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segunda-feira, 15 de agosto de 2022

OUÇA A VOZ DE DEUS E TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS E INIMIGOS SERÃO DERROTADOS! Ex 23:20-23

15.08.2022 

Do canal do Pr Irineu Messias**, no You Tube,14.08.22 

 

A mensagem de hoje e sobre a importância de ouvir diligentemente a voz de Deus: OUÇA A VOZ DE DEUS E TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS E INIMIGOS SERÃO DERROTADOS! Ex 23:20-23 

O Senhor comunicou a Moisés que um anjo especial iria adiante do povo. 

Esse Anjo guardaria o povo até até a Terra Prometida, o lugar que Deus havia preparado. No entanto, era necessário o povo ouvir a voz desse anjo; não poderia provocá-lo à ira, visto que o Nome de Deus estava sobre o Anjo. 

O povo teria proteção mas não poderia desonrar e desrespeitar quem o estava protegendo. A mensagem para os dias de hoje é mesma: Não podemos desonrar ao Deus que nos protege de todo mal,que nos salva do Inimigo de nossas almas! 

O aviso divino era claro: Não poderia haver qualquer tipo de rebelião contra o Anjo do Senhor! Mas hoje há muitas pessoas se rebelando contra Deus, contra seus pastores e suas igrejas, quando essas estão corretamente ministrando a Palavra de Deus! 

Para continuar usufruindo da proteção divina os israelitas tinham que ouvir "diligentemente" a voz do Anjo do Senhor. Não se pode ouvir a voz de Deus de qualquer forma, de qualquer jeito. Temos que ouvi-la com responsabilidade e muita seriedade. 

Se assim a ouvirmos, Deus, o Todo-Poderoso derrotará todos os nosso adversários e todos os nossos inimigos. Portanto, façamos um compromisso com Deus de ouvir, não mais o seu Anjo, mas agora ouvir a voz do Seu Espírito Santo que habita na vida de todos quantos aceitaram ao Senhor Jesus, como o seu Senhor e seu único Salvador. 

Portanto OUÇA A VOZ DE DEUS E TODOS OS SEUS ADVERSÁRIOS E INIMIGOS SERÃO DERROTADOS! Ex 23:20-23 : https://youtu.be/mMjeqIgAgK4 

Deus o abençoe 

Pastor Irineu Messias  

**** NOTA : Não deixe de assistir os ouvir os diversos sermões que ministramos em nossa igreja, que estão aqui no canal para sua edificação e e crescimento espiritual, e claro para seu aprendizado em Cristo. 

Eis a relação de alguns deles: 

 - O RELIGIOSO QUE REJEITOU A VIDA ETERNA EM CRISTO. Lc 18:18-24 https://www.youtube.com/watch?v=YNAob... 

- A IGREJA QUE ESQUECEU O PRIMEIRO AMOR. Ap 2:1-4: https://www.youtube.com/watch?v=pVNQ-... 

 - MARDOQUEU, O HOMEM QUE NÃO SAÍA DA PORTA. Et 6:6-12: https://www.youtube.com/watch?v=vkI5U... 

 - ELISEU, O PROFETA DOS MILAGRES. 2Rs 4:38-44 : https://www.youtube.com/watch?v=aqrjl... 

 - O PODER DO SANGUE DE JESUS.Mt 26.26-29: https://www.youtube.com/watch?v=lugXb... 

 - TRÊS BEM-AVENTURANÇAS ESPIRITUAIS: LER, OUVIR E GUARDAR A PALAVRA DE DEUS. Ap 1:1-3: https://www.youtube.com/watch?v=-ZnOz... 

 - CONFIAR, ORAR E PEDIR SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. 1Jo 5:14-15 : https://www.youtube.com/watch?v=JxsrB... 

 - A VERDADEIRA PÁSCOA DE JESUS.Lc 22:7-22(JESUS, O VERDADEIRO CORDEIRO DA PÁSCOA): https://www.youtube.com/watch?v=0MPOW... 

Você pode assistir todos sermos gravados através da playlist: https://www.youtube.com/playlist?list... 

 **Irineu Messias, é pastor vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, (IEADEP)filiada à COMADEPLAN/DF e à CGADB. É presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.

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 Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=mMjeqIgAgK4

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

CONHEÇA E PROSSIGA NO CONHECIMENTO DE DEUS.Os 6:3

11.08.2022
Do canal do pastor Irineu Messias*, no You Tube, 09.08.22

 

A reflexão de hoje é a primeira parte da mensagem: CONHEÇA E PROSSIGA NO CONHECIMENTO DE DEUS. Os 6:3 :https://youtu.be/arj1bFF3W1o 

O profeta Oséias aborda nesta passagem bíblica, a necessidade de conhecermos progressivamente o Deus Todo-poderoso. Esse conhecimento progressivo do Senhor Deus, só é possível da Santa Palavra de Deus. 

Assista o vídeo até o final aprenda com a Palavra de Deus a crescer no conhecimento e na graça do Senhor. Deus o abençoe, 

Pastor Irineu Messias

 *Pastor Irineu Messias de Araújo, é vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer no estado de Pernambuco, presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.

 #conhecimento_de_Deus #bíblia #jesus #espírito_santo **INSCREVA-SE NO CANAL DO @PASTOR IRINEU MESSIAS PARA ASSISTIR ESTE E OUTROS VÍDEOS: https://bit.ly/2W7uTpY​' ***ATIVE O SININHO🔔, DEIXE SEMPRE SEU "LIKE" E SEU COMENTÁRIO ABAIXO DE CADA VÍDEO DO CANAL.

 **** Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=arj1bFF3W1o

terça-feira, 9 de agosto de 2022

O DEUS MISERICORDIOSO À ESPERA DA CONVERSÃO DOS CORAÇÕES REBELDES

09.08.2022
Do canal do pastor Irineu Messias, 26.07.22


Devemos evitar a todo custo que nosso coração se rebele contra o Senhor Deus. Não podemos ter essa atitude do povo de Israel, que recusou ouvir a mensagem verdadeira e correta dos profetas. Eles queriam ouvir palavras enganosas, agradáveis. Mas este não é o papel dos mensageiros de Deus. Eles tem mensagem do coração do Senhor. Mas infelizmente era isso que os judeus da época de Isaías não queria ouvir.

Atualmente, em pleno século 21, os cristãos estão agindo igual, senão pior que o povo judeu. Não querem mais ouvir a mensagem do Evangelho de Jesus. Rejeitam a mensagem saudável, muitas vezes necessariamente dura para possa corrigir os seus caminhos de pecados.
Contudo, nosso DEUS É MISERICORDIOSO E ESTÁ À ESPERA DA CONVERSÃO DESSES CORAÇÕES REBELDES!
Nosso Pai Celestial, através de Cristo, Nosso Senhor à nossa espera, tal qual àquele pai pelo seu filho pródigo.
Aceito a misericórdia, a compaixão de Deus, por meio do Senhor Jesus, antes que sua casa espiritual caia subitamente e assim seja destruído pelos pecados do seu coração. Não adianta fugir. Ninguém pode fugir da face de Deus. Ninguém pode fugir dos próprios pecados.
Apenas Deus pode ajudá-lo. Ele está a sua espera. Ele torna-lo um filho seu, desde creia no Santo Nome de Jesus: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome....' João 1:11,12 Deus o abençoe, Pastor Irineu Messias* ****** NOTA : Não deixe de assistir os ouvir os diversos sermões que ministramos em nossa igreja, que estão aqui no canal para sua edificação e e crescimento espiritual, e claro para seu aprendizado em Cristo. Eis a relação de alguns deles: - O RELIGIOSO QUE REJEITOU A VIDA ETERNA EM CRISTO. Lc 18:18-24 https://www.youtube.com/watch?v=YNAob26Z-_Y&t=342s
- A IGREJA QUE ESQUECEU O PRIMEIRO AMOR. Ap 2:1-4: https://www.youtube.com/watch?v=pVNQ-lL-sQk&t=1127s
- MARDOQUEU, O HOMEM QUE NÃO SAÍA DA PORTA. Et 6:6-12: https://www.youtube.com/watch?v=vkI5UKCKUPo
- ELISEU, O PROFETA DOS MILAGRES. 2Rs 4:38-44 : https://www.youtube.com/watch?v=aqrjlnFx7yA
- O PODER DO SANGUE DE JESUS.Mt 26.26-29: https://www.youtube.com/watch?v=lugXbYj6Bwc
- TRÊS BEM-AVENTURANÇAS ESPIRITUAIS: LER, OUVIR E GUARDAR A PALAVRA DE DEUS. Ap 1:1-3: https://www.youtube.com/watch?v=-ZnOzsBxy9Y
- CONFIAR, ORAR E PEDIR SEGUNDO A VONTADE DE DEUS. 1Jo 5:14-15 : https://www.youtube.com/watch?v=JxsrBZneFhY
- A VERDADEIRA PÁSCOA DE JESUS.Lc 22:7-22(JESUS, O VERDADEIRO CORDEIRO DA PÁSCOA): https://www.youtube.com/watch?v=0MPOWQhgD6s Você pode assistir todos sermos gravados através da playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLpGeXT7Xh6NJExa4-qFpKtyCzEQyyKVhR


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**INSCREVA-SE NO CANAL DO @PASTOR IRINEU MESSIAS PARA ASSISTIR ESTE E OUTROS VÍDEOS: https://bit.ly/2W7uTpY​ ***ATIVE O SININHO🔔, CURTA E DEIXE SEU COMENTÁRIO
A reflexão de hoje é : O DEUS MISERICORDIOSO À ESPERA DA CONVERSÃO DOS CORAÇÕES REBELDES. Is 30:9-18
https://youtu.be/hmB0G7BhMD0
*** *Irineu Messias, é pastor vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer em Pernambuco, (IEADEP)filiada à COMADEPLAN/DF e à CGADB. É presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.
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Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=hmB0G7BhMD0

CONHEÇAMOS E PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR.Os 6:1-11

09.08.2022

Do blog JAMAIS DESISTA

Estamos fazendo nossa devocional de hoje no capítulo 6, de Oséias. Estamos na parte III. Como já dissemos, a palavra do Senhor foi pregada por ele nos tempos dos reis de Judá Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias; e, nos tempos do rei do norte, Jeroboão II (cerca de 786-746 a.C.), filho de Joás.

Em nossa leitura e reflexão, nos encontramos aqui:

Parte III - A MENSAGEM PROFÉTICA DE OSÉIAS (4.1-14.9); A. O processo, a guerra e o lamento (4.1-9.9).

1. Duas ações judiciais contra Israel (4.1-5.7) – já vimos.

2. A iminente derrota na guerra (5.8-8.14) – Estamos vendo.

Como já dissemos, Oséias chamou a nação para se preparar para o ataque que sofreriam devido o julgamento de Deus. A destruição de Samaria pela Assíria, em 722, cumpriu essas palavras no Antigo Testamento. As ordens para tocar a trombeta (5.8; 8.1) apresentam os chamados para a guerra que organizam esses capítulos e constituem o seu tema principal.

Esses capítulos nós dividimos, conforme a BEG, em quatro partes: a. A convocação para a derrota na guerra (5.8-15) – já vimos; b. A hipocrisia que resultou em derrota (6.1-7.2) – começaremos agora; c. Os líderes corruptos e as alianças que resultaram em derrota (7.3-16); e, d. A segunda convocação para a derrota na guerra (8.1-14).

b. A hipocrisia que resultou em derrota (6.1-7.2).

Até o segundo versículo, do próximo capítulo, estaremos vendo o arrependimento hipócrita resultou em derrota.

Esse é o arrependimento hipócrita que resulta em derrota. A menção do arrependimento como a solução para o julgamento divino levantou a questão do arrependimento hipócrita de Israel.

Esse cântico de arrependimento usa as imagens de 5.11-14, mas parece superficial em sua entonação (cf. 6.4). O Senhor respondeu a essa hipocrisia com um julgamento severo.

Enquanto os capítulos 4 e 5 começam com “ouvi”, este começa com um “vinde e tornemo-nos para o Senhor”. Talvez os sacerdotes tenham sido citados aqui como Israel o foi em 2.7.

O chamado para o retorno ao Senhor é uma das principais mensagens do livro (2.7; 3.5; 5.4,15). Os verdadeiros arrependimento e conversão deveriam trazer a reconciliação que pode incluir a cura e o cuidado das feridas (cf. Dt 32.39). As palavras que se seguem, todavia, indicam que esse arrependimento não foi genuíno.

O versículo de fato é muito bonito:

Vinde, e tornemos para o Senhor,

ü  porque ele despedaçou

§  e nos sarará;

ü  fez a ferida,

§  e no-la atará.

Ele é o Senhor que em sua soberania permite que sejamos despedaçados para correção e depois o mesmo que nos sarará; o Deus que faz em nós a ferida e o mesmo que nos atá para curar.

A quem devemos temer então? Ao diabo e aos seus anjos? Aos poderes das trevas e as forças ocultas?

Não! Devemos temer somente a Deus e dar-lhe glórias – Ap. 14.7 -, mas devemos ser sábios que nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra esses principados nas regiões celestes – Ef 6.11-13.

ü  A quem devemos temer? Somente a Deus!

ü  Contra quem devemos lutar? Contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

A hipocrisia fica evidente pelo fato de o povo ainda não reconhecer quão sérias haviam sido suas ofensas.

No entanto, Deus prometeu que nos ressuscitaria e nos levantaria novamente. Uma clara alusão ao ressuscitamento do Messias e de todos os que nele têm essa vívida esperança.

A BEG nos diz que a palavra hebraica significa "levantar"; uma forma parecida é traduzida por "despertai", em Is 26.19. Paulo, possivelmente, fez alusão a esse versículo em 1 Co 15.4, ao falar da ressurreição de Cristo Jesus.

Após isso é que poderíamos viver diante dele para sempre. (Veja o SI 16.11.) Uma esperança central de restauração era que a presença de Deus seria restaurada entre o seu povo (Jr 24.7; Ez 37.27).

É somente depois desse ressuscitamento e desse levantar que o desafio é feito para conhecermos e prosseguirmos em conhecer ao Senhor.

Esse segundo chamado (cf. 6.1) para conhecer e aceitar a aliança do Senhor com o coração e a vida é o centro da mensagem de Oséias (2.8,20; 4.1,6; 5.4; 6.6).

Na versão NVI, o mesmo versículo é traduzido da seguinte forma: Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra.

Oséias emprega metáforas que comparam a confiabilidade de Deus aos recorrentes fenômenos da natureza. Ou seja, a certeza do nascer do sol para os vivos e a vinda das chuvas de primavera que regam a terra são eventos que estão intimamente atrelados à vida, dando-lhe suporte e a sustentando.

O verbo conhecer em Oséias se refere ao verbo hebraico yadha que, conforme à época não tinham o mesmo significado que conhecer, ginoskw, no grego. O conhecer da filosofia grega é mais abstrato, enquanto que o conhecer do hebraico é mais prático e experimental.[1]

ü  yada: conhecer[2]

ü  Original Word: יָדַע

ü  Part of Speech: Verbo

ü  Transliteration: yada

ü  Phonetic Spelling: (yaw-dah')

ü  Short Definition: conhecer, conhecimento.

Até ao verso 11, Deus responderá ao arrependimento hipócrita que estava acontecendo em Israel.

No verso quatro, Deus lamentou a qualidade transitória da aliança de amor de Israel e Judá, fazendo um contraste entre esse amor e a sua própria fidelidade (vs. 3) usando mais ilustrações da natureza. Enquanto Deus era o sol e a chuva serôdia, aqui eles eram a nuvem da manhã e o orvalho que logo passa, ou seja, não tinham raízes em si mesmos.

No verso cinco, Deus responde a pergunta do vs. 4. Deus usava os profetas para transmitir mensagens de advertência e julgamento. Como a luz do sol que a cada manhã dissipa as trevas, a justiça de Deus prossegue consistente e inevitavelmente (cf. SI 37.6), expondo os pecados dos que quebraram a aliança.

Deus estava requerendo deles conversão e arrependimento verdadeiros e não rituais e cerimonias ocas e vazias que serviam apenas para ilusão e engano do que para mostrar piedade e temor a Deus. A fidelidade à aliança - lealdade não rituais mecânicos -, era requerida do povo da aliança (veja SI 51; Mq 6.8).

Dos versos de 7 ao 10, Deus demonstrou a hipocrisia da nação ao apresentar rapidamente a lista de seus pecados. Esses versículos apresentam vários locais considerados de má fama nos dias de Oseias. Embora não saibamos os detalhes, o registro serve para incriminar toda a nação (vs. 10).

A BEG nos diz sobre o uso de Adão como referencia da transgressão que a alusão não está clara. Três possíveis referências são propostas:

(1)   Adão como sendo o primeiro homem (Gn 3).

(2)   Ou como sendo um local, a antiga cidade de Adã, próxima ao rio Jordão (Js 3.16), junto a Gileade, no vs. 8 e Siquém, no vs. 9. Essa é a tradução proposta pela NVI.

Com relação à Gileade, região montanhosa ao norte da Transjordânia, mas a palavra pode referir-se a uma cidade chamada Adã. Ela era considerada a cidade dos que praticavam a injustiça. Termo usado frequentemente nos Salmos para descrever os inimigos dos justos e do Senhor. Outra característica dela era o fato de estar manchada de sangue, talvez uma alusão aos cinquenta homens de Gileade envolvidos no assassinato de Pecaías (2Rs 15.25).

(3)   Ou ainda, como sendo a humanidade. A doutrina da aliança de Deus com Adão baseia-se em fatores diferentes da interpretação dessa passagem: os elementos de uma aliança estavam presentes no relacionamento de Deus com Adão (Gn 1-3).

Independente delas, o fato é que eles haviam se portado aleivosamente contra o Senhor, ou seja, quebraram a aliança e foram infiéis.

Os sacerdotes que teriam a função de serem os representantes do povo diante de Deus ao intercederem por eles, aqui, no verso 9, são citados como hordas de salteadores que espreitam alguém na estrada de Siquém (importante centro religioso e político - Dt 27.4,12-14; Js 8.30; 20.7; 24.1,25; Jz 9; 1Rs 12.1,25) e ainda como aqueles que estariam cometendo outros crimes vergonhosos.

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Fonte:https://www.jamaisdesista.com.br/2015/06/oseias-61-11-conhecamos-e-prossigamos.html

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

ÉFESO, A IGREJA DAS BOAS OBRAS QUE PRECISAVA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR. PARTE 2


04.08.2022

Do canal do pastor Irineu Messias, no You Tube 

Por pr Irineu Messias 

 


A reflexão de hoje é a  segunda parte da mensagem: ÉFESO, A IGREJA DAS BOAS OBRAS QUE PRECISAVA VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR. Ap 2:1-7. Parte 2:https://www.youtube.com/watch?v=jDyRocYND6U


A igreja de Éfeso  era uma igreja em  que o Senhor identificou  sua boas obras, visto que Ele, como Deus Onisciente tudo vê aquilo que os olhos humanos não conseguem enxergar. Nessa igreja, o Senhor  viu as seguintes boas obras: a) paciência;b)perseverança; c) firmeza doutrinária e espiritual; d) não tolerava os maus; e não suportou os apóstolos mentirosos.

Entretanto  Senhor Jesus fez saber àquela igreja, que nela havia  um defeito grave espiritual : Ela havia deixado o primeiro amor para com Ele. Ou seja, fazia tantas coisas boas; agia de modo firme, paciente e perseverante, mas não tinha o mesmo amor fervoroso dos dias primeiros de sua fé. Dessa atitude, os Efésios precisava se arrepender e voltar ao primeiro amor que havia abandonado, apesar de tantas boas obras no meio dela.

Era necessário lembrar, o dia e hora em que o esfriamento daquele sincero e forte amor , havia acabado. O  arrependimento era urgente,  para que o juízo dEle não recaísse sobre ela. Seu  defeito espiritual,  gravíssimo, tinha que ser  corrigido.   Se não o fizesse, alertou  o Senhor Jesus: "... virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele.(Ap 2:5c).

O conteúdo dessa carta à igreja de Éfeso é uma alerta para todos os  cristão dos dias atuais. Deus não aceita que façamos boas obras, desprovidas  de um sincero amor por Ele.

Tudo tem que está baseado no nosso sincero e mais puro amor ao Senhor Jesus Cristo que com Seu profundo amor entregou a Sua vida no Calvário. Ele Ressuscitou e está à destra de Deus, Pai, nesse momento,  intercedendo por todos que O serve com muito amor, paciência, perseverança e firmeza espiritual e doutrinária. 

Quem servir a Deus à semelhança de ÉFESO, A IGREJA DAS BOAS OBRAS, precisa urgentemente  , como ela, voltar AO PRIMEIRO AMOR( Ap 2:1-7).

Que ao término desse vídeo você possa fazer uma autoanálise para descobrir  a necessidade de arrependimento sincero e urgente ,apesar das boas obras que porventura esteja fazendo para Deus.  

É necessário atender o conselho o do Senhor Jesus Cristo que diz: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." Ap 2:5.

Essa  mensagem  é um alerta e um chamado ao arrependimento sincero para que possamos  ser vencedores aqui , em Cristo, aqui e e por toda a Eternidade:


"Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." Ap 2:7.


Deus o abençoe,  

Pastor Irineu Messias*

*Pastor Irineu Messias de Araújo, é vice-presidente da Assembleia de Deus Ebenézer no estado de Pernambuco, presidida pelo pastor Robenildo Lins Ramos.

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Fonte:https://www.youtube.com/watch?v=jDyRocYND6U

terça-feira, 26 de julho de 2022

Pastor acusa Igreja Universal de obrigá-lo a fazer vasectomia

26.07.2022

Do portal MICROSOFT START - MSN

O pastor Maurício dos Santos Bonfim abriu um processo contra a Igreja Universal em que a acusa de tê-lo obrigado a fazer uma vasectomia (procedimento cirúrgico que impede o homem ter filhos). Por causa disso, ele solicitou à Justiça que a instituição religiosa pague uma indenização de R$ 100 mil. As informações são do colunista Rogério Gentile, do UOL.

Na ação, Maurício afirmou que frequentou a igreja por cerca de 10 anos. Inclusive, foi o pastor responsável por três templos da cidade de São Vicente, no litoral sul de São Paulo.

O religioso afirmou que a Igreja Universal divulgava eventuais promoções para a realização da vasectomia. Caso alguém rejeitasse, era punido com, por exemplo, perda de benefícios, ajuda de custo e rebaixamento de cargo. “Passava a ser considerado como mau exemplo”, disse ele no processo.

Ainda segundo o pastor, a Igreja Universal exigia a realização do procedimento cirúrgico por uma questão econômica, já que ela “custeia a vida da família pastoral”. “O interessante para a Igreja é que a família pastoral se resuma ao homem, pastor, e a sua esposa, obreira”, completou.

Maurício relatou na ação que foi submetido a uma cirurgia “clandestina”, sem registro médico. Por isso, os advogados Icaro Couto e Luiza Fernandes, que o representam, disseram à Justiça que a instituição religiosa “retirou brutalmente a sua chance de ser pai e de construir uma família no sentido amplo”.

Explosão

O pastor ainda alegou no processo que foi expulso da Igreja Universal em novembro de 2020 por ter elogiado uma mulher. “Tal elogio foi caracterizado como um adultério.”

Por conta disso, ele e a sua esposa, Bianca Bonfim, tiveram de sair do apartamento onde moravam e também perderam o carro, pois ambos os bens eram custeados pela Igreja Universal. “Fomos obrigados a ligar para parentes distantes para não dormirmos na rua naquela noite”, relatou.

Foi nesse momento, de acordo com Maurício, que conseguiu “retirar a venda dos meus olhos” e percebeu que havia sido “induzido e coagido moralmente” a realizar a vasectomia. “A Universal me impediu de gerar vidas.”

Em sua defesa, a igreja relatou à Justiça que a acusação de Maurício é “mentirosa”. “Alegar que a entidade pratica, sob assédio moral, esterilização em massa, nada mais é que praticar a intolerância religiosa de forma velada, de alguém que não mais congrega dos mesmos preceitos religiosos e litúrgicos, e que não respeita a religião alheia”, acrescentou.

A Igreja Universal ainda afirmou que os pastores que têm filhos sabem das dificuldades de serem transferidos. “Quando os filhos estão em fase escolar, as mudanças devem ser programadas de modo a não prejudicar os estudos. Todos esses parâmetros são analisados individualmente por cada pastor/bispo com suas esposas. Mas, em nenhum momento, a entidade impõe qualquer tipo de condição para que seus ministros religiosos realizem a cirurgia de vasectomia.”

O caso ainda não foi julgado.

Procurada pela coluna de Rogério Gentile, a Igreja Universal afirmou por meio de nota que a acusação não é verdadeira pelo fato de que há mais de 3 mil filhos naturais de bispos e pastores.

“O que a Universal incentiva é o planejamento familiar, sempre debatido de forma responsável por cada casal — conforme está previsto em nossa Constituição Federal e na legislação brasileira.”

“Temos certeza de que este processo, movido por um ex-pastor que foi desligado do corpo eclesiástico da Igreja em razão de um grave descumprimento de regra de conduta, terá o mesmo destino de outros semelhantes, nos quais diferentes tribunais têm arquivado esse tipo de pedido absurdo. Neste caso, o processo sequer poderá ser julgado, pois já passou o prazo para que o ex-pastor entrasse com a ação”, afirmou o comunicado.

Leia mais:

 Igreja Universal é acusada de impor vasectomia aos pastores

 Bispo da Universal é condenado em Angola por forçar vasectomia em pastores

Universal é condenada por obrigar pastores a fazer vasectomia, diz jornal

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Fonte:Pastor acusa Igreja Universal de obrigá-lo a fazer vasectomia (msn.com)

quarta-feira, 13 de julho de 2022

O ensino teológico para nativos digitais

13.07.2022
Do portal da REVISTA ULTIMATO ON LINE, 17.06.22
Por Kaiky Fernandez e Pedro Dulci
 
Estudo de caso do Invisible College
 
As verdades do evangelho são imutáveis e eternas. Isso significa não apenas que são as mesmas de sempre, mas também que precisam ser aplicadas nos mais diversos períodos da história e contextos culturais. O nosso papel como cristãos é compreender como tais verdades se aplicam aqui e agora, nas questões do mundo contemporâneo. Além de ter um profundo conhecimento da Bíblia, também precisamos entender o ambiente e as pessoas com as quais estamos compartilhando o evangelho, por exemplo, recorrendo a pesquisas culturais e sociológicas.
 
Por meio de um estudo de caso do Invisible College — um instituto educacional do Brasil que oferece cursos de teologia e filosofia — analisamos as questões acima, com foco nos nativos digitais.
 
Quem são os nativos digitais?

Uma geração pode ser definida como um recorte da população que experimentou eventos sociais, culturais e tecnológicos semelhantes1. Mesmo que haja especificidades de contextos locais, isso é útil para compreendermos as características gerais de determinado grupo — suas preferências, gostos, estilos de vidas, preocupações, dilemas e anseios.
 
Quanto mais compreendermos a respeito de uma determinada geração, maior será a nossa possibilidade de comunicar efetivamente com as pessoas desta geração e contextualizar o evangelho, aplicando verdades bíblicas aos desafios contemporâneos.2
 
A geração dos nativos digitais, composta por pessoas nascidas entre 1996 e 2012 (também conhecida como ‘Geração Z’), e que recebe esse título devido a uma característica fundamental: é a primeira geração a nascer e crescer em um contexto no qual as tecnologias digitais já estavam massivamente disponíveis para a população em geral.
 
Tais tecnologias são indispensáveis para o cotidiano dessa geração3, sendo usadas para uma ampla gama de atividades diárias: comunicar-se com amigos, enviar curriculum vitae para vagas de empregos, pedir comida, realizar estudos, procurar lojas e restaurantes, e monitorar atividades físicas. Em suma, esta é uma geração moldada pela distância de um clique a qualquer necessidade básica. Tudo está acessível e disponível através de um smartphone.
 
Por que uma escola teológica para nativos digitais?

Em 2019, nos perguntamos: quais eram as alternativas para pessoas que desejam estudar teologia, mas que não têm a possibilidade de ir para um seminário tradicional, seja devido ao alto custo, falta de tempo ou restrições geográficas; que preferem conteúdos de estudos que reflitam a ortodoxia bíblica; e que são de uma geração mais nova? Conhecemos pouquíssimas opções disponíveis. Então pensamos em uma forma de contribuir com essas pessoas.
 
Nossa proposta inicial era apenas disponibilizar, gratuitamente, um guia de estudos teológicos, para que cada interessado pudesse usá-lo na condução dos seus estudos individuais. Posteriormente, quando percebemos que havia um potencial e sentimos a necessidade de ir além dessa ferramenta, criamos formalmente o Invisible College, uma escola de teologia e filosofia para nativos digitais — um segmento que, até 2025, será a maior parte da força de trabalho ativa4.
 
Nossos números desde a criação da escola mostram claramente que as pessoas estão interessadas em aprendizagem teológica de alta qualidade. Querem opções que não renunciam ao rigor, mas que também sejam contextualizadas e adaptáveis a diferentes rotinas e realidades. O que nós fazemos aqui no Invisible College é apenas uma pequena contribuição para isso. Há ainda muito trabalho a ser feito!
 
O quê e como fazemos?

Quando criamos a escola e ao longo do seu desenvolvimento até hoje, sempre tentamos responder a estas perguntas: como propor uma metodologia de ensino que seja flexível, mas sem perder a qualidade? Como comunicar a essa geração de nativos digitais a importância e a relevância do estudo teológico? Como oferecer um ambiente relacional mesmo em uma instituição que funciona de forma totalmente digital, sem ao menos ter um espaço físico?
 
As respostas que oferecemos formam a espinha dorsal do Invisible College. Cada uma busca a adequação à geração que temos como público de interesse: os nativos digitais.
 
1. Curadoria

A primeira característica marcante da nossa escola é oferecer curadoria. A benção de ter acesso a tudo, a qualquer momento e em qualquer lugar, pode se tornar uma maldição se não houver o direcionamento adequado. Vivemos em uma época na qual um estudante do Brasil pode ter acesso a livros, palestras ou aulas de qualquer pessoa ao redor do mundo de forma praticamente instantânea. No entanto, como escolher o que acessar? Quais livros ler ou por onde começar? Para suprir essa necessidade, um dos nossos principais trabalhos é fornecer orientação em relação ao conteúdo, organizando-o de forma didática e disponibilizando gratuitamente, para qualquer pessoa, em formato de guias de estudos.
 
2. Tutoria

A segunda característica é a nossa metodologia didática. A geração Z tem como marca ser multiconectada. Isso implica na participação quase simultânea em diferentes grupos sociais — trabalho, estudos, amigos, igreja, projetos sociais —, além de, em muitos casos, não haver uma rotina fixa e rígida, devido às novas configurações de empregos remotos ou no formato híbrido5. Também é uma geração que busca protagonismo nas suas atividades e iniciativas. Assim, resgatamos uma metodologia antiga — o sistema tutorial, usado pelas universidades de Oxford e Cambridge —, mas adaptada ao contexto digital.
 
Essa metodologia pressupõe uma baixa quantidade de aulas expositivas, ao contrário dos cursos tradicionais. Além das aulas, os estudantes têm contato com os colegas e os tutores em encontros regulares para discussão dos conteúdos, onde a aprendizagem acontece de forma relacional e coletiva.
 
3. Comunicação

A terceira característica é nossa forma de comunicação. Discernir as especificidades comunicacionais das pessoas que queremos alcançar é fundamental para que aquilo que estamos propondo seja assimilado e se torne pertinente para elas. Dessa forma, sem abrir mão do rigor no conteúdo, temos uma abordagem estética tanto na linguagem visual, quanto na verbal, para desvincular a ideia de que os estudos teológicos são arcaicos, chatos e sem relevância para as pessoas que não ocupam cargos na igreja. Os títulos dos cursos e seus módulos, as escolhas de imagens e cores usadas nas peças publicitárias são sempre pensados de uma forma contextualizada e adequada para nosso público de interesse, quebrando alguns estereótipos quanto à visão que muitas vezes há em relação à teologia.
 
Quais são os desafios que temos pela frente?
Embora alguns progressos significativos tenham sido feitos ao lidar com nativos digitais, é evidente que muitos desafios estão por vir e que precisaremos lidar com eles. Tais desafios são intrínsecos a essa geração e também estão presentes na igreja local, na evangelização e no discipulado.
 
No dia a dia da nossa escola, percebemos que os estudantes estão cada vez mais desatentos e ansiosos. Existem vários fatores quanto às causas. Aqui estão alguns de acordo com as pesquisas e estudos que realizamos:
 
Em relação à sua desatenção, provavelmente boa parte disso seja fruto da relação alternada, para não dizer simultânea, entre os diversos ambientes sociais digitais. De forma geral, uma pessoa está ao mesmo tempo conectada em um aplicativo de mensagens (com os seus vários grupos e conversas individuais), em uma plataforma para a equipe do trabalho, em um sistema de emails e pelo menos mais duas ou três redes sociais. As notificações chegam a todo momento.
 
Em relação à ansiedade, provavelmente a conectividade também foi algo que a impulsionou, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente. Isso porque o contexto das redes é propício para o compartilhamento de informações, sentimentos e opiniões, e a Geração Z se sente confortável com isso.
 
As mídias sociais moldam expectativas e comportamentos, além de gerarem impactos negativos em relação ao amor-próprio, à autoestima e à confiança6. Por outro lado, em virtude da conexão e a necessidade de relevância, os nativos digitais mostram preocupação com transformações sociais e com a sustentabilidade ambiental, bem como se esforçam para fazer a diferença em algo por meio do voluntariado.
 
E agora?

Tudo que fizemos até agora foi só o começo. Há outras perguntas e questões práticas que ainda precisam ser respondidas para auxiliarmos essa importante geração a não apenas conhecer o evangelho, mas também viver o evangelho em suas vidas diárias.
 
Precisamos da sabedoria bíblica para fazer o uso correto das mídias sociais, entendendo sua relevância e importância, ao invés de apenas demonizá-las. Por outro lado, também rejeitamos o uso irrestrito que tem gerado problemas evidentes, sobretudo na saúde mental. A grande pergunta é: como propor um uso equilibrado e saudável, reconhecendo os benefícios dos avanços tecnológicos, mas sem idolatrá-los?
 
Também precisamos buscar biblicamente respostas para essa geração ansiosa e insegura, com desajustes afetivos e uma identidade fragmentada. A solução para isso não é uma espécie de fé superficial que faz as pessoas se sentirem bem, mas sim uma fé biblicamente genuína que compreende a realidade da condição humana e segue o caminho de Jesus.
 
Por fim, que toda a vitalidade e disposição de pessoas inconformadas com o status quo sejam canalizadas para o bem comum, para promover a dignidade humana e a justiça, e fazendo tudo para a glória de Deus em um caminho de discipulado junto com as suas comunidades locais7.
 
Kaiky Fernandez é brasileiro, membro da Igreja Cristã Farol Esperança, graduado em design gráfico pela Universidade Federal de Goiás, com especialização em gestão de marketing pela ESPM Rio. É coordenador estratégico do Invisible College e estudante de teologia.
Pedro Dulci é brasileiro, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e cofundador e coordenador pedagógico do Invisible College, além de pastor em tempo integral da Igreja Presbiteriana Bereia, em Goiânia.
 
Notas
1 - Jason Dorsey, Denise Villa, Zconomy: como a geração z vai mudar o futuro dos negócios. Translated by Bruno Fiuzza and Roberta Clapp, 45. Rio de Janeiro: Agir, 2021.
2 - Kevin Jon Vanhoozer, O drama da doutrina: uma abordagem canônico-linguística da teologia cristã. Translated by Daniel de Oliveira, 276. São Paulo: Vida Nova, 2016.
3 - Philip Kotler, Hermawan Kartajaya and Iwan Setiawan, Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade, trans. André Fontenelle (Rio de Janeiro: Sextante, 2021), 40.
4 - Philip Kotler, Hermawan Kartajaya and Iwan Setiawan, Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade, trans. André Fontenelle (Rio de Janeiro: Sextante, 2021), 41.
5 - Empregos que alternam entre o trabalho presencial no escritório da empresa e o trabalho remoto.
6 - Jason Dorsey and Denise Villa, Zconomy: como a geração z vai mudar o futuro dos negócios, trans. Bruno Fiuzza and Roberta Clapp (Rio de Janeiro: Agir, 2021), 75-76.
7 - Nota da Editora: Leia o artigo de Steve Moon, intitulado “O evangelho e a Geração Z”, na edição de março/2021 da Análise Global de Lausanne https://lausanne.org/pt-br/recursos-multimidia-pt-br/agl-pt-br/2021-03-pt-br/o-evangelho-e-a-geracao-z.

Artigo originalmente publicado por Movimento de Lausanne. Reproduzido com permissão.

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Fonte:https://www.ultimato.com.br/conteudo/o-ensino-teologico-para-nativos-digitais