma das “limitações mais óbvias do modelo do Big Bang”, pois refere-se a, “paradoxalmente, sua incapacidade de explicar uma de suas propriedades mais relevantes, a incrível homogeneidade da temperatura da radiação cósmica de fundo”. Essa é um dos mistérios a ser explicados, pois, como se sabe, “qualquer que seja a direção em que uma antena sensível à radiação de micro-ondas aponte na abóbada celeste, essa antena medirá a mesma temperatura com uma precisão de uma parte em 100 mil. 

Tal homogeneidade da distribuição de fótons torna-se ainda mais impressionante quando tentamos entender como ela é possível” (Ibid., p.333). Prescindindo estritamente de tal explicação pela absoluta falta de espaço, vale ainda dizer que o “que torna misteriosa a questão da homogeneidade da temperatura da radiação cósmica de fundo é que, como vimos, a última vez que os fótons puderam interagir com as partículas de matéria para ajustar as suas temperaturas foi durante o desacoplamento, quando o Universo tinha a tenra idade de 300 mil anos. O problema é que, nessa época, o horizonte causal — a região dentro da qual a temperatura poderia ter sido homogeneizada — correspondia a uma área que hoje ocupa menos de um grau no céu (em torno de duas leias cheias). Nesse caso, como é que os fótons em regiões distantes do Universo ‘sabem’ que devem ter a mesma temperatura?” (Ibid., p.335). 

Gleiser diz que “Guth propôs uma solução brilhante”. Sua proposta, segundo Gleiser, foi a seguinte: “Suponha que durante os primeiros instantes de sua existência, em torno da época em que a Grande Unificação***** supostamente ocorreu (10-36 segundo), o Universo sofreu um dramático aumento de sua taxa de expansão, de modo a inflar uma região minúscula — menor do que o horizonte causal da época — até um tamanho gigantesco, grande o suficiente para incluir todo o Universo observável hoje [...]. 

Após um curtíssimo intervalo de tempo, a taxa de expansão cósmica retorna ao normal e o Universo, agora ‘inflado’, volta a evoluir de acordo com o modelo do Big Bang. (Lembre-se que, no modelo do Big Bang, a gravidade diminui gradualmente a taxa de expansão do Universo.) Devido a esse curto, mas extremamente rápido, período de expansão (para aqueles leitores mais matemáticos, a expansão da geometria durante esse período foi exponencial), a solução de Guth ficou conhecida como ‘universo inflacionário’” (Ibid., pp.335-36). 

A não confirmação do achado do dia 17 de março traz à tona a possibilidade de se discutir outros modelos cosmológicos, entre eles, o que defende Mário Novello, um universo eterno, sem singularidade, ou seja, autogerado, sem início e sem fim. Isso apenas demonstra que o insaciável desejo humano pelo conhecimento das origens de tudo parece não descansar. Mesmo que uma teoria prove ser a descrição da realidade ou ainda que uma das centenas de narrativas sobre a criação pareça ser uma pista do surgimento de tudo, ainda assim não haverá a saciedade de tal busca. Fico a pensar como reagiriam religiosos que se apropriam das teorias para comprovar a Bíblia. 

Penso especificamente na proclamação, em 1951, do Big Bang, pelo papa Pio XII, como evidência do Gênesis. E imagino também a reação de pensadores cristãos como Charles Colson, por exemplo, que no combate ao evolucionismo afirma que a “teoria do big bang dá um sopro quase fatal na filosofia naturalista, pois o seu credo considera a realidade como uma sequência ininterrupta de causa e efeito que pode ser traçada indefinidamente” (E agora como viveremos?, p.85). Antes de tecer explicações acerca do princípio antrópico (registre-se apenas que existem duas versões dele: a forte e a fraca), Colson diz que os “naturalistas simplesmente não têm nenhuma forma de se opor ao desafio colocado pelo big bang sem enroscar-se em contorções lógicas impossíveis. Os fatos claramente indicam que o Universo não é eterno, e não pode originar-se a si mesmo. A implicação é que o Universo começou em um momento definido no tempo, em um lampejo de luz e energia. A ciência começou a soar misteriosa tal como o Gênesis 1: ‘E disse Deus: Haja luz’ (1.3)” (Ibid., p.86). 

O grande e grave problema para quem adota esse tipo de abordagem que, reconheço, tem até uma motivação boa, é que ele acaba refém da comprovação de tal perspectiva, assim como ateus que adotam a mesma visão com outras motivações. Esquecendo de que, como ensinou Lemaître, o “fato de o Big Bang ter acontecido ou não é uma questão científica, não teológica” (Um universo que veio do nada, p.22). Não obstante, no afã de comprovar sua tese, o próprio físico ateu, Lawrence Krauss, cai na armadilha de dizer que o Big Bang é um fato, pois “todas as evidências hoje confirmam de maneira contundente” (Ibid.). Ele, porém, tem o mérito de afirmar que, caso tenha ocorrido, o Big Bang “pode ser interpretado de diferentes maneiras, de acordo com predileções religiosas ou metafísicas” (Ibid.) 

Ele chega a dizer que é possível “ver o Big Bang como o próprio Criador ou, ao contrário, argumentar que a matemática da relatividade explica a evolução do Universo desde o seu início, sem a intervenção de qualquer divindade”.  E completa dizendo que uma “especulação metafísica como essa é independente da validação do Big Bang e irrelevante para a nossa compreensão” (Ibid., pp.22-23). Será? Tudo leva a suspeitar que não, pois como veremos no próximo texto, Stephen Hawking, Mário Novello e o próprio Lawrence Krauss, importam-se com a fundamental questão de como surgiu tudo.

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* A vantagem de se escrever lentamente é não ter de produzir um texto e logo depois outro, às pressas, para desfazer o que foi afirmado anteriormente. Iniciei as leituras e pesquisas para produzir esse texto ainda em março, mas justamente hoje, sim, hoje, 22 de junho de 2014, o dia em que já estava pronto para ser postado, soube que tal achado não se confirmou. Quem não é familiarizado com as questões relacionadas à ciência, certamente se deliciou com a extensa reportagem da revista Veja, edição 2366, ano 47, número 13, de 26 de março de 2014, intitulada Mais Big do que Bang (pp.112-118). Certamente muitos professores de física (e apologistas cristãos) que não leem literatura especializada, divulgaram a descoberta, mas desconhecendo a informação de hoje, não desfarão o que disseram anteriormente.  

** Muito embora, conforme citação de Planck, em meu texto Assuntos relevantes em discussões infrutíferas — Parte 4, a física de Einstein apenas modificava ligeiramente a de Newton e tinha como objetivo até mesmo clarear alguns aspectos do universo estático. Em outras palavras, a ideia não era contrariar a física newtoniana.
*** Acredito que no caso de Lemaître tenha ficado claro, entretanto, para que não haja dúvidas, é importante observar que “Einstein parece nunca ter levado a sério o big-bang”, ou seja, a despeito disso, “a teoria de Einstein implica que o tempo tem um começo, embora a ideia nunca lhe tivesse agradado” (O universo nunca casca de noz, pp.22-23).

**** “O campo que causa a expansão inflacionária do Universo” (O fim da Terra e do Céu, p.342). O mesmo autor explica que “Toda partícula na Natureza, seja ela uma partícula de matéria — como o elétron ou um quark —, ou uma partícula de força — como um fóton ou um glúon —, é associada a um campo” (Ibid., p.327).
***** A chamada Teoria de Grande Unificação (ou, abreviadamente, GUT), refere-se à unificação das forças nucleares forte e fraca, isto é, um dos passos na unificação total das quatro forças fundamentais na Natureza (a força gravitacional, a força eletromagnética, a força nuclear forte e a força nuclear fraca [registre-se que esta última ainda não foi “encontrada”]). 

* César Moisés Carvalho é pastor, pedagogo, chefe do Setor de Educação Cristã da CPAD e professor universitário. É autor de “Marketing para Escola Dominical”, que ganhou o Prêmio Areté da Associação de Editores Cristãs (Asec) de Melhor Obra de Educação Cristã no Brasil em 2006, e do romance juvenil “O mundo de Rebeca”; e co-autor de “Davi: As vitórias e derrotas de um homem de Deus”, todos títulos da CPAD. 

Leia mais: 

O Big Bang, o Universo Eterno e o Criacionismo — Parte 2

O Big Bang, o Universo Eterno e o Criacionismo — Parte 3

O Big Bang, o Universo Eterno e o Criacionismo — Parte 4

O Big Bang, o Universo Eterno e o Criacionismo — Parte 5

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Fonte:http://cpadnews.com.br/blog/cesarmoises/fe-e-razao/28/o-big-bang-o-universo-eterno-e-o-criacionismo-%C2%97-parte-1.html

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

17 versículos que mostram que Deus está no controle de tudo

17.02.2022

Do portal BIBLIAON - BÍBLIA SAGRADA ON LINE

Deus está no controle de todas as coisas, Ele é soberano e está no comando da nossa vida. Não temas! Veja alguns versículos que demonstram o Seu poder.

Você está sob a proteção de Deus!

Deus está no controle de tudo, salmo 91

Mil poderão cair ao seu lado;
dez mil, à sua direita,
mas nada o atingirá.
Salmos 91:7 

Com Deus nada atingirá a sua casa

Salmos 91:9-10

Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo,
do Senhor o seu refúgio,

nenhum mal o atingirá,
desgraça alguma chegará à sua tenda. 

Salmos 91:9-10 

Deus é a Rocha eterna que não se abala!

Isaias 26:4

Confiem para sempre no Senhor,
pois o Senhor, somente o Senhor,
é a Rocha eterna.
Isaías 26:4 

O Senhor é soberano!

O Senhor está no comando de tudo

O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus,
e como rei domina sobre tudo o que existe.
Salmos 103:19 

O que é impossível para o homem, é possível para Deus!

Deus no controle!

Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis".
Mateus 19:26

Deus é o Senhor de tudo!

Deus é o Senhor de tudo!

Pois o Senhor, o seu Deus, é o Deus dos deuses e o Soberano dos soberanos, o grande Deus, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita suborno.
Deuteronômio 10:17 

Deus está no controle!

Deus é o criador de tudo!

Mas foi Deus quem fez a terra
com o seu poder,
firmou o mundo com a sua sabedoria
e estendeu os céus
com o seu entendimento.
Jeremias 10:12 

Nada acontece sem a permissão de Deus

Mateus 10:29-31

Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!
Mateus 10:29-31 

Deus está sempre alerta!

Salmos 121:1-4

Levanto os meus olhos para os montes
e pergunto:
De onde me vem o socorro?

O meu socorro vem do Senhor,
que fez os céus e a terra.

Ele não permitirá que você tropece;
o seu protetor se manterá alerta,

sim, o protetor de Israel não dormirá;
ele está sempre alerta!

Salmos 121:1-4 

Deus cuida de você sempre!

Deus tem um plano para você!

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.

Jeremias 29:11 

O Senhor é o seu protetor!

Salmos 121:8

O Senhor protegerá a sua saída
e a sua chegada,
desde agora e para sempre.

Salmos 121:8 

Deus nos preparou um caminho perfeito!

O caminho de Deus é perfeito

Este é o Deus
cujo caminho é perfeito;
a palavra do Senhor
é comprovadamente genuína.
Ele é escudo
para todos os que nele se refugiam. 

2 Samuel 22:31 

Não tenha medo! Deus está no controle!

O Senhor está com você!

O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime! 

Deuteronômio 31:8 

Fique tranquilo, Deus está no comando!

Provérbios 1:33

mas quem me ouvir viverá em segurança
e estará tranquilo, sem temer nenhum mal.
Provérbios 1:33 

O Senhor governa tudo com o seu poder

Salmos 66:7

Ele governa para sempre com o seu poder,
seus olhos vigiam as nações;
Salmos 66:7a 

Ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores!

1 Timóteo 6:15-16

a qual Deus fará se cumprir no devido tempo.
Ele é o bendito e único Soberano,
o Rei dos reis
e Senhor dos senhores, o único que é imortal
e habita em luz inacessível,
a quem ninguém viu
nem pode ver.
A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.
1 Timóteo 6:15-16 

Nosso Deus é um Deus que salva!

Salmos 68:20

O nosso Deus é um Deus que salva;
ele é o Soberano, ele é o Senhor
que nos livra da morte.
Salmos 68:20 

Veja também: Palavras de gratidão a Deus

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Fonte: https://www.bibliaon.com/versiculos_que_mostram_que_deus_esta_no_controle_de_tudo/

sábado, 26 de fevereiro de 2022

ESCOLHA JESUS COMO O SEU BOM PASTOR E NADA LHE FALTARÁ. Salmo 23:1

26.02.2022

Do canal do pastor Irineu Messias, no You Tube, 15.02.22

 

O Salmo 23,  como o Salmo 91, são as porções bíblica mais lidas do mundo. Isso acontece porque este dois salmos apresentam mensagens  que apresentam  o Deus Eterno querendo cuidar e  proteger  todo aquele que O serve e que nEle confia.

O Salmo 23, por exemplo,  traz consigo uma mensagem carregada de um profundo significado.

Logo no primeiro versículo , o salmista Davi reconhece Deus com seu pastor. Ele sabia  do papel de um pastor. Ele começou sua de trabalho, cuidando das ovelhas de seu pai , Jessé.

Ele arriscou a  sua vida duas vezes, matando um urso e um leão para salvar as ovelhas de seu pai.

Davi percebeu  que assim como cuidou das ovelhas que estavam sob sua responsabilidade, Deus também cuidaria da vida  dele, em todos os seus  aspectos. O faria deitar em "verdes pastos" e o levaria às "águas tranquilas".

A razão dele chegar a essa conclusão , foi decerto o cuidado, a proteção que Deus lhe havia dispensado em toda a sua vida. 

Por isso tinha motivos de sobra para  ele exclamar, cheio de fé, para Deus: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará". Sl 23:1.

Quando o Jesus, o Deus encarnado veio à terra, ele confirmou o que exclamou neste belíssimo Salmo:

"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10:11. 

Ou seja, o Espírito Santo inspirou o salmista Davi para que ele escrevesse esta profecia que se cumpriu em Jesus, que é Deus e o Bom Pastor de todo aquele que aceitar ser uma Sua ovelha entenderá a Sua voz:

"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido." João 10:14.

Se você ainda não é uma ovelha de Jesus: ESCOLHA JESUS COMO O SEU BOM PASTOR E NADA LHE FALTARÁ: https://www.youtube.com/watch?v=8dwTohPXxrU

Se fizer esta sábia escolha você poderá orar como  Davi:

"O Senhor é o meu pastor, nada me faltará". Salmo 23:1.

Mas se algo lhe faltar, seu Bom Pastor Jesus, concederá fé em seu coração para crer que Ele suprirá todas suas necessidades.


Deus o abençoe,

Pastor Irineu Messias*

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*Irineu Messias,
é pastor vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, (IEADEPE) filiada à COMADEPLAN DF e à  CGADB. É  presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.

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Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=8dwTohPXxrU

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

CGADB promove campanha de oração pela paz entre Rússia e Ucrânia

24.02.2022

Do portal CPADNEWS

CGADB promove campanha de oração pela paz entre Rússia e Ucrânia

Diante do conflito instalado entre a Rússia e Ucrânia, a Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Brasil (CGADB), sob a presidência do pastor José Wellington Costa Junior, líder da Assembleia de Deus Ministério do Belém em Guarulhos (SP), convoca a todos os asssebleianos pelo mundo para uma campanha de oração na madrugada.


Todos os dias, às 3h da manhã, clame pela paz entre a Rússia e Ucrânia!


"Procurai a paz da cidade para onde vos fiz transportar; e orai por ela ao Senhor, porque, na sua paz, vós tereis paz" Jeremias 29:7 .


CPAD News/ Com informações CGADB

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Fonte: https://cpadnews.com.br/assembleia-de-deus/55891/cgadb-promove-campanha-de-oracao-pela-paz-entre-russia-e-ucrania.html

Qual o peso da Palavra na sua vida?

 24.02.2022

Do portal VERBO DA VIDA,19.09.2021

Por Guto Emery

 Existem santos que rejeitam o serviço que uma liderança quer prestar para elas. Eu já tive pessoas que rejeitaram o que eu tinha de bom para dar pra elas. Às vezes, a gente está com uma boa atitude para com as pessoas, mas elas rejeitam. Nem sempre o que a gente quer dar para as pessoas, elas recebem. A igreja não é um restaurante, a igreja é o lugar que você recebe o que precisa. 

Muitas vezes, para lhe dar o que é preciso, é necessário confrontarmos você com a Palavra, fazer você vê um caminho alternativo para a vida que você está levando. Existem pessoas cheias de si mesmo, cheias de orgulho e precisamos estourar aquele balão de orgulho para que elas possam andar no que Deus tem para vida delas. Eu tive que ser confrontado muitas vezes, mudar a minha maneira de pensar, agir, mesmo que fosse contrário às minhas vontades, e assim eu fui crescendo para aquilo que Deus queria. 

Eu amo os dons espirituais, eu fico maravilhado com Deus, Ele falou com Paulo através de um anjo, falou com José através de um sonho, mas nada disso substitui a Palavra de Deus. A Palavra deve ter primazia em nossa vida. Ela deve ser aquele recurso que a gente sempre busca na hora da dificuldade. Não busque manifestações, busque a Palavra de Deus. 

Em um tempo em que tudo é relativizado, querem relativizar até a Palavra, mas a Bíblia deve ser aceita como ela é. A Bíblia é a vontade de Deus. Algumas coisas não acontecem na nossa vida porque não estamos levando a sério o que a Palavra de Deus diz. O problema é que as experiências, hoje em dia, estão falando mais alto do que a Bíblia. Eu não creio em cura porque vi pessoas serem curadas, eu creio em cura porque a bíblia diz. 

Por que não vemos algumas coisas acontecerem? Porque ficamos intimidados ao ver coisas acontecerem na vida de pessoas que a gente não sabe explicar. Como por exemplo, pessoas que estamos orando para serem curadas e elas partem para o Senhor antes do tempo. O que podemos fazer a respeito disso? Uma coisa eu sei, não podemos perder a nossa convicção na Palavra de Deus. Quando a notícia que João Batista foi decapitado chegou para Jesus, Ele se recolheu para orar, depois disso Ele saiu para pregar sobre cura. Jesus não abalou as suas convicções.

O que faz você não perder as suas convicções? Voltar para as raízes, voltar para a Palavra. 

Hoje em dia, a gente tem tanto material de fácil acesso. Lembro de que no meu tempo, em 1989, quando me converti, não tínhamos muitos livros do Irmão Kenneth Hagin, tínhamos cópias dos livros e eu lia repetidamente, hoje temos uma fartura de material. A gente lança mais livros do que você consegue ler. No entanto, nada substitui a Bíblia. Às vezes, não estamos vendo os mesmos resultados da Igreja Primitiva, porque não estamos fazendo o que eles faziam, com a mesma força e intensidade. 

Qual a consideração que temos pela Bíblia? Precisamos gastar tempo com elas, ler, fazer anotações. A Palavra não precisa de atualização, ela é a Palavra de Deus. Podemos nos sentir pressionados pela geração atual a trabalhar a Bíblia de forma diferenciada, mas a Palavra não precisa ser atualizada, ela é a Palavra de Deus. Precisamos estar satisfeitos com a escritura sagrada. Quando estamos ancorados em fé, a Palavra nos basta. Com ela aprendemos a passar pelas dificuldades com alegria. A revelação da Palavra traz graça e poder para nos mantermos bem em meio a dificuldades e pressões.

A Bíblia é a nossa fonte, ela é suficiente. É nela que nós cremos. As pressões da vida vêm para todos, mas nós passamos e encaramos de forma diferente. Paulo, quando estava indo para Roma, tinha uma percepção no seu coração de que algo iria acontecer. No entanto, as pessoas deram mais crédito ao capitão do barco. Vamos receber, em nossos corações informações que são mais valiosas do que as informações que temos naturalmente. Existem informações na Palavra que superam o que é natural.

Precisamos eleger a bíblia como a palavra final em nossa vida.

Deus pode tratar conosco alguma direção, porém o que vai fazer com que não alcancemos o plano de Deus, não é algo da parte do Senhor, porque Ele não muda e não erra, mas nós podemos ser influenciados a tomar decisões erradas durante o caminho. A Palavra de Deus nos traz orientações, e nós decidimos se aceitamos ou não. O Apóstolo Bud sempre teve abertura para me corrigir. Hoje, temos uma geração tão frágil que se dissermos que estão errados eles podem até sair da igreja. Uma geração que não aceita a negativa.

Deus coloca pessoas em nossa vida como um balizador, pessoas para nos conduzir e nos auxiliar na nossa caminhada. Deus falou sobre isso a respeito de Moisés, ele foi estabelecido como chefe e libertador.

Existe uma autoridade dada por Deus às lideranças para conduzi-lo num caminho de segurança.

Não podemos ter desprezo pelas pessoas que Deus instituiu como autoridade.

O revestimento de autoridade dada por Deus se trata de uma unção divina. Os nossos líderes não usurpam, mas têm prazer em dar, em conduzir nosso povo num caminho de sucesso. Vai acontecer nas nossas vidas como Deus tem dito, sabemos quem somos, sabemos a quem servimos. Precisamos nos abrir para a influência da Palavra e receber o que Deus diz, mesmo sem ver ou sentir algo. Devemos considerar a Palavra como se fosse Deus presente em nossa vida. Podemos passar pelo vale da morte sem temer porque a Palavra nos garante isso (Salmos 23). Eu tinha pensamentos muito pequenos que me tornaram uma pessoa amarga no início do Evangelho por conta da timidez. Eu precisei transformar a minha mente e isso abriu a minha visão. Quando me posicionei na Palavra, isso mudou. 

Hoje, eu trabalho para construir na vida das pessoas, o que Deus construiu em mim. Se você está firmado na Palavra para construir as coisas, vai acontecer.

A Palavra é a nossa verdade absoluta, precisamos estar alinhando a nossa vida, pensamentos e escolhas à Palavra todos os dias. A meditação vai construir na nossa mente o que Deus quer, precisamos nos esforçar para pensar correto. Isso não acontece por imposição de mãos, apenas nós mesmos conseguimos mudar nossos pensamentos.

Um pensamento negativo sai, quando um pensamento bom entra em seu lugar. Precisamos nos posicionar, isso sendo agradável ou não. 

Quando nos vemos como Deus quer, nada nos intimida, levamos a vida com ousadia, seguros do que precisamos fazer. Podemos alertar pessoas para o caminho certo através da Palavra. Paulo tinha a Palavra de Deus e ainda assim tinha pessoas querendo abandonar o barco e Paulo disse que se essas pessoas saíssem ele não poderia fazer nada por elas. Devemos ficar plantados onde Deus nos quer.

Certa vez, o Pr. Bud plantou um pé de abacaxi e não frutificou. Um engenheiro agrônomo disse que o solo não tinha os nutrientes necessários para que ele frutificasse. O pé de abacaxi ficaria vivo, mas não tinha condições de frutificar porque não estava no solo adequado. Pessoas podem ficar atrofiadas no Corpo de Cristo porque diante de um desgosto, uma decepção, acabam saindo do lugar em que foram plantadas. Assim, muitas vezes, elas ficam sem dar os frutos que nasceram para dar, apenas se mantendo vivas, como o pé de abacaxi do Pr. Bud. 

Escutar a Palavra nos mantém firmes, sem perder a ousadia e o ímpeto da Palavra da Fé. Scott Webb diz que não recebemos fé de quem não tem fé para dar. Se associe com pessoas da fé, isso é contagioso, coisas vão acontecer e se manifestar na sua vida. Deus tem interesse que essas coisas aconteçam. 

Eu aprendi com o Pr. Bud e Jan, a ser generoso. Precisamos transmitir a generosidade de Deus a outras pessoas. É muito melhor dar do que receber. Precisamos viver assim, sendo uma bênção, dando frutos para alcançar outras pessoas com a nossa generosidade.

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Fonte: https://verbodavida.org.br/lista-blogs/blog-gutoemery/qual-o-peso-da-palavra-de-deus-na-sua-vida/