29.08.2022
Do canal do pastor Irineu Messias
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Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1jOjkRsQ-8Y
Jesus Cristo, o Filho do Deus Único e Verdadeiro, é a única Esperança de Vida Eterna para toda a Humanidade
29.08.2022
Do canal do pastor Irineu Messias
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Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=1jOjkRsQ-8Y
16.08.2022
Do blog VIDA DE TEÓLOGO, 20.02.18
Teofania é uma manifestação de Deus na Bíblia que é tangível aos sentidos humanos. Em seu sentido mais restritivo, é uma aparência visível de Deus no período do Antigo Testamento, muitas vezes, mas não sempre, em forma humana.
Algumas das teofanias são encontradas nestas passagens:
1. Gênesis 12:7-9 – O Senhor apareceu a Abraão em sua chegada na terra que Deus prometeu a ele e a seus descendentes.
2. Gênesis 18:1-33 – Um dia, Abraão teve alguns visitantes: dois anjos e o próprio Deus. Ele os convidou para ir à sua casa, e ele e Sara os entretiveram. Muitos comentaristas acreditam que este também poderia ser um exemplo de Cristofania, uma aparência pré-encarnada de Cristo.
3. Gênesis 32:22-30 – Jacó lutou com o que parecia ser um homem, mas era na verdade de Deus (versículos 28-30). Isso também pode ter sido um exemplo de Cristofania.
4. Êxodo 3:2 – 4:17 – Deus apareceu a Moisés na forma de uma sarça ardente, dizendo-lhe exatamente o que queria que ele fizesse.
5. Êxodo 24:9-11 – Deus apareceu a Moisés, com Arão e seus filhos e os 70 anciãos.
6. Deuteronômio 31:14-15 – Deus apareceu a Moisés e Josué na transferência de liderança para Josué.
7. Jó 38-42 – Deus respondeu a Jó de um redemoinho e falou longamente em resposta às perguntas de Jó.
Frequentemente, o termo “glória do Senhor” reflete uma teofania, como em Êxodo 24:16-18, a “nuvem” tem uma função similar em Êxodo 33:9. Uma introdução frequente de teofanias pode ser vista nas palavras “o Senhor desceu”, como em Gênesis 11:5, Êxodo 34:5, Números 11:5 e 12:5.
Alguns comentaristas da Bíblia acreditam que sempre que alguém recebeu uma visita do “anjo do Senhor”, isso era de fato Cristo pré-encarnado. Essas aparições podem ser vistas em Gênesis 16:7-14, Gênesis 22:11-18; Juízes 5:23, 2 Reis 19:35 e outras passagens. Outros comentaristas acreditam que estes eram de fato angelofanias, ou aparições de anjos.
Embora não existam Cristofanias indiscutíveis no Antigo Testamento, cada teofania na qual Deus assume forma humana prefigura a encarnação, quando Deus tomou a forma de um homem para viver entre nós como Emanuel, “Deus conosco” (Mateus 1:23).
Qual é o argumento teleológico para a existência de Deus?
15.08.2022
Do canal do Pr Irineu Messias**, no You Tube,14.08.22
A mensagem de hoje e sobre a importância de ouvir diligentemente a voz de Deus: OUÇA A VOZ DE DEUS E TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS E INIMIGOS SERÃO DERROTADOS! Ex 23:20-23
O Senhor comunicou a Moisés que um anjo especial iria adiante do povo.
Esse Anjo guardaria o povo até até a Terra Prometida, o lugar que Deus havia preparado. No entanto, era necessário o povo ouvir a voz desse anjo; não poderia provocá-lo à ira, visto que o Nome de Deus estava sobre o Anjo.
O povo teria proteção mas não poderia desonrar e desrespeitar quem o estava protegendo. A mensagem para os dias de hoje é mesma: Não podemos desonrar ao Deus que nos protege de todo mal,que nos salva do Inimigo de nossas almas!
O aviso divino era claro: Não poderia haver qualquer tipo de rebelião contra o Anjo do Senhor! Mas hoje há muitas pessoas se rebelando contra Deus, contra seus pastores e suas igrejas, quando essas estão corretamente ministrando a Palavra de Deus!
Para continuar usufruindo da proteção divina os israelitas tinham que ouvir "diligentemente" a voz do Anjo do Senhor. Não se pode ouvir a voz de Deus de qualquer forma, de qualquer jeito. Temos que ouvi-la com responsabilidade e muita seriedade.
Se assim a ouvirmos, Deus, o Todo-Poderoso derrotará todos os nosso adversários e todos os nossos inimigos. Portanto, façamos um compromisso com Deus de ouvir, não mais o seu Anjo, mas agora ouvir a voz do Seu Espírito Santo que habita na vida de todos quantos aceitaram ao Senhor Jesus, como o seu Senhor e seu único Salvador.
Portanto OUÇA A VOZ DE DEUS E TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS E INIMIGOS SERÃO DERROTADOS! Ex 23:20-23 : https://youtu.be/mMjeqIgAgK4
Deus o abençoe
Pastor Irineu Messias
**** NOTA : Não deixe de assistir os ouvir os diversos sermões que ministramos em nossa igreja, que estão aqui no canal para sua edificação e e crescimento espiritual, e claro para seu aprendizado em Cristo.
Eis a relação de alguns deles:
- O RELIGIOSO QUE REJEITOU A VIDA ETERNA EM CRISTO. Lc 18:18-24 https://www.youtube.com/watch?v=YNAob...
- A IGREJA QUE ESQUECEU O PRIMEIRO AMOR. Ap 2:1-4: https://www.youtube.com/watch?v=pVNQ-...
- MARDOQUEU, O HOMEM QUE NÃO SAÍA DA PORTA. Et 6:6-12: https://www.youtube.com/watch?v=vkI5U...
- ELISEU, O PROFETA DOS MILAGRES. 2Rs 4:38-44 : https://www.youtube.com/watch?v=aqrjl...
- O PODER DO SANGUE DE JESUS.Mt 26.26-29: https://www.youtube.com/watch?v=lugXb...
- TRÊS BEM-AVENTURANÇAS ESPIRITUAIS: LER, OUVIR E GUARDAR A PALAVRA DE DEUS. Ap 1:1-3: https://www.youtube.com/watch?v=-ZnOz...
- CONFIAR, ORAR E PEDIR SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. 1Jo 5:14-15 : https://www.youtube.com/watch?v=JxsrB...
- A VERDADEIRA PÁSCOA DE JESUS.Lc 22:7-22(JESUS, O VERDADEIRO CORDEIRO DA PÁSCOA): https://www.youtube.com/watch?v=0MPOW...
Você pode assistir todos sermos gravados através da playlist: https://www.youtube.com/playlist?list...
**Irineu Messias, é pastor vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, (IEADEP)filiada à COMADEPLAN/DF e à CGADB. É presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.
******
Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=mMjeqIgAgK4
A reflexão de hoje é a primeira parte da mensagem: CONHEÇA E PROSSIGA NO CONHECIMENTO DE DEUS. Os 6:3 :https://youtu.be/arj1bFF3W1o
O profeta Oséias aborda nesta passagem bíblica, a necessidade de conhecermos progressivamente o Deus Todo-poderoso. Esse conhecimento progressivo do Senhor Deus, só é possível da Santa Palavra de Deus.
Assista o vídeo até o final aprenda com a Palavra de Deus a crescer no conhecimento e na graça do Senhor. Deus o abençoe,
Pastor Irineu Messias
*Pastor Irineu Messias de Araújo, é vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer no estado de Pernambuco, presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.
#conhecimento_de_Deus #bíblia #jesus #espírito_santo **INSCREVA-SE NO CANAL DO @PASTOR IRINEU MESSIAS PARA ASSISTIR ESTE E OUTROS VÍDEOS: https://bit.ly/2W7uTpY' ***ATIVE O SININHO🔔, DEIXE SEMPRE SEU "LIKE" E SEU COMENTÁRIO ABAIXO DE CADA VÍDEO DO CANAL.
**** Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=arj1bFF3W1o
09.08.2022
Do blog JAMAIS DESISTA
Estamos fazendo nossa devocional de hoje no capítulo 6, de Oséias. Estamos na parte III. Como já dissemos, a palavra do Senhor foi pregada por ele nos tempos dos reis de Judá Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias; e, nos tempos do rei do norte, Jeroboão II (cerca de 786-746 a.C.), filho de Joás.
Em nossa leitura e reflexão, nos encontramos aqui:
Parte III - A MENSAGEM PROFÉTICA DE OSÉIAS (4.1-14.9); A. O processo, a guerra e o lamento (4.1-9.9).
1. Duas ações judiciais contra Israel (4.1-5.7) – já vimos.
2. A iminente derrota na guerra (5.8-8.14) – Estamos vendo.
Como já dissemos, Oséias chamou a nação para se preparar para o ataque que sofreriam devido o julgamento de Deus. A destruição de Samaria pela Assíria, em 722, cumpriu essas palavras no Antigo Testamento. As ordens para tocar a trombeta (5.8; 8.1) apresentam os chamados para a guerra que organizam esses capítulos e constituem o seu tema principal.
Esses capítulos nós dividimos, conforme a BEG, em quatro partes: a. A convocação para a derrota na guerra (5.8-15) – já vimos; b. A hipocrisia que resultou em derrota (6.1-7.2) – começaremos agora; c. Os líderes corruptos e as alianças que resultaram em derrota (7.3-16); e, d. A segunda convocação para a derrota na guerra (8.1-14).
b. A hipocrisia que resultou em derrota (6.1-7.2).
Até o segundo versículo, do próximo capítulo, estaremos vendo o arrependimento hipócrita resultou em derrota.
Esse é o arrependimento hipócrita que resulta em derrota. A menção do arrependimento como a solução para o julgamento divino levantou a questão do arrependimento hipócrita de Israel.
Esse cântico de arrependimento usa as imagens de 5.11-14, mas parece superficial em sua entonação (cf. 6.4). O Senhor respondeu a essa hipocrisia com um julgamento severo.
Enquanto os capítulos 4 e 5 começam com “ouvi”, este começa com um “vinde e tornemo-nos para o Senhor”. Talvez os sacerdotes tenham sido citados aqui como Israel o foi em 2.7.
O chamado para o retorno ao Senhor é uma das principais mensagens do livro (2.7; 3.5; 5.4,15). Os verdadeiros arrependimento e conversão deveriam trazer a reconciliação que pode incluir a cura e o cuidado das feridas (cf. Dt 32.39). As palavras que se seguem, todavia, indicam que esse arrependimento não foi genuíno.
O versículo de fato é muito bonito:
Vinde, e tornemos para o Senhor,
ü porque ele despedaçou
§ e nos sarará;
ü fez a ferida,
§ e no-la atará.
Ele é o Senhor que em sua soberania permite que sejamos despedaçados para correção e depois o mesmo que nos sarará; o Deus que faz em nós a ferida e o mesmo que nos atá para curar.
A quem devemos temer então? Ao diabo e aos seus anjos? Aos poderes das trevas e as forças ocultas?
Não! Devemos temer somente a Deus e dar-lhe glórias – Ap. 14.7 -, mas devemos ser sábios que nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra esses principados nas regiões celestes – Ef 6.11-13.
ü A quem devemos temer? Somente a Deus!
ü Contra quem devemos lutar? Contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
A hipocrisia fica evidente pelo fato de o povo ainda não reconhecer quão sérias haviam sido suas ofensas.
No entanto, Deus prometeu que nos ressuscitaria e nos levantaria novamente. Uma clara alusão ao ressuscitamento do Messias e de todos os que nele têm essa vívida esperança.
A BEG nos diz que a palavra hebraica significa "levantar"; uma forma parecida é traduzida por "despertai", em Is 26.19. Paulo, possivelmente, fez alusão a esse versículo em 1 Co 15.4, ao falar da ressurreição de Cristo Jesus.
Após isso é que poderíamos viver diante dele para sempre. (Veja o SI 16.11.) Uma esperança central de restauração era que a presença de Deus seria restaurada entre o seu povo (Jr 24.7; Ez 37.27).
É somente depois desse ressuscitamento e desse levantar que o desafio é feito para conhecermos e prosseguirmos em conhecer ao Senhor.
Esse segundo chamado (cf. 6.1) para conhecer e aceitar a aliança do Senhor com o coração e a vida é o centro da mensagem de Oséias (2.8,20; 4.1,6; 5.4; 6.6).
Na versão NVI, o mesmo versículo é traduzido da seguinte forma: Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.
Oséias emprega metáforas que comparam a confiabilidade de Deus aos recorrentes fenômenos da natureza. Ou seja, a certeza do nascer do sol para os vivos e a vinda das chuvas de primavera que regam a terra são eventos que estão intimamente atrelados à vida, dando-lhe suporte e a sustentando.
O verbo conhecer em Oséias se refere ao verbo hebraico yadha que, conforme à época não tinham o mesmo significado que conhecer, ginoskw, no grego. O conhecer da filosofia grega é mais abstrato, enquanto que o conhecer do hebraico é mais prático e experimental.[1]
ü yada: conhecer[2]
ü Original Word: יָדַע
ü Part of Speech: Verbo
ü Transliteration: yada
ü Phonetic Spelling: (yaw-dah')
ü Short Definition: conhecer, conhecimento.
Até ao verso 11, Deus responderá ao arrependimento hipócrita que estava acontecendo em Israel.
No verso quatro, Deus lamentou a qualidade transitória da aliança de amor de Israel e Judá, fazendo um contraste entre esse amor e a sua própria fidelidade (vs. 3) usando mais ilustrações da natureza. Enquanto Deus era o sol e a chuva serôdia, aqui eles eram a nuvem da manhã e o orvalho que logo passa, ou seja, não tinham raízes em si mesmos.
No verso cinco, Deus responde a pergunta do vs. 4. Deus usava os profetas para transmitir mensagens de advertência e julgamento. Como a luz do sol que a cada manhã dissipa as trevas, a justiça de Deus prossegue consistente e inevitavelmente (cf. SI 37.6), expondo os pecados dos que quebraram a aliança.
Deus estava requerendo deles conversão e arrependimento verdadeiros e não rituais e cerimonias ocas e vazias que serviam apenas para ilusão e engano do que para mostrar piedade e temor a Deus. A fidelidade à aliança - lealdade não rituais mecânicos -, era requerida do povo da aliança (veja SI 51; Mq 6.8).
Dos versos de 7 ao 10, Deus demonstrou a hipocrisia da nação ao apresentar rapidamente a lista de seus pecados. Esses versículos apresentam vários locais considerados de má fama nos dias de Oseias. Embora não saibamos os detalhes, o registro serve para incriminar toda a nação (vs. 10).
A BEG nos diz sobre o uso de Adão como referencia da transgressão que a alusão não está clara. Três possíveis referências são propostas:
(1) Adão como sendo o primeiro homem (Gn 3).
(2) Ou como sendo um local, a antiga cidade de Adã, próxima ao rio Jordão (Js 3.16), junto a Gileade, no vs. 8 e Siquém, no vs. 9. Essa é a tradução proposta pela NVI.
Com relação à Gileade, região montanhosa ao norte da Transjordânia, mas a palavra pode referir-se a uma cidade chamada Adã. Ela era considerada a cidade dos que praticavam a injustiça. Termo usado frequentemente nos Salmos para descrever os inimigos dos justos e do Senhor. Outra característica dela era o fato de estar manchada de sangue, talvez uma alusão aos cinquenta homens de Gileade envolvidos no assassinato de Pecaías (2Rs 15.25).
(3) Ou ainda, como sendo a humanidade. A doutrina da aliança de Deus com Adão baseia-se em fatores diferentes da interpretação dessa passagem: os elementos de uma aliança estavam presentes no relacionamento de Deus com Adão (Gn 1-3).
Independente delas, o fato é que eles haviam se portado aleivosamente contra o Senhor, ou seja, quebraram a aliança e foram infiéis.
Os sacerdotes que teriam a função de serem os representantes do povo diante de Deus ao intercederem por eles, aqui, no verso 9, são citados como hordas de salteadores que espreitam alguém na estrada de Siquém (importante centro religioso e político - Dt 27.4,12-14; Js 8.30; 20.7; 24.1,25; Jz 9; 1Rs 12.1,25) e ainda como aqueles que estariam cometendo outros crimes vergonhosos.
*****
Fonte:https://www.jamaisdesista.com.br/2015/06/oseias-61-11-conhecamos-e-prossigamos.html
04.08.2022
Do canal do pastor Irineu Messias, no You Tube
Por pr Irineu Messias
A reflexão de hoje é a segunda parte da mensagem: ÉFESO, A IGREJA DAS BOAS OBRAS QUE PRECISAVA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR. Ap 2:1-7. Parte 2:https://www.youtube.com/watch?v=jDyRocYND6U
A
igreja de Éfeso era uma igreja em que o Senhor identificou sua boas
obras, visto que Ele, como Deus Onisciente tudo vê aquilo que os olhos
humanos não conseguem enxergar. Nessa igreja, o Senhor viu as seguintes
boas obras: a) paciência;b)perseverança; c) firmeza doutrinária e
espiritual; d) não tolerava os maus; e não suportou os apóstolos
mentirosos.
Entretanto Senhor Jesus fez saber àquela igreja,
que nela havia um defeito grave espiritual : Ela havia deixado o
primeiro amor para com Ele. Ou seja, fazia tantas coisas boas; agia de
modo firme, paciente e perseverante, mas não tinha o mesmo amor
fervoroso dos dias primeiros de sua fé. Dessa atitude, os Efésios
precisava se arrepender e voltar ao primeiro amor que havia abandonado,
apesar de tantas boas obras no meio dela.
Era necessário lembrar,
o dia e hora em que o esfriamento daquele sincero e forte amor , havia
acabado. O arrependimento era urgente, para que o juízo dEle não
recaísse sobre ela. Seu defeito espiritual, gravíssimo, tinha que ser
corrigido. Se não o fizesse, alertou o Senhor Jesus: "... virei a
você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.(Ap 2:5c).
O
conteúdo dessa carta à igreja de Éfeso é uma alerta para todos os
cristão dos dias atuais. Deus não aceita que façamos boas obras,
desprovidas de um sincero amor por Ele.
Tudo tem que está baseado no nosso sincero e mais puro amor ao Senhor Jesus Cristo que com Seu profundo amor entregou a Sua vida no Calvário. Ele Ressuscitou e está à destra de Deus, Pai, nesse momento, intercedendo por todos que O serve com muito amor, paciência, perseverança e firmeza espiritual e doutrinária.
Quem
servir a Deus à semelhança de ÉFESO, A IGREJA DAS BOAS OBRAS, precisa
urgentemente , como ela, voltar AO PRIMEIRO AMOR( Ap 2:1-7).
Que
ao término desse vídeo você possa fazer uma autoanálise para descobrir
a necessidade de arrependimento sincero e urgente ,apesar das boas
obras que porventura esteja fazendo para Deus.
É
necessário atender o conselho o do Senhor Jesus Cristo que diz:
"Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras
obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu
castiçal, se não te arrependeres." Ap 2:5.
Essa mensagem é um
alerta e um chamado ao arrependimento sincero para que possamos ser
vencedores aqui , em Cristo, aqui e e por toda a Eternidade:
"Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." Ap 2:7.
Deus o abençoe,
Pastor Irineu Messias*
*Pastor Irineu Messias de Araújo, é vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer no estado de Pernambuco, presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.
INSCREVA-SE NO CANAL DO @PASTOR IRINEU MESSIAS PARA ASSISTIR ESTE E OUTROS VÍDEOS: https://bit.ly/2W7uTpY'
***ATIVE O SININHO🔔, DEIXE SEMPRE SEU "LIKE" E SEU COMENTÁRIO ABAIXO DE CADA VÍDEO DO CANAL.
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Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=jDyRocYND6U